Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros FF´s Reef 2

FF´s Reef 2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/ago/2015, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Bom dia a todos,

Depois de algum tempo ausente volto para vos mostrar a minha nova montagem.
A minha anterior montagem (tópico FF´s Reef) teve altos e baixos e terminou com uma praga de bryopsis que me obrigou a desmontar o aquário.

Na verdade os corais também já estavam demasiado grandes e todo o layout ficou um pouco inestético, pelo que nada melhor que um recomeço.

Neste momento estou à espera que o ciclo termine para começar a introduzir vida. Desta vez vou tentar não introduzir espécies que cresçam muito e dedicar-me apenas a acroporas e alguns LPS.

Em virtude de ter introduzido metade da rocha que tinha, vou compensar com siporax e um tijolo da marine pure.

Deixo-vos umas fotos do final da anterior montagem e o novo layout.

Comentem à vontade.

Abraço

Imagem

Imagem

Imagem

NOVA MONTAGEM (24AGO15)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Filipe Valente em 28/ago/2015, 15:08, num total de 1 vez.

Mensagem 28/ago/2015, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Toop... Agora quer é mais fotos e compor esse layout...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/ago/2015, 14:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Muito porreiro a montagens com os canhões Filipe...
e nesse novo aqua parece estar tudo 5 estrelas! Boa sorte e vai colocando updates! ;)

Mensagem 28/ago/2015, 14:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Paulo e Marco obrigado pelos comentários.

Agora é dar tempo ao tempo e esperar para ver isto a crescer. Logo que introduza corais seguem mais fotos.

Abraço

Mensagem 28/ago/2015, 15:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Está muito bom Filipe. No aquário anterior tinhas aí umas pragas mas é de seriatoporas... Chiça que era cada monstro. Quem dera a muitos ter um aquário assim. Com esse teu histórico e com a aprendizagem que te trouxe esse aquário, de certeza que vais ter sucesso neste novo projecto.
Parabéns pelos canhões, dão um aspecto muito fixe ao conjunto do aquário.
Quando puderes, coloca o resto do Setup do aquário.
Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/ago/2015, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Ricardo Pinto Escreveu:
Está muito bom Filipe. No aquário anterior tinhas aí umas pragas mas é de seriatoporas... Chiça que era cada monstro. Quem dera a muitos ter um aquário assim. Com esse teu histórico e com a aprendizagem que te trouxe esse aquário, de certeza que vais ter sucesso neste novo projecto.
Parabéns pelos canhões, dão um aspecto muito fixe ao conjunto do aquário.
Quando puderes, coloca o resto do Setup do aquário.
Um abraço


Obrigado Ricardo pelos teus comentários.
É verdade as seriatoporas cresceram muito e em pouco tempo, daí querer agora apenas montiporas e acroporas.
Sem dúvida que aprendi, mas tenciono aprender muito mais convosco e espero nesta nova montagem não cometer erros anteriores.

Aqui vai o setup:

MATERIAL:
  • Aquário: 160x60x65;
  • Sump: 120x60x40;
  • Escumador: Deltec scc 1660;
  • Iluminação: 5 canhões Reefled + 4 PAR38 5C;
  • Bomba de retorno: Eheim 1262;
  • Bombas de movimento: 2 x vortech MP40 ES em modo assíncrono;
  • Refrigeração: Refrigerador Hailea 150A;
  • Aquecimento: 1x 300W aquarium system;
  • Balling light: Bomba GHL 4 vias com trace elements da fauna marin;
  • Osmose de 9 estágios 10'' (um filtro de sedimentos 5 microns, um filtro de sedimentos de 1 mícron, três filtros de carvão, membrana de 75GPD e três filtros de resina DI) o TDS da minha zona ronda os 300...
  • Areão: 1 cm apenas a cobrir o fundo com granulometria 3mm;

Aditivos:
  • 1 ampola de 15 em 15 dias de Biodigest da Prodibio;
  • 1 ampola de 4 em 4 dias de Bioptim da Prodibio.


Material filtrante:
  • Alguns litros de siporax;
  • 1 tijolo da marin pure

:D

Mensagem 28/ago/2015, 20:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não conheço esses canhões da Reefled. Dá para colocares um link com mais informações? À primeira vista até pensei que eram Kessil... vê lá tu. Já alguma vez mediste o PAR disso? Pelo aspecto do aquário anterior isso deve dar um PAR excelente (>400)
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/ago/2015, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Mais um para seguir... like :-bd

O que utilizas-te para fixar as rochas e criar o layout?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 29/ago/2015, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Ricardo Pinto Escreveu:
Não conheço esses canhões da Reefled. Dá para colocares um link com mais informações? À primeira vista até pensei que eram Kessil... vê lá tu. Já alguma vez mediste o PAR disso? Pelo aspecto do aquário anterior isso deve dar um PAR excelente (>400)


Olá Ricardo, podes consultar as especificações destes canhões em http://www.reefled.pt, no entanto estes já são os novos modelos com chip multicolor (10000K, 450nm, 480mnm, 660nm e 520nm).

O PAR varia no fundo entre 150-200 e nas zonas mais altas entre os 400 e 450.

Helder Ferreira Escreveu:
Mais um para seguir... like :-bd

O que utilizas-te para fixar as rochas e criar o layout?


Olá Hélder, espero que sim e que desta vez sem pragas e demais contratempos possa contribuir para o bem comum de conhecimento e experiencia deste fórum.

Utilizei cimento branco e epóxi. Atenção que se utilizares cimento branco certifica-te que as rochas estão bem secas, caso contrário irá demorar uma eternidade a secar.

Abraço

Mensagem 30/ago/2015, 13:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Gostei do layout isso promete mais um que irei acompanhar.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 28/set/2015, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Filipe,


Eu Adoro esse tipo de iluminação no que diz respeito à estética, falta-me ver um aquário que mostre a eficácia dessa iluminação e acroporas.
Vou ficar atento à tua segunda tentativa, Boa Sorte.

No meu aquário eu tenho 3 par 38 e deram um avanço significativo nos corais mais profundos (acros).

Podes ver o tópico "Aquário Miguel Pinho"



Cumps
Miguel

Mensagem 29/set/2015, 10:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Também estou super curioso com essa iluminação.
Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 29/set/2015, 11:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Filipe,
Eu Adoro esse tipo de iluminação no que diz respeito à estética, falta-me ver um aquário que mostre a eficácia dessa iluminação e acroporas.
Miguel


Boas Miguel, e Filipe desculpa o offtopic.

Miguel... um dos primeiros bons aquarios de leds que segui usava apenas canhoes de leds da ecoxotic... não são os mesmos canhoes que o Filipe usa mas é bastante parecido. Antes de apostar nas Kessil ainda estive para comprar esses canhoes, mas o preço na altura era "bruto". Não sei como são agora...

Dá uma olhada aqui, tens um bom exemplo de um aqua só com canhoes e esticamente bem interessante!: https://www.youtube.com/watch?v=CG8Cja2atbE

PS - dá uma olhada no resto dos videos dele. Bons´ lagoon... ;)

Mensagem 02/Oct/2015, 00:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boas,
Como o marco diz e bem, eu também me apaixonei por esse aquário com os canhões da ecoxotic e daí o meu projeto de iluminação.

Neste momento o aquário já fez 5 semanas de maturação e as algas castanhas já começaram a desaparecer.
Tenho o NO3 e PO4 a 0.00 pelo que já introduzi os peixes.
Fui obrigado a introduzir os corais todos, uma vez que o aquário onde estavam começou a definhar e antes que colapsassem já os introduzi.

De momento estou a gostar do aspeto das acroporas, estando a recuperar as cores e já têm os pólipos estendidos.

Vou adquirir alguns frags de corais que não tenham sofrido nenhuma quebra para verificar se realmente estão a ter uma evolução efetiva e logo logo posto novas fotos.

Abraço

Mensagem 13/Oct/2015, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Amigos,
Fazendo um pequeno update:

Passaram sete semanas de inicio de aquário e as algas castanhas começaram a dar lugar às verdes, mas apenas na rocha. Nos vidros são muito poucas e demora bastante até que seja necessário limpá-los.

Valores:
NO3: 0.05
PO4: 0.00
KH: 7.7
MG: 1020
CA: 420

Tenho os sps e alguns LPS a recuperarem as cores da transposição e stress sofrido nesse processo. Não houve perdas mas tenho vindo a notar o seguinte que considero de alguma forma estranho e peço-vos a vossa ajuda:

1º Noto a água um pouco turva quando vejo o aquário pelos topos em comprimento.

2º Estou a ter um consumo irrisório de KH (25ml/dia) e um consumo excessivo de MG (100ml/dia).

O que será que me estará a provocar o turvamento da água? bactérias?
O que estará a consumir tanto MG? Ou será que algo está a provocar a precipitação do mesmo?

Agradeço a vossa ajuda.

Abraço

Mensagem 13/Oct/2015, 14:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Esse magnesio pode estar a gerar precipitação do Kh...tenta subir um pouco...

Quanto à agua turva, se nao notas reaçao dos corais pergunto-te o mesmo que perguntei ao Amorim, tens turbos?

Mensagem 13/Oct/2015, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Joao Tomas Escreveu:
Esse magnesio pode estar a gerar precipitação do Kh...tenta subir um pouco...


Olá João, o meu problema não é falta de KH, esse está estável a 7.7-7.9 com apenas 25ml/dia. O problema é a quantidade brutal de MG mais de 100ml/dia que confesso não saber para onde vão...

Joao Tomas Escreveu:
Quanto à agua turva, se nao notas reaçao dos corais pergunto-te o mesmo que perguntei ao Amorim, tens turbos?

:) Sim tenho e grandes e já se reproduziram várias vezes no aqua deixando tudo branco, mas não é o caso, uma vez que passado pouco tempo é retirado pelo escumador.

Obrigado na mesma

Mensagem 13/Oct/2015, 20:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Filipe Valente Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Esse magnesio pode estar a gerar precipitação do Kh...tenta subir um pouco...


Olá João, o meu problema não é falta de KH, esse está estável a 7.7-7.9 com apenas 25ml/dia. O problema é a quantidade brutal de MG mais de 100ml/dia que confesso não saber para onde vão...

Joao Tomas Escreveu:
Quanto à agua turva, se nao notas reaçao dos corais pergunto-te o mesmo que perguntei ao Amorim, tens turbos?

:) Sim tenho e grandes e já se reproduziram várias vezes no aqua deixando tudo branco, mas não é o caso, uma vez que passado pouco tempo é retirado pelo escumador.

Obrigado na mesma


Quanto tens neste momento de Ca? se o Kh está a 7.7 tenta por entre os 410 e 420 no máximo. Equilibrando os 2 o Mg tende a estabilizar e ter menos consumos.

Sendo assim tem cuidado pode-se tornar perigoso se nao fizeres uma valente TPA.

Mensagem 05/fev/2018, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde,
Depois de muito tempo sem atualizar, apareço agora em jeito de despedidada. O ff's Reef 2 vai acabar e dentro de algum tempo voltarei em principio com um projecto de maior dimensão.

Ficam aqui algumas fotos tiradas com o telemóvel, e espero ainda ter tempo de colocar outras de melhor qualidade.

Continuação de boa aquariofilia.
Abraço ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu GT-I9505 através do Tapatalk

Mensagem 06/fev/2018, 09:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boa sorte para o novo projecto. :)
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Voltar para Aquários dos Membros



cron