Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Ilhéu reef 1175 litros

Ilhéu reef 1175 litros

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jul/2016, 21:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Então e o que se pode fazer para minimizar agora os efeitos para que recuperem? Aumentar o KH?

Abraço

Mensagem 25/jul/2016, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
O KH está bom.
Eu uso o meu a 7. Há quem use mais alto.
O importante é a estabilização. Se o quiseres aumentar terás que o fazer muito devagar. Tipo 0,2 por dia no máximo.
O branqueamento dos corais pode ser irreversível. Se der, corta as pontas que estão brancas.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 26/jul/2016, 09:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não convém ... mas o KH pode variar 1dKH sem problemas ...

Estabilidade é a chave de tudo. KH a 7 está bom.

O meu aquário tem passado por significativos problemas. Imensos mesmo (tenho que actualizar o meu tópico). Perdi imensos corais e peixes.

O conselho que te dou?

Eu fiz e estou a fazer TPA de 200l de 3/4 em 3 dias ... No espaço de 2 semanas começas logo a ver melhorias significativas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2016, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Ontem fiz já uma TPA de cerca de 100L, aspirei o fundo para tentar tirar o máximo de porcaria. Pois não têm sido fácil o teu aquário o qual sigo com algum interesse dada a dimensão semelhante ao meu e claro pelos corais. Sendo uma pessoa sem muita experiência nos salgados tenho tentado ir muito devagar e ler o máximo possível, e claro não fazer erros, de resto faz tudo parte do processo de criar um aquário de água salgada, muita observação e pesquisa.

Os corais que têm partes brancas não consigo cortar porque não se situam nas pontas, é tentar ver se arrebitam e sobrevivem. Já tive um prato de montipora cor tijolo que foi atacado por nubibranquios, e chegou a ter menos de 1 cm quadrado de tecido, e agora esta a desenvolver-se a bons olhos. Todos os restantes SPS estão bons à excepção destes dois, e ao que me está a parecer uma acropora, que notei uma diferença de coloração na sua base.

Abraço
PG

Mensagem 07/set/2016, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Após o aquário ter-se portado relativamente bem após as férias, as 3 acroporas que ainda tinha ficaram quase sem nenhum tecido. Uma Milka ainda se esta a aguentar e o resto dos corais a crescer. Depois de mais umas TPA/s e de deixar estabilizar o aquário ao fim de 3 dias fui fazer testes.

temp- 26,4ºc
Densidade - 1,025
ph- 7,5 /8
No2- 0,05
No3 <0,05
Po4<0,02
NH4- 0,1 (pelo que me parece)
KH-7
Ca-460
Mg-1600

Ora vendo bem isto o Ca e o Mg estão altissimos e apareceu um pequeno valor no NH4. O que pode ter causado este valor do NH4? Em relação ao resto claro esta foi as TPA's e o não ter ajustado os valores de balling, certo?

Valores assim altos podem causar percas dos corais?

Abraço
PG

Mensagem 08/set/2016, 15:55

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não me parece. Já a variação dos valores repentinas isso sim.

Dizes que tens agora o KH a 7. E antes das TPAs?

Quando aos valores pode ser tanta coisa ... escumador sem manutenção a não escumar como deve de ser e aumentar a carga orgânica, morte de peixes, etc.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/set/2016, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde Rui

Antes das TPA's o KH estava a cerca de 6. Começei a fazer balling a uns meses para ver se conseguia subir os valores de KH, assim como estabilizar o Ca e Mg. O escumador nota-se que tira porcaria, não existe é muita quantidade, mas a sua manutenção é feita quando limpo os filter bag. A espuma nota-se que é consistente, estando a sua regulação perto da zona de aperto do copo.

Abraço
PG

Mensagem 24/set/2016, 19:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde.

Uma pequena dúvida. O refazer do layout pode causar alguma instabilidade nos parâmetros do aquário. Estava a pensar mudar o meu para que nao houvesse zonas com pouca circulação. Se refizer o layout como aconselham:

-ter sempre a rocha dentro do aquario e aproveitar uma tpa para aspirar a sujidade?
-usar um pouco de cola para as prender? Um dia mais tarde se tiver de mudar a rocha as colas saem facilmente?

Abraço
PG

Mensagem 25/set/2016, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-?

Boas,

E que tal deixar estabilizar as coisas com recurso a TPA´s e depois então mexer no layout... se for preciso ou quiseres.
É que sempre que mexeres numa rocha que seja vais levantar sedimentos e possivelmente aumentares os niveis de amónia etc. principalmente se tiveres areia acima de 2cm de altura.
Sei que para ti pode ser mais dificil as trocas de água dada a zona do país onde te encontras mas se der para 200l por semana vai ser bom e depois consegues equilibrar as coisas.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 25/set/2016, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite Joaquim

sim de momento estou a tentar estabilizar as coisas. So realmente depois de estar tudo bem irei realmente ponderar o refazer do layout.
Em termos da areia anda a volta dos 2 cm. Pois aqui torna se complicado pois o recurso a agua natural é complicada, tendo uns bons km para ir ate santo André que seria a zona mais proxima, assim sendo tenho o recurso do sal sintetico.Neste momento ando nos 100 a 125l semanalmente.

Estou tambem a pensar montar um aquario de 50l de quarentena para tentar que os corais arrebitem aconcelham? Posso usar a agua das tpa?

Abraço

Mensagem 26/set/2016, 02:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
????

Aquário de quarentena para que os corais arrebitem?

Explica lá melhor qual é a tua ideia!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/set/2016, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite Rui. Pois se calhar nao me expliquei bem. O aquario quarentrna nao seria para os corais, mas para aqusndo adquirir peixes ou corais novos não irem direitos para o aquário principal. Mas enquanto isso nao sucedia pensava usar o aquário de quarentena para tentar estabilizar os corais que estão com aspeto pior, pois é um aquario substancialmente mais pequeno e com tpa tornar se ia mais facil dado o volume. Ou estarei a inventar?

Abraço

Mensagem 29/jan/2017, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite pessoal

Já vão uns longos meses desde a última actualização. Isto andou complicado, desestabilização de valores, corais a ressentirem-se alguns peixes que se perderam, enfim nada que um pouco de paciência, calma e ajuda de amigos com experiência não resolvam.

Ora então as novidades, passei deste estado
IMG-20161020-WA0002.jpeg


para este, que desde já esta com muito melhor aspecto e mais estavel.
IMG-20170127-WA0005.jpeg


Nova iluminação e limpeza de toda a coralina existente nos vidros. Passei de uma calha com 4 T5 de 80W + 3 HQI de 250W, para 6 calhas Ocean Revive.

Para fazer com que as OR ficassem suspensas montei um sistema que permite deslizar lateralmente as calhas se assim o precisar, para isso usei este tipo de perfis de aluminio.

Perfis de aluminio
20161228_190058.jpg


Ficando com este apeceto final
20170127_201446.jpg


Ainda vou tentar inventar para aqui um sistema com roldanas para subir e descer as calhas, pois irá ajudar na manutenção do aquário e ter uma maior facilidade de ajustar a altura das calhas.

Brevemente vou começar a meter mais corais, assim como adicionar mais alguns produtos da Aquaforest, para além do já mais que conhecido Coral Vibe, que já uso.

Não costumo comentar os tópicos, pois a experiência é pouca, mas sigo-os atentamente, pois só assim vamos ficando a par das novidades e claro ir contra um dos mandamentos, Não cobiçar o aquario alheio, que é sempre :))

Bom fim de semana
Abraço a todos
Pedro
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 08/fev/2017, 21:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite

Aqui segue uma pequena actualização.

Começei a fazer baling com a gama da Aquaforest, assim como dosear os component strong e o reef salt.

Nos testes efectuados tinha o valor de potassio a 330 ppm. e o CA a 380( que entretanto já está nos 380 e 420)Entraram também uns peixinhos para fazer companhia aos restantes.

20170204_200454.jpg


20170205_211930.jpg


20170208_200904.jpg


Estão um pouco tremidas porque foi com o telemóvel.

Abraço
Pedro Galhano
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 09/fev/2017, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo .. agora com luz é que a coisa vai ....

isso agora quer é coralada e tpas com força ...

abraço e vai mantendo o tópico actualizado ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/fev/2017, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Bom dia .

É verdade Paulo agora com a luz e maior estabilidade as coisas estão a ir ao sitio. Agora é começar a ir aos corais, para ver se isto começar a ganhar côr e mais vida. Tenho vindo a manter o tópico um pouco mais actualizado senão cai em esquecimento :)) :)) :)) :))

Abraço
Pedro Galhano

Mensagem 20/fev/2017, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Mais umas pequenas actualizações. As TPA's decorrem semanalmente. Comecei a usar o sal da tropic marin pro reef associado ao balling da AF.

Testes feitos já tenho o potássio a 400( inicialmente perto dos 320) e o resto dos parâmetros estáveis sem grandes variações.

Uma geral do aquário
20170218_184741.jpg


Alguns dos corais que estão a recuperar aos poucos após terem perdido tecido.
20170218_184803.jpg


20170218_184848.jpg


20170218_184923.jpg


As fotos não estão com boa qualidade que foram tiradas com o telemóvel, para semanalmente verificar a evolução dos corais.
Entretanto tenho outras alterações a decorrer que depois actualizo e irão entrar mais alguns corais para começar a povoar o aquário

Abraço
Pedro Galhano
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 12/mar/2017, 01:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite amigos

Tal como tinha dito no post anterior, fiz algumas alterações na casa das maquinas. Arrumações estéticas e ao mesmo tempo funcionais.

Antes:
20170129_164552(1).jpg


Depois:
20170223_215906(1).jpg


Hoje foi novamente dia de alterações. Tive o privilégio de ter cá o amigo Paulo Oliveira. Passamos o dia inteiro à conversa com o tema sempre nos :-? ....Aquários. :)) :)) :)), pois claro que não era sobre a Caixa Geral de Depósitos e as mensagens. Foi verdadeiramente um livro aberto, e no meio de tanta conversa ainda meteu mãos à obra( neste caso os braços de molho) para refazer um pouco o layout, ficando a ilha da direita tal e qual como estava. Assim com este layout já fica preparado para começar a carregar aos poucos de corais. Esta semana entraram 4 do aquario do Paulo( com tanta publicidade seria do genero "" à 10 anos a povoar os aquários de Portugal")

Ficou uma frase do dia, corais não são no areão, mas sim na rocha :)) :)) :))

Uma geral do aquário com os dois canais ligados
IMG_3354(1).jpg


Apenas o canal dos azuis.
IMG-20170311-WA0002(1).jpeg


Sendo assim amanha devem entrar algumas fotos do Mestre. Mais uma vez obrigado amigo Paulo por estares sempre disposto a ajudar o pessoal.

Abraço
Pedro Galhano
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 12/mar/2017, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo...

É como digo ao pessoal desde que tenhas aquário ha sempre motivo para 2 dedos de conversa...
O aquário ta muitooo bom já vi aquários carregados de sps com a rocha 500 vezes mais suja que a tua está limpinha e bem bonita... . Esta brutal essa rocha amigo... Esta agora na altura de acompanhar essa reacção das novas entradas para começar a encher isso de corais...
Já sabes amigo alguma coisa avisa... Olhando bem para a foto esse layout ficou muito nivelado mas também porreiro agora os corais é que vão fazer a diferença ai...

Abraço e muitas tpa...


Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/mar/2017, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Pedro

Só tenho mesmo uma coisa para te dizer...

Incomparavelmente Melhor !!!Quer a sump ( que adoro ver arrumadinha), quer o layout... ;) :D

Parabéns

Abraço

PS... sei que dá trabalho, mas motiva ;) ;)
Cumprimentos

Paulo Cunha

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron