Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Planeamento Reef

Planeamento Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/jan/2016, 04:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
EDIT:

Derivado do tempo que levou desde a criação deste post, a configuração do planeamento deste projecto alterou-se significativamente. Assim, a conversa relativa à configuração (que se espera) final do aquário passou para a meio da página 3 deste tópico. Até lá a discussão é sobre o Nano.

#############################################################################

Olá pessoal.
Antes de mais quero desejar a todos um feliz ano de 2016.

Após 8 ou 9 anos de aquariofilia doce e muito tempo passado a ler sobre reef's (a paixão maior), espero agora conseguir fazer sair do papel a ideia para um Nano ao estilo do guia do Marco Madeira. Uma coisa simples, low-tech e que me faça crescer e progredir nos salgados até me sentir confortável para vazar o Tanganyika de 400Lts e convertê-lo em Reef.

Feita a introdução, passo a expor de forma simplista e sucinta aquilo que tenho em mente.
1º ponto, 1º dúvida - quanto ao vidro tenho duas opções. A ideia inicial era usar um 80x40x40(128lts) que estou a usar como aquário de crescimento, mas que foi comprado com estas medidas a pensar no nano-reef. A segunda opção é um aquário que me caiu nas mãos esta semana. 100x30x40 (120lts). Eu prefiro o de 80 por ser mais largo, o que virá a ajudar na construção do layout dando maior profundidade. Por outro lado, não sei se o de 100 não facilitará na construção de territórios para os futuros habitantes, assim como maior área ao longo do comprimento para a colocação de corais.

2º ponto - Circulação. Penso usar duas Tunze Nanostream 6015 de 1800lts/hora, sendo que já tenho uma adquirida. Será circulação a mais? Pelas minhas contas é 28x a litragem do aquário de 80cm.

3º ponto - Iluminação - aqui peço a vossa ajuda. Quero Leds. Tenho visto as Ocean Revive... que outras opções low-cost posso avaliar?

4º ponto - Pretendo iniciar sem escumador, avançando posteriormente se necessário para um hang-on. A Bubble Magus tem uns porreiros (Q3 e o E3), que tenho tentado avaliar preços, mas não consigo encontrar muita variedade. Opiniões?

5º ponto - Rocha viva - Algo em torno de 10 Kg será suficiente? Também há a questão do espaço disponível para colocar rocha...

6º ponto - Areia - Estou inclinado para Bahamas Oolite da Carib sea. Outras sugestões?

Restantes pontos logo se vão discutindo conforme isto for avançando na conversa e na montagem.
Este será um projecto para ir planeando e montando com Muitaaaaaaa calmaaaaaaa e muito lentamente.

Agradeço desde já todas as opiniões e sugestões que venham a dar.

Um abraço,
Cumps,
Bruno Silva.
Editado pela última vez por Bruno Miguel Silva em 19/mar/2020, 17:41, num total de 1 vez.

Mensagem 02/jan/2016, 13:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

E bom ano para ti tb.

Definitivamente mais profundidade ...

Circulação duas em cantos opostos dá nas calmas.

Tens também as chinesas com Wi-Fi . Mais baratas e controláveis.
Procura no ebay por 120w Led Wi-Fi

Sem escumador não aconselho ... Procura nos classificados. Ainda há bem pouco tempo estava um deltec mce300 a venda.

Areia ... É o que gostares ...

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/jan/2016, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Obrigado Rui.
Vou pesquisar o que indicaste.

Cumps,
Bruno Silva.

Enviado do meu RIDGE FAB 4G através de Tapatalk

Mensagem 03/jan/2016, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bom Ano, em primeiro lugar

Depois... para quem vive na zona de Setúbal 120lt + - é crime ~x( com tanto sitio para recolha de água natural isso devia ser maior :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Segue as dicas do Rui, e se precisares de ajuda tens por aqui malta disposta a isso.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 03/jan/2016, 12:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Obrigado Rui.
Vou pesquisar o que indicaste.

Cumps,
Bruno Silva.

Enviado do meu RIDGE FAB 4G através de Tapatalk


Olá Bruno,

Mandei vir uma há coisa de 2/3 meses e estou satisfeito, se quiseres ver "ao vivo e a cores" ou tiveres dúvidas posso-te ajudar!

Cumps,

Antonio

Mensagem 03/jan/2016, 14:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Joaquim Galinhas Escreveu:
Bom Ano, em primeiro lugar

Depois... para quem vive na zona de Setúbal 120lt + - é crime ~x( com tanto sitio para recolha de água natural isso devia ser maior :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Segue as dicas do Rui, e se precisares de ajuda tens por aqui malta disposta a isso.

Olá Joaquim,
Sim, é verdade que é quase um crime. E por isso penso mais tarde fazer o reef onde neste momento tenho um Tanganyika com cerca de 400 lts de água. O meu objectivo é ganhar experiência, além de que o Tanganyika consegue "ajudar" (€) a montar o nano. Mais tarde, já com uma base de conhecimento mais sólida, avanço para a montagem maior.
Ab,
Bruno Silva.

Mensagem 03/jan/2016, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
António Frazão Escreveu:
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Obrigado Rui.
Vou pesquisar o que indicaste.

Cumps,
Bruno Silva.

Enviado do meu RIDGE FAB 4G através de Tapatalk


Olá Bruno,

Mandei vir uma há coisa de 2/3 meses e estou satisfeito, se quiseres ver "ao vivo e a cores" ou tiveres dúvidas posso-te ajudar!

Cumps,

Antonio

Olá António,

Obrigado pela disponibilidade. Se me puder indicar o link do que comprou para ir estudando, agradecia.
Entretanto conforme as coisas forem avançando, logo se combina para ver "ao vivo" e principalmente "as cores" :)
Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 03/jan/2016, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Circulação duas em cantos opostos dá nas calmas.


É tranquilo por as duas Tunze Nanostream 6015? Não é circulação a mais, pois não?

Quando ao aquecimento pensei num Jager 150w. Ainda ponderei um de 100 por causa do tamanho, mas acho que é muito à justa.

Cumps,
Bruno Silva.

Mensagem 03/jan/2016, 14:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas dois de 100w ou 1 de 100w e um de 50w.

Ficas com redundância e se um colar não coze o aquário.

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jan/2016, 14:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Bruno Miguel Silva Escreveu:
António Frazão Escreveu:
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Obrigado Rui.
Vou pesquisar o que indicaste.

Cumps,
Bruno Silva.

Enviado do meu RIDGE FAB 4G através de Tapatalk


Olá Bruno,

Mandei vir uma há coisa de 2/3 meses e estou satisfeito, se quiseres ver "ao vivo e a cores" ou tiveres dúvidas posso-te ajudar!

Cumps,

Antonio

Olá António,

Obrigado pela disponibilidade. Se me puder indicar o link do que comprou para ir estudando, agradecia.
Entretanto conforme as coisas forem avançando, logo se combina para ver "ao vivo" e principalmente "as cores" :)
Abraço,
Bruno Silva.


Olá,

Esta foi a que eu mandei vir:
http://www.ebay.co.uk/itm/WIFI-Dimmable ... SwsB9V~3PT

Abraço

Mensagem 05/jan/2016, 00:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas dois de 100w ou 1 de 100w e um de 50w.

Ficas com redundância e se um colar não coze o aquário.

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk

Olá Rui.

Concordo com o que dizes, mas não posso desprezar o facto de que este aquário não irá ter sump, pelo que ter 2 termostatos lá dentro não abona nada a favor da estética. Neste ponto optei por ter apenas um de 150w.
Tendo isto decidido, hoje fui às compras. Mais um pequeno passo para a montagem.
Imagem

Neste momento já tenho o aquário, as duas Tunze 6015 (falta uma na foto), aquecedor e densímetro.
Só falta a rocha para começar a ciclar. E água... :) Posso por a rocha a ciclar e só mais tarde por a areia?
Ando atento a ver se surge alguma boa oportunidade de rocha nos classificados. 10kg é suficiente?

Abraço e obrigado a todos pela ajuda.
Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Cuidado com esses densimetros.

Mensagem 05/jan/2016, 02:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Vitor Pedroso Escreveu:
Cuidado com esses densimetros.

Eu sei que isto não é o aparelho mais fidedigno do mundo, mas para início deverá dar uma leitura minimamente correcta. Penso eu. Tendo tudo a rolar e com os testes comprados, etc, logo compro um refractómetro.

Mensagem 05/jan/2016, 08:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Vitor Pedroso Escreveu:
Cuidado com esses densimetros.


Cuidado pq?
Se medido correctamente até é bastante preciso! Antigamente só se usava disto e ninguém se queixou.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 09:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Presumi que o Vítor se referia à precisão. Até porque o rapaz da loja me alertou para ter atenção à estabilidade do densímetro.

Enviado do meu RIDGE FAB 4G através de Tapatalk

Mensagem 05/jan/2016, 12:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Boas...
Quero por um post a procurar RV, mas gostaria primeiro de saber a quantidade necessária. Conforme perguntei acima, 10kg são suficientes?
Aproveito também para perguntar se devo procurar por algum tipo específico de rocha.
Obrigado,

Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Acho 10kg pouco...

Eu tenho so 1a uma rocha que pesa mais que isso.. depois tenho outras que pesam pouco... a qualidade da mesma influencia claramente o peso.

Tenta comprar rocha que pese pouco!

Mensagem 05/jan/2016, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Obrigado Pedro.
Realmente fui rever as minhas notas e é pouco. Será mais adequado algo em torno dos 15 a 20 kg, certo?

Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 14:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pouco????

Mais uma vez ... tenho um aquário de 200x80x60 e tenho cerca de 15 a 18Kg de Rocha lá dentro.
Compra rocha morta pukani que é super porosa e fácil de trabalhar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 14:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 30
Localização: Faro
O peso da rocha é relativo.
Podes comprar uma rocha super densa que não deixe água penetrar fazendo com que precises de mais quilos para teres uma boa actividade biológica.

Podes comprar uma rocha super porosa, leve e que quando entre em água ganhe imenso peso (água dentro da rocha) fazendo com que precises menos quilos para teres uma boa actividade biológica.


No meu aquário 60x45x45 usei 7kg de rocha morta. É bastante porosa e leve.
-------
Como Rui disse a Pukani é a melhor relação porosidade/peso.
Podes trabalha-la facilmente e fazer o hardscape que desejas.
É a que tenho no meu.
Editado pela última vez por exobyo em 05/jan/2016, 15:54, num total de 1 vez.
Saudações aquáticas,
Rodrigo Guimarães

www.exobyo.com // www.flickr.com/rodrigo_guimaraes

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron