Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Uma pequena actualização relativa às fotografias acima que só agora foi possível colocar dado que leva muito tempo a carregar os vídeos no youtube. Entretanto entrou um Pomacanthus navarchus para o Mar das Gorgónias e uma Acropora echinata para a Lagoa.



e umas fotografias e um video tiradas hoje essencialmente a algumas Cypraea que temos.



Cypraea arabica
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea mauriteana
Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea moneta a repousar sob a Acanthastrea lordhowensis vermelha
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea tigris
Imagem

Imagem

Acropora echinata
Imagem
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Algumas imagens de Cyparaea que temos. Numa dela pode-se ver um Acanthurs sohal que entrou para a Lagoa. Para o Mar das Gorgónias entrou além do Pomacanthus imperator, um Pomacanthus/Euxiphipops navarchus e um Pomacanthus/Aruzeta asfur. Estamos a tentar obter mais algumas espécies de Cypraea.

Cypraea mauriteana
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea mauriteana e Cypraea moneta
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea mauriteana e Cypraea moneta e o Acanthurus sohal a espreitar.
Imagem

Cypraea mauriteana e Cypraea moneta e o Acanthurus olivaceus a espreitar.
Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea mauriteana e Cypraea moneta
Imagem

Cypraea tigris e Pomacenthrus imperator juvenil no Mar das Gorgónias
Imagem


Oportunamente envio vídeos, levam muito tempo a carregar.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá
Hoje o Nuno Pedro e eu fomos conhecer a "Refresco" como gostamos de chamar carinhosamente à Reeffresh dos nossos amigos Carlos Basaloco e César Soares. Fomos muito bem recebidos pelo nosso amigo Carlos Basaloco ( O César estava em trânsito entre Nova York e Moscovo e como tal não estava presente) que nos falou sobre o espaço onde se desenvolve a actividade da Reeffresh ( que nós carinhosamente gostamos de chamar a Refresco ;;) ;;) ). O espaço é bom para loja on-line mas tal como disse ao Carlos e ele conhece bem essa realidade, havia uma loja aberta ao público onde fui cliente mais de 20 anos, que tinha menos espaço do que esta, era na rua de St. Catarina no Porto e foi uma loja que a mim me deixou boas recordações. Este espaço tem várias potencialidades de que destaco o facto de poder ter luz do sol natural.

Ora de entre as várias possibilidades de escolha, e são amplas, trouxemos de lá duas Tridacnas, uma maxima e outra crocea que se podem ver na fotografia abaixo ... mas ficamos de olho nas outras Tridacnas que lá ficaram e que valem bem ter.
Obrigado Carlos pela recepção e tempo e atenção que nos consagraste.

Imagem
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade: 12

Grande Pedro :D

Refresco! Gostei! Soa a revigorante! :D

Agora a sério, ainda bem que gostaste do nosso pequeno/grande espaço :D :D !

Como sabes, e como tu, nós gostamos muito disto e mais do que um negócio, é também um gosto estar neste ramo.

A luta é grande, mas aos poucos vamos crescendo e ocupando o nosso espaço.

Quanto à opção da luz solar, é realmente aliciante mas para já, monetariamente é impossível B-) Mas um dia é certamente uma opção a considerar. Afinal de contas, aquela claraboia leva com Sol todo o dia.

PS: Eu estava a caminho de casa que fica, de facto, entre Nova York e Moscovo, ou seja, Lousada! :D :D

Grande Abraço

César Soares
Cumprimentos

Carlos Basaloco e César Soares

email: info@reeffresh.com
site: www.reeffresh.com
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Reeffresh-Aquariofilia/346988068663646

Mobil:+351 919725208 / +351 911896215


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ontem depois da visita à "Refresco" - Reeffresh e como é uma loja essencialmente vocacionada para a venda on-line, resolvemos visitar o site da Reeffresh. Durante a nossa visita fisica umas horas antes, tínhamos visto uma Acropora que se destacava das restantes, nas não a trouxemos tendo porém ficado com a peça na memória e assim na visita virtual vimos de novo a peça que estava catalogada com Acropora sp. de águas profundas e decidimos que seria uma boa adição para a lagoa e fizemos a compra on-line que funcionou muito bem. Hoje fomos recolher a peça já ao fim da tarde e no local e depois com mais detalhe aqui em casa já na lagoa, examinamos a peça e concluimos que para nós só podia ser uma Acropora refresco e assim temos o que para nós consideramos ser uma Acropora refresco que abriu os pólipos logo que entrou na Lagoa. Também trouxemos uma tridacna que nos ficou na memória e que decidimos ser uma Tridacna tartan dado o padrão do seu manto (mas não sabemos ainda a que clã Escocês pertence o tartan)

Acropora refresco
Imagem

Imagem

Tridacna tartan
Imagem


Mais uma vez o César encontrava-se em trânsito, mas desta vez entre Moscovo e Nova York num voo privado e assim fomos recebidos pelo Carlos Basaloco que muito gentilmente ofereceu um frag de pachyclavulária verde fluorescente ao Nuno Pedro que manifestou gostar dessa peça e lhe perguntou o preço e preparava-se para a pagar, mas o Carlos ofereceu-lha. Obrigado Carlos e César.

Post Scriptum: Ficou-nos outra peça na memória ... :-? @-) ;;)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade: 12

Pedro Nuno Escreveu:
Ontem depois da visita à "Refresco" - Reeffresh e como é uma loja essencialmente vocacionada para a venda on-line, resolvemos visitar o site da Reeffresh. Durante a nossa visita fisica umas horas antes, tínhamos visto uma Acropora que se destacava das restantes, nas não a trouxemos tendo porém ficado com a peça na memória e assim na visita virtual vimos de novo a peça que estava catalogada com Acropora sp. de águas profundas e decidimos que seria uma boa adição para a lagoa e fizemos a compra on-line que funcionou muito bem. Hoje fomos recolher a peça já ao fim da tarde e no local e depois com mais detalhe aqui em casa já na lagoa, examinamos a peça e concluimos que para nós só podia ser uma Acropora refresco e assim temos o que para nós consideramos ser uma Acropora refresco que abriu os pólipos logo que entrou na Lagoa. Também trouxemos uma tridacna que nos ficou na memória e que decidimos ser uma Tridacna tartan dado o padrão do seu manto (mas não sabemos ainda a que clã Escocês pertence o tartan)

Acropora refresco
Imagem

Imagem

Tridacna tartan
Imagem


Mais uma vez o César encontrava-se em trânsito, mas desta vez entre Moscovo e Nova York num voo privado e assim fomos recebidos pelo Carlos Basaloco que muito gentilmente ofereceu um frag de pachyclavulária verde fluorescente ao Nuno Pedro que manifestou gostar dessa peça e lhe perguntou o preço e preparava-se para a pagar, mas o Carlos ofereceu-lha. Obrigado Carlos e César.

Post Scriptum: Ficou-nos outra peça na memória ... :-? @-) ;;)



Bom dia Pedro Nuno e Nuno Pedro,

Desde já obrigado pela preferência em adquirir peças únicas e raras na nossa loja.

Essa Acropora refresco pode ser uma suharsonoi ou multiacuta, pessoalmente estou mais inclinado para Acropora multiacuta por não apresentar aquele crescimento ponto e agudo caracteristico da Acropora suharsonoi, mas posso estar enganado!

Em relação a Tridacna, só lhe posso dizer que fez uma excelente aquisição, alias mais uma excelente aquisição. Essa Tridacna é uma Squamosa de cor verde, não é não muito comun aparecer Tridacnas verdes, muito menos Squamosas.

A oferta da pachyclavulária neon ao Nuno Pedro foi um prazer nosso, e conforme prometido depois queremos ver esse manto de GSP colocado no local indicado por ele.

Abraço
carlos
Cumprimentos

Carlos Basaloco e César Soares

email: info@reeffresh.com
site: www.reeffresh.com
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Reeffresh-Aquariofilia/346988068663646

Mobil:+351 919725208 / +351 911896215


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Reeffresh Escreveu:


Bom dia Pedro Nuno e Nuno Pedro,

Desde já obrigado pela preferência em adquirir peças únicas e raras na nossa loja.

Essa Acropora refresco pode ser uma suharsonoi ou multiacuta, pessoalmente estou mais inclinado para Acropora multiacuta por não apresentar aquele crescimento ponto e agudo caracteristico da Acropora suharsonoi, mas posso estar enganado!

Em relação a Tridacna, só lhe posso dizer que fez uma excelente aquisição, alias mais uma excelente aquisição. Essa Tridacna é uma Squamosa de cor verde, não é não muito comun aparecer Tridacnas verdes, muito menos Squamosas.

A oferta da pachyclavulária neon ao Nuno Pedro foi um prazer nosso, e conforme prometido depois queremos ver esse manto de GSP colocado no local indicado por ele.

Abraço
carlos


Boa tarde/noite a todos
O meu nome e Nuno Pedro, dentro de dois meses exactamente a contar do dia de hoje terei 12 anos e é a primeira vez que vos escrevo agora que entrei neste mundo marinho muito interessante e coincidência, com a mesma idade com que o meu Pai, o Pedro Nuno, entrou no tempo dele na altura orientado pelo meu Avô e a minha Avó. Depois de desde tenra idade ter observado e acompanhado as actividades do meu Pai neste mundo dos recifes de coral, senti que gostaria de me envolver mais e aqui estou, não sei por quanto tempo, se pouco ou muito como o meu Pai, mas aqui estou a aprender e estou a gostar. Comecei por ajudar o meu Pai a efectuar trocas de água. Mais tarde ajudava a recolher esponja para o Zanclus e recentemente pedi para me envolver mais e comecei a colocar corais e o meu Pai deu-me a Lagoa que foi pensada para mim. Como gosto de química, gosto de efectuar os testes aos parâmetros de água. Nas recolhas de água natural passei a ser eu a efectuar a recolha do plâncton natural. Gosto muito de ciências naturais e tenho uma pequena colecção de fosseis que o meu Pai me ajuda a reunir e a identificar e também tenho uma pequena colecção de minerais que lá vamos juntando particularmente por alturas da feira dos minerais organizada todos os anos uma vez por ano na Faculdade de Ciências do Porto. Gosto também de astronomia e tive o prazer de fazer uma visita ao Planetário do Porto onde o nosso Amigo e Astrónomo Filipe Pires que também anda nestas andanças dos recifes de coral e é aqui membro no fórum, nos recebeu e fez uma apresentação muito interessante na sala do planetário e dias mais tarde fomos lá de novo à noite e o Filipe e um seu colega Astrónomo montaram dois telescópios no exterior através dos quais vimos Júpiter e as suas luas e a Lua, foi uma visão inesquecível e agora vejo o céu de outra forma.
E agora que me apresentei, gostaria de agradecer à "Refresco" o acolhimento que nos fez bem como a bonita oferta que me fizeram, obrigado Carlos Basaloco e César Soares que embora não estivesse presente já o conheço das recolhas de água no mar. Tal como combinado coloco aqui alguma imagens da Pachyclavulária que eu chamo de "Erva" que coloquei num local onde recebe muita luz, essencial para que se sinta bem, e se poderá fixar e desenvolver e caso avance, poderemos facilmente retirar para outro local as peças que se encontram fixas nesse ramo de coral que veio do sistema do Carlos Mota como rocha viva.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e a Acropora "Refresco" multiacuta
Imagem

As nossas Cypraea tigris
Imagem

Imagem

Imagem
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Boas Nuno, o teu aquário está muito bonito. Um dia destes, quando todos tivemos tempo quero ir ver esta lagoa.

Eu tambem comecei neste mundo dos aquários mais ou menos com a tua idade mas foi a fazer disparates e a criar guppies. No meu caso não tive a sorte de aprendeer com um mestre a não havia foruns como este.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Bom dia Nuno Pedro,

Desde já bem vindo a este magnifico mundo dos recife. O hobby apesar de não ser uma novidade para ti, vais ver que vais gostar de acompanhar pessoalmente a evolução do teu aquário ( Lagoa da Tranquilidade ) e acredita que muitos desafios te esperam, e para quem gosta de quimica, este é realmente o hobby certo. Tens um bom professor, por isso capta todo o conhecimento dele para te tornares ainda melhor.

Agora em relação ao coral! Acho que colocaste o coral no sitio certo, agora é estar atento, quendo ele começar a crescer, podes cortar a pedra mãe fora e colocar noutro lugar para crescer noutros ponto do aquário ou podes simplesmente deixar ficar para que crie um lindo manto de Green Star polyps ( Pachyclavulária ) pela rocha a cima. Tem cuidado que esse coral ( Pachyclavulária ) é chato, cresce depressa e pode começar a crescer em demasiado e começar a ir para cima de outros corais que ai tenhas, por isso não deixes que isso aconteça.

Como deves saber, qualquer dúvida que tiveres ou ajudas que precisares, esta aqui a malta do Forum para te ajudar.

Abraço
Carlos Basaloco


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Nuno Escreveu:
O meu nome e Nuno Pedro, dentro de dois meses exactamente a contar do dia de hoje terei 12 anos e é a primeira vez que vos escrevo agora que entrei neste mundo marinho muito interessante e coincidência, com a mesma idade com que o meu Pai, o Pedro Nuno, entrou no tempo dele na altura orientado pelo meu Avô e a minha Avó.


Boas Pedro,

Se hoje sinto o que sinto em relação a aquariofilia é graças ao meu pai. Mais novo que tu comecei na criação de Guppys. Saudades desse tempo.

Só espero que venhas a sentir a mesma paixão que o teu pai sente e que também tu possas vir a dar grandes contribuições a este maravilhoso Hobby.

God Speed ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Filipe Pires Escreveu:
Boas Nuno, o teu aquário está muito bonito. Um dia destes, quando todos tivemos tempo quero ir ver esta lagoa.

Eu tambem comecei neste mundo dos aquários mais ou menos com a tua idade mas foi a fazer disparates e a criar guppies. No meu caso não tive a sorte de aprendeer com um mestre a não havia foruns como este.



Carlos Basaloco Escreveu:
Bom dia Nuno Pedro,

Desde já bem vindo a este magnifico mundo dos recife. O hobby apesar de não ser uma novidade para ti, vais ver que vais gostar de acompanhar pessoalmente a evolução do teu aquário ( Lagoa da Tranquilidade ) e acredita que muitos desafios te esperam, e para quem gosta de quimica, este é realmente o hobby certo. Tens um bom professor, por isso capta todo o conhecimento dele para te tornares ainda melhor.

Agora em relação ao coral! Acho que colocaste o coral no sitio certo, agora é estar atento, quendo ele começar a crescer, podes cortar a pedra mãe fora e colocar noutro lugar para crescer noutros ponto do aquário ou podes simplesmente deixar ficar para que crie um lindo manto de Green Star polyps ( Pachyclavulária ) pela rocha a cima. Tem cuidado que esse coral ( Pachyclavulária ) é chato, cresce depressa e pode começar a crescer em demasiado e começar a ir para cima de outros corais que ai tenhas, por isso não deixes que isso aconteça.

Como deves saber, qualquer dúvida que tiveres ou ajudas que precisares, esta aqui a malta do Forum para te ajudar.

Abraço


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Pedro Escreveu:

O meu nome e Nuno Pedro, dentro de dois meses exactamente a contar do dia de hoje terei 12 anos e é a primeira vez que vos escrevo agora que entrei neste mundo marinho muito interessante e coincidência, com a mesma idade com que o meu Pai, o Pedro Nuno, entrou no tempo dele na altura orientado pelo meu Avô e a minha Avó.



Boas Pedro,

Se hoje sinto o que sinto em relação a aquariofilia é graças ao meu pai. Mais novo que tu comecei na criação de Guppys. Saudades desse tempo.

Só espero que venhas a sentir a mesma paixão que o teu pai sente e que também tu possas vir a dar grandes contribuições a este maravilhoso Hobby.

God Speed ...

Abraços,
Rui


Obrigado a todos pelas atenção e encorajamento.

Nuno Pedro
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Uma breve actualização depois da ligação de todos os sistemas e instalação da AG8 e caixas de depuração. Ainda falta concluir várias coisas, nomeadamente nivelar o Estreito Abissal antes de abrir a água para o encher e colocar no circuito. Instalar as pontas de distribuição/circulação em cada uma das 4 válvulas que projectei e foram instaladas. Falta completar os móveis com as portas que já lá tenho e colocar o 4º móvel sobre o Estreito Abissal completando assim o conjunto na parte superior e onde mais tarde serão afixados os candeeiros/barras de leds que forem. Falta colocar mais dois móveis sob a parte esquerda do Estreito Abissal. Falta efectuar o isolamento das caixas depuradores que projectei com as placas térmicas e eventualmente colocar uma das cisternas verticais sobre uma das caixas depuradoras, uma situação a pensar... falta acabar de limpar e arrumar tudo ... ainda falta muita coisa mas muito mais já está feito. Neste momento o sistema tem 1500 litros e quando receber os 550 do Estreito Abissal deverá alcançar os 2100 litros dado que há uma margem de 50 litros adicionais que será completada.
A transição foi rápida e sem consequências para corais e invertebrados que se comportaram com se nada se passasse ou melhor ainda graças ao grande influxo de água nova que foi sendo incorporada. A nível de peixes não se passou tão bem e perderam-se vários, uma situação agravada por um deles que resolveu "criar espaço" e "varreu" alguma areia do fundo o que nesta fase delicada comprometeu os parâmetros de água para peixes incluído esse peixe que sofreu com isso. Tudo tranquilo porque agora que estabilizou tudo, é só repor calmamente. O tubarão muito antes desta transição começou a não querer alimentar-se e assim foi até que acabou! ... o próximo deverá ficar no Estreito Abissal e terá de se alimentar por si porque embora com este tenhamos sempre alimentados todos os dias à mão, nem sempre teremos tempo para isso particularmente agora que se iniciam as aulas e o estado de saúde da minha Mãe e Avó do Nuno exige cada vez mais tempo e atenção e que assim não fosse, não temos tempo para tanto. Além disso há outro aspecto a considerar que embora não tenha ocorrido com o que tínhamos, ocorreu com pelo menos um exemplar de uma pessoa e resultou em que se fosse alimentando de todos os peixes pequenos que dormissem junto do areão, por isso vamos ser cautelosos não vá surgir-nos um assim.
Não vamos entrar em mais detalhes e iremos actualizando há medida do tempo que tivermos disponível. Oportunamente receberemos visitas que poderão se o quiserem fazer actualizações. O essencial está feito e agora é ir evoluindo calmamente.

Acropora de pólipos azuis e Acropora valida ao sol. Sob as luzes de leds é impressionante como sobressaemImagem

A Acropora Echinata está a adquirir uma cor azul/esverdeada aveludada fantástica.
Imagem

Imagem

A Acropora "Refresco" multiacuta está a ficar cada vez mais bonita
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sol da manhã hoje. Só com leds as cores são outras porque o sol impede certas cores de se revelarem
Imagem

Imagem

Imagem

O Estreito Abissal em fase de acabamento
Imagem

Imagem


E para já é tudo. Oportunamente faremos vídeos e fotografias e quando estiver tudo arrumado poderemos receber visitas.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Uma pequena actualização feita ontem à noite e dois vídeos, um feito em 16 de Agosto e outros dois feitos ontem. Esta actualização já está ligeiramente desactualizada uma vez que depois de a efectuar estivemos a fixar peças em lugar definitivo, ou para já assim é, mas oportunamente será feito outro vídeo e mais fotografias.
Um aspecto que podemos salientar para a Lagoa da Tranquilidade, é o facto de estarmos a dar algum privilégio a SPS em vez de LPS, nomeadamente damos previlégio a Acroporas, dado que no nosso caso estas são mais fáceis de manter por darem muito pouco trabalho que se resume no nosso caso a mudar água em abundância e com frequência, cerca de 30% que agora serão cerca de 400 a 600 litros de água na frequência dos 7 as 10 dias e não necessitamos de fazer mais nada enquanto que com alguns LPS tinhamos de os alimentar com alguma frequência, particularmente se forem scolymia e não temos tempo e/ou vontade para isso.

Vídeo efectuado em 16-08-2012


Vídeos efectuados em 07-09-2012



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acropora "Refresco" multiacuta
Imagem

Acropora Valida
Imagem

Acropora pólipos azuis (não sabemos que espécie é, se nos puderem ajudar a identificar, agradecemos. Obrigado)
Imagem

Acropora millepora verde (peluda :D - gosto mais das rapadas ;;) mas não havia, aguardamos a chegada )
Imagem

Acropora millepora rosa "rapada" ;;)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tridacna azul, Seriatopora e Hydnophora que lá se vai aguentando.
Imagem

Tridacna azul, Seriatopora e uma Acropora verde "tóxica rapada" que vai ser posicionada hoje
Imagem

Acropora valida e a Acropora de pólipos azuis que não sabemos os nome. Euphyllia que já mudou de sitio e uma das 3 Stylophora milka que permanece no mesmo sitio, as outras duas já estão no sitio definitivo, todas crescem bem.
Imagem

Acropora valida (detalhe do topo) As Chrysiptera conseguem lá enfiar-se entre os ramos.
Imagem

Acropora valida e Acropora dos pólipos azuis com as "inclinas" Chrysiptera
Imagem

Acropora cor de coral ou salmão com pontas azuis que não sabemos a espécie (se nos puderem ajudar a identificar, agradecemos. Obrigado)
Imagem

Acropora valida
Imagem

Acropora com pólipos azuis
Imagem


Por agora é tudo. Quando pudermos faremos novas actualizações que gostaríamos poder efectuar mais frequentemente mas não temos tempo e teremos cada vez menos tempo, mesmo assim procuraremos ser o mais activos possível. Dito isto constata-se que a actividade neste e muitos outros fóruns abranda, não tanto pela falta de tempo dos utilizadores que se verifica estarem on-line em pesquisa e consulta activa e não actividade estática, mas sim pelo facto de que as pessoas se inibem de participar escrevendo perguntas, pedindo esclarecimentos para dúvidas, dando apreciações, etc e ainda esta semana uma pessoa me relativa essa sua atitude... mas não devem fazer isso porque desse modo não contribuem para a sua própria evolução assim como a de outros e para a dinâmica destes espaços que muito podem ajudar se forem bem usados. Não tenham receio de escrever, participem. Fica a sugestão.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá,

Tenho acompanhado o tópico e gostaria apenas de acrescentar como é curioso o crescimento das Acroporas e outros SPS num aquário com pouca corrente. Pedro Nuno, tendo em conta que de forma geral são corais que gostam de ambientes mais enérgicos, sentes que se houvesse mais corrente o crescimento seria maior?

Já pensaste em aspirar esse areão? Retiras alguns nutrientes, sedimentos do sistema e tornas o fundo mais claro contribuindo para um aumento da reflexão da luz de baixo para cima, o que em aquários baixos é excelente.

As tuas Cypraeas alimentam-se de quê? São mais "cuidadosas" no movimento pelo aquário que os ouriços?

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas,
O teu tubarão recusou-se mesmo a comer? O meu tambem fez isso durante dois dias mas depois só precisei de mudar de comida...deve ter enjoado os peixinhos congelados que lhe dava :( ...
O que é que lhe estavas a dar?
É sempre complicado perder um peixe como um tubarão, visto que são realmente algo de espetacular que só quem tem um é que sabe.
Abraços,


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :ola),

Bem, eu não tenho muito hábito de fazer comentários do tipo Boa, fantástico e coisas do género.

Geralmente se reparares nem sequer comento tópicos demasiado técnicos (assumo a minha ignorância em alguns temas) e geralmente só respondo a principantes na ajuda às suas dúvidas.

Contigo ... confesso que nada tenho que possa ensinar ou aconselhar. Mas garanto-te que aprendo imenso com os teus tópicos.

Até pode ser da luz ou das fotografias, mas continuo a achar que tens o areão demasiado sujo (cianos?) embora agora até acho que seja natural devido a todas essas "movimentações". Tenho a certeza que quando isso tudo estiver concluído (se é que é possível um projecto de aquariofilia alguma vez se dar por concluido) o aquário estabelizará num instante.

No entanto não consideras a hipótese de aspirar o areão com um aspirador de fundo da Marina?

Já agora também entendo que és um pouco diferente (como eu) na equipa de limpeza. Não gostava de colocar ermitas, cerithes ou nassários no meu aquário. Dado que vou ter um pouco de areão para cobrir o fundo o que aconselhas em termos de equipa de limpeza?

Abraços e boa continuação.
Rui


Olá Rui
Não, não considero a hipótese de aspirar o areão, vou sim retirá-lo na sua maior parte!
As manchas em causa resultam de sujidade residual que ficou depois das cianófitas desaparecerem. Nós não efectuamos limpeza ao areão porque este tem uma camada tão fina que será aspirado quando fizermos isso, o que de resto é a nossa intenção porque não pretendemos ter tanto areão, seja na lagoa, seja nos dois outros sistemas. A experiência demonstrou que é contraproducente no nosso caso ter tanto areão porque este actua como um depósito de resíduos que mais tarde ou mais cedo acaba por dar problemas, alias deu recentemente problemas porque um dos peixes que tínhamos, o Acanthuros shoal, resolveu criar algum espaço debaixo de uns ramos de coral que aqui temos e que é lugar de eleição por vários peixes para passar a noite ou se retirarem e isso não só provocou a a perda de vários peixes como também do próprio shoal. Dentro em em breve chegará outro mas já não vai ter areão para "varrer". Esta situação assumiu as proporções em causa porque se deu justamente no momento em que estávamos a fazer a ligação dos três sistemas com a instalação da AG8 e das duas caixas de depuração e a lagoa assim como o sistema triangular tiveram de funcionar, 24 horas a primeira e 48 horas o segundo, sem escumador e apenas com bombas de circulação, ora se não houvesse areão ou pelo menos fosse numa quantidade que não permitisse a acumulação dos resíduos, esta situação poderia não ter ocorrido ou assumido as proporções que assumiu. Na altura da instalação eu já não queria colocar tanta areia, mesmo assim deixei-me convencer por um amigo e coloquei um saco de 25 kg, agora e oportunamente vou ter de ir retirando o areão, tanto na lagoa como e principalmente no sistema triangular mar das gorgónias onde ainda tem mais areão, para controlar melhor esta situação sem ter de ter o trabalho de limpar o areão que por muito que nos esforcemos, não só não fica como deve mas rapidamente acumula demasiados detritos, mesmo que se limpe todas as semanas. No nosso caso que fazemos trocas abundantes e frequentes de água, alias estão ali fora 440 litros de água nova para entrar hoje, será suficiente para exportar eficazmente os resíduos. Se outras pessoas têm tempo para isso e querem, façam-no na certeza de que mais tarde ou mais cedo vão ter sempre acumulações indesejáveis além da trabalheira e instabilidades associadas. Em síntese aquilo que não existe não causa problemas, não se avaria, etc...Basta uma camada mesmo muito fina só para exibir alguma areia que facilmente deixa o vidro do fundo visível mas que podemos ajeitar e assim não há novidade. Outro grande amigo que tenho, o Carlos Mota, está justamente a retirar a maior parte do areão porque constatou e eu eu estava presente e vi, que tinha depósitos de material em decomposição muito nocivos para o sistema e assim vai retirando um pouco de cada vez até ficar só com uma camada muito ténue a cobrir o fundo. Alias no mar, quando recolhemos plâncton, e é o Nuno Pedro que agora recolhe o plâncton, ele agita sempre o areão para poder recolher mais organismos plânctonicos e no local vê-se a quantidade de resíduos que se soltam na coluna de água, ora o mar é grande e aberto e tem toda uma dinâmica que os nossos sistemas fechados nunca podem ter, por isso a melhor forma de contornar esta situação, é justamente eliminar o problema, ou seja, como o que não existe não causa dano, então retira-se ou reduz-se de tal modo que deixa de constituir problema e deixa de dar trabalho. Bactérias e outros organismos importantes para a viabilidade biológica do sistema, surgem e fixam-se em volume suficiente nos vidros, filtros, rocha viva, cerâmicas para quem as usa, nas bases dos corais, etc..., podem é levar mais tempo e isso muitas vezes actua negativamente porque na sociedade em que vivemos geralmente queremos tudo para ontem ou para semana passada, e isto é um trabalho de paciência e que leva tempo. Isto não é nada de novo mas leva tempo a ganhar habito e raízes na comunidade vasta de aficionados. Conheço vários casos de sistemas que funcionam desta maneira, mas ainda é uma abordagem pouco difundida e aceite/compreendida, dito isto há muitas maneiras de exportar resíduos/poluentes, mas para o nosso modo de vida cá em casa, não servem.
Esta breve experiência que estamos ter desde o arranque da lagoa, ensinou muito e agora para o estreito abissal já vamos fazer de modo diferente, ou seja, já estava previsto haver uma parte, cerca de metade do comprimento, sem areia, e agora ainda menos areia vai ter porque na outra parte só vai mesmo ter uma finíssima camada para dizer que tem areia.

Quanto a organismos que possam ajudar a "limpar" o areão, as Cypraea são boas, os Strombus também e as estrelas [url="http://directsealife.com/shop/images/Astropecten%20polyacanthus.jpg"]Astropecten[/url] também, mas nunca e por muitos que sejam, conseguem de facto limpar, porque também sujam, ou seja podem alimentar-se de resíduos, serem necrofagos, etc... mas também processam o que ingerem e sujam, por isso acabam por contribuir para a sujidade, ora pode-se equilibrar a coisa mantendo uma relação desses organismos equilibrada com o volume de alimento e camada de areão ténue disponível e há sempre alimento disponível.

Tirei algumas fotografias e vídeos há alguns minutos e vou oportunamente colocar aqui. Em síntese, a experiência que tenho mostrou que aquilo que não existe não dá problemas por isso retira-se ou reduz-se ao máximo e as trocas abundantes de água fazem o resto, sem grande trabalho o que pelo menos para mim para o Nuno e para todos cá em casa é fundamental dado que vivemos com os aquários mas não vivemos para os aquários!
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
O primeiro de 3 vídeos que fiz há pouco, os outros dois ainda estão a carregar

Essencialmente pode-se ver alguma sujidade e há uma pequena zona onde surgiram esta semana algumas cianófitas que desaparecem assim que entrarem os 440 litros que estão lá fora a homogeneizar e oxigenar. Possivelmente vou aproveitar para retirar a areia desse ponto.


Algumas fotografias também tiradas há pouco
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá,

Tenho acompanhado o tópico e gostaria apenas de acrescentar como é curioso o crescimento das Acroporas e outros SPS num aquário com pouca corrente. Pedro Nuno, tendo em conta que de forma geral são corais que gostam de ambientes mais enérgicos, sentes que se houvesse mais corrente o crescimento seria maior?

Já pensaste em aspirar esse areão? Retiras alguns nutrientes, sedimentos do sistema e tornas o fundo mais claro contribuindo para um aumento da reflexão da luz de baixo para cima, o que em aquários baixos é excelente.

As tuas Cypraeas alimentam-se de quê? São mais "cuidadosas" no movimento pelo aquário que os ouriços?

abraço


O segundo vídeo


Olá Ricardo
Relativamente a crescimentos ainda é muito cedo para adiantar ou considerar o que quer que seja. Temos de esperar mais tempo e além disso não uso reactor de cálcio ou qualquer doseamento, apenas trocamos água em abundância e frequentemente. A partir de hoje passam a ser 440 litros a cada 7 a 10 dias. Vamos dar tempo e logo se verá.

Relativamente ao areão, já respondi na resposta que dei ao Rui ... inicialmente não queria colocar muita areia, mas deixei-me convencer por um amigo ... seja como for vou retirar grande parte do areão e hoje começo a fazer isso.

As Cypraea são excelentes mas é necessário estudar cuidadosamente cada espécie para não ter surpresas. Todas as espécies que aqui estão são alguivoras, algumas além disso são espongivoras e necrofagas e relativamente a este último tipo de alimentação já observei as Cypraea tigris a alimentarem-se de tecido de coral morto deixando o vivo intacto e peixes ou outros animais que tenham perecido. Esponja é um alimento avidamente ingerido sempre que disponível, por isso convém de vez em quando proporcionar às Cypraea esponja viva. De todas as Cypraea tigris são as que podem derrubar peças porque têm volume e força mas ao contrário dos ouriços, não são tão "descuidadas".
As espécies aqui albergadas são:
Cypraea tigris - 1 na lagoa e 2 no mar das gorgónias
Cypraea arabica - 3 na lagoa e 2 no mar das gorgónias
Cypraea cputserpentis - 2 na lagoa
Cypraea mauritanea - 1 na lagoa
Cypraea annulus, moneta, obvelata - já lhe perdi a conta, mas penso que são 14 na lagoa
Deverei ter mais espécies que entretanto pedi e que se chegarem mencionarei e colocarei fotografias oportunamente.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Pedro,

Continua bom como sempre, excelente selecção de peças! Quando convidas a malta para ver isso ao vivo?

Abraço
Carlos Basaloco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
nunomoreira Escreveu:
Boas,
O teu tubarão recusou-se mesmo a comer? O meu tambem fez isso durante dois dias mas depois só precisei de mudar de comida...deve ter enjoado os peixinhos congelados que lhe dava :( ...
O que é que lhe estavas a dar?
É sempre complicado perder um peixe como um tubarão, visto que são realmente algo de espetacular que só quem tem um é que sabe.
Abraços,


Olá Nuno
Quando começou a recusar o alimento tive essa sensação de que poderia não querer a carne de camarão e de facto também pode ter contribuído, mas terá de ter sido mais do que isso porque a fome apertaria e contrariado ou não acabaria por comer. Não exibia qualquer sinal externo de magreza ou desgaste, estava perfeito de aspecto só que não comia e não subsistiu e fiquei com a ideia que algo interno deve ter dado para torto. Seja como for fica a experiência e o próximo será melhor mas não vai para a lagoa, irá para o estreito abissal.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron