EDIT:
Derivado do tempo que levou desde a criação deste post, a configuração do planeamento deste projecto alterou-se significativamente. Assim, a conversa relativa à configuração (que se espera) final do aquário passou para a meio da página 3 deste tópico. Até lá a discussão é sobre o Nano.
#############################################################################
Olá pessoal.
Antes de mais quero desejar a todos um feliz ano de 2016.
Após 8 ou 9 anos de aquariofilia doce e muito tempo passado a ler sobre reef's (a paixão maior), espero agora conseguir fazer sair do papel a ideia para um Nano ao estilo do guia do Marco Madeira. Uma coisa simples, low-tech e que me faça crescer e progredir nos salgados até me sentir confortável para vazar o Tanganyika de 400Lts e convertê-lo em Reef.
Feita a introdução, passo a expor de forma simplista e sucinta aquilo que tenho em mente.
1º ponto, 1º dúvida - quanto ao vidro tenho duas opções. A ideia inicial era usar um 80x40x40(128lts) que estou a usar como aquário de crescimento, mas que foi comprado com estas medidas a pensar no nano-reef. A segunda opção é um aquário que me caiu nas mãos esta semana. 100x30x40 (120lts). Eu prefiro o de 80 por ser mais largo, o que virá a ajudar na construção do layout dando maior profundidade. Por outro lado, não sei se o de 100 não facilitará na construção de territórios para os futuros habitantes, assim como maior área ao longo do comprimento para a colocação de corais.
2º ponto - Circulação. Penso usar duas Tunze Nanostream 6015 de 1800lts/hora, sendo que já tenho uma adquirida. Será circulação a mais? Pelas minhas contas é 28x a litragem do aquário de 80cm.
3º ponto - Iluminação - aqui peço a vossa ajuda. Quero Leds. Tenho visto as Ocean Revive... que outras opções low-cost posso avaliar?
4º ponto - Pretendo iniciar sem escumador, avançando posteriormente se necessário para um hang-on. A Bubble Magus tem uns porreiros (Q3 e o E3), que tenho tentado avaliar preços, mas não consigo encontrar muita variedade. Opiniões?
5º ponto - Rocha viva - Algo em torno de 10 Kg será suficiente? Também há a questão do espaço disponível para colocar rocha...
6º ponto - Areia - Estou inclinado para Bahamas Oolite da Carib sea. Outras sugestões?
Restantes pontos logo se vão discutindo conforme isto for avançando na conversa e na montagem.
Este será um projecto para ir planeando e montando com Muitaaaaaaa calmaaaaaaa e muito lentamente.
Agradeço desde já todas as opiniões e sugestões que venham a dar.
Um abraço,
Cumps,
Bruno Silva.