Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef Alcobia II

Reef Alcobia II

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/fev/2015, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Pois é amigos, isto não há 1 sem 2 :) depois de recomeçar assim de modos que a força, eis que vou iniciar um Reef de início como deve ser feito.

Agora já é oficial, conforme for evoluindo, vou actualizando o topico.

Setup

Aquário – vidro 11mm c/ traves francesas – 110x40x50 – 220L brutos 208 litros úteis
Sump - vidro 6mm – 100x30x40 – 120 litros brutos 67 litros úteis c/4 divisões (escumador, refugio, siporax,bomba retorno)
Total do sistema – 275 litros úteis
Deposito agua doce - construido dentro da sump com 25 litros
Reposição agua doce - bomba de 200L/h (made by me) (muitos sensores nivel)
Reposição – Osmose inversa 5 estágios (com muitas eletroválvulas)
TPA´s - Automatizadas, com 1 deposito de 40L no exterior da casa (made by me)
Filtração Biológica – rocha viva – 30 Kg, mais 6L de siporax
Filtração mecânica – escumador magic bubble curve 7
Substrato – 6 Kg de areia de cora
Aquecimento – duas resistencias uma de 200W e outra de 300W da Visi-Therm
Circulação – 2 jabao rw-4
Retorno – Bomba Ehein de 2000l/h
Iluminação – Calha ATI 4x39W + leds azuis de 450nm e leds de 10000k + controlador sunrise/sunset
Iluminação Sump – 1m Fita leds 4000k ( luz natural )
Filtro UV -H 13W (não sei se vou usar regularmente ou só em situações de emergência)
Controlador de TMP/LUX/PAR/KELVIN/OPR/PH/AMMONIA - seyene (ligado a internet)
Método Balling - ainda não pensei nisso


Hoje foi dia de lançar a rocha viva ao mar, (estava no meu aquario de paraquedistas) ,onde vai permanecer durante 30 a 45 dias, de modo a limpar os fosfatos e nitratos acumulados e ao mesmo tempo ganhar vida nova.

Para já ficam as fotos que nós tanto gostamos do que já está feito. Com o desenrolar do projeto irei actualizando as mesmas.

Agradeço todo o tipo de comentarios/criticas e afins :D de forma a minimizar as cabeçadas =))

obrigado a todos

Imagem
Estrutura galvanizada e zincada com pintura de esmalte branca.

Imagem
Fabrico do revestimento em painel marítimo forrado a carvalho.

Imagem
Pintura da madeira em cor wenge.

Imagem
Imagem
Unidade de comando da osmose, com controle de nivel de reposição e agua potável na cozinha sem membrana.

Imagem
O coração escondido.

Imagem
Depois de muitas horas de trabalho, eis o resultado "quase" final.
Editado pela última vez por Nelson Alcobia em 19/abr/2015, 19:17, num total de 7 vezes.
Imagem

Mensagem 24/fev/2015, 00:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Nelson Alcobia Escreveu:
Pois é amigos, isto não há 1 sem 2 :) depois de recomeçar assim de modos que a força, eis que vou iniciar um Reef de início como deve ser feito.

Eis como vai ser,
Aquario de 110x50x40 , sump 100x40x30,
escumador um TMC vskim 600,
bomba retorno EHIEM compact + 2000,
bomba circuladora JVP de 3000L/h + uma new wave de 1400L/h.
Iluminaria 2 T5 de 10000K + 2 T5 blue (qualquer coisa) sorry não estão comigo neste momento.

Agora as dúvidas e ajuda de quem sabe muiiiitoooo mais que eu, quero fazer um layout sem muita rocha dentro do aquário, criar uns refúgios para os habitantes, mas nada de exagerado, posso usar o espaço em volta do skimer para colocar a rocha ?
Devo usar cerâmica ? Quantidades ?
Na sump posso usar aquela lã branca para cultivar ?
Outra questão em relação ao aquário, a saída da sump deve sair a queda de água, ou do lado oposto ?

Existem umas quantas mais ....mas para já chega :)
Obrigado a todos desde já !


Boas,

Epah eu muiiitooo nao percebo mas percebo o basico e sem esse basico a coisa complica..

O que queres dizer com rocha a volta do skimer?
Se vais ter sump o skimer tem de ir para a sump porque ela serve para guardar os equipamentos tal como para ganhar mais litragem..

Tenta ver loyouts que gostes e tira ideias, igual nunca fica mas ajuda bastante e hoje em dia é tudo mais facil com o google..
Podes usar lã branca mas tens que estar constantemente a mudar para nao acumular detritos e tens os filter bags que fazem melhor serviço mas mesmo assim convem lavar no minimo 1 vez por semana.

A ceramica é irrelevante pois a varias opinioes, eu por exemplo uso 2 litros para 350litros e nao sei se chega ou se é demais mas penço que ainda ninguem saiba.

Tenta pesquisar mais ainda e vai pondo aqui as questoes que alguem ade opinar..

Boa sorte

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 24/fev/2015, 00:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Carlos Resende Escreveu:

A ceramica é irrelevante pois a varias opinioes, eu por exemplo uso 2 litros para 350litros e nao sei se chega ou se é demais mas penço que ainda ninguem saiba.




Sabe sabe ... a Sera recomenda 1l de siporax por cada 200l de água. Mas toda a gente usa geralmente 1l de siporax por cada 100l de água!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/fev/2015, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ...

Carlos Resende Escreveu:

A ceramica é irrelevante pois a varias opinioes, eu por exemplo uso 2 litros para 350litros e nao sei se chega ou se é demais mas penço que ainda ninguem saiba.




Sabe sabe ... a Sera recomenda 1l de siporax por cada 200l de água. Mas toda a gente usa geralmente 1l de siporax por cada 100l de água!

Abraços,
Rui


Obrigado Rui, estamos sempre a aprender..

cumpr

Mensagem 24/fev/2015, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
E se for a mais? Prejudica?

Mensagem 24/fev/2015, 01:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vitor Pedroso Escreveu:
E se for a mais? Prejudica?


Acho que só a carteira ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/fev/2015, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
E se for a mais? Prejudica?


Acho que só a carteira ...


ISTO!

Mensagem 24/fev/2015, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Obrigado a todos, pelas vossas opiniões, em relação ao escumador, o que acham, bom, mau , assim assim :)
Imagem

Mensagem 25/fev/2015, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Em relação ao escumador , os tmc nunca foram muito famosos , nao consegues pelo menos ir para um nac ??

Em ralação ao layout tens ai muitos layouts bons no forum , uma ideia daqui outra dali depois com o toque do teu gosto e vais ver que nao custa nada .. alguma coisa o pessoal também ajuda ...

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/fev/2015, 22:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boa noite,
obrigado desde já pela vossa ajuda, entretento já existem alterações, e no seguimento do conselho do Paulo Oliveira, manten-se o vidro ( medidas ) o escumador vai ser o Bubble Magus Curve 5 ou 7 ( será que o 5 chega ?) tendo em conta que o aquario e sump completamente cheios de agua vão ter 310L , tirando talvez 60L para rocha e meia sump, apontamos 250L !

Entretento ando a namorar uma calha t5, que queria modificar para criar o sunrise/ sunset, tenho os balastros eletronicos dimmaveis, tenho o arduino ... falta me o resto :D
já andei a ler por aqui uns Diy´s, mas de coisas muito completas/complexas, quero só mesmo ligar o arduino aos balastros.
Alguem fez alguma coisa identica ?

aquele abraço a todos ;)
Imagem

Mensagem 26/fev/2015, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
eu iria para o nac 7 o 5 fica muito ha pele.

em relaçao ao arduino eu fiz numa calha T5 mas sem a parte dimable posso te explicar ou arranjar o codigo.
para a parte dimable tens de usar a o PWN para conseguires que ele va ligando. tens a referencia ou as specs dos teus balastros ?

Mensagem 26/fev/2015, 12:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Boa noite,
obrigado desde já pela vossa ajuda, entretento já existem alterações, e no seguimento do conselho do Paulo Oliveira, manten-se o vidro ( medidas ) o escumador vai ser o Bubble Magus Curve 5 ou 7 ( será que o 5 chega ?) tendo em conta que o aquario e sump completamente cheios de agua vão ter 310L , tirando talvez 60L para rocha e meia sump, apontamos 250L !

Entretento ando a namorar uma calha t5, que queria modificar para criar o sunrise/ sunset, tenho os balastros eletronicos dimmaveis, tenho o arduino ... falta me o resto :D
já andei a ler por aqui uns Diy´s, mas de coisas muito completas/complexas, quero só mesmo ligar o arduino aos balastros.
Alguem fez alguma coisa identica ?

aquele abraço a todos ;)


Boas, Sim.
Procura pelo post do João Alves.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/mar/2015, 13:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Olá, sai mais uma dúvida para a mesa do canto, (as minis estão no frio :) )
Estou a fazer a minha sump, estava a pensar nas seguintes medidas, 100x30x40 , dividida da seguinte forma, 40+25+5+30 ou seja 40 para filter bag e escumador ( NAC 7 ), 25 para o refúgio , 5 para a siporex, 30 para bomba de retorno.
Que acham da divisão ? O que mudavam ?

Obrigado desde já pela vossa ajuda ;)
Imagem

Mensagem 02/mar/2015, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Cucu, por aí alguém ?
Imagem

Mensagem 03/mar/2015, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Bom, como não há respostas, vou avançando, as fotos estão para breve :)
No Algarve onde posso comprar rocha viva nova ?
Como distinguir rocha boa nova e rocha "dos chineses"' ?

Tenho andado a ler, uns dizem que tem de estar bem rosa, outros dizem que não tem aver ... Afinal a rocha nova, vem seca ou já vem molhada ? Confusão total na minha cabeça :(
Imagem

Mensagem 03/mar/2015, 22:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Olá, sai mais uma dúvida para a mesa do canto, (as minis estão no frio :) )
Estou a fazer a minha sump, estava a pensar nas seguintes medidas, 100x30x40 , dividida da seguinte forma, 40+25+5+30 ou seja 40 para filter bag e escumador ( NAC 7 ), 25 para o refúgio , 5 para a siporex, 30 para bomba de retorno.
Que acham da divisão ? O que mudavam ?

Obrigado desde já pela vossa ajuda ;)


Não faças uma divisória por causo do siporax. Usa a mesma do retorno.

Abraço
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2015, 22:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Bom, como não há respostas, vou avançando, as fotos estão para breve :)
No Algarve onde posso comprar rocha viva nova ?
Como distinguir rocha boa nova e rocha "dos chineses"' ?

Tenho andado a ler, uns dizem que tem de estar bem rosa, outros dizem que não tem aver ... Afinal a rocha nova, vem seca ou já vem molhada ? Confusão total na minha cabeça :(


Rocha no Algarve não faço ideia.

Há lojistas que colocam a rocha viva dentro de depósitos de cíclagem e por isso estará sempre dentro de água.

Agora quando compras uma caixa geralmente vêm húmida a rocha e não seca. Seca significa que já morreu tudo.

Para transportares podes tirar a rocha de água e embrulhar em papel de jornal.

Quanto à coralina ... Tem ou não tem é indiferente e não te diz nada em relação à qualidade da rocha.

Procura por peças leves e porosas ...

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2015, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Idade:
Na loja peixe100escamas costuma ter rocha viva. Em Vale Carro ou Branqueira.

Mensagem 03/mar/2015, 22:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nelson Alcobia Escreveu:
Olá, sai mais uma dúvida para a mesa do canto, (as minis estão no frio :) )
Estou a fazer a minha sump, estava a pensar nas seguintes medidas, 100x30x40 , dividida da seguinte forma, 40+25+5+30 ou seja 40 para filter bag e escumador ( NAC 7 ), 25 para o refúgio , 5 para a siporex, 30 para bomba de retorno.
Que acham da divisão ? O que mudavam ?

Obrigado desde já pela vossa ajuda ;)


Não faças uma divisória por causo do siporax. Usa a mesma do retorno.

Abraço
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk


Olá Rui,
Estava a pensar em fazer uma divisória entre o refúgio e o retorno em que a água ia cair por cima da siporex e sair por baixo para a divisória da bomba de retorno. Assim obrigava a água passar toda pela siporex ;)
Achas que não vai funcionar ?
Imagem

Mensagem 08/mar/2015, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Help 3,
Amigos para um Aqua de 300L aproximadamente, com pouca rocha viva, não tenho ideia do peso, mas só mesmo a necessária para criar alguns refúgios para os habitantes, será que 6 ou 7 litros de siporex chegam ? Junto a 10kg de areão coisa menos coisa.
Editado pela última vez por Nelson Alcobia em 11/mar/2015, 14:58, num total de 1 vez.
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron