Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Sistema triplo interligado composto por:
Lagoa da tranquilidade (350 litros),
Mar das Gorgónias (Aquário triangular de 350 litros),
Estreito abissal (aquário rectangular de 4,40mx0,35x0,35 - 550 litros),
Caixas depuradoras (2) 600x600 litros
Volume total cerca de 2000 a 2500 litros.
Escumador Vertex 250 e Deltec APF 600.
Bombas Eheim 1262 ou 60 (sei que são as mais potentes da marca).
Climatização: 3 Jaëger 300x300x200
Iluminação - Lagoa: Sol natural, Blau Lumiled; Mar das Gorgónias: T5, Leds; Estreito Abissal: Leds (marca e modelo a decidir oportunamente)
Recirculação - Lagoa da tranquilidade: não tem; Mar das Gorgónias 1 bomba de 5000 L; Estreito Abissal (a decidir)
Gestão:
  • Trocas parciais de água de 30% semanais (cerca de 210 litros) a alterar para 50% semanais (cerca de 800 a 1000 litros) quando estiver o sistema todo a funcionar. A essência da gestão assenta nas trocas parciais de água só!
    Esquisitices: Adição irregular de bactérias em suspensão, aminoácidos sps e lps, vitalizador de corais ... tudo em frasco azul para parecer mais científico e farmacêutico :idea: :mrgreen: Vodka ... mais cientificamente designado por fonte de carbono, também vem enfrascado em frasco/garrafa azul mas por enquanto não é adicionado



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Proprietário e Curador em formação da Lagoa da tranquilidade - Nuno Pedro
Imagem


Isto é o arranque de um projecto há muito :?: ... :idea: projectado :mrgreen: ... vamos ver onde vai parar. Existe um plano de projecto que iremos procurar cumprir. Esse plano tem sempre em perspectiva o dar menos trabalho possível, daí que trocas parciais de água sendo a base de gestão, são necessariamente amplas e efectuadas com recurso a tecnologia para serem fáceis de efectuar e gerir, em síntese, bombas e depósitos já previstos para o efeito.

O Estreito Abissal deverá ser instalado nos próximos 15 dias (esperamos ... sentados). O Mar das Gorgónias tem um habitante nadador (Corys gaimard), 3 deslizantes (Cypreas) e dois sésseis (Nephtygorgias), oportunamente receberá gorgónias e mais outros bichos já previstos. A Lagoa da Tranquilidade tem 3 habitantes nadadores (Hepathus com mais de 6 anos lá em casa, Xanthischtys auromarginatus e outro que não me lembro do nome), muitos deslizantes (essencialmente várias espécies de Cypreas), 3 camarões e uma lagosta já com 3 ou 4 anos lá em casa, e muitos corais que podem ver nas imagens)
Este arranque foi algo atribulado porque por razões que nos são alheias e que não mencionaremos, não foi cumprida a ordem e plano estabelecidos, disso resultou a perda de 5 ou 6 frags e 5 ou 6 peixes dos quais 1 perdeu-se por ter saltado para o infinito e mais além (talvez quisesse ir ligar a televisão para ouvir e ver as noticias).
O nosso Gato Branco Володимир Крокодил Путин - mais conhecido e apelidado por Крокодил - Krokodil, ainda não caiu dentro da lagoa mas já falta pouco. Por enquanto só mergulha as pontas das patas da frente, acção que lhe permitiu treinar e ter grande sucesso na recolha de um bacalhau que tínhamos de molho numa bacia grande e funda situada na cozinha e que numa dada altura ficou muito próxima do local onde este repousa após as longas noites de trabalho árduo que tem na vizinhança, e assim provou cerca de 1,5Kg de bacalhau que habilmente e graças ao treino que efectuou na lagoa a tentar apanhar os peixes que lá nadam, recolheu peça a peça, provando e degustando a gosto, reservando assim a totalidade do bacalhau que lhe vai sendo servido cozido até ser todo consumido (mas sem azeite, alho, couve, vinagre, pimenta, ovo e batatas ... não nada disso, apenas cozido "au naturel" sem sal para não prejudicar a tensão arterial ... e já está demolhado)
O suporte do Estreito Abissal... sim são aqueles carris pretos do caminho de ferro que se vê nas imagens e que foram cedidos pelo Transiberiano que os tinha disponíveis como excedente de material ferroviário e como tal não necessitava deles para chegar a Владивосток - Vladivostok ou ficaria com 9294.8 Km de comprimento de linha férrea em vez de 9289 Km, o que provocaria ficar 5,80m fora do cais da estação de caminho de ferro de Владивосток e isso não podia ser :shock: :mrgreen: ... e assim cedeu-os para serem processados e adaptados pelas industrias Mota que muito bem executaram o trabalho. O Estreito assentará sobre estes magníficos carris, não havendo por isso circulação ferroviária, e o vão sobre o sofá não levará areia para se poder apreciar a bicharada a nadar lá por cima (enfim, é mais uma ideia a experimentar e ver se resulta ... se não resultar, é só colocar mais areia de coral ;) )
Quando houver mais noticias e novidades, escreve-se e actualiza-se, por isso é melhor não fazerem perguntas para já, até porque ainda está tudo muito "cianófito" mas em bom andamento. Prevê-se a chegada de tridacnas para muiiiiito breve.

Pedro Nuno & Nuno Pedro
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ganda maluco! :lol:

Estou para ver como vai ficar esse "mar de Gorgónias".
Pelas fotos dá para ver que isso está a ficar com muito bom aspecto. Depois quando tudo estiver pronto, tira umas fotos à zona de filtragem, também estou curioso para ver essa parte.

Boa sorte! ;)
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
parece ser um grande projecto. vou seguir sem duvida!
parabéns e boa sorte nesta jornada.
cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Pedro,

Muito fixe a lagoa. 8-)

Pedro Nuno Escreveu:
Escumador Vertex 250


Com que então os Vertex era só marketing e não valiam a pena... :) ;) Com esse escumador a bombar o APF600 provavelmente só está a estorvar... 8-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Muito bom Pedro.

É sempre bom ver aquários a sério, com cianobactérias no areão (como o meu).
Mas estas trocas de água vão ser brutais, tens ligação directa para o mar!?
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Ena, ena!!

Parabéns, Pedro




Tapatalk 2
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Pedro,

Muito fixe a lagoa. 8-)

Pedro Nuno Escreveu:
Escumador Vertex 250


Com que então os Vertex era só marketing e não valiam a pena... :) ;) Com esse escumador a bombar o APF600 provavelmente só está a estorvar... 8-)


Devias reflectir antes de escrever ... fica a sugestão! ... Negócios de ocasião são oportunidades de combater o marketing e e especulação ... quando surgem, necessitamos e se pode comprar, compra-se! Como avariou a bomba do Custom Reef, era necessário substituir rapidamente o escumador avariado e surgiu a oportunidade ... ;) ... de outro modo havia outra opção mais acessível e boa. Dito isto, a máquina é boa e silenciosa. O Deltec APF600 funciona em pleno e fica. Quando finalmente a marca fabricante da bomba me entregar uma nova bomba uma vez que está em garantia, trocarei essa bomba por outra de outra marca em que eu confio mais e o escumador Custom Reef fica de reserva. Para o ano pode ser que venha algo ... bem grande para fazer a escumação, mas mais uma vez será negócio de ocasião ;).
Editado pela última vez por Pedro Nuno em 06/jun/2012, 11:17, num total de 2 vezes.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Filipe Pires Escreveu:
Muito bom Pedro.

É sempre bom ver aquários a sério, com cianobactérias no areão (como o meu).
Mas estas trocas de água vão ser brutais, tens ligação directa para o mar!?


Товарищ друг Филипп приходит время приглашаем Вас к нам в гости ;) спасибо
Да, у меня есть прямая связь с морем ;)

Neste pequeno vídeo feito no Domingo passado, dá uma ideia do sistema triplo. As ciano fazem parte natural do processo e surgem tanto em sistemas recentes como em sistemas já bem maduros como por exemplo o do Carlos Mota ...
A logística está organizada para funcionar como uma ligação directa ao mar ;) e embora por agora seja água sintética, esta será oportunamente substituída por água natural ;)

Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Nuno Escreveu:
Devias reflectir antes de escrever ... fica a sugestão! ... Negócios de ocasião são oportunidades de combater o marketing e e especulação ... quando surgem, necessitamos e se pode comprar, compara-se! Como avariou a bomba do Custom Reef, era necessário substituir rapidamente o escumador avariado e surgiu a oportunidade ... ;) ... de outro modo havia outra opção mais acessível e boa. Dito isto, a máquina é boa e silenciosa. O Deltec APF600 funciona em pleno e fica. Quando finalmente a marca fabricante da bomba me entregar uma nova bomba uma vez que está em garantia, trocarei essa bomba por outra de outra marca em que eu confio mais e o escumador Custom Reef fica de reserva. Para o ano pode ser que venha algo ... bem grande para fazer a escumação, mas mais uma vez será negócio de ocasião ;).


Boas Pedro,

Estava só a brincar ;) lembro-me de há tempos o Pedro comentar num fórum que os Vertex não justificavam o custo e que outros escumadores tinham muito melhor rácio performance/custo. Eu pessoalmente de momento também não adquiria um, mas surgindo uma oportunidade e boa ocasição, um em segunda mão, acho um bom investimento. 8-) só o silencio das red dragon um bom motivo para apostar nestes Vertex ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Imagens recolhidas há alguns minutos ... do "Sr. Engº Krokodil" a apreciar a obra da lagoa ... ou a ver o que podia pilhar ... mais concretamente onde param os peixes e se os pode pilhar :twisted: :evil: Imagem ... :mrgreen:

Kрокодил/Krokodil :Ora vejamos como é que está isto ....

Imagem

Kрокодил/Krokodil : Hummmmmmmmmmmmm ... será que me estão a vigiar??? Imagem .... :mrgreen:

Imagem

Kрокодил/Krokodil : naaaaaaaaa ... estão distraídos ... Imagem ... :mrgreen:

Imagem

Kрокодил/Krokodil : ... ora ora ... vejamos onde param os peixes ... ÓÓÓ peixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihnos ... onde estais? ... tenho aqui uma goloseima para vós :evil: :twisted: Imagem .... :mrgreen:

Imagem

Kрокодил/Krokodil : hummmmmmmmmmmmmmm .... estais aí peixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhos ... Imagem

Imagem



mas ficou por aqui ... e continua tudo tranquilo na Lagoa da Tranquilidade ...
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Uma ideia (cruel) seria antes do início de encher a lagoa com água do mar, um dia encher com água doce bem quente, quiçá quase a ferver, e meter uma patita do gato na água... gato escaldado tem medo de água fria (e morna) :lol: :D :mrgreen:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

LOL :lol:

Eu não ficaria descansado com esse Godzilla em casa :twisted:

Ainda te vai estragar os corais todos :roll:
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
e se o gato resolve atirar-se para a lagoa e tomar uma banhoca... hehehe... vai fazer alguns estragos...

talvez colocar um Vulpinus... um Pterois... ou quiça mesmo, um polvo de anéis azuis... o gato aprendia a lição... hehehe... ideias um pouco sádicas eu sei... :mrgreen: :lol: :D
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Artur Fonseca Escreveu:


Uma ideia (cruel) seria antes do início de encher a lagoa com água do mar, um dia encher com água doce bem quente, quiçá quase a ferver, e meter uma patita do gato na água... gato escaldado tem medo de água fria (e morna) ....

e se o gato resolve atirar-se para a lagoa e tomar uma banhoca... hehehe... vai fazer alguns estragos...


Artur, o Krokodil já mergulhou em 80 litros de água porque escorregou ... já escaldou as patas a tentar comer o peixe cozido ou a cozer ... essencialmente neste caso vê movimento e quer brincar, mas acaba por se habituar ... e mesmo que caia dentro da lagoa, o pior não é isso, mas sim quando sair todo molhado, principalmente se sair para o lado do sofá ou resolver ir a correr lá para dentro para a zona de quartos ... mas nada que não se resolva.

Artur Fonseca Escreveu:
talvez colocar um Vulpinus... um Pterois... ou quiça mesmo, um polvo de anéis azuis... o gato aprendia a lição... hehehe... ideias um pouco sádicas eu sei... :mrgreen: :lol: :D


Artur! ... os gatos podem ser ensinados ... essencialmente o Krokodil quer brincar porém depois de se habituar não vai ligar, como de resto já aconteceu! Vi que te manifestaste sobre o que se está a fazer na Ucrânia ... e já agora na Polónia também a cães e gatos da rua ... pensa um bocado no que escreveste...fica a sugestão.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Ei grande Pedro :D :D
Grandes projetos como sempre...

Não tens fotos do Mar das gorgónias e do estreito abissal?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ricardo Pinto Escreveu:
LOL :lol:

Eu não ficaria descansado com esse Godzilla em casa :twisted:

Ainda te vai estragar os corais todos :roll:


Godzilla ... bem de facto gosta de sardinhas ... :mrgreen:
Seja como for, não tem acesso à sala se não estivermos em casa ... na sala!

Quanto a estragar os corais, pode de facto virá-los se cair dentro da lagoa, e até partir um ou outro mais frágil, mas não deve passar disso porque mal caia dentro da lagoa vai querer sair mais rápido do que o que leva a dizer a frase ou mesmo pronunciar a expressão "miau" ... como de resto já aconteceu quando mergulhou direitinho e completamente, embora involuntariamente, no balde de água que tinha na altura cerca de 80 litros de água doce para rega... ele só queria beber água, mas não sabia que o bordo tinha algas e era consequentemente escorregadio ... tomou um valente banho e secou rápido porque era verão e estava muito calor. Será talvez mais preocupante se resolvesse beber água do mar, mas não creio que se meta nessa experiência. Caso caia dentro da lagoa, o pior será quando sair... mas não deve acontecer ... :mrgreen:
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Pedro Nuno Escreveu:
(...) Caso caia dentro da lagoa, o pior será quando sair... mas não deve acontecer ... :mrgreen:


Conhecedor de algumas leis de Murphy...

Se alguma coisa pode correr mal, corre mal de certeza


Tudo de bom para esse projecto!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Chegou o Estreito Abissal ... chegou misteriosamente das profundidades abissais ... apenas nos demos conta de que algo não batia certo quando chegamos hoje a casa ... havia duas folhas secas no chão e as cortinas da sala estavam fechadas ... quando as abrimos vimos a razão ... o Estreito Abissal tinha chegado ... como entrou é mistério..., embora saibamos o que estava planeado e tenhamos planeado com os seres das profundezas abissais que vivem ao largo da cidade de Matosinhos e que dessas profundezas embora sem certezas trouxeram o Estreito Abissal na data combinada ... seres misteriosos e discretos que operam uma estação de água onde se cruzam os metropolitanos marinhos que não vemos e que não vendem passes ou bilhetes de metropolitano marinho ... agora seguir-se-a a montagem e instalação.

4,4Km de comprimento, por 350 metros de lado e altura ... a dividir por 1000 :mrgreen: Nota: Os morangos são produto cá da casa ;-)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

a lagoa recebeu entretanto mais adições ... entre as quais esta catalaphillya

Imagem

Imagem


recebeu também peixes entre os quais um belíssimo Zebrasoma xanthurus ...

aqui ainda antes de vir para a lagoa

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e aqui já na lagoa

Imagem

O Mar das gorgónias tem agora um magnifico Pomacanthus imperator juvenil ...
Editado pela última vez por Pedro Nuno em 12/jun/2012, 01:02, num total de 1 vez.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Pedro Nuno Escreveu:
(...) Caso caia dentro da lagoa, o pior será quando sair... mas não deve acontecer ... :mrgreen:


Conhecedor de algumas leis de Murphy...

Se alguma coisa pode correr mal, corre mal de certeza


Tudo de bom para esse projecto!

Abraço
Pedro Ferrer


Se pensasse desse modo o melhor seria nem existir ... carpe diem ;-) ... idealmente não deveria ser só o Krokodil a poder ter a possibilidade de mergulhar na lagoa, mas sim eu e nós cá em casa, mas por agora esta é a cubicagem que podemos ter em casa e não dá para mergulharmos para ir apreciar os corais e colocar corais, dar de comer aos peixes ou simplesmente estar ali mergulhados a apreciar ;-) ... pode ser que chegue o dia... ;-)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade: 42
Localização: Rua Dr. Afonso Cordeiro 434

Ola Pedro
Aqui ficam duas fotos para teres uma ideia de como colocamos os vidros dentro de tua casa. Só dava assim!!
4.40 metros!!! :ugeek: Tivemos que fechar a rua, acertamos no sinal de cargas e descargas com a carrinha, uma ventania do pior e a pedir muito para não chover!

Conseguimos :D :D
Imagem

Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron