Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu 1º NanoReef

O meu 1º NanoReef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/jun/2012, 19:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 37
Localização: Alcobaça
Boas a todos,

Aqui fica o setup do meu 1º Aquário de Água Salgada

Sistema :

Aquário - 60x40x40(100l)
Escumador - Doc Skimmer 9002 Tunze
Bomba - Tunze nano 6025
Termostato - Jagger 125w
Calha Solstar - 3x24w (acham que compensa meter mais 1 de 24w ? Só teria que alterar os casquilhos e meter mais um balastro electronico individual de 24w)

Rocha viva - aproximadamente 10kg comprada a um membro do fórum.
Areia de aragonite - 9 kg comprado ao mesmo membro

Futuras alterações :

Repositor DYD (irei compra-lo ao membro Paulo Oliveira do cubo que ele desmontou)
Alteração das 3 lâmpadas existentes na calha ( 1 x Radium Bonnalux Super Skylux, 2 x Radium Cool day light, são as 3 brancas ) para 2 actínias ATI e uma branca ? o que acham ?

Neste momento estou a usar Água de Osmose de 3 Estágios com Sal da RedSea, a montagem é recente, tem apenas 1 semana e meia, mas tenho estado a usar o Stability da Seachem de forma que já entraram vivos no aquário (ooopps)

Grande dúvida : Água do mar ou salinada? :-\

Vivos :
1 turbo
2 de limpeza que já não me recordo do nome e espero que me possam identificar com as fotos

Ora, para minha surpresa a Loja onde comprei a maior parte das coisas, ofereceu-me um vivo.. que por sinal já o enamorava há muito tempo e sempre adorei o peixe.. trata-se de um Premna Biaculeatus lindíssimo e com um porte invejável, adoro o peixe mesmo.. mas pelo que tenho lido é muito agressivo e daí me ter sido oferecido, loool, ninguém o quer.. mas eu quero e dado às dimensões do aquário irei tentar manter somente esta espécie com outros.. será viável? Espero que sim

Já tenho alguma experiência em Água Doce, mas decidi ir com calma nos salgados de forma a não cometer muitos erros.. espero eu.. eheh

Aguardo as vossas opiniões sobre o que acham do meu setup e o que podia fazer para melhorar.

Agora uma dúvida e espero a vossa opinião o mais sincera possível, para vocês o melhor é água salinada ou água do mar ?!
Tenho possibilidade de ir busca-la à Nazaré, porque moro perto.. fico a aguardar a vossa opinião.

Fotos :-bd

Imagem

Imagem

Olha ele :p

Imagem

Imagem

Imagem



Cumprimentos,
Rodolfo Rodrigues

Mensagem 23/jun/2012, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Idade:
Localização: Monção
boas. já pensas-te em meter un fundo azul ou preto? acho que te dava mais visibilidade ao que tens dentro do aqua e tapa os fios que se vêm por tras. de resto nas a apontar. é só seguir a evolução.
parabens por te iniciares nestes tempos dificeis. abraço

Mensagem 23/jun/2012, 14:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Rodolfo,

tenta colocar o termostato no lado oposto, naquela zona escura na esquerda ficaria mais camuflado, alinha os fios todos tenta fazer deles um só
bem alinhados no angulo traseiro do aquario, praticamente deixava de serem vistos.
tenta afastar mais um pouco a rocha que se encontra mt perto dos vidros laterais com isto terias uma melhor circulação e permite-te uma melhor manutenção.
Quando poderes coloca uma lampada Blue (azul), ficaria mais bonito ainda e salientava a estética .

Continua ;)
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 24/jun/2012, 01:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 37
Localização: Alcobaça
Adriano Sousa Escreveu:
boas. já pensas-te em meter un fundo azul ou preto? acho que te dava mais visibilidade ao que tens dentro do aqua e tapa os fios que se vêm por tras. de resto nas a apontar. é só seguir a evolução.
parabens por te iniciares nestes tempos dificeis. abraço


Obrigado desde já pelo teu comentário Adriano.
Sim, já tinha pensado em esconder a parte de trás do aquário e acho que vou para o vinil preto de forma a puder esconder os fios e esconder o escumador, dado que ele também é preto, logo ficará mais discreto.. penso eu ;)

Ricardo Prata Escreveu:
Boas Rodolfo,

tenta colocar o termostato no lado oposto, naquela zona escura na esquerda ficaria mais camuflado, alinha os fios todos tenta fazer deles um só
bem alinhados no angulo traseiro do aquario, praticamente deixava de serem vistos.
tenta afastar mais um pouco a rocha que se encontra mt perto dos vidros laterais com isto terias uma melhor circulação e permite-te uma melhor manutenção.
Quando poderes coloca uma lampada Blue (azul), ficaria mais bonito ainda e salientava a estética .

Continua ;)


Obrigado pelo teu comentário Ricardo, sim também posso dizer que já tinha pensado em esconder o termostado por de trás do escumador, mas neste momento não dá porque como devem ter reparado a calha que tenho tem apoios laterais ao aquário e não consigo por tudo de forma a que a calha fique ao centro do aquário..
Estou a pensar seriamente em meter a calha suspensa ao tecto...porque com escumador interno e tudo.. não me sobra muito espaço com a calha em cima do aquário.. por isso acho que vou mesmo fazer isso.
Talvez com possível updrage da calha para 4x24w se o balastro permitir.. depois é só comprar os casquilhos duplos e meter mais uma lâmpada :p

As Lâmpadas já estão encomendadas duas ATI actínias de 24w, devem chegar na próxima semana.

Agora, futuras alterações e compras :

Teste de Cálcio,Magnésio e pH ( já tenho de KH da Salifert e de pH mas é da nutrafin embora digam que dá para salgado)
2 Lampadas actínias ATI
Repositor DYD (do membro Paulo Oliveira)
Reef Fusion I e II da Seachem ? Será cedo demais, como não vou já meter corais ?
Suspensão da calha ao tecto
Compra de Sal Aquavitro ou Água do Mar ? :-\ :-\
Equipa de limpeza ? O que aconselham e que quantidades?

Neste momento tenho os que estão nas fotos, embora suspeite que o turbo já esteja morto, hoje quando fiz a TPA de 10%, agarrei nele e não vejo nada na casca e não se mexe à que tempos.. logo deve ter morrido :(
O outro maior continua bem (não me recordo é do nome dele e o meu Premna também.

Neste momento, o rapaz onde comprei a rocha ofereceu-me 2 Nassarius Sp e um Clibanarius Sp eremita patas verdes que até ver estão bem pelo aquário.
Acham que preciso de mais ?

Neste momento o fotoperiodo do aquário é de 3h e 30 e vou aumentando a cada semana meia hora de luz, aconselhado pela loja onde comprei a maior parte do material.
O que me está a acontecer é que noto que tanto a rocha como o areão estão a ficar com um tom acastanhado.. é normal ?
Parece uma cor meio amarelo torrado, é mau sinal ? :(

Espero que me possam ajudar nas dúvidas que tenho neste momento e partilhem o máximo de informação de forma a não cometer erros ;)

Um abraço a todos,
Rodolfo Rodrigues


Voltar para Aquários dos Membros



cron