Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Ilhéu reef 1175 litros

Ilhéu reef 1175 litros

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/jun/2015, 20:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Mais uma pequena actualizacao,passado quase 30 dias, mais uns testes

Temp. 25
Densidade 1023
ph.8,5
kh. 6
Nh4 <0,05
No2 0,05
No3 1
Fe 1

Ja comecaram a aparecer as algas verdes, ate ao momento ainda nao tenho habitantes, tenho sim nas rochas bastantes poliquetas.

Que acham, desta vez ja se nota uma variacao no kh e no2.

Opinioes digam la de vossa justica se esta encaminhado ou é preciso fazer algo.

Abraço
PG

Mensagem 22/jun/2015, 23:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Galhano Escreveu:
Boa tarde

Mais uma pequena actualizacao,passado quase 30 dias, mais uns testes

Temp. 25
Densidade 1023
ph.8,5
kh. 6
Nh4 <0,05
No2 0,05
No3 1
Fe 1

Ja comecaram a aparecer as algas verdes, ate ao momento ainda nao tenho habitantes, tenho sim nas rochas bastantes poliquetas.

Que acham, desta vez ja se nota uma variacao no kh e no2.

Opinioes digam la de vossa justica se esta encaminhado ou é preciso fazer algo.

Abraço
PG



30 dias é cedo ... deixa andar ... podes começar a colocar alguma equipa de limpeza. Pouca para não passarem fome.

Sobe um pouco a densidade. 1.024

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2015, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite.

Ao fim de 2 meses de ciclo e paciencia entraram os primeiros corais. Um mes antes a equipa de limpeza. 9 turbos que limparam todo o aquario.

Corais que entraram:
Xenias
actinodiscos azuis
sarcophyton
montipora cor de tijolo

E uma estrela que nao sei se sera boa ou nao. Esta ainda separada num copo
Imagem 4992

Opinioes vai para dentro dl aquario ou não?

Depois coloco umas fotos dos corais

Abraco
PG

Mensagem 29/jul/2015, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Manda para dentro, são ophiodermas. Basicamente limpam restos de comida. Conseguem enfiar-se nos micro orificios das rochas e sacar de lá a comida antes que esta vire nitratos.

Quantos mais melhor. São nocturnos.

Mensagem 14/set/2015, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade:
Localização: Malveira
Olá Pedro,

Estava a ver o teu tópico e vi que puseste outro material entre o aquário e a estrutura para substituir o aglomerado. Qual o material que usas-te?

Obrigado

Mensagem 14/set/2015, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
IvoMiguel Escreveu:
Olá Pedro,

Estava a ver o teu tópico e vi que puseste outro material entre o aquário e a estrutura para substituir o aglomerado. Qual o material que usas-te?

Obrigado


Olá Ivo, tenho as placas de mdf de 2 cm e coloquei uma placa de esferovite de cerca de 4cm, fazendo assim com que exista espaço para absorver o peso do aquário.

Abraço
PG

Mensagem 22/abr/2016, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde, após uma longa ausência de actualizações, o reef continua a rolar.

Tem andado relativamente estável, a excepecção de alguns cianos( pelo menos penso que sejam) que estão a começar a aparecer.

Aqui ficam uma fotos de como está a evolução do aquário, com quase 1 ano, mas tudo feito sempre com muita calma.

Imagem

Imagem

Hystrix rosa
Imagem

Imagem

Montipota Digitata Laranja
Imagem

Laranja Stylophora Milka
Imagem

Pocillopora Damicornis
Imagem

Seriatopora guttatus Verde
Imagem

Se estiver errado nos nomes corrijam-me.

Em termos dos parâmetros da água estão assim:
Temperatura-25,6
KH-6
PH-8,5
NH4-<0,05
NO2-0,05
NO3-<0,5
PO4-<0,02
CA-360
MG-1200
Densidade-1,025

Noto que O KH e o Cálcio estão um pouco baixo. Ainda não começei o balling, mas já tenho a bomba doseadora e os sais, acham que já deva começar a dosear para fazer subir os valores.
O que pode estar a influenciar o aparecimento de algas, a calha de iluminação que tenho de momento só tenho as 4 T5 de 80W em funcionamento, as outras 3 HQI's de de 250W ainda continuam desligadas. Acham que ainda devem estar desligadas ou não? Noto que os corais se têm desenvolvido bem.

Digam de vossa justiça, e claro toda a ajuda é sempre bem vinda.

Abraço
PG

Mensagem 27/abr/2016, 16:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Boas pedro

Kh baixo - ideal entre 8 e 8.3 +/-

Ca - 420+/-

Mg - 1320 +/-

Mais importante que os valores é a estabilidade dos mesmos...

Deves subir os valores muito lentamente... testando e fazer as coisas devagar..

As algas e a parte pior.. remover fisicamente através de aspiração, manutenção religiosa uma vez por semana com agua de osmose de qualidade.. é um começo..

Mensagem 28/abr/2016, 20:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Obrigado pelas dicas Carlos

Aspirar o areao é coisa que sempre me habituei a fazer quando andava nos peixes de agua doce e ciclides africanos. As tpa s agora têm sido feitas de duas em duaa semanas. Em relação a agua de osmose os valores de tds estão nos 0,07, mas esta osmose ja fez cerca de 2000l, possivelmente esta na altura da troca dos filtros e membrana.

Agora o baling embora ja tenha lido no forum ainda tenho algumas duvidas na quantidade que tenho que adicionar a agua de osmose. Li num dos topicos isto

" A solução padrão poderá ser, por exemplo, 500 gramas de bicarbonato de sódio, em 5 litros de água de osmose, ou 1000 gramas de cloreto de cálcio em 2,5 litros de água, ou ainda 1000 gramas de cloreto de magnésio em 2,5 litros de água de osmose."

Em norma sao estas quantidades para preparar os sais de baling? Depois para dosear terei de recorrer as calculadoras que existem na net certo?

Suponho que estas duvidas são mais do que habituais, mas quero fazer tudo o melhor possivel aprendendo com a vossa ajuda.

Abraço
PG

Mensagem 29/abr/2016, 01:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Tens ai alguns valores um pouco baixos para os sps amigo ... o baling se for o metodo da fauna marin as diluições dao sempre para 4 lt de agua amigo e nao 2.5 ... se fizeres o metodo 2 part e igualmente para 4 litros mas com menos quantidade de pos ...

Fica aqui um link ve se te ajuda ...

https://reefcentral.pt/2010/09/27/balli ... portugues/

Em relação a iluminação parece que te falta azul , quais as lampadas que tens ligadas ??

Aquele abraço



Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/abr/2016, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

As doses para o F. Marin, são 500 gramas de bicarbonato para 4 litros de água e depois encher até aos 5 litros, ou no caso do cálcio e do magnésio, 1000 gramas para 1,5 litros de água e depois encher até aos 2,5 litros.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/abr/2016, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Olá Paulo e César

Se não estou em erro são duas blue actinic de 80W e as outras duas são branco de 80W, depois tenho as HQI de 1000K mas estão desligadas de momento.

Em ao baling já tinha andado a ver a ver aquele site. O meu problema é que tenho de momento depósitos de 1,5L e atendendo a que ainda tenho poucos SPS, penso que seja suficiente.

Logo segundo o que cálculei para 1,5l daria sensivelmente 62g de Kh, e cerca de 333g para Ca e Mg, estará correcto?

Os valores de facto estão um pouco baixos, mas noto que os SPS mesmo assim têm tido crescimento, pouco mas têm tido, depois de ter os sais de baling preparados, estava a pensar ir subindo por patamares pequenos.

Kh-6 subir para 7
Ca-360 subir para 380
Mg-1200 subir para 1300

E dosear estes valores no inicio e ir testando os valores no aquário.
Ca -20 ml/dia
Mg- 40 ml/dia
Kh-30 ml/dia

Estarei a pensar bem ou estarei redondamente enganado :-?

Abraço e obrigado pelas dicas.
PG

Mensagem 29/abr/2016, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
A mim parece-me certo o Ca e o Mg , mas para o kh penso que para 1,5 litros deverá ser aproximadamente 500 gramas a dividir por 3 (mais ou menos 165 gramas); tem atenção que isso vai variar muito consoante a fase de crescimento dos corais.

Eu faço análises uma vez por semana; se a ideia é ter SPSs, atenção à estabilidade do Kh, que é muito importante.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/mai/2016, 20:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Mais uma pequena actualização, com o inicio do balling arranjei tempo para acabar de tratar do meu controlador dos dois termostatos e comecei o inicio do sistema de arrefecimento que o Verão não tarda esta a porta e as temperaturas não ajudam.

Imagem


Imagem

Vou ter duas réguas de ventoinhas fazendo um total de 6, mas poderá ser estendida para 8. Só fiz um erro( só porque obriga a um controlador), ao comprar as ventoinhas comprei com pwm, logo terei de arranjar algum método de as controlar consoante a temperatura.

Alguém já fez ou tem algum projecto com ventoinhas PWM?

Obrigado e agradeço as vossas ajudas e dicas

Abraço
PG

Mensagem 27/mai/2016, 20:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Uma duvida que me veio a cabeça. O que é melhor para os corais e aquario, ter as bombas de circulação sincronizadas a fazer s simulação de ondas ou ter fluxos de agua sempre em continuo e sem serem sincronizadas.


Abraço
PG

Mensagem 28/mai/2016, 07:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 43
Localização: mira de aire
Viva..não tenho muita experiência.. Mas do que tenho lido e que aplico no meu aquário,o importante é não ter zonas sem circulação e quanto mais aleatória for a circulação melhor.
Vamos ver se estou a dizer alguma barbaridade mas acho que não;-).
Cumprs.Luís goncalves

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Mensagem 23/jul/2016, 19:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Á cerca de uma semana comecei a reparar que dois sps a Seriatopora guttatus Verde e a hysterix rosa começaram a ficar com alguma zonas sem pólipos, como se podem ver nas fotos.

Imagem

Imagem

Em termos dos valores de teste são estes:
Mg-1300
Ca-400
KH-7
PH-8
Po4-<0,02
NH4-<0,05
No3-0
No2-0
Temperatura 26,6ºC

Todos os outros SPS e Moles que tenho estão com crescimento e sem problemas. O que pode estar a causar isto? Muita luz? Falta de circulação?Temperatura ou KH um pouco baixo?


Abraço
PG

Mensagem 23/jul/2016, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Desiquilibrios


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jul/2016, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
E que desiquilibrios podem ser? Porque os parâmetros têm andado relativamente estaveis.

Abraco
PG

Mensagem 24/jul/2016, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
O que é relativamente?
Um desequilíbrio de 0,5 no KH é mais que suficiente...


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron