Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua do Pippo

Aqua do Pippo

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/ago/2013, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... não tens lá no catálogo???

O perfil de canto é 30x30mm


Nop... o catálogo que me passaste não tem as dims...
Obrigado

(...)

Amanhã espero iniciar a odisseia de mudança de aquário...
Passa pelo seguinte:
1. Ir à arrecadação buscar uma antiga sump, que em tempos lhe tirei as divisórias...
2. Colocar esse aquário na cozinha...
3. Desligar bomba de retorno e escumador do actual sistema
4. Retirar os 90L (penso) da actual sump e colocá-los no aquário provisório da cozinha (APC)
5. Retirar eventualmente água do aquário principal
6. Retirar a RV do aquário principal e colocá-la no APC
7. Retirar os peixes e restantes seres vivos interessantes e colocá-los no APC
8. Colocar escumador e iluminação no APC

9. Retirar areia do aquário principal e mandá-la para o lixo
10. Retirar RV da sump e deixá-la secar...

Alguns pontos de orientação

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 30/ago/2013, 19:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... não tens lá no catálogo???

O perfil de canto é 30x30mm


Nop... o catálogo que me passaste não tem as dims...
Obrigado

(...)

Amanhã espero iniciar a odisseia de mudança de aquário...
Passa pelo seguinte:
1. Ir à arrecadação buscar uma antiga sump, que em tempos lhe tirei as divisórias...
2. Colocar esse aquário na cozinha...
3. Desligar bomba de retorno e escumador do actual sistema
4. Retirar os 90L (penso) da actual sump e colocá-los no aquário provisório da cozinha (APC)
5. Retirar eventualmente água do aquário principal
6. Retirar a RV do aquário principal e colocá-la no APC
7. Retirar os peixes e restantes seres vivos interessantes e colocá-los no APC
8. Colocar escumador e iluminação no APC

9. Retirar areia do aquário principal e mandá-la para o lixo
10. Retirar RV da sump e deixá-la secar...

Alguns pontos de orientação

Abraço
Pedro Ferrer



Epá ... Excelentes notícias ...

Já decidiste o aquário?

Olha tens é que vir cá no espaço da próxima semana e meia que depois vou ser operado e vai ser complicado para mim!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/ago/2013, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Opá...Rui, sempre vais à faca?

(...)

Ainda estou indeciso quanto ao aqua...
C70 x L85 x H60cm ainda são muitos litros... e aquela coluna seca lateral não está muito do meu agrado...

Eventualmente seguir a filosofia do Pedro M Gomes seria mais acertada... prescindia de 10cm no fundo, ficando assim com C60 x L85 x H60... seriam menos litros... a coluna seca iria para a retaguarda... ficaria mais estético... e um fundo com 60cm continua a ser agradável...

Imagem

Qual a vossa opinião?


Grato pela atenção
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 31/ago/2013, 23:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Opá...Rui, sempre vais à faca?

(...)

Ainda estou indeciso quanto ao aqua...
C70 x L85 x H60cm ainda são muitos litros... e aquela coluna seca lateral não está muito do meu agrado...

Eventualmente seguir a filosofia do Pedro M Gomes seria mais acertada... prescindia de 10cm no fundo, ficando assim com C60 x L85 x H60... seriam menos litros... a coluna seca iria para a retaguarda... ficaria mais estético... e um fundo com 60cm continua a ser agradável...

Imagem

Qual a vossa opinião?


Grato pela atenção
Pedro Ferrer


Epá ... eu sou suspeito pois tenho o meu mais ou menos como o do Pedro.

Tira os 10cm de fundo e pronto!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/set/2013, 00:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

ehhehe muito bom só mudava uma coisa no meu aqua.... fazia uma coluna seca externa mais piquena... porque esta que tenho ... é um pincel para a limpar LOL muito grande.... espaço desperdiçado... e lá se foi 10cm do meu aqua só para coluna seca nhé.

Continuo sempre com o conceito de acrilico na parte de trás toda do aqua... com pente no topo... ;)
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 01/set/2013, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Pedro

Pedro Gomes Escreveu:
ehhehe muito bom só mudava uma coisa no meu aqua.... fazia uma coluna seca externa mais piquena... porque esta que tenho ... é um pincel para a limpar LOL muito grande.... espaço desperdiçado... e lá se foi 10cm do meu aqua só para coluna seca nhé.

Continuo sempre com o conceito de acrílico na parte de trás toda do aqua... com pente no topo... ;)


Sendo que consideras que 10cm é muito... quanto deixarias agora?

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 01/set/2013, 12:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Pedro

Pedro Gomes Escreveu:
ehhehe muito bom só mudava uma coisa no meu aqua.... fazia uma coluna seca externa mais piquena... porque esta que tenho ... é um pincel para a limpar LOL muito grande.... espaço desperdiçado... e lá se foi 10cm do meu aqua só para coluna seca nhé.

Continuo sempre com o conceito de acrílico na parte de trás toda do aqua... com pente no topo... ;)


Sendo que consideras que 10cm é muito... quanto deixarias agora?

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer


Acho que o que o Pedro quer dizer é fazer coluna seca exterior!
Como eu tinha a minha no aquário anterior!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/set/2013, 20:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
ele deve estar a falar tipo a minha :
Imagem

Deves perceber nesta imagem quando a quero limpar basta tirar o tubo de retorno que a agua cai toda para a sump e ela fica vazia.

Jaime
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 01/set/2013, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Obrigado uma vez mais pela vossa participação.

Mas como se consegue (Pedro), ter varrimento a toda a largura do aquário, com o pente em acrílico... e ter uma coluna pequena, externa como a do Jaime?

Obrigado
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 02/set/2013, 00:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Obrigado uma vez mais pela vossa participação.

Mas como se consegue (Pedro), ter varrimento a toda a largura do aquário, com o pente em acrílico... e ter uma coluna pequena, externa como a do Jaime?

Obrigado
Pedro Ferrer


Pedro ...

Então? coluna seca exterior ao longo do aquário todo, só que em vez de vir até abaixo, vem só até 30cm do topo do aquário.

Agora pelo que tenho feito no meu faz como o actual do Pedro. Se não colares como eu as tubagens dentro da coluna seca aquilo para limpar é simples. basta levantares um tubo e desligar a bomba de retorno. Fica limpinha num instante!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/set/2013, 00:33

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Boas pessoal,

Digo coluna seca externa em todo o comprimento do aqua.... -6cm de cada lado... tipo....

Imagem
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 02/set/2013, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Pedro

Menos 6cm (exemplo) por banda, porquê?
Porque não a toda a largura do aqua?

Obrigado
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 02/set/2013, 13:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá Pedro,

Penso que não existe necessidade e para segurança talvez seja melhor... isto porque acentar a "coluna externa" quase em cima das arestas do vidro de trás talvez não seja tão seguro como o exemplo que postei foto... não sei !? e em termos de construção também...
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 02/set/2013, 13:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Gomes Escreveu:
Olá Pedro,

Penso que não existe necessidade e para segurança talvez seja melhor... isto porque acentar a "coluna externa" quase em cima das arestas do vidro de trás talvez não seja tão seguro como o exemplo que postei foto... não sei !? e em termos de construção também...


Não é por aí que cortas logo o vidro em "L" para que as laterais fiquem num vidro único ...

Em questão de segurança até é melhor!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/set/2013, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Pedro!

Bom, parece que finalmente isso está a andar!! ;)

Eu só tenho uma duvida no teu setup, aquele rebordo de vidro que fica fora da extrutura não é perigoso? aquilo na parte facilmente?

força nisso! ;)
Imagem

Mensagem 02/set/2013, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Joao Alves Escreveu:
Boas Pedro!

Bom, parece que finalmente isso está a andar!! ;)

Eu só tenho uma duvida no teu setup, aquele rebordo de vidro que fica fora da extrutura não é perigoso? aquilo na parte facilmente?

força nisso! ;)


À partida irei optar pela 'geometria' do aquário do 'Pedro M Gomes'. Parece-me mais sensato.

(...)

Entretanto apenas hoje iniciei os preparativos da mudança dos vivos para a cozinha...
Da arrecadação veio:
. Aquário temporário (antiga sump)
. Sistema de osmoregulação Tunze que se encontrava desactivado devido à criação do COADAS
. Balde 27L da Tunze pertencente ao sistema de osmoregulação
. Escumador Tunze 220/2 que se encontrava desactivado devido à criação do escumador BM200/DOC DIY

Do sistema actual:
. ímans das bombas circulação Tunze 7200/2 foram colocados em vinagre... e com isto 5 ofiuros morreram...
. as bombas 7200/2 estão fora do aquário à mais de 1 ano.... a movimentação da água tem sido feita apenas pela bomba de retorno...

Amanhã (3ª feira) espero colocar os ímans no aquário temporário, seguido da instalação das bombas.
Finalização da instalação do sistema de osmoregulação. Preciso de comprar uma bomba Tunze de osmoregulação...
Preparação do eggcrate para albergar o escumador Tunze

4ª feira
Espero proceder à mudança dos vivos...

O que mais me preocupa é a iluminação... ainda não sei como instalar o actual foco de leds chinês...
A calha T5 39x6 DIY (que está na arrecadação) é de 1m... e não está preparada para ser instalada num aquário de 70cm...

Isto ainda dá trabalho!

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 03/set/2013, 08:09, num total de 1 vez.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/set/2013, 00:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Joao Alves Escreveu:
Boas Pedro!

Bom, parece que finalmente isso está a andar!! ;)

Eu só tenho uma duvida no teu setup, aquele rebordo de vidro que fica fora da extrutura não é perigoso? aquilo na parte facilmente?

força nisso! ;)


À partida irei optar pela 'geometria' do aquário do 'Pedro M Gomes'. Parece-me mais sensato.

(...)

Entretanto apenas hoje iniciei os preparativos da mudança dos vivos para a cozinha...
Da arrecadação veio:
. Aquário temporário (antiga sump)
. Sistema de osmoregulação Tunze que se encontrava desactivado devido à criação do COADAS+
. Balde 27L da Tunze pertencente ao sistema de osmoregulação
. Escumador Tunze 220/2 que se encontrava desactivado devido à criação do escumador BM200/DO DIY

Do sistema actual:
. ímans das bombas circulação Tunze 7200/2 foram colocados em vinagre... e com isto 5 ofiuros morreram...
. as bombas 7200/2 estão fora do aquário à mais de 1 ano.... a movimentação da água tem sido feita apenas pela bomba de retorno...

Amanhã (3ª feira) espero colocar os ímans no aquário temporário, seguido da instalação das bombas.
Finalização da instalação do sistema de osmoregulação. Preciso de comprar uma bomba Tunze de osmoregulação...
Preparação do eggcrate para albergar o escumador Tunze

4ª feira
Espero proceder à mudança dos vivos...

O que mais me preocupa é a iluminação... ainda não sei como instalar o actual foco de leds chinês...
A calha T5 39x6 DIY (que está na arrecadação) é de 1m... e não está preparada para ser instalada num aquário de 70cm...

Isto ainda dá trabalho!

Abraço
Pedro Ferrer


Boas,

Tenho cá três dessas bombas e só vou precisar de uma por isso não compres que levas daqui!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/set/2013, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Só para dizer que como era expectável :), falhei os prazos para a execução das tarefas por mim propostas...
Tenho apenas 1 filho... quem tem 2 e 3 filhos... louvo-lhes a força de vontade e disponibilidade temporal de fazer o que quer que seja!

Mas as coisas estão a andar... muito por culpa do 'Rui Manuel Gaspar', novidades para breve...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 05/set/2013, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Só para dizer que como era expectável :), falhei os prazos para a execução das tarefas por mim propostas...
Tenho apenas 1 filho... quem tem 2 e 3 filhos... louvo-lhes a força de vontade e disponibilidade temporal de fazer o que quer que seja!

Mas as coisas estão a andar... muito por culpa do 'Rui Manuel Gaspar', novidades para breve...

Abraço
Pedro Ferrer


Epá ... Pedro ... como sabes eu tenho 3 filhos ... e às vezes nada como envolvê-los nas tarefas que nós queremos fazer ...

Dou-te um exemplo: tive que andar a pendurar varões, candeeiros, espelhos etc ... e a Ana Rita é que andou a chegar as buchas, parafusos, chaves, etc ...

Pode demorar um pouco mais de tempo a fazer as coisas ... mas consegues fazê-las por oposição a não as fazer. Então em tudo o que são tarefas de aquário os meus filhos dão sempre uma ajuda. Nunca dou comida à noite sem que um pelo menos venha comigo.

É também a minha maneira de os motivar a gostar disto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/set/2013, 09:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Gostava de obter a vossa ajuda por favor para definir a geometria final do novo aquário...

A azul, a área útil do aqua...
A amarelo, a coluna seca...

Imagem 2096

Participem por favor! Dêem a vossa opinião, acerca de qual das 3 soluções (A, B ou C) deverá vingar.

Grato pela atenção
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros