Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef Silva

Reef Silva

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/jul/2015, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Depois de ter passado pelo Fragario esta manha o Sr. Mota la me convenceu a divulgar o meu novo aquário. Não é um topo de gama como muitos que vejo por aqui mas é o meu pequeno reef de que tanto gosto e que tanto me relaxa, é porem um upgrade do meu antigo sistema que eu tinha de 180litros sem sump. É sobretudo um aquário de moles pois gosto muito mais que os sps's apesar de ter adquirido 2 frags para ver se os conseguia manter. Gosto tanto de moles que o coral que acho que dá mais beleza ao meu aquário são as xenias xD

Então vamos la a descrição do aquário.

Tamanho do aquário 120*50*50
Tamanho da sump 100*40*40

Equipamento
Termostato eheim 300w
Motor de retorno eheim compact 2000
Escumador Buble Magus Nac 5.5
Motor de circulação jebao rw-4 + since voyager 3 (faz muito barulho e tirei)
Led's chineses (já nao havia dinheiro para mais)

Corais

SPS
Seriatopora
Pocillopora

LPS
Tubastrea aurea
Euphyllia divisa
Euphyllia ancora

Zoanthus

Mushrooms
Rhodactis sp
Actinodiscus sp.

Corais moles
Lobophytum sp.
Xenia
Dendronephthya Sp.
Briareium sp.

Peixes
1 Paracanthurus hepatus
3 Amphiprion ocellaris
1 Pseudocheilinus hexataenia
1 Ecsenius bicolor

Os corais muito deles vieram do aquário antigo, novo só mesmo dois sps que comprei no outro dia mais o que trouxe hoje do fragario xD

Espero que gostem, eu levo isto nas calmas e ainda so tenho 2 aninhos em salgados a aprender com os erros e não é minha intenção ter um sistema de topo pois ainda sou estudante e não consigo manter como muitos.
Vou ver se consigo colocar as fotos que o Sr. Mota tanto diz que é fácil e eu não atino

Mensagem 23/jul/2015, 20:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A qualidade das imagens não são la muito boas :|

Mensagem 24/jul/2015, 08:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas José...
todos nós que andamos nos reefs começamos nos moles e todos dizemos ao inicio que são os mais bonitos mas depois os gostos e desafios vão mudando ;) .

De tão simples que está eu gosto!, essa pedra de xénias está muito bonita e com a corrente deve ficar muito fixe.
Só é pena não teres areia... de resto está simples e bonito. Já que não tens areia, vai enchendo o chão de zoanthus, actinodiscus e green star polips, que o efeito vai ficar porreiro! ;)

Mensagem 24/jul/2015, 09:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
O barebottom é mesmo porque queria que este novo sistema fosse assim e mais tarde sempre se pode por areia, e de facto a minha ideia era mesmo encher a base como tu dizes só falta agora os eureos xD mas tudo a seu tempo hahahahahaha... E se alguém tiver ai frags de zoanthus e mushrooms perdidos no aquário eu aceito :D

Mensagem 24/jul/2015, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Imagem

Imagem

Imagem

Tive hoje a experimentar com a camera (tenho que ver ainda como é que funciona que não estou a gostar das imagens :| ) e com o iphoto

Mensagem 23/nov/2015, 08:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Um pequeno update a distancia (isto porque estou a estudar em Espanha e a manter o meu reef no Porto) ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem Nitratos e fosfatos a zero (o filtro de xenias parece estar a funcionar) o kH é que esta muito em baixo e vamos la ver se consigo que suba. Um obrigado ao meu tio por ontem ter dado uma olhadela no aquario.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 29/nov/2015, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas José.

Desconhecia o filtro de xenias, mas agrada-me a ideia. E como não tenho sump nem refúgio...
Achas que compensa investir?
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 29/nov/2015, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
TiagoSantos87 Escreveu:
Boas José.

Desconhecia o filtro de xenias, mas agrada-me a ideia. E como não tenho sump nem refúgio...
Achas que compensa investir?



Tiago o filtro de xenias é algo teórico, supostamente tem o mesmo efeito que a chaetomorpha num refugio. Quem me falou nisto pela primeira vez foi o Nuno Santos, o que é verdade é que tenho os nitratos a zero mas também tenho pouco carga biológica. Se deves investir numa sump... pois acho que ajuda muito, e quanto maior melhor :D

Abraço

Mensagem 29/nov/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Estava a perguntar mesmo é se valia a pena investir no filtro de Xenias. Que é como quem diz, deixá-las crescer à vontade. A sump por enquanto, para mim é mesmo impossível, só mesmo em um próximo projeto
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 29/nov/2015, 14:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Tiago se gostares de ver as xenias e não te importares que elas ocupem uma grande parte do aquário sempre são boas a filtrar a agua e assim acho que compensa.

Mensagem 30/nov/2015, 03:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva José

Realmente o layout está muito simples o que fica muito bem. Está amplo.
Já vi que temos novidades. Está mais composto.
Já deu para ver que gostas bastante do teu aquário.
Vai actualizando porque gostamos de seguir a evolução

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 10/dez/2015, 14:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Carlos Amorim Escreveu:
Viva José

Realmente o layout está muito simples o que fica muito bem. Está amplo.
Já vi que temos novidades. Está mais composto.
Já deu para ver que gostas bastante do teu aquário.
Vai actualizando porque gostamos de seguir a evolução

Abraço


Obrigado Carlos!!! Isto de estar em Espanha a acabar o curso com o aquário em Portugal não é nada fácil, e o meu pai tem tido uma grande paciência ^:)^ e agora com o meu tio a meter-se no hobby já esta a coisa um pouco mais fácil. Vamos la ver se para Junho já volto de vez e consigo que o aquário chegue aos calcanhares do teu :))

Mensagem 11/dez/2015, 08:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Pessoal gostava de ter a vossa opinião!! Ontem o meu pai ficou maravilhado com o reef que o carlos mota tem em casa, e o mota la lhe disse que eu tinha que meter areia. Eu nao meti no meu por ser mais facil a limpeza, mas também sinto a falta do look da areia. Eu ainda tenho a areia antiga do outro aquario guardada!! O que acham, posso usar essa ou tenho que comprar outra? Se comprar outra estou a pensar meter areia fina branca em vez da granulação media que tinha. Gostava de ter opiniões. Um abraço


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 11/dez/2015, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
se usares a antiga nao te esquecas de a lavar... ate a podes por de molho para aboserver o que nao interessa.

Mensagem 11/dez/2015, 11:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
José Miguel Silva Escreveu:
Pessoal gostava de ter a vossa opinião!! Ontem o meu pai ficou maravilhado com o reef que o carlos mota tem em casa, e o mota la lhe disse que eu tinha que meter areia. Eu nao meti no meu por ser mais facil a limpeza, mas também sinto a falta do look da areia. Eu ainda tenho a areia antiga do outro aquario guardada!! O que acham, posso usar essa ou tenho que comprar outra? Se comprar outra estou a pensar meter areia fina branca em vez da granulação media que tinha. Gostava de ter opiniões. Um abraço


Sent from my iPhone using Tapatalk


Areão velho ... [-x [-x [-x [-x

Mete novo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/dez/2015, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia

Areão velho ... [-x [-x [-x [-x

Mete novo!

Abraços,
Rui


Existe diferenças no comportamento do aquario dependendo da granulação da areia? E.x. Se um precisa de mais cuidados que outros ou se acumula mais ou menos nitratos


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 11/dez/2015, 12:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Areia mais fina provoca menos acumulação de detritos na mesma. No início pode é levantar um pouco mas ao fim de alguns dias assenta.
Usa um tubo de PVC ou algo que leve a areia ( aragonite sugar size por exemplo ) directamente ao fundo e com as bombas desligadas e assim evitas um pouco que a água fique leitosa.
Boa sorte.

António
Imagem

Mensagem 11/dez/2015, 13:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu para colocar a minha areia, uso este artefacto, espero que ajude...

Imagem

Abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/dez/2015, 13:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Então vou pensar meter areia sugar size. Por exemplo esta:Imagem

O que acham? Quantos kg?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 11/dez/2015, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Depende da altura que queiras, mas conta sempre com pelo menos 2 sacos de 9 kg.
Tens aqui uma calculadora ( http://www.aqua-calc.com/calculate/grav ... ular-solid ) mas não tem para a areia da ATI, podes é tentar encontrar alguma outra que tenha a mesma granulometria e extrapolares para a da ATI.
Eu para o meu com 85x55 cm de base comprei 13 kg de aragamax sugar size da Caribsea ( saca perdida lá na loja ) e deu +- 2 cm de altura média. Ainda estou a equacionar aumentar um pouco usando essa mesma areia da ATI.

António
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron