Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Natural Island Reef

Natural Island Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/abr/2013, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 47
Localização: viseu
Temos mesmo que gostar daquilo que fazemos,muito fixe essa area tecnica
Cumprimentos

José J Correia

Mensagem 30/abr/2013, 13:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
É mesmo de louvar essa paciência mas que esta a ficar um mimo lá isso esta...

Mensagem 02/mai/2013, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Pedro Pereira Escreveu:
Parte tecnica pensada ao pormenor :D :D eu já tinha dado em doido com tanto tempo para arrancar :)) :))


Abraço


É a paciência amigo, muita paciência :D

1 Abraço,
Armando

Mensagem 02/mai/2013, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Jose J Correia Escreveu:
Temos mesmo que gostar daquilo que fazemos,muito fixe essa area tecnica


Amigo Jose Correia,

Obrigado ;)

Mensagem 02/mai/2013, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ricardo Maia Escreveu:
É mesmo de louvar essa paciência mas que esta a ficar um mimo lá isso esta...


Obrigado Amigo Ricardo Maia ;)

Mensagem 30/mai/2013, 09:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas a todos,

O tempo tem sido curto para vir aqui, a familia e o trabalho também merecem um pouco de atenção e como tal venho colocar aqui uma actualização no projecto:

- Arduino esta em fase de programação, estou a construir o design principal para ficar bonito no TFT, bem como alguns menus "Relays, Iluminação, Bombas, por ai fora"

- Também já tenho uma das placas que vai alimentar os relays quase pronta, faltando apenas uma resistencia de 4k7 para o 2º sensor de temperatura, o resto ta pronto e fica a faltar soldar a placa de 12v para alimentar as bombas de reposição e futura iluminação de led via Arduino.

- Tubagens, preciso de um T de 20mm, alguem tem? :D A preguiça tem sido tanta que ainda não me dei ao trabalho de ir comprar isso... enfim...

Mais logo coloco fotos dos menus e da placa.

Agora preciso da vossa opinião... ando a ler, reler, fazer contas... tudo e mais alguma coisa e acho que vou colocar uma calha de 8x54w sem ou com DIMM, logo me decido, isto porque sinceramente nesta altura do campeonato não vejo a necessidade de fazer um investimento de quase 1500€ numa calha, quando irei demorar quase 4 anos e picos para ter retorno do investimento efectuado, para além de que.. daqui a 4 anos as coisas já estão bem melhores a nível de Led's (penso eu...).

Estive a analisar as seguintes marcas:

- ATI (preferêncial)
- Giesemann (qualidade alemã, mas tenho algumas duvidas nos reflectores se serão tão bons como os da ATI).

Ideias? Sugestões? =)

Abraços,

Armando

Mensagem 30/mai/2013, 11:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1370
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Armando,

ATI já sabes o que esperar...
Giesemann é brutal, na minha opinião são mais bonitas mas o preço que pagas a mais dá para mudares as lampadas todas da ATI uma ou duas X.

Mensagem 30/mai/2013, 11:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Viva Marco,

Lá está... a questão da Giesemaan prende-se com o facto do preço ser um pouco maior que as ATI's, mas seguramente tem um design perfeito (equiparado à Sfiligoi), para além de que o problema de mandar vir as Giesemaan da Alemanha, é seguramente o valor elevado de portes (quase 100€).

Obrigado pela tua opinião ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/mai/2013, 11:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Isso para mim não é preciso inventar muito.

ATI é BBB .... Bonito, Bom e (mais) Barato ....

São grandes calhas. Se a diferença de preço entre DIM e não DIM não fôr muita porreiro. Se fôr ... então sem DIM e siga!!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/mai/2013, 11:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Rui,

Estive agora a confirmar e a diferença do DIM para NON DIMM, são 60€.

Achas que compensa ou mais vale meter as tomadas do arduino a ligar as x e desligar as y horas?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/mai/2013, 12:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Olá Rui,

Estive agora a confirmar e a diferença do DIM para NON DIMM, são 60€.

Achas que compensa ou mais vale meter as tomadas do arduino a ligar as x e desligar as y horas?

1 Abraço,
Armando


Epá ... por 60€ eu comprava ...
sempre poupas um pouco as lâmpadas e electricidade. Recuperas isso num instante!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/mai/2013, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ora boas,

Confirma-se o valor de 63€ de diferença da opção NO DIMM para a opção DIMM que é a que vou apostar desde já, e agradeço a opinião da malta =)

Agora a escolha das lâmpadas, tenho estas 3 sugestões... o ideal será manter SPS e LPS... sendo que os SPS vão ficar mais no centro do layout do aquário e os LPS irão ficar na sua maioria nas laterais e frontal:

Front to Back

ATI Blue Plus
ATI Blue Plus
ATI Purple Plus
ATI Blue Plus
ATI Coral Plus
ATI Blue Plus
ATI Aqua Blue Special
ATI Blue Plus

Front to Back

ATI Aquablue Special
ATI Blue Plus
ATI Blue Plus
ATI Aquablue Special
ATI Aquablue Special
ATI Blue Plus
ATI Blue Plus
ATI Aquablue Special

Front to Back

ATI Aquablue Special
ATI Blue Plus
ATI Purple Plus
ATI Aquablue Special
ATI Aquablue Special
ATI Coral Plus
ATI Blue Plus
ATI Aquablue Special

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/mai/2013, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Armando,

Só um pequeno alerta relativamente às calhas Giesemann.

Eu tenho uma 6X80W e estou muito satisfeito com ela; foi mais cara, mas como dizes a construção/solidez é outra.
Nunca tive nenhuma ATI, mas basta olhar para constatar a diferença no material, embora quanto à performance não possa testemunhar, pois não tenho experiência das ATI.

Gostaria de deixar contudo um alerta: alguns tipos de lampadas de marca ATI, não funcionam na minha calha; é estranho, mas é verdade e confirmado com várias lampâdas novas e todas elas com o mesmo comportamento: quando aqueciam (ao fim de 10/12 min), desligavam e não voltavam arrancar sózinhas.

Testei isto com vários tipos de lampadas ATI e várias lampadas do mesmo tipo e o resultado estranhamente foi sempre o mesmo.
A calha funciona normalmente com lampadas Giesemann, Acquamedic, Tom Mehr e outras, mas com algus tipos de ATI, não.
Portanto se decidires optar por esta calha, pensa em usar outra marca de lampadas que não ATI.

Tenho ideia, embora não tenha a certeza, que alguns tipos de lampadas ATI são ligeiramente mais grossas do que as de outras marcas e talvez daí este comportamento na minha calha; sei que é estranho, mas confirmei com várias lampadas e tenho testemunhas.

Um dos tipos com que não funciona é com a ATI Aqua Blue Special, já com a Purple plus, funciona normalmente.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/mai/2013, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Armando,

Só um pequeno alerta relativamente às calhas Giesemann.

Eu tenho uma 6X80W e estou muito satisfeito com ela; foi mais cara, mas como dizes a construção/solidez é outra.
Nunca tive nenhuma ATI, mas basta olhar para constatar a diferença no material, embora quanto à performance não possa testemunhar, pois não tenho experiência das ATI.


Concordo plenamente contigo em relação a construção/solidez, mas lá está... é cara para caraças, então se for com modulos DIMM é mais um custo, e ainda por cima os modulos são por cada circuito, ou seja, calha com 3 circuitos... modulos todos a parte e já dispara pelo menos 250€ os 3 modulos.

Gostaria de deixar contudo um alerta: alguns tipos de lampadas de marca ATI, não funcionam na minha calha; é estranho, mas é verdade e confirmado com várias lampâdas novas e todas elas com o mesmo comportamento: quando aqueciam (ao fim de 10/12 min), desligavam e não voltavam arrancar sózinhas.

Testei isto com vários tipos de lampadas ATI e várias lampadas do mesmo tipo e o resultado estranhamente foi sempre o mesmo.
A calha funciona normalmente com lampadas Giesemann, Acquamedic, Tom Mehr e outras, mas com algus tipos de ATI, não.
Portanto se decidires optar por esta calha, pensa em usar outra marca de lampadas que não ATI.

Tenho ideia, embora não tenha a certeza, que alguns tipos de lampadas ATI são ligeiramente mais grossas do que as de outras marcas e talvez daí este comportamento na minha calha; sei que é estranho, mas confirmei com várias lampadas e tenho testemunhas.

Um dos tipos com que não funciona é com a ATI Aqua Blue Special, já com a Purple plus, funciona normalmente.


Isto que falas é as lampadas ATI na calha da Giesemman?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/mai/2013, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Sim Armando, é dalguns tipos de lampadas ATI na minha calha Giesemann.

E se alguém duvida, ainda cá tenho uma Blue special para provar o que digo.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/mai/2013, 08:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Viva César,

Eu pensei em comprar a nova Matrix II (Versão 8x54w), só que o problema é mesmo a questão do DIMM e dos Portes de Envio (são perto de 100€) + os módulos de DIMM em cada circuito, visto que são pagos a parte... esta informação foi dada pelo Akin da propria Giesemman e foi isso que me deixou de pé atrás, a brincadeira não me ficava em menos de 1000€ seguramente e com a ATI a coisa fica mais em conta...

Já agora o que achas das combinações que coloquei aqui?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 31/mai/2013, 09:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E que tal estas sugestões?

16K - 20K - Bluish white with a noticable blue and red under-tone

8-Bulb combination
5 ATI Blue Plus
2 ATI Coral Plus
1 ATI Purple Plus

12K - 16K - Cool white with a noticable blue and red under-tone

8-Bulb combination
4 ATI Blue Plus
3 ATI Coral Plus
1 ATI Purple Plus

10K - 14K - Crisp white with just a hint of blue

8-Bulb combination
4 ATI Blue Plus
2 ATI Aquablue Special
2 ATI Purple Plus

Neste momento estou a usar a 1ª combinação e gosto do resultado. Tambem me agrada saber qual a temperatura de cor consigo com as combinações da ATI pois assim permite-me ajustar facilmente o white balance das fotos.

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 31/mai/2013, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
eu também estou a usar a primeira e gosto muitooooo

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 31/mai/2013, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Armando Fernandes Escreveu:
Viva César,

Eu pensei em comprar a nova Matrix II (Versão 8x54w), só que o problema é mesmo a questão do DIMM e dos Portes de Envio (são perto de 100€) + os módulos de DIMM em cada circuito, visto que são pagos a parte... esta informação foi dada pelo Akin da propria Giesemman e foi isso que me deixou de pé atrás, a brincadeira não me ficava em menos de 1000€ seguramente e com a ATI a coisa fica mais em conta...

Já agora o que achas das combinações que coloquei aqui?

1 Abraço,
Armando



Olá Armando,

Já viste os preços das Giesemann na Aquaristic.net?

Quanto a essas combinações, não sei responder porque não uso ATIs; tenho uma combinação de 80W+ 39W (atrás=menos profundo) e agora meti uma barra de leds ( 4XPanorama Pro Led Module- 453nm. - Ecoexotic), para acentuar a fluorescencia e os azuis.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/mai/2013, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá,

Sim, já andei a ver.. mas infelizmente não tem a Matrix II.

1 Abraço,
Armando

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros