Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef da Quinta do Anjo :P

Reef da Quinta do Anjo :P

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/dez/2012, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
e agora algo completamente inovador... Fotos ;)

Geral
Imagem

Alguem sabe o que é isto?
Imagem

e umas da coralada...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A acropora mais antiga a rebentar por todos os lados...
Imagem

E a anemona que vos contei com um bocado de camarao na boca e por isso mais fechada que o habitual...
Imagem

E para terminar o hepatus que esta muito melhor!
Imagem

Espero que gostem!

Abraço.

Mensagem 21/dez/2012, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Muito muito bonito parabens a primeira foto mostra uma simplicidade que torna o aquario bonito :ymapplause: :ymapplause:

Mensagem 26/jan/2013, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Estou aqui com um problema... decidi deixar a solução de duas partes(tenho mesmo que por balling) e passei a dosear kalkwasser manual na reposição, pensando eu que não teria grandes problemas...

Ora na 5ª feira(mais ou menos 1 semana depois de alterar o metodo) lembrei-me de ir testar o Cálcio...
300ppm... Ora das duas uma, os corais estão todos de saude, os peixes também, mas o cálcio nestes valore... deixa-me preocupado... Tenho a Alk a 10dKH...o PH está como de costume nos 8,00.

Das duas uma, ou o teste(TMC) está "avariado" ou o Cálcio está mesmo baixo...

Sugestões?
Estou a pensar ir a uma loja a ver se eles me conseguem testar o cálcio, para o caso de estar mesmo low, vou ter que corrigir, de alguma forma. Algum produto que seja bom(Não quero KalkWasser...) e fiável a ver se no prazo de uma ou duas semanas consigo levar o Calcio de novo para niveis razoaveis...

PS: o teste é composto de Calcio e Magnésio, e como não consigo fazer o de cálcio em condições também não consigo medir o de magnésio :(

Obrigado de antemão.

Mensagem 27/jan/2013, 04:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

Como te disse a tarde pelo telefone,começava primeiro com um teste novo , um salifert ou redSea, porque acho esse valor baixo para os corais estarem com dizes, para mim isso é,teste marado ja passou da validade nao passou ?

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 27/jan/2013, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Paulo,

Era mesmo do teste :)
O cálcio está nos 410ppm.
Ou seja optimo para a coralada.

Abraço.

Mensagem 28/jan/2013, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu bem desconfiei ...

Sobe isso mais um pouco para 430 ...
Eu disse logo que com 300 as acros ja se tinham ressentido ...

Abração ,e posta umas fotos ...


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/fev/2013, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Cá estou de novo agora com fotos...
é que comprei um Note e queria ver se as fotos fazem mesmo juz á fama que os precede :P

Desculpem o tamanho das fotos mas coloquei com a resolução mais alta...
Geral:
Imagem

Ilha I:
Imagem

Ilha II:
Imagem

Close Up:
Imagem

Espero que gostem !

Mensagem 08/fev/2013, 18:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
NunoDinis Escreveu:
Cá estou de novo agora com fotos...
é que comprei um Note e queria ver se as fotos fazem mesmo juz á fama que os precede :P

Desculpem o tamanho das fotos mas coloquei com a resolução mais alta...

Espero que gostem !


Boas,

Gostem gostem mas experimenta tirar sem flash.

Abraços,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/fev/2013, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..

Estou a ver que isso vai no bom caminho ...
Como disse o rui Tira sem flash e eu digo que esse Zoom ainda pode ser mais esticado se for um note II se for um galaxy III ainda esticas mais um bocadinho, mas de qualquer das formas estão muito boas as fotos e o aqua vai a melhorar ...


abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/fev/2013, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Mais umas fotos que é o que a malta gosta:
Ontem entraram mais 2 Acroporas... quando estiverem em forma, posto fotos.
Uma frag que me foi oferecida por um amigo há mais de um ano, e que esteve em muito má forma... agora está a recuperar!!!
Imagem
Mais uma oferta de um amigo na mesma altura da outra!
Imagem
Outra Acro que veio castanha e está a começar a ganhar verde, de polipos brancos. Não sei a especie...
Imagem
E a Acropora que comprei quase no inicio desta montagem... podem ver as ramificações que já ganhou!
Imagem

Entretanto as cyanos estão estáveis, vão aparecendo mas em pouca quantidade e quando faço a TPA a cada 2 semanas, aspiro-as... são mesmo muito poucas.
Parei os produtos Zeo para alimentação dos corais, provavelmente foi isso que teve a ver com o boom de cianos há uns meses atrás por isso...
De momento só estou a adicionar Cálcio. Para os corais estou adicionar comida da salifert e aparentemente estão todos bonzitos...
As Montis estão a crescer a um ritmo tremendo... e consequentemente o consumo de cálcio a subir em flecha!

Brevemente tenho upgrade á circulação!

Mensagem 29/abr/2013, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Ora bem, vamos fazer um upgrade ás informações do sistema...

1º Alterei a circulação, coloquei uma WP40(Para quem não conheçe é uma bomba "controlável" da Jebao), e que me deixou muito satisfeito, o unico problema que tenho é mesmo circulação a mais... como tenho uma camada muito fina de areao, quase diariamente tenho vidro á mostra...

2º Alterei a iluminação, coloquei uma calha de Led's HY de 90cm(sobre o tanque de 130cm... é suficiente... necessita de alguns cuidados por causa da colocação dos corais mais exigentes, mas é uma calha QB para o tanque em causa.

3º Alterei o Layout... Estava com um problema chato chamado anemona... e a unica forma que consegui de o resolver foi alterando o layout, conforme podem ver abaixo. Criei uma ilha só para ela e parece que ela gosta, pelo menos deixou de me queimar corais...

Entraram também uma Valenciannae sexguttata, que é uma máquina a limpar o areão e uma frag de uma montipora velvet(não sei o nome cientifico... só sei que tem uma cor lindissima :)

Antes da mudança de layout:
Imagem

Depois da mudança:
Imagem

A nova Monti:
Imagem

A Anemona toda entretida com os palhacitos:
Imagem

Quanto á calha, posso dizer que estou muito satisfeito, consegui finalmente criar zonas de menos luz, que me permitem outras brincadeiras, pena terem lentes de 90º, mas resolvi isso subindo um pouco a calha. A calha é programável e permite simular o nascer e por do sol de uma forma muito simples, tem também 5 modos pré-definidos, e permite controlar as fases lunares. Obviamente que eu não estou a usar nenhum dos modos pré-definidos, fiz o meu próprio modo, até porque as prédefinições implicavam, os RB ligados a partir das 20/21h, até ás 6/7h da manhã e durante o dia tinha iluminação. Ora como prefiro ver o tanque iluminado quando estou em casa, está a ligar ás 19h com subida da intensidade gradual, atingindo o pico ás 22h e dura até ás 3h, quando começa a diminuir até ás 5h(aproveitar o bi-horário).

A calha não tem ventoinhas e o dissipador aquece ligeiramente, mas nunca aqueceu demasiado, quer dizer eu coloco lá a mão em cima e noto que está ligeiramente mais quente, mas nada de especial.

Acho que vou remodelar alguns vivos em breve, aproveitando as mais valias para colocar um ou outro vivo, com isto da crise, gastar dinheiro não planeado no tanque não me parece ser boa ideia... então tenho um ou dois peixitos que provavelmente vou trocar.

Lista de peixes:
- Strigata;
- Naso Elegans;
- Paracanthurus hepatus;
- Zebrassoma dejardini;
- Centropyge Bicolor (eventualmente a trocar, não me deixa manter acans... de resto não toca em nada);
- Amphyprion Polymnus;
- Amphyprion Sebae(ao fim de uma semana a levar porrada formou par com o polymnus e estão assim e a viver na anemona há pelo menos 5/6 meses);
- 2 Pterapogon kauderni;

Invertebrados:
- Lysmata Debelius;
- Lysmata Amboinensis;
- Condolactys;

Nas fotos, não se percebe muito a profundidade que tentei dar ao Layout, mas acho que ficou agradável.

Adição:
Faço cálcio uma vez por semana(os consumos não são altos);
Fiz Zeovit Aminoacidos e Coral Vitalizer, mas de cada vez que adicionava, tinha boom de cianos... parei, tenho dois frascos quase cheios(de 10ml cada), se alguem quiser... que diga;
Faço 1 vez por semana Salifert CoralFood e algumas vezes por semana Golden Pearls para os cardinais e para os corais;

TPA's estou a fazer de novo semanais(fazia a cada 15 dias) com água do mar... os polipos das acroporas com os leds e a seguir a cada TPA parece que saltam das orbitas :)

Como tenho o cálcio a 400, não acho que vá alterar o regime de adição de cálcio, se bem que vou passar a fazer com hidróxido de cálcio em vez do suplemento da seachem que tenho usado(sai muito mais barato).
Tenho a Alk a 11/12 e não consigo baixar... por isso, não vou fazer adição de bicarbonato...Magnésio está a 1250 e estável...

Venham de lá essas opiniões e criticas!
BTW, alguem sabe o nome certo da monti nova que aparece? é de encrustar, parece a australiensis mas não é... é de base verde e de polipos verdes limão... Não me parece a nodosa...

Abraços.

Mensagem 29/abr/2013, 13:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá sinceramente gosto muito mais do layout novo. Só me parece que a anémona vai ter pouca luz. não?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/abr/2013, 14:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Epá,

Desde que pus os leds que ela anda sempre a esconder-se... assim fica um pouco mais resguardada, pode ser que goste...
Se não gostar, vou ter que a colocar mais para o centro. Se bem que nas fotos a luz parece menos intensa e nas zonas centrais apesar de não parecer a luz é mais intensa(pelo menos a olho nu) que as T5. Se começar a esbranquiçar coloco um pouco mais para o centro.

Tenho que ver se consigo tirar um curso para tirar fotos com leds que as fotos alem de estarem desfocadas(Galaxy Note) ficam menos brilhantes... como não estou habituado a mexer na compensação neste tlm... tenho que ver se me entretenho, pode ser que alguma alma caridosa me dê umas dicas :)

De resto com esta calha, tenho corais que estão muito mais abertos, a euphyllia parece que dobrou de tamanho, as acroporas já não mostravam os polipos havia imenso tempo e assim que coloquei os leds, parece que renasceram... vamos ver, a calha está lá há 3 semanas, e numa primeira impressão parece que os corais estão com outro comportamento(mais abertos), os peixes também mudaram de cor... estão mais vivos. De facto pensei que a calha não ia ser suficiente, mas aparentemente, está com um bom comportamento, se soubesse tinha mandado vir sem lentes, ou com lentes de 120º(os leds tem de 120/125, mas as lentes ajudam na concentração de luz).

Abraço.

Mensagem 29/abr/2013, 15:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Parabéns pelo aquário que parece no bom caminho.

Só duas pequenas notas relativas aos parâmetros:
1- Kh a 11-12 parece-me demasiado para alguns corais; tenta baixar com TPAs, ou revê os suplementos que estás a adicionar ao aquário;
2- O hidróxido de cálcio não costuma ser usado frequentemente como suplemento de cálcio, mas sim de Kh; é o chamado Kalk. Não será por isso que tens o Kh a esses níveis?

Aquilo que normalmente se usa para suplementar cálcio, é o cloreto de cálcio anidro, ou cloreto de cálcio di-hidratado.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/abr/2013, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Obrigado César!

De facto estava a usar Kalk(hidróxido de cálcio) até há cerca de 2 meses, e não via nenhuma melhoria no cálcio... seguramente é por isso que tenho a Alkalinidade assim! Agora já percebi porquê... Confesso que achava que o Kalk era para o cálcio e não para a Alk.

O Cálcio, costuma andar nos 370/380ppm e agora para minha surpresa estava nos 400(o que é razoavel), vou tentar medir amanhã porque fiz a TPA no Sábado.

Por outro lado as Monti, Stylo e seriatoporas estão bastante boas! e as montis, consomem cálcio que é uma barbaridade! Agora acalmaram-se um pouco porque a anemona andou a passear por cima delas...

Com estas dicas acho que vou melhorar estes dois parametros... e voltar a piscar o olho ás acroporas :)

Abraço.

Mensagem 29/abr/2013, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Pois, o hidróxido de cálcio fornece algum cálcio, mas fornece sobretudo alcalinidade; esses valores são excelentes sobretudo para as montiporas, mas as acroporas têm dificuldade em suportar valores muito diferentes da água natural (6,5/7,5), devendo nós apontar para aí.

Se os valores estiverem bons, o que eu duvido, pois agora vais precisar de algum tempo para baixar essa alcalinidade, amanhã levas daqui umas pontas para experimentar; senão passas cá depois.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mai/2013, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
De certa forma o trabalho de um critico é fácil, nós arriscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que submetem seu trabalho e dedicação, através de fotos ou descrições detalhadas, a avaliação.
Ganhamos fama em criticas negativas que são divertidas de escrever e ler.

Na passada terça-feira visitei um aquario que me deixou boquiaberto, longe estava eu de imaginar tal experiência...

Dizer que saí de lá com a sensação de "Quando for grande quero ter um aquario assim!", é pouco! Saí extasiado com a mistura de cores e vitalidade dos corais!

Apesar de o texto ser uma adaptação do filme ratatouille (Critica de Anton Ego), descreve muito bem aquilo que senti ao visitar o Aquario do César Silvério. Confesso que já vi alguns aquarios ao vivo e outros em fotos, mas o do César é lindissimo!

Não é graxa pelos frags que o César me ofereceu, é mesmo porque o aquario está fenomenal! Muitos Parabéns!

Não tirei ainda fotos dos frags novos(que por sinal são muito bonitos), porque ainda estou á espera que eles se adaptem, apesar de já estarem a reagir bem!

César, não quer presentear-nos com umas fotos do seu belissimo sistema?

Abraço,
Nuno Dinis.

Mensagem 02/mai/2013, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Obrigado pelas suas palavras, que penso contêm algum exagero; o aquário está mais ou menos, mas está longe daquilo que diz!

Quanto a fotos, só quando alguém as cá vier tirar, porque este rapaz percebe ainda menos de fotos, do que de aquários.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mai/2013, 16:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Silvério Escreveu:
Olá Nuno,

Obrigado pelas suas palavras, que penso contêm algum exagero; o aquário está mais ou menos, mas está longe daquilo que diz!

Quanto a fotos, só quando alguém as cá vier tirar, porque este rapaz percebe ainda menos de fotos, do que de aquários.

Abraço

A ver se aproveito e me colo já como um dos próximos visitantes deste magnífico aquário!!!
Tenho de ver isso e prometo que tiro umas fotos e coloco aqui!!! ;)

Mensagem 02/mai/2013, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

É só combinar!!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros