Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something II - 500L

H2O+Something II - 500L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/fev/2016, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Olá Ricardo,
Parabéns pela cor e crescimento da tua hyacinthus.
Está mesmo gira
Felizmente também tenho um frag de uma é preciso de umas dicas na escolha do sítio perfeito para ele.
Tens muita luz onde tens a tua?
Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 09/fev/2016, 18:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Um frag???!!!

Se bem me lembro a tua é bem maior que um frag!

Pelo que vejo a do Ricardo está bem no topo e com corrente forte e está a gostar!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 09/fev/2016, 19:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Ricardo Pinto Escreveu:
João Machado Escreveu:
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!
:D :D


Obrigado João. O Randy 2-part é basicamente uma solução de Balling, mas com as proporções balanceadas de cálcio e Kh.
Para mim o grande defeito do método de Balling Light (ao contrário do método de Balling "original") é que trata o cálcio e o Kh como dois componentes independentes num aquário. Acho isso errado porque faz com que seja muito mais difícil de ter níveis correctos de Kh e Cálcio. Ainda para mais também aumenta o consumo de Magnésio e pode levar mais facilmente, a longo prazo, a desequilíbrios iónicos entre o Sódio (Na) e Cloreto (Cl) - que fazem parte da adição de Kh (Bicarbonato de sódio) e Cálcio (Cloreto de Cálcio).

O Link que o Rui Manuel Gaspar (Obrigado Rui) é o artigo mais indicado para se perceber como fazer este método.

Randy's 2 part Solution

As doses que uso são as seguintes:
- Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
- KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose

E depois adiciono a mesma quantidade, em mL por dia, de cada uma das soluções

Numa fase inicial e para saber quanto vou dosear sigo a orientação desta tabela do artigo citado em cima (eu uso a #receita 1)

Imagem 3652

Portanto para o meu aquário de 500L (aproximadamente 130 gallon) eu vou começar a dosear "New tank, few corals" 0,2ml/gallon (total = 26ml/dia, de cada solução). Ao fim de uma semana faço testes ao Kh e aumento ou diminuo a quantidade das 2 soluções por dia. Nunca trato individualmente cada um destes parâmetros. Se precisar de diminuir, diminuo às 2 soluções, se precisar de aumentar o cálcio OU o Kh.... aumento as duas soluções por igual.



Boas o teu aquário está show, e pelo que vejo segues o o modelo KISS.

Só adicionas o "Randy's 2 part Solution", ou dás mais uns cheirinhos de outros produtos???

Abraços.

Mensagem 10/fev/2016, 02:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas, Brutal ...
Essa hyacinthus está mesmo bonita!
Cresce bem essas milles que também quero.
Estou a ver que não sou o único a ter Valónia. :D
Abraços,
Rui


Obrigado Rui. Valonia, aiptasias, AEFW's.... é só pragas, é só escolher. O aquário é recente, mas aos poucos estou a dar cabo das pragas uma a uma. As aiptasias estão quase a desaparecer, tenho só pequenas e em espaços recônditos do aquário. Para a valonia estou a pensar adquirir um siganus num futuro próximo.

Paulo Cunha Escreveu:
Fantástico Ricardo !!! Fantástico !!!
Abraço


Obrigado Paulo

Carlos Amorim Escreveu:
Olá Ricardo,
Parabéns pela cor e crescimento da tua hyacinthus. Está mesmo gira
Felizmente também tenho um frag de uma é preciso de umas dicas na escolha do sítio perfeito para ele.
Tens muita luz onde tens a tua?
Abraço


Olá Carlos,
Sim, muita luz e muita corrente. A tua hyacinthus está enorme. Tenta colar a tua em posição de table mais cá para cima - bem sei que é uma missão quase impossível de conseguir no teu aquário, mas esse teu coral merece esse destaque.

Tiago Grego Escreveu:
Boas o teu aquário está show, e pelo que vejo segues o o modelo KISS.
Só adicionas o "Randy's 2 part Solution", ou dás mais uns cheirinhos de outros produtos???
Abraços.


Obrigado Tiago.
Sim, aqui só adiciono o 2-part solution. Sem cheirinhos de nada.
Por acaso na 2ª feira enviei água para testar ao triton. O aquário faz agora 6 meses e quero ver como estão os vários elementos químicos, nomeadamente, os trace elements. Se vir algum desequilíbrio vou tentar corrigir, claro. Mas para já não estou a fazer mais nada, senão TPA's.




Mais algumas fotos.... Obrigado ao Pedro Torres - mais uma vez, umas fotos fantásticas! As macros são brutais.

A "My precious" aka Goniopora sp. Red with Blue Tip & Acropora sp. wolverine 1

Imagem 6249

Imagem 6243


Acropora sp. wolverine 2 & Acropora lokani

Imagem 6244

Acropora solitaryensis

Imagem 6245


Garf bonsai Acropora + as útlimas aiptasias :))

Imagem 6246

Imagem 6247


Acropora Turaki amarela / verde?

Imagem 6248

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/fev/2016, 10:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Ricardo Pinto Escreveu:

Obrigado Rui. Valonia, aiptasias, AEFW's.... é só pragas, é só escolher. O aquário é recente, mas aos poucos estou a dar cabo das pragas uma a uma. As aiptasias estão quase a desaparecer, tenho só pequenas e em espaços recônditos do aquário. Para a valonia estou a pensar adquirir um siganus num futuro próximo.



Eu tinha uma praga mesmo valente. A parte de trás da Rocha estava completamente preenchida com "paredes" autênticas de valónia.

Comprei um Siganus magnificus (para mim o mais bonito) e está lentamente a desaparecer tudo.

As aiptaisas .... pois ... essa ainda não comecei a atacar. Ando atrás de um folha ...

AEFW também cá andam. Andamos todos ao mesmo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/fev/2016, 10:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

É, também estava a pensar num magnificus. Mas agora tenho de ter calma e cuidado com a introdução dos peixes, para não repetir a azelhice de Dezembro.
Em relação às aiptasias eu uso o produto da Red Sea. É muito bom até. Não me acredito que seja tão bom como um peixe folha, mas funciona bem.
Achas que um peixe folha pode comer zoanthus?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/fev/2016, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Eu já tive 2 folhas, um limpou-me 2 pedras de zoanthus e o segundo gostava mais de acanthastreas e favias...

Os seticaudas limparam-me as aptasias.. tinha-as em grande quantidade e de diversos tamanhos.

Mensagem 10/fev/2016, 12:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo Pinto Escreveu:
É, também estava a pensar num magnificus. Mas agora tenho de ter calma e cuidado com a introdução dos peixes, para não repetir a azelhice de Dezembro.
Em relação às aiptasias eu uso o produto da Red Sea. É muito bom até. Não me acredito que seja tão bom como um peixe folha, mas funciona bem.
Achas que um peixe folha pode comer zoanthus?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk


boas ricardo eu uso o produto da red sea em combinação com um folha e , estou a começar a ver tudo a desaparecer mas so come as pequenas as grandes vai de red sea . .. o folha tem a particularidade de tambem controlar as bristle worm...

Mensagem 10/fev/2016, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Ricardo

Essa Bonsai está cada vez mais bonita.

Na minha opinião, quanto mais nos preocupamos com as Aiptasias, mais elas aparecem X(
Ja experimentei eliminá-las com Kalk, vinagre, sumo de limão, JoesJuice (...) e sempre que eliminava 1, apareciam no mínimo 2 :)) Ainda não experimentei com nenhum predador natural, mas julgo ser a solução mais eficaz.

Para a Valonia também tens o Mithraculus sculptus, não é tão bonito como o Siganus, mas também costuma ser eficaz.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 10/fev/2016, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas

Quando comecei recentemente o meu novo aquário tinha uma praga das grandes de aptasias, mas mesmo muitas por todo o lado, comprei um chelmon e as aptasias mesmo grandes foi com um seringa mesmo com agulha de analises e vinagre. Tem que se espetar mesmo ate dentro das aptasias, elas morrem instantaneamente, e as outras o chelmon deu cabo de todas em duas semanas. Resultado 0 aptasias e o chelmon continua a comer comida congelada muito bem..

De resto acho que o ricardo bem sabe que o aquario dele esta top.. boas peças que tens ai.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 13/fev/2016, 14:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Este aquário faz amanhã 6 meses e apesar de estar tudo muito bem nesta altura, decidi fazer um teste do Triton. O objectivo é verificar se os parâmetros químicos estão todos em condições e se não há nenhum desequilíbrio, para não ter andar a correr atrás do prejuízo e tentar evitar que aconteça alguma coisa má ao aquário.

Sem surpresa, dado que os SPS têm estado muito bem, os resultados do teste foram bons na maioria dos parâmetros. A única excepção foi no Cobre, que está detectável. Infelizmente não sei porque apareceu este valor de cobre. No meu aquário anterior fiz dois testes do Triton, e mais um teste à agua do mar que utilizo para TPA's e ambos estes testes estavam bem para o cobre.
Para já está tudo bem, mas nos próximos tempos (2-3 meses?) vou vigiar este valor e ver se isto não continua a aumentar.
Não adiciono nenhum produto para além do Balling e a única coisa de diferente que fiz nos últimos meses foi a utilização de um medicamento, o "ChemiClean", para remover cianos, no final de Dezembro. Apesar de me ter removido as cianos num ápice, não gostei de utilizar este produto. Os zoanthus ressentiram-se muito - fecharam-se durante umas semanas e uns zoanthus dragon eye perderam cor e só agora estão a recuperar. Não sei se terá sido este produto a provocar a subida de cobre. Foi a única coisa que fiz, diferente do habitual.

Aqui ficam os resultados....


Imagem 6252
Imagem 6253

Imagem 6254
Imagem 6255
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 13/fev/2016, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Gosto muito do teu aquário Ricardo e sinceramente és a pessoa que me causa as duvidas entre optar por T5 ou por Leds....

Agora nas ultimas fotos então cada vez fico mais na duvida.

Excelente aquário mesmo bonito. :D

Mensagem 13/fev/2016, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Ricardo,

Realmente o teste está muito bom, o que vai de encontro aos excelentes resultados que tens.
Lindas fotos :D

Grande Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 27/mar/2016, 10:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Não tenho tido tempo para fazer uma actualização como deve ser, mas por aqui continua tudo mais ou menos igual.

Imagem
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 27/mar/2016, 18:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
^:)^ ^:)^ ^:)^

Mensagem 27/mar/2016, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Esté espectacular. Simples e com uns corais lindos.

No entanto e vendo pelas fotos nao seria melhor colocares a circulação mesmo frente a frente. Não custava nada experimentar e axo que ganhavas ai bastante turbulência e uma circulação mais aleatória .

Mensagem 28/mar/2016, 17:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Hugo Rafael Escreveu:
No entanto e vendo pelas fotos nao seria melhor colocares a circulação mesmo frente a frente. Não custava nada experimentar e axo que ganhavas ai bastante turbulência e uma circulação mais aleatória .


Olá Hugo,

Obrigado pela sugestão. Tens razão que se colocar as bombas frente-a-frente iria ganhar turbulência, mas em contrapartida fico com mais deposição de matéria orgânica à frente e atrás do layout. Se reparares em fotos anteriores, as bombas já estiveram ao contrário e agora é que estão assim. Também procuro, pontualmente, alterar o "modo" das bombas, para criar uma circulação mais aleatória. Talvez no futuro, quando os corais crescerem mais, precise de mais duas bombas. Mas para já, até pelo aspecto do areão, que está limpinho sem eu ter de o aspirar, parece-me que a circulação está bem assim.
Talvez compre as Jebao gyre num futuro próximo (são iguazinhas às originais). Parece que está proibida a venda disso em vários países. Acho que tem de se comprar no Ebay ou mandar vir directo da China.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/mar/2016, 21:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Ricardo por acaso não reparei nas fotos antigas ;) , Mas se já experimentas-te já é uma opção testada. Eu apenas pensei nisso porque já vi alguns assim a funcionar e gostei :).

Também já vi as bombas na net e claro os chineses copiam tudo. A conjugação das que tens com essas deve ser uma opção realmente boa.

Boa sorte com o projecto que está realmente muito bonito e com corais também espectaculares.

Mensagem 28/mar/2016, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo pinto ledeiro, desde a ultima vez que ai tive isso esta tudo muitooo maior amigo ... tenho que ver se brevemento ai volto, breve breve amigo ...

Aquele abraço, e continua a meter fotos desse aquario toop amigo ... adoro ...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/abr/2016, 01:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Obrigado Paulo. Vou continuar a colocar mais algumas fotos.
E porque não é só de SPS que vive este tópico... Aqui vão algumas fotos de alguns dos meus zoanthus

Imagem 6362

Imagem 6361

Imagem 6360
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron