Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef da Quinta do Anjo :P

Reef da Quinta do Anjo :P

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/jun/2012, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ora bem pessoal,

Desta é que é... Como alguns(os que me conheçem) sabem, mantenho um reef de 240lt(+/-) e vários discus entre casais e afins.
Esta semana estive de férias e já tinha feito algumas tentativas de largar o vicio dos discus, desta é de vez, já tenho os discus todos vendidos e com isso consegui fazer dinheiro para um upgrade no Salgado, o objectivo a futuro é ficar só com um salgado.
De momento tenho, desde Setembro, um reef de 120X40X50, com uma sump de 30X30X35(muito curta... eu sei).

Ora como as férias tem destas coisas, e tempo em demasia para pensar no que não se deve :P, decidi fazer um upgrade, e já encomendei o aqua e estou em negociações pela estrutura!

O novo setup terá:
Aqua - 130X55X50
Sump - Ainda não está fechado mas será algo com 80X40X40(Não pretendo refugio)
Escumador - Deltec TS1250(Vou aplicar mesh no rotor de agulhas para melhorar as bolhas e consequente escumação)
Iluminação - ATI Sunpower 4X54W
Circulação - Hydor Koralia Evo 5200lth + Sun Sun 3000lth(A substituir por outra koralia evo 5200 assim que o orçamento permita)
Retorno - 1400lt/h
RV - cerca de 40kg que tenho no aqua actual e mais uns 10kg de Rocha morta que comprarei para juntar a esta.

O meu grande handicap era o hardscape... com 40cm é muito curto, e a... sump... com muito pouca superficie de contacto com a água, é dificil conseguir baixar nitratos... o aqua não está sobrelotado, tem um ocellaris, 1 naso, 2 cirurgiões, um anjo anão(bicolor) um lysmata, equipa de limpeza e uma meia duzia de corais(cerca de metade são frags...).
Como tal... não me parece motivo para nitratos tão altos(alimentação uma vez por dia.

Bem um dos problemas que enfrentamos é precisamente a mudança!
Assim que chegar o novo tanque, de que forma posso fazer a mudança? posso fazer directa ou deve ser um processo gradual?
Não estava com vontade nenhuma de ter dois tanques na sala...
Será que posso colocar RV e vivos em recipientes e depois retirar o aquario velho e colocar o novo?

Opiniões agradecem-se...

Obrigado.

Mensagem 15/jun/2012, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Ja fiz uma mudança de 200 para 400 litros e a única coisa que não aproveitei é a areia.
Se o sitio não for o mesmo é so tirar os vivos a medida que vais despejando o aqua.
Se for o mesmo sitio tens de tirar tudo para baldes e aproveita o maximo da agua que puderes.Esta altura do ano é boa pois não tens problemas de temperatura,mete a rocha morta debaixo da que ja tens para não ficar logo cheia de algas.
A mudança é direta e o no mesmo dia.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 15/jun/2012, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

Vejo que finalmente vamos ter ai um salgadinho com uma sump nova e com material para bombar .. ;) ;) ...

Na minha opinião e eu sei que me vão dar na cabeça ,mas conhecendo o aquário anterior e visto que tinhas problemas com algas, eu não metia nada do antigo no novo ... começava tudo de novo, no meu entender o problema que tinhas de nitratos vem na rocha ... ou seja a rocha devia estar carregada de porcaria e começo a largar ia no aqua e continua ...
Na minha opinião escolhias as rochas que querias passar para o aqua novo , lavavas bem com água doce , lavar a pressão mesmo para tirar a porcaria , e deixava 3 semanas em água de osmose com TPA no recipiente onde elas tiverem de 3em 3 dias ou de 4 em 4 dias ... isto era o quer eu fazia para a rocha largar todos os nitratos e fosfatos que tenha ...

Depois começavas um novo ciclo no aqua , com bactérias e com a rocha nova(morta) , água do mar e siga ... (mais uma vez isto era o que fazia) ... quanto aos peixes , nem que os metas num cubo , que certamente ai tens , com uma ou duas rochas o areão do aqua velho ... e não precisavas de ter dois aquas na sala , metias essa la em baixo onde tinhas os discus , nem que fosse com um escumador dentro do próprio aquário ...

pensa nisso amigo ... na minha ideia era a melhor coisa que fazias para te livrares desses nitratos ...
Just My 2 cents ...

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 15/jun/2012, 18:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Nuno, a questão que o Paulo levantou é importante. Tinhas problemas de nitratos crónicos? Sabes ou tens ideia da razão?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 15/jun/2012, 21:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Sem duvida o nitrato é um grande problema quando fora de control, eu colocaria areia e mesmo a rocha "nova".
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 15/jun/2012, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Sem duvida que os nitratos são neste momento um problema crónico... estão a cerca de 30mg/l... Já fiz vodka sem mais nada, depois fiz vodka com microbacter 7, já escovei a rocha toda, já pus os animais de dieta(Só comiam uma vez de 2 em 2 dias), já mudei o escumador(Mudei de aquamedic para deltec sobredimensionado)... enfim, imensas tentativas e a realidade é que não deu em nada...
Ultimamente notei uma ligeira melhoria nas algas(depois do vodka com MB7) mas nada de muito significativo... A ultima tentativa(ontem) foi uma dolabella auricola, contudo os nitratos continuam na mesma...

Provavelmente vou mesmo lavar a rocha toda e recomeçar... fico com algum receio por causa dos corais, que apesar de não serem muitos ainda me vão alegrando os olhinos :)

Não estou com orçamento para por rocha nova, como tal, tenho algumas pedras que acho que estão boas(uns 5/6kg) e eventualmente aproveitaria essas e as outras re-curava de novo(passa a redundancia). Aproveito também o areão que á partida não teria nitratos, certo? nunca li nada sobre areão com nitrato mas ainda assim não sei...

Mais coisas a fazer...
-Colocar Durso, para minimizar ruidos;
-Mandei vir um Arduino e vou brincar só com uma bomba peristaltica, se correr bem monto 5...3 para balling light, uma para reposição automática e uma terceira para algum tipo de doseamento necessário;
- Comprar mais uma Hydor koralia evo 5200(Estou muito satisfeito com a que tenho actualmente por isso, fico com uma em cada ponta do tanque), as MP40 ainda estão fora dos meus planos... eventualmente a futuro...;
- Ainda estou a ponderar a aquisição de um seneye, mas só depois da actualização...;

E é só isto, se correr bem, creio que em breve posso começar a postar fotos ;)
Entretanto ficam umas do reef actual...
Geral:
Imagem
Imagem
Alguns corais e frags:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou actualizando á medida que for evoluindo.

Abraço.

Mensagem 17/jun/2012, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ora Bem...

Como só devo receber o tanque novo lá para meio de Julho, vou por mãos á obra e começar do '-1' :P

Vou arranjar rocha morta meia duzia de kg e colocar num recipiente com agua do aquario e uma bomba de circulação durante algum tempo, para ver se aquilo coloniza por forma a que quando chegar o tanque novo, tenha algo para começar enquanto a rocha viva actual, leva o tratamento de choque e cura.

O Objectivo é transferir o aqua actual para a cave, onde tenho mais espaço(Pintar a sala entretanto por imposição da Maria...), montar o tanque novo com agua(do mar), areia nova e a meia duzia de kg que tenho(vou ter) preparados.

Aos poucos vou retirando algumas peças do aqua antigo tratando e colocando no aqua novo, até que a transfega fique toda feita.

Quanto aos vivos, a ideia é ir transferindo os vivos aos poucos, numa percentagem que seja mais ou menos equivalente á rocha que for entrando(com muita calma naturalmente.
No final a Areia será toda lavada e servirá para top-of da actual.

Abraço.

Mensagem 19/jun/2012, 03:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Parece que vais no bom caminho .? So um reparo amigo, não metas a rocha com agua do aquario , mas sim com água do mar ...
Ou então uma vez que vais meter o outro aqua la em baixo , mete a rocha toda morta no aqua novo e começa o ciclo de novo e com calma ... Eu do aqua antigo so aproveitava os corais peixes, e a rocha depois de bem lavada e morta ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/jun/2012, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Obrigado Paulo,

A água seria sempre do mar, porque arranjar 400lt de água... daria um balurdio só em sal para o aqua... Sem contar com mais de 1m cubico de água para fazer a osmose :(
Como moro a cerca de 20km do portinho da arrábida, levo os bidons e nem que tenha que fazer a viagem 2 vezes consigo encher.

O que mais me está a custar é fazer o ciclo de novo...a paciência ás vezes encurta. Mas vai ter que ser... estou farto de algas!!!
A Rocha estava a pensar tratá-la com uma solução de Osmose e Vinagre para limpar tudo e depois curá-la durante umas duas semanitas, e em seguida juntar uma pequena peça de Rocha viva para ir curando durante mais umas semanas.

Por outro lado, e não sei se é de partilhar os meus problemas, começo a notar que as algas estão a começar a retrair-se... ontem cheguei a casa e estive a analisar "á Lupa" e algumas rochas que tinham algumas algas, ontem estavam bastante mais limpas... por outro lado, ontem vi os cirurgiões a bicar muito mais na rocha que o costume... Bom sinal? Mau Sinal... pois não sei...Mas de facto parece que as algas estão a melhorar, independentemente disto devo mesmo proceder á renovação da rocha.

Tks Again.

Nuno Dinis.

Mensagem 22/jun/2012, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ora vamos lá de novo...

O Aqua já está em casa á espera da estrutura :P
Então vou pedir-vos ajuda para o tratamento da Rocha... Para já vou retirar 2 ou 3 pedras que tenho no aqua principal, e comprar mais umas 2 ou 3 de Rocha morta para começar a trabalhar no novo aqua.

O Tratamento que vou fazer ás rochas é:
- Durante 2/3 dias, vou deixá-las numa solução de água e vinagre(1:1), com uma powerhead lá dentro para limpar a rocha que tenho no áqua e limpar também a rocha nova que vou comprar.
- Em seguida deixo durante uma a duas semanas(Até as medições indicarem 0 de poluição(sobretudo nitratos e fosfatos) em água de osmose, com TPA's diárias.
- Coloco as peças em água salgada(ainda no recipiente) durante mais uma semana e adiciono uma rocha do aquario velho, ou compro um pequeno pedaço de RV para colonizar a rocha morta, com TPA´s, Termostato(depende da temperatura), Powerhead e escumador, eventualmente dia sim dia não tenho que alimentar as bactérias com alguma comida por forma a que estas não morram.
- Monto o Tanque novo, e começo a ciclar, introduzindo a rocha previamente tratada!
- Aos poucos, vou tratando o resto da RV do tanque antigo pelo mesmo método e passando para o novo, junto com alguns peixes(Vai ser um processo delicado a transferência de peixes e corais...e tem que ser gradual, junto com a a rocha...)!
- Quando tiver o novo áqua relativamente estabilizado vão os corais...que ficarão no antigo(até porque não tenho duas calhas que possam suportar corais em dois aquas...), Os moles(discus e afins) vou passá-los junto com os peixes aos poucos. Os duros, só mesmo depois de ter certezas...

Ajudas, criticas e opiniões são bem vindas.
Abraços.

Mensagem 02/jul/2012, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Mais umas novidades...

Na 6ª Feira fiz a mudança do aqua antigo para a cave, e pelo caminho perdi um Pictichromis paccagnellae e uma acropora... de resto aguentou-se tudo.
Já tenho a canalização toda pronta a montar, e o aqua novo em stand by e a aguardar pelo móvel...
A rocha morta que comprei e mais umas peças de rocha viva estão a limpar ainda antes de começar a curar.
Esta semana entram em processo de cura...
Curiosamente as algas ainda na semana passada começaram a retrair...o aqua ficou sem algas, apesar de ainda ter nitratos elevados. Acho que sei a explicação...

Ao adicionar Vodka, tem aparecido cyanos, e as cyanos são muito boas a consumir nutrientes, e mais depressa que as algas filamentosas, como estas deixaram de ter alimento, pararam de crescer e os cirurgiões conseguiram dar conta das que sobraram.
Ou seja... mais um metodo excelente para exportar nitratos e fosfatos do sistema...as cyanobacterias, se quando da TPA conseguirmos fazer uma aspiração razoavel, elas voltam a multiplicar-se e a consumir nutrientes. Fica a ideia aberta a discussão.

Vou tentar tirar fotos do tanque novo para postar fotos... afinal o pessoal gosta é de fotos ;)

O Tanque antigo... está sem algas, também posso tirar umas fotos para mostrar a diferença. Os Zoanthus estão mais abertos que nunca, mas desconfio que estará relacionado com a TPA de 30% com água do mar, aquando da mudança do tanque para a cave...

A Verdade é que me parece que estou no caminho certo, e espero dentro de uma ou duas semanas começar a postar fotos do tanque novo já montado e a funcionar.

Abraços.

Mensagem 02/jul/2012, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Nuno, já experimentaste vinagre em vez de vodka? Muito menos propenso a favorecer o crescimento de cianos.

Elas saõ de facto excelentes a consumir nitratos e fosfatos, mas mesmo que não te importes que elas lá estejam e mesmo que as aspires com TPA, elas continuam a aparecer porque tens nitratos e fosfatos a mais. E a médio, longo prazo isso pode ser um problema...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 02/jul/2012, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

é verdade o pessoal gosta é de fotos, mostra la ai umas fotos desses aquários, quanto as algas, todos passamos por isso, eu ando agora a passar por uma praga de dinoflagelados, mas com tempo e calma vai-se resolver ...



Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/jul/2012, 16:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nuno... tantos problemas com os nitratos, já verificaste/testaste bem a tua água de osmose? Tens a certeza que não vem dai a tua luta? Apenas outra hipotese...

Mensagem 02/jul/2012, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Pois... Eu entendo o ponto dos nutrientes e das cyanos, o problema é que ainda não consegui perceber o porquê de tantos nitratos e fosfatos...
A água de osmose poderia ser um factor, de facto, a ultima vez que medi o total de sólidos dissolvidos estava com 10ppm, eu sei que é ligeiramente mais alto que o recomendado, mas não me parece que o problema venha daí...

O Escumador poderia ser outro problema, mas fiz um upgrade para um Deltec e a realidade é que o vejo a escumar bem, a Sump é pequena(do aqua actual) e o tempo de contacto com a água(do escumador), acaba por não ser muito por esse motivo, mas a realidade é que ainda agora coloquei agua do mar e ao fim de um dia tinha o copo cheio de porcaria... por norma leva uns 5 dias a "encher", ou seja, tudo aponta para que o problema possa estar na RV que vai libertando nutrientes.

Quanto ao Vinagre, ainda não testei, optei pelo vodka por ter algum receio de uma queda brusca de PH(por causa do vinagre), mas não deixa deixa de ser uma boa possibilidade...

De momento não vou testar, vou manter a vodka por mais um mês e depois começo a passar os vivos para o aqua novo e o antigo é para desmantelar. No novo vai levar tratamento da RV(do antigo) toda ou quase, a Morta já está em tratamento, tenho cerca de 6kg que tenho em tratamento, e brevemente vou adicionar uma pedra de RV num tanque só com água, escumador e sem termostato(a água na minha cave está por volta dos 24º), para começar a colonizar a morta.
Com o novo tanque espero não vir a ter tantos problemas... vamos ver se consigo...
E dessa forma ir fazendo o tratamento gradual e passagem dos vivos ao mesmo tempo.

Abraço e obrigado a todos.
Quanto á osmose, provavelmente vou comprar uma nova(fica mais barato que comprar filtros e membrana).

Mensagem 02/jul/2012, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Nuno, eu realmente apostava mais nessa rocha estar a soltar nitratos e fosfatos que acumulou ao longo dos anos...

O ideal era trocares essa rocha por "fresca"...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 02/jul/2012, 22:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

Boas

Fica a minha opinião

Eu passava toda essa rocha por uma máquina de pressão muito bem lavada por água doce
Deixava a secar ao sol durante uns dias e depois usava no aquário
A rocha em apenas semanas esta completamente colunizada como se fosse nova
O problema é que com o tempo a matéria orgânica fecha completamente todos os poros da rocha só libertando fosfato e nitrato
Eu toda a rocha proveniente de aquário que chega a loja eu lavo muito bem com uma máquina de pressão antes de vender de novo

Certo ou errado é a minha ideia




Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 03/jul/2012, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Olá Carlos,

é precisamente isso que estou a fazer, já fiz a 6kg de Rocha morta que comprei, em seguida passei por vinagre(2 Dias numa solução de 1:1).
Á Rocha Viva que tenho lá, vou aproveitar um bocadito para começar a colonizar a Rocha Morta e vou fazer isso á RV que tenho no aqua actual, tenho é que ver se consigo um ponto de equilibrio para poder ir passando vivos para o tanque novo e ir retirando rocha do tanque antigo para tratamento :S
Vamos ver se o consigo fazer sem grandes problemas...

E Depois recomeçar de novo.

A ver se hoje consigo tirar umas fotos do tanque para colocar. De momento ainda só tenho o tanque, o móvel está em fase de acabamentos, e só o devem entregar na próxima semana.

Obrigado a todos.

Mensagem 09/jul/2012, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Ainda que seja pouco, cá vão umas fotos do tanque novo, já no sitio definitivo, mas ainda sem nada, até está coberto com plástico.
Imagem
Imagem

São tiradas com o telemovel... Mas já dá para ter uma noção do aqua.

Vou colocar vinil azul no vidro de trás. O Rapaz vai ter duas ilhas, mas mais simples, sem grandes efeitos especiais, só preciso que me ocupem o espaço razoavel e permita a colocação de corais.

Vou actualizando á medida que for avançando, que segundo as minhas contas até ao final do mês estará a funcionar.
Falta-me montar a canalização(que já tenho tudo por casa, falta cortar, colar e enroscar).
Coloca uma divisória na nova sump(55X35X50), vai levar uma divisória a 12,5cm para ficar com a bomba num lado e o escumador no outro, e o outro lado fica aberto. Só Escumador e bomba de retorno, eventualmente vou colocar um reactor de nitratos, mas só depois de perceber se tenho ou não nitratos no tanque novo.

Abraço.

Mensagem 12/jul/2012, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Amigo ...

ainda nao tinha tido oportunidade de comentar, apesar de ja ter visto as fotos novas, isso está com muitooo Bom ar , estou a gostar do que vejo , agora falta pendurar a calha ...

vê la se das um "speed up" na "coisa para a malta ver isso com água ...

abração Amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron