Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros ÀquaNeves

ÀquaNeves

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/Oct/2015, 19:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Apresento o setup do meu àqua montado em 1981.

Aquário: 180x60x70 com reforço em cantoneira inox e vidro rochedo de 12mm.
Iluminação: 8x80w
Circulação interna: 4xsunsun 5000l + 1 Resun 15000l
Circulação externa: 2xFiltros EHEIM 1800l
Sump: Nunca tive
Escumador: V12 Skimer TMC 15000l

Uma geral do mesmo

Imagem[/url]

Um abraço a todos
Jorge Neves
Editado pela última vez por Jorge Neves em 23/nov/2015, 19:57, num total de 1 vez.

Mensagem 22/Oct/2015, 22:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Um aquário mesmo á old school :) gostei :)


www.reef4life.com

Mensagem 22/Oct/2015, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Percebi bem!? Este aquário está em funcionamento à 34 anos?? Nunca foi desmontado?
Isto sim é dedicação ;)
Para quem está a começar, que é o meu caso, isto é um verdadeiro exemplo e uma motivação. Com tanto tempo de vida isso já é um verdadeiro reef, acho que já nem se pode chamar de aquário
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 22/Oct/2015, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
é mais velho que eu...imagino as dificuldades na altura para manter o aquário!

Mensagem 23/Oct/2015, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
olá

Muitos parabéns , 34 anos é obra.

Seria interessante dizer qual a manutenção que faz atualmente , e quais as diferenças para com a manutenção que fazia quando o montou.

Relativamente aos filtros externos, o que é que tem lá dentro?carvão activado?

Mais uma vez parabéns.

Mensagem 23/Oct/2015, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Muitos parabéns pelo aquário e sua longevidade.
Seria interessante saber os vários passos e alterações que o aquário sofreu ao longo dos anos quando a informação era muito escassa ao nível de água salgada.

António
Imagem

Mensagem 23/Oct/2015, 20:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
TiagoSantos87 Escreveu:
Percebi bem!? Este aquário está em funcionamento à 34 anos?? Nunca foi desmontado?
Isto sim é dedicação ;)
Para quem está a começar, que é o meu caso, isto é um verdadeiro exemplo e uma motivação. Com tanto tempo de vida isso já é um verdadeiro reef, acho que já nem se pode chamar de aquário


Boa noite Tiago

Obrigado pelo feedback.
O aquário nunca foi desmontado.
Claro que ao longo dos anos tem sido beneficiado e incorporada muita coisa...por exemplo à época para o layout só havia esqueletos de corais,rochas apanhadas na praia assim como a areia para a cama (ainda é a mesma) e macro algas.
Ao tempo a componente biológica era conseguida com placas de fundo (ainda lá estão) e cabeças motorizadas,para que a água circulasse no seu interior.
Isto entre muitas outras coisas para não me estar alongar.
Deixo uma foto onde são visíveis as placas e o areão originaIS...não,não são cianos...são algas marrons.

Imagem[/url]

Jorge Neves
Editado pela última vez por Jorge Neves em 23/nov/2015, 19:58, num total de 1 vez.

Mensagem 23/Oct/2015, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Rúben Miguel Escreveu:
olá

Muitos parabéns , 34 anos é obra.

Seria interessante dizer qual a manutenção que faz atualmente , e quais as diferenças para com a manutenção que fazia quando o montou.

Relativamente aos filtros externos, o que é que tem lá dentro?carvão activado?

Mais uma vez parabéns.



Boa noite Rúben

A manutenção actual passa por TPA's bi-mensais,adição semanal de elementos traço A,B,C da Grotech,limpeza dos filtros de 3 em 3 meses...a adição de CA;MG;KH é feita gota a gota durante a noite quando noto que os corais não estão bem e as análises posteriores o confirmam.
Quanto aos filtros contêm só porcelanas e bio-bolas que,aquando da limpeza,são apenas remexidas em água que retiro do aquário.
A manutenção antiga passava pelas TPA's que tanto podia ser mensal como trimestral ou mais,dependendo de como eu sentia o aquário e pela adição de à época alguns dos chamados oligoelementos de produção nacional.

Jorge Neves

Mensagem 23/Oct/2015, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Tiago Constantino Escreveu:
é mais velho que eu...imagino as dificuldades na altura para manter o aquário!



Olá Tiago

Complicado...muito complicado.
Valeu à época um Sr. de nome Terruta com loja no Cais do Sodré e cuja esposa era bióloga no aquário Vasco da Gama em Oeiras,que em boa altura me convenceu a deixar a água doce e me lançar na aventura salgada.

Jorge Neves

Mensagem 23/Oct/2015, 20:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
António Paes Escreveu:
Muitos parabéns pelo aquário e sua longevidade.
Seria interessante saber os vários passos e alterações que o aquário sofreu ao longo dos anos quando a informação era muito escassa ao nível de água salgada.

António



Olá António

Obrigado pelo feedback.
Nas outras citações penso que respondo um pouco às tuas questões.
Claro que muito fica por dizer num espaço como este...mas se tiveres questões mais objectivas talvês eu possa também sê-lo.

Jorge Neves

Mensagem 24/Oct/2015, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite Sr. Jorge
Os meu parabéns pelo seu sucesso, não é todos os dias que se consegue ver ou se conhece um aquário há moda antiga... com 34 anos.
Sou um novato nos salgados, o meu aquário tem sensivelmente 8 meses e já ficaria bem feliz e realizado se o conseguir mante-lo metade do tempo do seu.

abraço

Mensagem 24/Oct/2015, 12:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Nuno Lima Escreveu:
Boa noite Sr. Jorge
Os meu parabéns pelo seu sucesso, não é todos os dias que se consegue ver ou se conhece um aquário há moda antiga... com 34 anos.
Sou um novato nos salgados, o meu aquário tem sensivelmente 8 meses e já ficaria bem feliz e realizado se o conseguir mante-lo metade do tempo do seu.

abraço



Boa tarde Nuno

O gosto pelos aquários é uma paixão minha desde os 10 anos de idade (anos 60) que começou com a água doce em Angola até 1975,aí interrompida,mas imediatamente recomeçada assim que cheguei a Portugal,pois o primeiro dinheiro que ganhei foi de imediato para um aquário de 100l para plantado que mantive (entre outros) até 1981,ano em que fiz a transição para os salgados.
Isto para dizer que se houver gosto e paixão por este maravilhoso hobby,não há infortúnios,sejam de que tipo for,que nos impeçam de continuar.
Assim tenho para mim,que se for essa a sua vontade e querer,o aquário terá bastante sucesso.

Um abraço
Jorge Neves

Mensagem 24/Oct/2015, 19:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Viva amigo Jorge Neves
Não vou tecer muitos elogios pois já nos conhecemos há algum tempo e você já sabe o que penso do seu sistema.
de qualquer modo volto a repetir que, de cada poste seu fico sempre algum tempo a olhar a foto e a pensar os anos de gozo que o aquário lhe tem dado.
é sempre bom pudermos usufruir da partilha da sua experiencia e alguns conselhos que eu já segui com sucesso.
um abraço e não esqueça quando vier visitar o seu filho diga algo para poder-mos tomar um cafezinho.
obrigado

afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 24/Oct/2015, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Antonio Afonso Escreveu:
Viva amigo Jorge Neves
Não vou tecer muitos elogios pois já nos conhecemos há algum tempo e você já sabe o que penso do seu sistema.
de qualquer modo volto a repetir que, de cada poste seu fico sempre algum tempo a olhar a foto e a pensar os anos de gozo que o aquário lhe tem dado.
é sempre bom pudermos usufruir da partilha da sua experiencia e alguns conselhos que eu já segui com sucesso.
um abraço e não esqueça quando vier visitar o seu filho diga algo para poder-mos tomar um cafezinho.
obrigado

afonso



Viva amigo António

Combinado.

Um abraço
Jorge Neves

Mensagem 24/Oct/2015, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Obrigado Jorge pela resposta e principalmente pela partilha.
Definitivamente este é um tópico que vou acompanhar por vários motivos, mas principalmente pela história, longevidade e pelo seu conhecimento.

Mais uma vez os meus parabéns

Agora fiquei foi com uma pergunta na cabeça...
Será este o aquário de recife particular mais antigo no nosso país!? ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 25/Oct/2015, 10:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
TiagoSantos87 Escreveu:
Agora fiquei foi com uma pergunta na cabeça...
Será este o aquário de recife particular mais antigo no nosso país!? ;)

Ora aqui está um bom desafio para a rapaziada (desculpem a expressão).
Seria interessante conseguirmos indagar sobre as nossas fontes para apurar o sistema mais antigo em Portugal sem ter sido desmontado.
um abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 25/Oct/2015, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
cjorgene Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
é mais velho que eu...imagino as dificuldades na altura para manter o aquário!



Olá Tiago

Complicado...muito complicado.
Valeu à época um Sr. de nome Terruta com loja no Cais do Sodré e cuja esposa era bióloga no aquário Vasco da Gama em Oeiras,que em boa altura me convenceu a deixar a água doce e me lançar na aventura salgada.

Jorge Neves


Antes de mais os meus parabéns.
Lembro-me bem da loja do cais do sodre, tinha lá uns tubarões enormes que eu adorava visitar quando era miúdo..
Comprei lá muito peixe de água doce..

Os meus mais sinceros parabéns pelo magnífico Aquario..



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 25/Oct/2015, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite.

Sei que não está propriamente relacionado com o tópico, mas a ideia do António parece-me bem. Era interessante criarmos um tópico para tentar descobrir os reef' mais antigos do nosso país ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 26/Oct/2015, 01:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 100
Idade:
Uau 34 anos :) parabéns

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Mensagem 26/Oct/2015, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Jorge,

Fantástico aquário! Essa loja do Cais do Sodré também me traz boas recordações! Conheceu a Peixe na Água (Rui de Sousa) no CC Habib na Av. Almirante Reis? Foi onde vi o meu primeiro aquário de recife!

abraço
facebook.com/zoacorals

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron