Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef da Quinta do Anjo :P

Reef da Quinta do Anjo :P

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/jul/2012, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Pois... Ontem já pus agua na coluna seca para testar as tubagens e está impec.
Quanto a encher, a ver se lá para 6a consigo, só tenho bidons para transportar uns 150lt... Precisava de arranjar mais uns para não andar a fazer piscinas ao portinho... Entretanto ando a estudar a forma que vou dar á rocha, gostava de umas coisas mas teria que por um suporte a segurar a rocha... Vamos ver.

Abraço.

Mensagem 14/jul/2012, 20:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Então e as fotos???? :-w :-w :-w

Mensagem 18/jul/2012, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ora bem...

Cá vão mais umas fotos com tlm... ainda não merece usar a nikon para tirar fotos(alem da chatice que dá, tirar a máquina, passar para o PC, fazer resize... enfim, para já é só mesmo qualquer coisita...).
Ontem coloquei 10kg de areia e a rocha que tinha em tratamento, e já tratada, só para dar alguma visão do que vai nascer... Queria colocar um plate a fazer "sombra", mas não me apetece colocar tubos por dentro da rocha e não sei se com epoxy vai ser suficientemente forte...

Ontem tentei colocar vinil no vidro traseiro, mas fiz uma bela "bosta"... e tive que or retirar...
Opiniões... Fica melhor com o Vinil Azul ou com o fundo em beje(cor da parede), não vai perder no realçe da cor se for beje?

Cá Vai...
Imagem
Outra
Imagem

Outro tema... pelas minhas contas esta "ilha" tem cerca de 6/7kg de Rocha, a outra será um pouco maior mas ainda assim não me parece que terá mais de 12/13kg... Estou a ver se ainda consigo colocar 3/4kg de Rocha na Sump, mas ainda assim, será que os 25kg(+/-) serão suficientes, tendo em conta que o tanque terá cerca de 320lt Brutos + uns 30/40lt de sump?
Não pretendo DSB, a areia ficará a cerca de 2/3cm de altura, talvez faça uma DSB na coluna seca com uns 10cm de alto(ainda estou na duvida). Vou colocar cerca de 2lt de siporax na sump, também...
O que acham? será suficiente?

A Ilha está com uma altura de cerca de 20/25cm(a meio, portanto), acham que devo subir mais para os SPS? a Calha é uma ATI Sunpower de 4X54W.

Espero que gostem e vou tentar "speedar" isto!

Como sempre, sugestões são bem vindas...

Mensagem 18/jul/2012, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Não existe uma quantidade de rocha especifica para x litros de água. Mas sou apologista de ver aquários com pouca rocha =)

Podes colocar menos ou mais rocha, depende do layout que pretendes e do que queres no futuro. Rocha na SUMP eu não meto porque suja-me a sump toda, e manda detritos para o aquário.

1 Abraço ;)

Mensagem 18/jul/2012, 14:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
NunoDinis Escreveu:
Ora bem...

Cá vão mais umas fotos com tlm... ainda não merece usar a nikon para tirar fotos(alem da chatice que dá, tirar a máquina, passar para o PC, fazer resize... enfim, para já é só mesmo qualquer coisita...).
Ontem coloquei 10kg de areia e a rocha que tinha em tratamento, e já tratada, só para dar alguma visão do que vai nascer... Queria colocar um plate a fazer "sombra", mas não me apetece colocar tubos por dentro da rocha e não sei se com epoxy vai ser suficientemente forte...

Ontem tentei colocar vinil no vidro traseiro, mas fiz uma bela "bosta"... e tive que or retirar...
Opiniões... Fica melhor com o Vinil Azul ou com o fundo em beje(cor da parede), não vai perder no realçe da cor se for beje?

Cá Vai...
Imagem
Outra
Imagem

Outro tema... pelas minhas contas esta "ilha" tem cerca de 6/7kg de Rocha, a outra será um pouco maior mas ainda assim não me parece que terá mais de 12/13kg... Estou a ver se ainda consigo colocar 3/4kg de Rocha na Sump, mas ainda assim, será que os 25kg(+/-) serão suficientes, tendo em conta que o tanque terá cerca de 320lt Brutos + uns 30/40lt de sump?
Não pretendo DSB, a areia ficará a cerca de 2/3cm de altura, talvez faça uma DSB na coluna seca com uns 10cm de alto(ainda estou na duvida). Vou colocar cerca de 2lt de siporax na sump, também...
O que acham? será suficiente?

A Ilha está com uma altura de cerca de 20/25cm(a meio, portanto), acham que devo subir mais para os SPS? a Calha é uma ATI Sunpower de 4X54W.

Espero que gostem e vou tentar "speedar" isto!

Como sempre, sugestões são bem vindas...



Boas,

DSB na coluna seca não. Não te metas nisso. Se quiseres mais depressa cortas a parte de cima de um garrafão de 5 litro e fazes dentro desse garrafão na sump. Se tiveres problemas tiras o garrafão e está feito.

Se ainda por cima vais meter siporax na sump, então não atulhes o aquário de RV.

Se não consegues colar vinil ... esquece. tens mesmo papel próprio para isso que "adere" sem colar ao fundo do aquário. TEm a vantagem de se te fartares do azul podes sempre colocar preto ou outra qq.

Agora um conselho .... "speedar" é que não. Faz as coisas com calma.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jul/2012, 03:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Nuno ...

Estou a ver que issovai no bom caminho , agora ha ai umas ideias que andam "trocadas" nessa cabeça :D :D
Pouca rocha ,ok , siporax na sump , ok, rochamviva na sum e dsb esquece , como ja foi dito a rocha na sump so serve para acumular detritos, e a dsb é uma autentica bomba relogio l mais cedo ou mais tarde vais ter problemas com ela, por isso ma ,imha opiniao apostava no keep it simple amigo ...

Abraço , e cuidado com as pressas ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/jul/2012, 10:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Eheheheh,

O speed era só para a montagem e encher o tanque com água, o resto é calminha...
Quanto á RV na Sump, era para aumentar a capacidade de filtragem, mas tendo em conta os vossos conselhos, é para esquecer!
Quanto á DSB na coluna seca era mais uma forma para eliminar nitratos... mas também sei que pode ser uma Bomba...O objectivo seria trocar a areia anualmente, mas por outro lado, ao trocar a areia, estou a reduzir as bactérias e entra de novo em ciclo...

Stick to Siporax ;)
Ontem estive a ver as diferenças entre a ceramica normal e Siporax e de facto parece muito grande, como tal vai mesmo siporax.

De resto cá vai andando, a ver se amanhã vou recolher alguma água para colocar no áqua(tenho que ir pelo menos 2 vezes á recolha, portanto tem que ser aos poucos), coloco os 150lt, e depois vou buscar no Sábado(dia terrivel por causa da quantidade de gente que deve ir para a praia...) mais 150.
O que deve dar para encher, nem que tenha que fazer o resto da água com sal.

Ontem chegou o locline da china, muito rápido, menos de uma semana! e parece razoavel, vamos ver como se comporta com a pressão da bomba a descarregar.
A ver se no fim de semana, já consigo tirar umas fotos com o tanque com água!

Muito obrigado!

Abraço.

Mensagem 19/jul/2012, 12:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Acredita , pelo que tenho ouvido a DSB é mesmo uma bomba Relógio ...

Quanto a água , tenta ir mais ao fim do dia , sempre está menos gente ...

Lock Line da china ?? podias ter dito amigo, arranjo aqui em cima muitooo Barato e dos pretos , e têm todos os acessórios e a um preço brutal, de qualquer das formas , isso aguenta bem a pressão ...

Vai continuando a trabalhar nisso e vai mostrando umas fotos para o pessoal ver ... e não te esqueças de fotos da parte técnica .. ;) ;)

Quanto ao vidro de traz , já pensaste em pintar o vidro ??

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/jul/2012, 16:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Pois,

Começei a investigar e os preços de que o pessoal falava era de 60€ o metro... mandei vir da china o kit completo por menos de 6€ e comprei na 6ª e chegou ontem!!! isto está cada vez mais rápido...

Para o Vidro, já encontrei vinil um pouco mais grosso, igual ao que tenho no outro tanque e que é muito mais facil de aplicar, ontem cheguei tarde e não consegui colar, mas hoje em principio devo conseguir colar, não queria pintar... com vinil da para mudar o look se for necessário...

Até a Maria já anda farta de me chatear a pedir para por água no aqua ;)
Tenho lá mais 4kg de Areia a ver se os lavo hoje e ponho no tanque, depois vou arranjar um bocado de água salgada para lavar um bocado da areia que lá tenho, e aproveitar para colocar no tanque sempre ajuda a iniciar o ciclo.

Abraço.

Mensagem 19/jul/2012, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
60€ o metro ... irra ... comprei o meu aqui em cima a 20 e poucos euros o metro ... :D :D

Mas por acaso andei a ver também esses da china, antes de comprar aqui ...

Mete água nisso, dá la essa alegria a maria ;) ;) ..


Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/jul/2012, 18:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Nuno,

Uma vez que a coluna seca ficou em preto, idealmente colocarias um fundo de vinil também preto. Assim tudo fica homogéneo e "camuflado". ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/jul/2012, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Nuno,

Uma vez que a coluna seca ficou em preto, idealmente colocarias um fundo de vinil também preto. Assim tudo fica homogéneo e "camuflado". ;)


Pois, de facto fazia sentido... mas gostei mais do azul com o preto, sinceramente o preto acho que dá um ar muito escuro ao tanque...Mas obrigado de todas as formas.

E novidades!!!
Enchi o tanque no fim de semana, depois de duas idas á água e acabei de colocar em funcionamento ontem com cerca de 60lt de água salgada que fiz em casa.
Para ciclar tenho uma SunSun de 3000lt e o retorno da sump, ainda tenho as outras bombas em uso no outro tanque, portanto vou ter que me desenrascar até começar a transfega dos vivos para o tanque novo

Tirei uns 3kg de areia do outro tanque e umas peças pequenas de RV para começar a colonizar o novo, á mistura foram uns copepods que ainda por lá andavam ontem de saude aparente, tudo muito bem lavadinho com água salinada e pumba para dentro do tanque, pode ser um risco, mas não tenho muita margem para esperar 2 meses para acabar o ciclo :( e como foi pouca coisa, acho que não corro riscos, até porque a unica praga que tinha/tenho no tanque antigo eram... nitratos.

Primeiras impressões...
- O Durso funcionou muito bem! Faz mais barulho a bomba de retorno(e que é muito pouco) que propriamente a água a sair do tanque e a entrar na Sump;

- A Sump é muito alta e deixa-me cerca de 15cm para mexer dentro dela... estou a ver se arranjo uma só com 40cm de alto, tendo em conta que os 50 são de facto muito altos...permitindo assim uma margem de manobra de 25cm, o que me parece razoavel.

- O LocLine dos chineses... funciona, mas ainda pinga entre algumas das junções...pois...é material barato portanto... não se pode pedir muito... Mas funciona e com o tempo espero que ganhe algum sal nas juntas e faça de vedante :P

O Tanque ficou mais silencioso que o antigo que era algo que sinceramente eu não esperava... nem sei se vou tapar a traseira do móvel com roofmate tendo em conta o pouco barulho do sistema.

Próximas aquisições provavelmente vai ser um auto top off da TMC, pelo menos para as férias será bem vindo, uma vez que a evaporação deve ser bastante...
O Tanque sem termoestato está a 25,5º... a minha casa aquece um pouco de verão, e por norma desligo o termoestato(e não desligamos quase todos?)

Hoje se conseguir adormecer o puto cedo vou tirar umas fotos para postar de forma a mostrar o sistema em funcionamento.

Abraço.

Mensagem 26/jul/2012, 21:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Cá vão as fotos:
Geral:
Imagem
Imagem
Casa das máquinas:
Imagem
Imagem
Imagem

LocLine e Coluna seca:
Imagem
Imagem

E Prontos :P
Espero que gostem, falta ainda rocha mas está a tratar, depois disto vem as férias e vou deixar as máquinas ligadas!
Quando voltar vou começar a medir parametros e ver se consigo introduzir um pequeno goby para ajudar o ciclo.

Abraço.

Mensagem 27/jul/2012, 00:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
força, parece estar tudo planeado :ymapplause: para dar certo :-bd

Mensagem 04/ago/2012, 18:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo nuno ..

E novidades do tanque ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/ago/2012, 23:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
NunoDinis Escreveu:

- O LocLine dos chineses... funciona, mas ainda pinga entre algumas das junções...pois...é material barato portanto... não se pode pedir muito... Mas funciona e com o tempo espero que ganhe algum sal nas juntas e faça de vedante :P




Boas Nuno, Experimenta não o curvar tanto. Quando o curvas até ao limite tens esse problema de verter, mas não é só no dos chineses ... Vais ver que fica porreiro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/ago/2012, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ora Bem,

Um pequeno update... Up and running há um mês e a reciclar... está com muitas algas castanhas, fruto do reciclo. Não consegui nenhuma geral, porque foram umas fotos que andei a tirar com uma lente nova que comprei... para macros, mas troquei porque não tinha estabilizador e as macros no limite a cada 10 aproveitava uma...

Então... Os vivos estão todos no tanque novo, e os nitratos estavam a 10 a ultima vez que medi(a semana passada), agora com esta algaria toda, devem ter subido, mas o escumador está a trabalhar muito bem... a cada 2 dias sai quase um copo de porcaria!

As algas devem-se ao facto de os vivos terem sido transferidos e terem aumentado a carga organica de forma mais ou menos repentina... Baixas tive de uma euphyllia, que estava já muito mal no outro aqua(por causa das mudanças).
De resto está tudo saudável...ah... e como não podia deixar de ser... perdi a cabeça e comprei uma acropora... devaneios...mas aparentemente está bem, os polipos sempre estendidos, o que é um optimo sinal e serve para avaliar a qualidade da água. O LocLine deixou de pinga, fruto do acumular do sal nas juntas(presumo).

Então cá vão as fotos...
quase geral ainda com alguns corais a adaptarem-se á luz.
Imagem

O meu hepatus.
Imagem

La piece de resistence, sempre adorei esta euphyllia!
Imagem

Uma caulastrea que sofreu um pouco com as mudanças...
Imagem

e por fim a minha perda de consciencia temporaria...
Imagem

O Deltec andava-me a dar cabo da cabeça com um barulho da bomba(huuuuuummmmm), mas porque não tinha quase carga organica, agora a trabalhar(leia-se escumar) bem, nem se ouve!

Ora bem, conselhos, opiniões, ajudas, dar na cabeça(também ajuda)...é tudo bem vindo.
Assim que fizer a Próxima TPA com aspiração do areao, tiro mais umas fotos para o pessoal ver!

Mensagem 06/set/2012, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Depois de algum tempo sem dar noticias, regresso com algumas novidades... mais a nivel do aqua que propriamente a nivel de fotos :(

Já não media parametros há algum tempo e ontem tive algumas surpresas... umas boas outras nem por isso...
Amonia - 0 (Como de costume)
Nitrito - 0 (Também não esperava outra coisa...)
Nitrato - 0 :O(Esta nunca me tinha acontecido...), algo vai mal no reino da dinamarca...
Salinidade - 1,027... Pois... vai de lhe cravar 6lt de osmose... nunca consegui subir muito a salinidade de 1,023, e agora de repente 1,027! Cada vez mais me convenço que cada aquario é um biotipo diferente...
PH - 8,0(lá por casa anda sempre perto destes valores...)
KH - 9 dº(Ligeiramente mais baixo que os 11 habituais)

Não medi cálcio nem magnésio... ficou a faltar e o tempo não dava para mais.

Ouve de facto 2 parametros que me "surpreenderam"... Salinidade e Nitratos... um pela negativa e outro pela positiva... A salinidade corrige-se bem e já sei que a futuro em cada TPA vou ter que voltar a testar a Salinidade por forma a acertar valores, coisa que não fazia até este momento... e Nitratos! Sempre que alguem me diz que tem nitratos a 0, eu desconfio... mas agora sou eu, e testei e retestei, os valores deram sempre os mesmos... 0!

Entretanto estava a pensar num UV para "cristalinizar" a água, mas depois de ouvir algumas opiniões em como o UV pode ser prejudicial, fiquei na duvida...

Entretanto a "poeira" dos vidros está a começar a desaparecer(as algas).

Algumas alterações que fiz:
- Introduzi mais uma bomba de 3000lth(total 2X3000lth + 1X5200lth + Retorno da sump);
- Voltei a solução de duas partes(O kalk é uma chatice...), estou a adicionar de dois em dois dias;
- Comprei uma pocillopora que estava lindissima na loja e lá em casa está toda fechada... ainda não percebi se é da luz, da circulação ou de outra coisa...

Ajudas e opiniões:
- UV, sim ou não? o objectivo é colocar um fraquito só mesmo para as algas;
- Pessoal com experiência em Pociloporas, mais acima, mais abaixo, menos circulação, mais circulação?

Obrigado a todos.
Abraço.

Mensagem 06/set/2012, 11:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Amigo ....

Vejo que isso vai rolando ...

Quanto aos teus problemas não são problemas, todos se resolvem bem , a salinidade, tens sempre que acertar a da água das TPA porque o nosso mar é muito salgado , tens que medir sempre bem a água que entra no tanque ...
atenção agora a maneira como baixas a salinidade, vai baixando lentamente ao longo dos dias, tiras 1 ou 2 Litros de água do aquário e repões essa mesma quantidade de água de osmose, mas com calma e lentamente, mas tens que tirar água do aquário , porque se só adicionares água de osmose, quando esta evaporar o sal fica la na mesma, e la volta a mesma salinidade ...
A euphilia está ai a quantos dias ?? está em que zona do aquário ?? muita corrente pouca corrente ??
Sabes que as euphilias gostam de "porcaria" bem como as pociloporas, mas a pocilopora podes meter quase em qualquer lado na minha opinião ..
Nao te esqueças de medir o CA MG e KH , esses sim são importantes por causa dessa acropora que ai tens ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/set/2012, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Grande Paulo,

As Euphyllias(são 2), estão de costas voltadas... uma lindissima e aberta até mais não, outra fechada, mas creio que teve a ver com as mudanças...quando mudei o aquario antigo para a cave, ela começou a fechar e agora ficou naquele estado...já não sei muito bem o que lhe faça, a prima está lindissima e completamente aberta, esta fechou e desconfio que não volte a abrir, vou mantê-la pois sei que as euphyllias mesmo se morrerem, tendem a rebentar outros polipos, como tal, por lá vai ficando...

A Pocillopora, está a meio do tanque mais ou menos ao "lado"(com uns 20cm de distancia da acropora), com pouca circulação presumo(como não ocnsigo medir bem a circulação... comprei no fim de semana, e presumo que ou se retraiu devido á diferença de parametros, ou não está a gostar do posicionamento...

Entretanto a acropora está um pouco branca na base onde a fixei na rocha, mas também um maluco com um mês de tanque espeta uma acropora, lá dentro... noto contudo os polipos das ramificações superiores bem estendidos.

Vou ver se consigo sacar umas fotos este fim de semana(Já tenho a lente nova a funcionar) a ver se resulta.

Outra coisa que me esqueçi de referir, coloquei um pouco de seachem renew para ver se limpo a água de odores e consigo deixar aquilo mais clarinho!(Ai saudades da Vodka...)

Um pouco de off-topic... O Teu tanque está uma brutalidade!

Grande abraço.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron