Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef do Mucifal

Reef do Mucifal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/set/2015, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boa amigos, a minha anémona decidiu dividir-se, e neste momento tenho 3, não sei se é normal, mas antes tinha 1 XXL agora tenho 3 M, ainda não consegui traduzir este acontecimento em foto mas fica aqui uma tentativa. Em breve vou vender uma pretendo apenas ficar com 2.
Abraços
ImagemImagem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 27/set/2015, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Hoje acordei com uma noticia, que sempre ouvi poder ser devastadora para uma aquário!!!

Uma anémona literalmente desfeita numa bomba circuladora, já tenho a anémona à mais de 2,5 anos, e nunca ela se aventurou para aqueles lados, com a divisão natural desta mesma anémona resultaram 3 e uma delas andava muito mexida, mas nunca pensei que fosse para lá, ainda ontem a alimentei para ver se ela se fixava, e até desviei um pouco a bomba circuladora.

Hoje de manhã... aquário todo turvo, apesar de estar na escuridão, estranhei a nitidez da água. Penso que apanhei o acidente ainda muito recente, apesar de apenas sobrar da anémona cerca de 20%. Corri para o mar e trouxe 70 litros de água natural Sistema com (300 litros totais), TPA à pressa sem tempo de acertar temperaturas (desvio final de cerca de 2 graus). Sump toda limpa e circulação máxima no tanque principal (não tenho areia), O escumador uma NAC 7, EXCELENTE POR SINAL (apesar de um pouco barulhento :) ), estava cheio de anémona e a escumar a 300%, o que me deu bons indicadores da circulação e filtragem do sistema.

Até agora não pedi qualquer vivo, e todos aparentam vivacidade igual à anterior ao acidente. Só tenho corais moles e peixes.

Questões:

1ª Carvão activo mando fora? (Já esta fora do aquário) Compro mais e aplico já?
2ª Que testes devo monitorizar atentamente?
3ªO resto da anémona ainda parece ter reacção, posso deixa-la numa maternidade?

Porque é que, a aquariofilia tem de ser assim, volta e meia e PUMBA, um desastre, bem mais facil criar um cão.

Abraços.

Mensagem 27/set/2015, 12:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Tiago, mete ja carvao e faz uma TPA de 50% pelo menos e depois ve se a agua continua turva, se continuar faz outra TPA. Retira a anemona do sistema.

Abraço

Mensagem 27/set/2015, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Joao Tomas Escreveu:
Tiago, mete ja carvao e faz uma TPA de 50% pelo menos e depois ve se a agua continua turva, se continuar faz outra TPA. Retira a anemona do sistema.

Abraço


Obrigado João,

Cheguei agora da loja com o carvão novo e vou já meter e retirar o resto da anémona. Logo à tarde mais 70 litros de TPA de água do mar.

Abraços.

Mensagem 27/set/2015, 19:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Realmente a aquáriofilia não é fácil. Para ficar bem podemos andar meses a batalhar mas para estragar tudo é um instante. Mas também é isso que torna este Hobby tão fascinante quando temos sucesso!
Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 02/Oct/2015, 22:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bem como um azar não vem só, depois da anémona a minha calha de led diy foi-se fundiu-se dois leds e apagou duas séries. Como estava desejoso que se avaria-se, até que foi um mal menor. Antes desta calha tinha hqi e retornei, comprei uma calha da aquamedic 150 watt só de hqi, um achado, no entanto e apesar de estar literalmente sem uso e com embrulho de nova, a lâmpada de 10000k, não me satisfaz em termos de cor, mas de intensidade luminosa, nada como o hqi. Os 10000k fazem avivar os verdes, e parece na realidade o fundo do mar, mas o mar que todos nós gostamos apesar de não ser real é o azulado e actinio, pelo que vou trocar a lâmpada para 14000k ou talvez 20000k. O que pensam disto???

Imagem
Imagem

Ahhh e os peixes ainda não se acostumaram a tanta luz ;)

Abraços


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 02/Oct/2015, 22:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Sim amigo opta por uma 20k, ou então se ainda te sobraram leds metes uma 14k com complemento de uns leds azuis...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/Oct/2015, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Paulo Oliveira Escreveu:
Sim amigo opta por uma 20k, ou então se ainda te sobraram leds metes uma 14k com complemento de uns leds azuis...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk


Vou optar por uma blv 14k, pelo que li dura mais e tem mais espectro. Vou tentar adicional uns led royal blue para completar.

Imagem

Abraços.




Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 06/Oct/2015, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas,

Amigos, o Kh do meu Aqua, caiu para 5,5 - 6.

Pergunto-me porque será?

Adiciono uma colher de café BEM aviada a 2 litros de água de reposição diária, em que um dia coloco kalk, no seguinte aproveito o depósito do dia anterior, pelo que efectivamente será dia sim, dia não. Apenas tenho Corais Moles e coralina.

1º - Recentemente adicionei caulerpa ao refugio que cresceu desmesuradamente em 15 dias, poderá ter algo a ver?
2º - Recentemente alterei a iluminação para HQI 150watt 10000k, será a Coralina a fazer "fotosintese"?
3º - Poderá ser alguma reacção quimica pela morte de uma anémona desfeita numa bomba de circulação?
4ª - Já li que se adicionarmos kalk a mais podemos ter precipitação? Está correcta esta afirmação?

Que outras explicações poderão ser?

Abraços,

Mensagem 06/Oct/2015, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas

Eu quando tinha caulerpa no meu refugio tinha bons consumos de kh e magnesio, entretanto retirei a caulerpa e notei reduçao de consumos de ambos. pode ser um factor, mas espera mais opinioes.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 06/Oct/2015, 21:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Carlos Resende Escreveu:
Boas

Eu quando tinha caulerpa no meu refugio tinha bons consumos de kh e magnesio, entretanto retirei a caulerpa e notei reduçao de consumos de ambos. pode ser um factor, mas espera mais opinioes.

Cumpr
Carlos Resende


Obrigado por me contares a tua experiência, vou aguardar a ver se confirmam esta questão e aumentar aos poucos a dose de kalk, ou mesmo optar por baling light.

Abraços.

Mensagem 06/Oct/2015, 21:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva Tiago.

Tenho cá um frag para ti.

Quando quiseres aparece!

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 06/Oct/2015, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva Tiago.

Tenho cá um frag para ti.

Quando quiseres aparece!

Abraço


Ok obrigado, depois digo-te algo.

Entretanto com uns teste à água e depois de um reforço de ontem no kalk.

Testes SERA, pouco precisos, mas é o que temos e quero gastar 1º estes.

Ph 8-8,5
Kh 6-7
Ca 380
No3 - 0
Po4 - 0
MG - Acabou-se as gotas, não tenho resultado.


Abraços,

Mensagem 06/Oct/2015, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Tiago Grego Escreveu:
Boas,

Amigos, o Kh do meu Aqua, caiu para 5,5 - 6.

Pergunto-me porque será?

Adiciono uma colher de café BEM aviada a 2 litros de água de reposição diária, em que um dia coloco kalk, no seguinte aproveito o depósito do dia anterior, pelo que efectivamente será dia sim, dia não. Apenas tenho Corais Moles e coralina.

1º - Recentemente adicionei caulerpa ao refugio que cresceu desmesuradamente em 15 dias, poderá ter algo a ver?
2º - Recentemente alterei a iluminação para HQI 150watt 10000k, será a Coralina a fazer "fotosintese"?
3º - Poderá ser alguma reacção quimica pela morte de uma anémona desfeita numa bomba de circulação?
4ª - Já li que se adicionarmos kalk a mais podemos ter precipitação? Está correcta esta afirmação?

Que outras explicações poderão ser?

Abraços,


Alguém com alguma opinião formada sobre o assunto???

Mensagem 06/Oct/2015, 22:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Tiago,

A descida do Kh quase de certeza está relacionada com o consumo da alga coralina.

A precipitação pode ocorrer na mistura, cria um depósito branco. Esse depósito não deve se entrar no aquário.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 08/Oct/2015, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Mais alguma opinião???


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 09/Oct/2015, 09:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Tiago...
isso está estranho... não devias ter consumos significativos apenas com coralina e moles.
De qualquer maneira, podes reforçar um pouco a diluição do kalk. Podes colocar uma colher de chá por litro de água sem problemas.

Volta a fazer testes e entretanto coloca lá fotos para se ver o aspecto da rocha e do aqua.

Mensagem 09/Oct/2015, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Marco Madeira Escreveu:
Boas Tiago...
isso está estranho... não devias ter consumos significativos apenas com coralina e moles.
De qualquer maneira, podes reforçar um pouco a diluição do kalk. Podes colocar uma colher de chá por litro de água sem problemas.

Volta a fazer testes e entretanto coloca lá fotos para se ver o aspecto da rocha e do aqua.


Obrigado Marco, já reforcei o Kalk e em dois dias e já subiu para os 7. A verdade é que normalmente não controlava o kh, por ter corais moles, comecei a controlar agora, pois quero ver se triunfo na manutenção do frag do concurso.

Segue uma foto geral do Aqua.

Imagem
Imagem
Imagem

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 09/Oct/2015, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
KH já se encontra a 8, agora é manter, mas ainda não sei que se passou!!!



Enviado do meu A3-A20 através de Tapatalk

Mensagem 11/Oct/2015, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bem parece que está tudo nos eixos para receber o frag do concurso, a ver vamos!!!

:ymparty:

kh = 8
NO3 = indeterminável
PO4 = indeterminável
Ca = 420
Ph = 8-8,5
Salinidade = 1027 , vou descer um pouco todos os dias até atingir os 1025.

Espero não cometer nenhum genocídio de SPS.

:-ss

Abraços,

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron