Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Planeamento Reef

Planeamento Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/mar/2020, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá César,

Mais uma vez, o meu muito obrigado pelos teus contributos para esta discussão. Respondo em baixo de forma segmentada para ser mais fácil.

César Silvério Escreveu:

A diferença é que o TTM demora duas semanas e esse método mais de dois meses e como já ando há muito tempo nisto, sei que é difícil para a maioria das pessoas, aguentar essa disciplina cada vez que compra um peixe.


100% de acordo. Tenho a meu favor neste momento o facto de ainda não ter o aquário montado e isso permite-me fazer as coisas com calma e paciência. E não quer dizer que vá seguir este método. Apenas estou inclinado para isso.

César Silvério Escreveu:
Quanto ao material poderás fazer o TTM usando 3 caixas de plástico de 50/60 litros, que compras no Aki; fiquei porém com uma dúvida quando falaste em material: estás a pensar fazer a uma quarentena usando cobre no aquário onde depois vais pôr invertebrados? Não me parece boa ideia.

Não. Esse aquário não vai levar invertebrados nenhuns. Eventualmente poderei isolar invertebrados num outro aquário pequeno. Os tais de 25 Lt.
Quando falei em duplicação do material referia-me a aquecedores, filtros, PVCs, etc... Ou seja, todo o material que esteja que englobe cada um dos estágios do TTM.

César Silvério Escreveu:
Mas como disse, penso que esse esforço é demasiado e não compensa, para depois introduzires no aquário água natural, corais, rocha, etc., sem qualquer tratamento.

Mas isto é só a minha opinião

Aqui é que fiquei com as maiores dúvidas.
Corais falaremos mais tarde, mas estou consciente que podem ser introduzidas doenças nas bases ou rochas dos corais. A discutir as melhores opções mais tarde para não dispersar o assunto.
Rocha - Vou usar artificial, pelo que aqui não terei problemas a menos que entrasse alguma por via dos corais.
Quando falas em "introduzires água natural"... Há possibilidade de introduzir doenças por esta via? Ainda que sim, não será essa probabilidade muito baixa?

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 19/mar/2020, 17:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Bruno,

Claro que com a água natural, mesmo filtrada, seguramente vais introduzir coisas indesejáveis no aquário.

Penso que não há forma,mesmo com água salinada, de conseguires ter um aquário completamente "seguro".

Percebo e admiro as tuas preocupações em tentar evitar problemas, mas aquilo que provavelmente conseguirás é minimizar isso.

Se estabeleceres um protocolo de quarentena minimamente segura e prática de forma que, no futuro não a abandones, já será um grande passo para teres um bom aquário, mas problemas vão sempre aparecer...

...querer numa caixa de vidro com 100 litros de água replicar o oceano, é demasiada ambição.

Abraço e continua a informar-te.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/mar/2020, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
César Silvério Escreveu:
Olá Bruno,

Claro que com a água natural, mesmo filtrada, seguramente vais introduzir coisas indesejáveis no aquário.

Penso que não há forma,mesmo com água salinada de conseguires ter um aquário completamente "seguro".

Percebo e admiro as tuas preocupações em tentar evitar isso, mas aquilo que provavelmente conseguirás é minimizar isso.

Se estabeleceres um protocolo de quarentena minimamente segura e pratica de forma que no futuro, não a abandones, já será um grande passo para teres um bom aquário, mas problemas vão sempre aparecer...
...querer numa caixa de vidro com 100 litros de água replicar o oceano, é muita ambição.

Abraço e continua a informar-te.


Olá César,

Verdade! Será sempre quase impossível manter um aquário 100% seguro. Mas acho mesmo que se nos dispusermos a um esforço (mínimo, ou não) estaremos muito melhor posicionados para evitar problemas, ou reduzir significativamente a probabilidade desses problemas acontecerem.
Vamos ver qual será o protocolo a adoptar... Vamos falando sobre isso.

Uma vez que este tópico começou em 2016 com uma ideia completamente diferente da situação actual, passando do planeamento de 120Lt para 400 e tal, não sei se hei-de fechar este tópico e começar outro novo ou apenas mudar o nome e pôr uma nota no post inicial.

Vou ler mais um pouco sobre quarentena de peixes e depois voltarei à carga aqui sobre qual a melhor abordagem para evitar problemas com corais.

Sintam-se livres de opinar sobre a lista de peixes e/ou protocolo de quarentena.

Forte abraço a todos,
Bruno Silva.

Mensagem 20/abr/2020, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá,

Por aqui deram-se importantes passos para esta montagem. O Tanganyika foi finalmente desmontado.

Com esta desmontagem, pude finalmente encomendar o novo aquário à Scalare. Terá 120x60x60. Agora é tempo de começar as alterações à estrutura, limpar a sump e preparar a quarentena para ir buscar os primeiros habitantes.
Próximos passos em breve!

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 14/mai/2020, 21:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá malta,

O aquário e o depósito de Osmose já chegaram. A estrutura está em terminada, faltando apenas forrar, cujo processo ainda está em avaliação.
Aquario.jpeg


Tenho mais uma pergunta... Queria limpar a minha sump que vem do Tanganyika e que por isso está bastante suja e com bastantes resíduos de calcário nas laterais interiores. Quero limpar com Ácido Muriático para eliminar mesmo tudo. Como recomendam que o faça? Diluído em água com a sump cheia? 1:10?? Aplicar puro e localmente nos pontos a limpar? Outro método?
O ácido ataca o silicone?

Abraço,
Bruno Silva.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 18/mai/2020, 11:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Bruno,
normalmento uso vinagre na porporção de 1 por 1 com água. Penso que não deves ter problema com ácido muriatico já que várias pessoas o usam mas nao sei qual é a porporção.

Mensagem 18/mai/2020, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Marco Madeira Escreveu:
Olá Bruno,
normalmento uso vinagre na porporção de 1 por 1 com água. Penso que não deves ter problema com ácido muriatico já que várias pessoas o usam mas nao sei qual é a porporção.


Olá Marco,

Obrigado pela tua resposta. Eu por norma, em limpezas normais, também uso vinagre. Mas aqui queria mesmo limpar a fundo e remover todos e quaisquer resíduos. Mas a questão é se aquilo ataca ou não o silicone... :-s
Vi que o Rui Gaspar utilizou Ácido Muriático na proporção de 1:10 para limpar Rocha. Mas não sei se para limpar os vidros em si, se será a mesma proporção.

Já pensei aplicar "cirurgicamente" nos locais mais afectados e limpar o restante com vinagre. Talvez seja uma solução.

Enquanto tenho tempo, vou aguardar por mais opiniões.

Obrigado.
Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 18/mai/2020, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Podes usar o ácido muriático na proporção 1:10 que não ataca o silicone.
Basta ver que usamos em bombas, com plásticos e borrachas e não tem problema.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 18/mai/2020, 12:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Podes usar o ácido muriático na proporção 1:10 que não ataca o silicone.
Basta ver que usamos em bombas, com plásticos e borrachas e não tem problema.
Abraço.


Olá André,

Muito obrigado pelo feedback.

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 26/jan/2021, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá malta,

Após meses a fio sem vir aqui actualizar, tenho finalmente novidades.

A pandemia atrasou ainda mais algo que só por si já estava a avançar muito lentamente. Agora sim tenho o aquário cheio e a começar o ciclo.
Falta-me afinar o Layout para algo que me satisfaça realmente, já que de momento considero que está demasiado simétrico.

Em termos de equipamento, a lista final é:
  • Circulação - Tunze 6055 (5500Lt/h) + Tunze 6095 (9500Lt/h);
  • Retorno - AquaMedic DC Runner 5.2 (5000Lt/h);
  • Escumador - Deltec 1000ix
  • Iluminação: 2x Ocean Revive
  • ATO - Tunze Osmolator Nano (está planeado o Tunze Osmolator 5017)
  • Aquecimento: Controlador Temperatura D&D + Aquecedor AquaMedic Titanium 300w.
  • Relé temporizador para atraso do arranque do escumador, para utilizar em "Feed Mode" e manutenções que seja necessário desligar o retorno.
  • Backup de bateria para uma das Tunze para garantir alguma circulação e oxigenação da água em caso de falha energética. (em fase final de preparação)

Em relação ao posicionamento das Tunze, coloquei-as no vidro traseiro por causa do efeito estético. Espero conseguir mantê-las por lá. Tenho uma mais orientada à superfície e a outra mais para o centro do aquário. Alguma recomendação de alteração ao posicionamento e/ou orientação?

Mais logo ponho fotos e mais alguns detalhes.

Abraço a todos.

Mensagem 02/fev/2021, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
aponta a 6055 para a superfice deixando a mais para baixo no vidro pois tem um fluxo mais forte e longo e deixa a 6095 a apontar mais para a frente mas acima da 6055 pois esta em um fluxo mais curto mas mais largo...

Mensagem 03/fev/2021, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Bruno Escaleira Escreveu:
aponta a 6055 para a superfice deixando a mais para baixo no vidro pois tem um fluxo mais forte e longo e deixa a 6095 a apontar mais para a frente mas acima da 6055 pois esta em um fluxo mais curto mas mais largo...


Olá!

Obrigado pela dica. É mais ou menos como elas estão. Mas seguindo essa dica, vou baixar a 6055 mais um pouco.

Cumps,
Bruno Silva.

Mensagem 28/mar/2021, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá malta,

Para não deixar este tópico morrer, deixo aqui uma foto foleira do aspecto do bicho e uma actualização da Fauna. Não estou ainda satisfeito com o Layout e conto fazer alterações à ilha da direita.
Em termos de peixitos, temos a seguinte lista:
  • 2x Amphiprion Occelaris;
  • 2x Pterapogon kauderni;
  • 1x Ctenochaetus truncatus;
  • 1x Amblyeleotris randalli.

Tenho ainda um Lysmata Amboinensis.

Imagem 7144
Abraço,
Bruno Silva.

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros



cron