Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Ilhéu reef 1175 litros

Ilhéu reef 1175 litros

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/jan/2015, 14:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Olá a todos

Estou a iniciar-me nos salgados com este pequeno aquário

•O aquário tem 205 (C) x 70 (A) x 65 (L) cm sensivelmente 932 Litros
•Estrutura de apoio inox 205 (C) x 80 (A) x 65 (L) cm
•Sump 120 x 45 x 45 cm aproximadamente 243 litros
•Bomba de elevação/retorno EHEIM 1260 2400 L/H; 3,7 m
•Bomba DC–12000 - Fluxo Max.: 12.000L – Alt. Max. 4,8M – Cons. Max 85w
• Calha de iluminação Aqua Connect Riga 3 x HQI's de 250W e 4 x T5 de 80W, tudo balastros electrónicos num quadro a parte juntamente com os relógios para ligar as luzes.(de modo a não estar todo o peso na Calha de iluminação).
•2 aquecedores de 250W e 300W Jager.

Imagem


O móvel é composto por uma estrutura em inox com uma moldura frontal em madeira e acesso à sump através de quatro portas frontais e duas laterais.

De momento é este o equipamento que tenho e esta como sendo um aquário de ciclideos do malawi, que agora vão mudar de casa para uma mais pequeno.

Imagem


Estou a pensar começar com corais moles e depois SPS, mas segundo penso, estes precisam de uma água muito filtrada, sendo de 2,5x a 3x o volume do aquário.

De entre estes escumadores qual recomendariam para o sistema?

BM-CURVE 36
ATI Powercone 250 IS
BM curve 9 doble cone
Nyos Quantum 220
ReefSet 200 DCI ou 250 DCI

Agradeço toda a ajuda e dicas pois estou a começar esta aventura e queria ter tudo bem estruturado.

Abraço
PG
Editado pela última vez por Pedro Galhano em 26/nov/2016, 20:11, num total de 1 vez.

Mensagem 29/jan/2015, 14:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Para mim o ATI PowerCone 250Is ... é um maquinão a tirar porcaria do sistema!

Eu tenho um para um aquário ligeiramente maior que o teu.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jan/2015, 15:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Pedro... bela calha essa Riga! Tive uma no passado e gostei bastante dela!

Que vais colocar de circulação no aqua? Vi duas bombas de reposição, vais fazer loop interno?
Quanto a escumadores tem várias hipoteses mas depende de muitas coisas e do que vais querer gastar...
Não percebi o 2,5 a 3X o volume do aquário, estavas a referir-te a que?

Boa sorte! ;)

Mensagem 29/jan/2015, 15:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Essas dimensões de aquario estão excelentes e ficas com hipotese de fazer um Reef bem porreiro!
Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 29/jan/2015, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Para mim o ATI PowerCone 250Is ... é um maquinão a tirar porcaria do sistema!

Eu tenho um para um aquário ligeiramente maior que o teu.

Abraços,
Rui


Viva Rui

Achas que é suficiente então para colocar no futuro todo o tipo de corais e colocação de fauna, porta-se bem?

Marco Madeira Escreveu:
Olá Pedro... bela calha essa Riga! Tive uma no passado e gostei bastante dela!

Que vais colocar de circulação no aqua? Vi duas bombas de reposição, vais fazer loop interno?
Quanto a escumadores tem várias hipoteses mas depende de muitas coisas e do que vais querer gastar...
Não percebi o 2,5 a 3X o volume do aquário, estavas a referir-te a que?

Boa sorte! ;)


Pois é Marco é uma belissima calha de iluminação, pena é gastar um pouco(com 3 hqi's de 250w). A nivel da circulação estou a pensar em duas rw-15, acho que será suficiente. Deculpa mas não percebi quanto ao loop interno? Esta outra bomba é uma adicional que tenho na sump, que tinha a funcionar com outra que me avariou antes da jebao dc12000, Mas vai estar preparada com tubagem destinada a ela se for necessário. Numa loja disseram-me que tinha o escumador com SPS devia de fazer 2,5 a 3x o volume total do aquário( como o aquário é de cerca de 1000litros).

Mensagem 29/jan/2015, 16:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá ...

Eu acho que o escumador é mais que suficiente. Ele é capaz de endereçar 3000l de água ... por isso tás na boa.

Mas eu sou suspeito que tenho um ... :D

Vai escumar um aquário de 230x80x60 - 1100l + 300 litros na SUMP ...

Quanto à circulação parece-me que duas bombas só nesse aquário é pouco.

Eu vou ter 4x Tunze 6095.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jan/2015, 17:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Loop interno é quando usas uma bomba de reposição para fazer circular a água dentro do aqua mas não passando pela sump... tipo um loop interno entre a bomba e o aqua, mas já percebi que não é isso que vais fazer.

Duas RW15 é capaz de ser pouco, mas podes sempre colocar duas e se for preciso acrescentas mais uma ou duas. Não as conheço bem, não sei o power disso (diz que faz até 15.000L/h).

Para teres boa circulação num aqua para SPS, deves ter acima de 20X do volume de aqua em circulção mas isso é discutivel. A quem tenha menos e á quem tenha mais. Vai depender do layout e do tipo de aquário que queres ter. Portanto para 1000 litros de água, devias ter 20.000 litros em circulação dentro do aqua, não é a circulação entre o aqua e a sump.
Ora se tens duas bombas de 15.000l/h mais a bomba de reposição (12.000l/h) já tens um bom começo, depois é afinar.

Mensagem 29/jan/2015, 20:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Pedro

Ainda bem que seguinte a minha sugestão é abriste um tópico neste grande fórum.

Vai actualizando com fotos e perguntas, a malta aqui percebe mt mais que eu e assim consegues de certeza ter sucesso com o teu Enorme reef.

Mensagem 29/jan/2015, 21:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Marco em relacao as rw15 chegam perfeitamente....as rw20 tem power demais....
Em relacao ao resto força nisso...

Mensagem 29/jan/2015, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas, Pedro

Começam a aparecer uns aquários interessantes pelo Alentejo, espero que durem algum tempo e que se tornem referencia mesmo estando longe das zonas de recolha de água natural.
Olhando assim de repente para a tua idéia posso dizer-te que em termos de aquecimento vais precisar de mais do que esses dois aquecedores, a nivel de circulação as R15 servem, reposição a DC 12 como minimo dá, escumador se vais adquirir toma em atenção que os ATI apesar de bem pensados estão baseados numa bomba com sérios problemas e neste momento existem melhores opções pelo mesmo valor, iluminação estás servido embora com consumos acima da média mas de qualquer forma com a base de iluminação que adoro (HQI) :-bd

Portanto despeja lá isso e começa a fazer a montagem que depois se precisares de ajuda a malta está por aqui.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 29/jan/2015, 23:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, Pedro

Começam a aparecer uns aquários interessantes pelo Alentejo, espero que durem algum tempo e que se tornem referencia mesmo estando longe das zonas de recolha de água natural.
Olhando assim de repente para a tua idéia posso dizer-te que em termos de aquecimento vais precisar de mais do que esses dois aquecedores, a nivel de circulação as R15 servem, reposição a DC 12 como minimo dá, escumador se vais adquirir toma em atenção que os ATI apesar de bem pensados estão baseados numa bomba com sérios problemas e neste momento existem melhores opções pelo mesmo valor, iluminação estás servido embora com consumos acima da média mas de qualquer forma com a base de iluminação que adoro (HQI) :-bd

Portanto despeja lá isso e começa a fazer a montagem que depois se precisares de ajuda a malta está por aqui.


Epá ... permitam-me descordar. As bombas são novas e estas não estão a dar problemas.

Pelo menos eu não tive até agora e não tenho visto relatos lá fora.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2015, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Marco Madeira Escreveu:
Loop interno é quando usas uma bomba de reposição para fazer circular a água dentro do aqua mas não passando pela sump... tipo um loop interno entre a bomba e o aqua, mas já percebi que não é isso que vais fazer.

Duas RW15 é capaz de ser pouco, mas podes sempre colocar duas e se for preciso acrescentas mais uma ou duas. Não as conheço bem, não sei o power disso (diz que faz até 15.000L/h).

Para teres boa circulação num aqua para SPS, deves ter acima de 20X do volume de aqua em circulção mas isso é discutivel. A quem tenha menos e á quem tenha mais. Vai depender do layout e do tipo de aquário que queres ter. Portanto para 1000 litros de água, devias ter 20.000 litros em circulação dentro do aqua, não é a circulação entre o aqua e a sump.
Ora se tens duas bombas de 15.000l/h mais a bomba de reposição (12.000l/h) já tens um bom começo, depois é afinar.


Viva marco

Para além desta bomba re reposição de 12.000l/h também possso contar com a eheim que faz cerca de 2400l/h, já é mais qualquer coisita ;)

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ...

Eu acho que o escumador é mais que suficiente. Ele é capaz de endereçar 3000l de água ... por isso tás na boa.

Mas eu sou suspeito que tenho um ... :D

Vai escumar um aquário de 230x80x60 - 1100l + 300 litros na SUMP ...

Quanto à circulação parece-me que duas bombas só nesse aquário é pouco.

Eu vou ter 4x Tunze 6095.

Abraços,
Rui



Pois Rui se o teu é um aqua um pouco maior e se tens esse escumador e tem sido eficaz no seu trabalho, no meu é mais que suficiente. Em relação ao escumador segundo li as bombas antigas é que davam problemas. O amigo Nuno Vinha já me tinha informado dessa situação que os novos escumadores já corrigiram os problemas.

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, Pedro

Começam a aparecer uns aquários interessantes pelo Alentejo, espero que durem algum tempo e que se tornem referencia mesmo estando longe das zonas de recolha de água natural.
Olhando assim de repente para a tua idéia posso dizer-te que em termos de aquecimento vais precisar de mais do que esses dois aquecedores, a nivel de circulação as R15 servem, reposição a DC 12 como minimo dá, escumador se vais adquirir toma em atenção que os ATI apesar de bem pensados estão baseados numa bomba com sérios problemas e neste momento existem melhores opções pelo mesmo valor, iluminação estás servido embora com consumos acima da média mas de qualquer forma com a base de iluminação que adoro (HQI) :-bd

Portanto despeja lá isso e começa a fazer a montagem que depois se precisares de ajuda a malta está por aqui.


Olá Joaquim, pois embora longe do mar o bichinho do salgado entra a mesma :D . Também espero que esta aventura dure e dure bastante tempo, para isso claro também conto com a ajuda dada neste forum. Achas quem em aquecedores deviam ser mais? Já agora que escumadores então tens referências semelhantes em termos de preços e eficácia? Pois as HQI's têm um brilhozinho especial, a beleza, mas em contrapartida os custos upa upa. Estaria a pensar no futuro arranjar umas kessil para o lugar desta calha.

Abraço a todos.

Mensagem 30/jan/2015, 13:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva Pedro,

Bom projecto tens ai a caminho,

Epa mas os alentejanos é só Kessil ?? :P

alguma coisa apita

abc

Mensagem 30/jan/2015, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Sou um bocadinho suspeito para falar, mas dá aqui uma espreitadela:
http://www.rlss.ca/#!protein-skimmer/vstc2=r10-u

Vêem equipados com as bombas da Waveline, que são actualmente as melhores bombas DC do mercado, em termos de desempenho, ruido (Não se ouvem!) e fiabilidade. É bem mais silenciosa que as Jebao, que por acaso não são mais que as Waveline de 1º geração (compraram a patente da gen1).

Quanto á circulação, para esse tamanho, vais precisar bem mais que 2 RW15 se quiseres manter mais corais que não moles, e também se quiseres evitar deposição de matéria orgânica.

Já pensaste tambem na Maxspect Gyre? Com esse comprimento de aquário, vai fazer um efeito brutal!

Quanto á calha HQI , que comprimento tem ?

Mensagem 30/jan/2015, 13:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro

Sou um bocadinho suspeito para falar, mas dá aqui uma espreitadela:
http://www.rlss.ca/#!protein-skimmer/vstc2=r10-u

Vêem equipados com as bombas da Waveline, que são actualmente as melhores bombas DC do mercado, em termos de desempenho, ruido (Não se ouvem!) e fiabilidade. É bem mais silenciosa que as Jebao, que por acaso não são mais que as Waveline de 1º geração (compraram a patente da gen1).

Quanto á circulação, para esse tamanho, vais precisar bem mais que 2 RW15 se quiseres manter mais corais que não moles, e também se quiseres evitar deposição de matéria orgânica.

Já pensaste tambem na Maxspect Gyre? Com esse comprimento de aquário, vai fazer um efeito brutal!

Quanto á calha HQI , que comprimento tem ?


Tem muito bom aspecto. Alias em termos de formato é muito parecido com o ATI.

Atenção que a bomba do ATI é super silenciosa.

Mas a minha questão é o rotor de agulhas. O que a ATI fez com os novos rotores (uma mistura entre agulhas e mesh) é fabuloso e produz uma espuma muito densa ...

Mas mais uma vez. Eu sou suspeito.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2015, 14:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro

Sou um bocadinho suspeito para falar, mas dá aqui uma espreitadela:
http://www.rlss.ca/#!protein-skimmer/vstc2=r10-u

Vêem equipados com as bombas da Waveline, que são actualmente as melhores bombas DC do mercado, em termos de desempenho, ruido (Não se ouvem!) e fiabilidade. É bem mais silenciosa que as Jebao, que por acaso não são mais que as Waveline de 1º geração (compraram a patente da gen1).

Quanto á circulação, para esse tamanho, vais precisar bem mais que 2 RW15 se quiseres manter mais corais que não moles, e também se quiseres evitar deposição de matéria orgânica.

Já pensaste tambem na Maxspect Gyre? Com esse comprimento de aquário, vai fazer um efeito brutal!

Quanto á calha HQI , que comprimento tem ?


Estive a ver os escumadores não me parecem ser muito maus, vou ter de ver bem preços e comparativos de equipamentos. Inicialmente vou começar com estas duas bombas de circulação, depois se for necessário logo adequo.

A minha calha têm L 1840 x B 340 x H 84 mm, pois andei também a ver essas calhas e preços. Estrutura já tenho para colocar calha, mas não sei se estas permitem fazer o que as kessil fazem com controlador de efeitos de luz.

Mensagem 30/jan/2015, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

A MAxspect gyre é uma bomba de circulação, se assim lhe podemos chamar ! :)

http://www.bulkreefsupply.com/maxspect-gyre-xf150.html Procura no Youtube e acho que na minha pagina tambem coloquei alguns videos do seu funcionamento!


Quanto á calha, se não te preocupares muito com os gastos de luz, mantêm essa! As HQI´s cairam em desuso por moda, emissão de calor e consumo, mas são e serão sempre uma excelente iluminação para aquários de recife,
É que por exemplo para mudares para Kessil, terias sempre que colocar umas 4 unidades.

Mensagem 30/jan/2015, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro

A MAxspect gyre é uma bomba de circulação, se assim lhe podemos chamar ! :)

http://www.bulkreefsupply.com/maxspect-gyre-xf150.html Procura no Youtube e acho que na minha pagina tambem coloquei alguns videos do seu funcionamento!


Quanto á calha, se não te preocupares muito com os gastos de luz, mantêm essa! As HQI´s cairam em desuso por moda, emissão de calor e consumo, mas são e serão sempre uma excelente iluminação para aquários de recife,
É que por exemplo para mudares para Kessil, terias sempre que colocar umas 4 unidades.


Por acaso já tinha visto esse tipo de bomba nova, que envia um fluxo de água à superficie e depois por baixo se não me engano. é assim considerando os gastos de energia vs custo da iluminação tenho de fazer bem os cálculos em quantos anos ficaria paga as Kessil. Sim teriam de ser sempre 4 e as que tinha ideia são as A360W.

Mensagem 30/jan/2015, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
^:)^

Vamos lá ver se a gente se entende, a turbina do ATI foi inovadora e continua a ser muito superior a outras tantas tentativas de fazer algo difirente e eficiente. O problema é que quem desenvolveu a turbina não desenvolveu a bomba e tentou-se arranjar uma solução comoda ou seja pegar numa bomba já existente e acoplar a turbina. Até aqui nada de anormal se fosse fácil todos conseguiam fazer "milagres" a verdade é que equilibrar rotor´s não é pera doce e a colagem da camara é sempre um tiro no escuro, estamos a falar de ajustes muito finos e precisos o que dificulta o resultado final.

É um escumador esplendido? É!
Tem resultados espectaculares? Sim, tem!
A qualidade do acrilico e a construção é optima? Concordo plenamente!
A "bela sem senão" está na bomba :(

Já agora eu tenho, tive e vendi vários e sei os problemas que deram e dão e ainda os reparo a alguns clientes. E tenho pena que não consigam uma quantidade de produção que permita o fabrico das bombas desde a base sem ser necessário recorrer a acoplamentos com bombas de outro fabricante.

Pedro, em relação aos aquecedores, no Inverno vais precisar de mais potencia de aquecimento porque nessa região a temperatura desce consideravelmente e não conseguirás uma resposta em tempo só comessa potencia de aquecimento, se puderes deves considerar um controle que permita a gestão do numero de aquecedores em função da temperatura a compensar e o tempo de resposta para atingir essa compensação. Aquários dessa dimensão não funcionam com o básico e é preciso ter consciencia disso e adquirir o material certo e necessário.
Tens por aqui alguns membros com aquários dessa litragem que te podem dar algumas dicas, é só pedires.

Cumps
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 31/jan/2015, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Eu tenho o ati powercone 250is e detestei a bomba que vinha de origem.
Cada x que desligava simplesmente não voltava a trabalhar e afinar tb não era fácil.

Por isso há males que vêem por bem e em agosto a bomba do Escumador desligou e já não voltou mais a trabalhar e por isso aproveitei e comprei um jebao dc 3000 skimmer e nem parece o mesmo Escumador, mt melhor em todos os aspectos.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron