Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua do Pippo

Aqua do Pippo

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/jul/2012, 10:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Estou a projectar um novo sistema.
O velhinho 'Sindrome do aquário desleixado' já leva cerca de 8 anos...
Muitos erros de principiante ainda hoje se mantêm..

De modo que existe consenso, vontade e alguma disponibilidade dentro do meu porto de abrigo (resumindo, lá em casa!) de dar este passo.
Os objectivos apresentados lá em casa, são o de reduzir barulho e reduzir alguma luz que ilumina o es+aço envolvente do aquário.
Neste momento estou na fase de estudo orçamental.

Detalhes, após ouvir algumas opiniões recentes, as quais agradeço desde já - 'Rui Manuel Gaspar', 'António A Silva' e 'Nuno Rodrigues'.

Imagem 392

#1. Aquário
80cm de frente x 70cm de fundo x H40-45cm, ou seja, acabo por ter sensivelmente a mesma litragem do meu actual sistema (200L), mas com uma outra versatilidade a nível de layout.
Queda/retorno de água, 'Bean Animal' com a ajuda do Rui.

#2. Estrutura
Em ferro, varão quadrado de 30mm
Tratamento superficial: Anodizado
Cor: preto, pintado à pistola
Altura da estrutura: 100cm
Nota: Aquelas 2 barras na horizontal, irão ser colocadas acerca de 10cm acima do solo, de modo a facilitar a limpeza da sump.

Tenho já orçamentos para o item #1 e #2.
Então o que falta?

Para completar o orçamento 'base', está a faltar a forra da estrutura.
Já escutei algumas ideias.

Pontos-chave:
dobradiças? não obrigado... de alguma forma ou de outra acabam sempre por enferrujar...
acrílico... de alguma forma ou de outra acaba por empenar...

Ideias:
Colocar calhas, de forma a que sejam possível colocar portas de correr. Parece-me bem...
A grande questão, é como aplicar estas calhas... de forma a que a forra não fique muito saliente da estrutura...
Vidro fumado? ou Polipropileno (PP) preto?

Método clic-clac... aqueles acessórios que se usa muito nos móveis Hi-Fi... mas é necessário imans... de forma a segurar em 4 pontos os 'painéis' da forra.

Ideias precisam-se! de forma a que comece a finalizar encomendas no início de Setembro.
Qualquer sugestão será bem vinda.

Muito obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/jul/2012, 11:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Pedro ...

Finalmente hein. Já não era sem tempo. Todos esses maravilhos DIY já merciam um aquário à maneira.

Para quem tem estrutura metálica ... paineis simples de madeira (tratados) com sistema de imans em 4 pontos.

É o mais barato e eficáz. Para essas dimensões até podes comprar placas cortadas à medida de madeiras nobres que não serão muito caros.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Olá Pedro,

Eu sou suspeito a falar de móveis, mas eu prefiro moveis fechados com MDF, apesar de não ter tanta circulação de ar, tem um isolamento de som bastante melhor... Pode não ser um problema para ti, mas no meu caso e apesar de ter o tanque na sala, prefiro que tenha o menor barulho possivel, ou... tenho problemas com a minha maria...

Outra coisa que entendo mas prefiro de outra forma, é o overflow ficar de fora do aqua. Por um lado ganhas espaço no tanque, mas por outro perdes fora dele, se quiseres encostar por ex. a uma parede, perdes algum espaço...
Quanto á altura, cada vez mais me convenço que as novas tendencias apontam para alturas de coluna de água menor... o meu tanque novo tem 50 de altura com a coluna seca a 45, o que me parece mais que suficiente. quando aos 70 de fundo...parece muito bom!podes brincar com o layout da forma que quiseres.

Pergunta... vais usar epoxy para brincar com a rocha ou vais colocar tudo "ao monte" encaixando as peças?

Abraço e boa continuação.

Mensagem 04/jul/2012, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Idade:
Boas Pedro

Venha de lá mais um projecto com sucesso. :-*
(pessoalmente o teu "síndrome" deve ter sido dos projectos onde mais aprendi, quer com os erros, quer com os sucessos, quer com as inovações que foste colocando ao longo do tempo)

Quanto ás duvidas sobre a forra do móvel, o que posso te dizer por experiência quero o MDF quer o contraplacado funcionam bem os dois, desde que, leve uma boa pintura e não existam falhas pra deixar entrar a humidade.
Aberto ou fechado? o meu tem as costas abertas e com o material todo afinado não há barulhos (ouço a mais a vortech que a sump).


Boas sorte com o projecto e alguma coisa é só dizeres.
Abraço

Mensagem 04/jul/2012, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Pois é Pedro como o Rui diz e faço as minhas palavras as dele, tens muito jeito para o DIY e profissional até, logo penso que a parte do forro da estrutura resolves facilmente barato e fica a teu gosto, como ele diz madeiras ou se quiseres algo mais moderno "à lá arquitecto" acrílico preto brilhante ou outro material assim do género.

Podes usar os imans ou tipo aquelas roscas metálicas/cromadas grandes como se vê a segurar os vidros em muitos edifícios mais modernos, isso vende-se e encontra-se facilmente nos leroy, aki e afins.

Mensagem 04/jul/2012, 19:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Pedro,

O novo aquário promete.

Em relação ao móvel, que tal placas de PVC com iman a segurar?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/jul/2012, 21:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Boa sorte Pedro :-bd

Quero ver essa electronica toda a funcionar :D
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 05/jul/2012, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Antes de mais, obrigado a todos pelas simpáticas palavras. :)

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Para quem tem estrutura metálica ... paineis simples de madeira (tratados) com sistema de imans em 4 pontos.


Como aplicar esses imans? Terão que existir na estrutura e na madeira... como aplicá-los sem muito trabalho na madeira?
Deveriam ficar embutidos, de forma a não ficarem afastados da estrutura...

(...)

NunoDinis Escreveu:
Olá Pedro,

(...) prefiro que tenha o menor barulho possivel, ou... tenho problemas com a minha maria...

Outra coisa que entendo mas prefiro de outra forma, é o overflow ficar de fora do aqua. Por um lado ganhas espaço no tanque, mas por outro perdes fora dele, se quiseres encostar por ex. a uma parede, perdes algum espaço...
Quanto á altura, cada vez mais me convenço que as novas tendencias apontam para alturas de coluna de água menor... o meu tanque novo tem 50 de altura com a coluna seca a 45, o que me parece mais que suficiente. quando aos 70 de fundo...parece muito bom!podes brincar com o layout da forma que quiseres.

Pergunta... vais usar epoxy para brincar com a rocha ou vais colocar tudo "ao monte" encaixando as peças?



Eu também tenho problemas com a Maria e isso é fundamento forte para proceder à mudança.
Eu prefiro ter mais profundidade de campo e menor altura... repara que o meu actual aqua tem L100 x C40 x H50... com as novas dimensões, a litragem vai ficar parecida... e um ganho brutal em profundidade, para maior versatilidade de layout.
QUanto ao layout, minimalista... rocha q.b. para suportar os corais... siporax na sump.


(...)

nuno.henriques Escreveu:

Quanto ás duvidas sobre a forra do móvel, o que posso te dizer por experiência quero o MDF quer o contraplacado funcionam bem os dois, desde que, leve uma boa pintura e não existam falhas pra deixar entrar a humidade.
Boas sorte com o projecto e alguma coisa é só dizeres.


Obrigado pelas dicas Nuno.
O meu sonho mesmo, é à semelhança de um móvel que vi em fotos, foi uma loja nacional que o preparou, penso que do Norte... é ter algo, preto, brilhante, a forrar a estrutura. Acho que a calha era da Reefset...
Estava muito 'fina' essa estrutura. Se alguém souber de qual a estrutura que estou a falar, esteja à vontade por favor.

(...)

Baltasar Escreveu:
(...) se quiseres algo mais moderno "à lá arquitecto" acrílico preto brilhante ou outro material assim do género.

Podes usar os imans ou tipo aquelas roscas metálicas/cromadas grandes como se vê a segurar os vidros em muitos edifícios mais modernos, isso vende-se e encontra-se facilmente nos leroy, aki e afins.


É isso mais ou menos Baltasar...
Mas a questão é que estava a pensar na aplicação de uma calha dupla, de modo a ter 2 vidros, na parte frontal da sump, a correr...
Visto que a frente vai ficar com 80cm...

Ex:
1x vidro preto com 40-45cm na parte detrás da calha sobre o lado esquerdo...
1x vidro preto com 40-45cm na parte frontal da calha sobre o lado direito...
Seria assim que os vidros correriam...

Mas a minha questão nesta aplicação, seria como instalar a calha de forma estética, de forma a que os vidros não fiquem muito afastados da estrutura?


(...)

Ricardo Pinto Escreveu:
Em relação ao móvel, que tal placas de PVC com iman a segurar?


Que placas seriam essas Ricardo? Tens demos?
Como resolveria o acesso frontal à sump, atendendo ao que já descrevi mais acima?

(...)

Pedro Gomes Escreveu:
Quero ver essa electronica toda a funcionar :D


Como costumo dizer... está quase... :)

Obrigado a todos uma vez mais!
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 05/jul/2012, 17:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Pedro,

Esse aquário que te lembras de ver se não me engano os paineis eram de madeira. Vou ver se vou à procura.

Quanto aos Imans, só precisarias nos paineis e não na estrutura. O frigorífico não é Iman e consegues "colar" lá coisas ...

Estás a ver aquelas dobradiças tipo IKEA que entram num buraco nas portas?

É a mesma coisa. tens uma peça para fazer esses buracos. metes isso no berbequim e em 5 minutos tens os buracos feitos para colocar os imans. fácil ... fácil ... e os imans ficariam à face da madeira pelo que quando encostasses o painel ... ficava mesmo à maneira. e podias fazer em MDF hidrófugo e pintavas da côr que quisesses tipo preto brilhante ou outra. com 50 ou 60€ fazias a festa.

Outra coisa extremamente importante é o teu filhote ... vidro ??? nem pensar. Na minha humilde opinião é claro.
Cá em casa garantidamente não.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jul/2012, 18:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Podes comprar iman em "fita", como se fosse fita adesiva, com 1-2mm de espessura. Fazes um quadrado à volta da placa de PVC ou acrilíco ou outro material "leve" e depois é só encostar à estrutura de ferro do móvel que o iman agarra.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 05/jul/2012, 18:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
Podes comprar iman em "fita", como se fosse fita adesiva, com 1-2mm de espessura. Fazes um quadrado à volta da placa de PVC ou acrilíco ou outro material "leve" e depois é só encostar à estrutura de ferro do móvel que o iman agarra.


Boas Ricardo,

Essas fitas com íman funcionam também em estruturas de aço inox?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/jul/2012, 18:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá,

Antes de mais, parabéns pelo projecto.

Em relação a tua pergunta, eu penso que para isso deves colocar do lado oposto (ou seja na estrutura), o mesmo sistema para agarrar a porta, penso eu de que...

1 Abraço e continuação de bom projecto.

Mensagem 06/jul/2012, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia a todos

Estou-me a informar acerca de dobradiças em PVC, pois estas garantidamente não enferrujam.
Teriam que ficar da parte de dentro da estrutura por questões estéticas.

Dizem que o acrílico empena.... bom, o meu chapéu tem 2 portas em acrílico já há algum tempo e não mostram sinais de empeno. São suportadas por dobradiças em acrílico, mas tem um contra, têm que ficar coladas pelo exterior, pois não têm ângulo que permita que seja pelo interior.
As portas ficam assentes numa régua também acrílico, que tapa as travas francesas.

Um painel de acrílico 400x1000x4 mm empenaria?

Esses ímans em fita, onde se arranja? Nunca ouvi anteriormente falar delas...

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/jul/2012, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Preciso de ajuda para delinear a minha sump.
Com a minha actual sump, sem desligar a bomba de retorno, apenas consigo realizar uma TPA de 10L... manifestamente pouco...
Gostaria que me ajudassem a clarificar como poderia conceber a sump de modo a que possa realizar uma TPA de maiorres proporções, sem que me obrigue a desligar qualquer equipamento.

Grato pela atenção
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/jul/2012, 18:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Preciso de ajuda para delinear a minha sump.
Com a minha actual sump, sem desligar a bomba de retorno, apenas consigo realizar uma TPA de 10L... manifestamente pouco...
Gostaria que me ajudassem a clarificar como poderia conceber a sump de modo a que possa realizar uma TPA de maiorres proporções, sem que me obrigue a desligar qualquer equipamento.

Grato pela atenção
Pedro Ferrer



Boas Pedro ...

Fazes como eu. uma terceira divisória na sump. tem sempre o mesmo nível de água. Agora como fazê-lo sem desligar pelo menos a bomba de retorno é que não estou a ver. Se não queres a terceira divisória, em vez de fazeres na divisão do retorno, fazes na divisão do escumador.

A propósito. Qual é o diâmetro dos furos que fizeste? Se fôr de 25mm e fores usar tubagem de 25mm fala comigo antes de fazeres a lista de compras que tenho cá umas sobras (nomeadamente um durso completo já montado, uns passa-muros, tubo, joelhos, etc ...) que te passo na boa.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/jul/2012, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

Ainda não fiz quaisquer furos... a serem feitos... serão feitos no início de Setembro.
Obrigado.

Tenho que arranjar forma de trocar 30L de água sem parar equipamentos...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/jul/2012, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Viva Pedro,

A ideia dessa TPA é retirar 30 Litros da SUMP e colocar de seguida mais 30 Litros?

Podes fazer um TPA directamente para o esgoto com uma bomba auxiliar, mas se tiveres uma boia de nivel na SUMP com um sistema de reposição osmose sempre ligado, sempre que ligas essa bomba para retirar a água, vais ter sempre a osmose a colocar.

Sinceramente não estou a ver qual é a melhor maneira de fazer sem desligar equipamentos.

Eu vou parar a bomba de retorno, espero que a SUMP encha até que não exista agua na coluna seca e nos tubos e depois ligo a bomba auxiliar para o esgoto.

De seguida ligo a bomba que vai colocar água de Osmose com SAL.

Olha que tudo automatico também dá problemas, falha uma coisa e falham as outras =)

1 Abraço.
Armando

Mensagem 06/jul/2012, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Armando

Os problemas que referes, há muito que estão resolvidos... :) (vide COADAS ou COADAS+)
Só falta mesmo arquitectar a sump de modo a que me permita retirar 30L (contra os actuais 10L) sem parar equipamentos.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/jul/2012, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Tens de começar a comercializar isso =) Ainda a GHL compra a patente, eheheheh

Mensagem 09/jul/2012, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Já recebi cotação para forrar a estrutura em acrílico... 194€...
A estrutura com tratamento superficial e pintura fica mais barato que isso :)
Acrílico está fora de questão...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron