Olá,
Já estava com esta fisgada desde o 4º mês do meu Nano...
Os planetas alinharam-se e fiquei com o sistema do Pedro Gama, abrindo agora aqui um novo tópico com esta nova montagem.
Desmontei o sistema antigo e coloquei os vivos todos temporariamente até ter este novo sistema pronto
Data de montagem: 29/3/2016
Vamos ao setup:
Aquário: 100x60x55
Sump :70x30x35
Refugio: Coloco depois as medidas
Escumador: Para já reaproveitei o meu Bubbles NAC 5.5
Iluminação: 2 calha LED do Ebay - 160w Dim Light
Retorno: Jebao DCS 5000
Circulaçao: Jebao RW4 e Jebao RW8
Reposiçao: TMC com 2 boias ligadas ao reator de Kalk Deltec KM500
Temperatura: Controlador da TMC ligado a um termostato Eheim 300w e 4 ventoinhas.
Seguem agora alguma fotografias, peço desculpa pela qualidade mas o Iphone 5 juntamente com um mau fotografo nao há milagres!
A encher:
Geral:
Layout:
Agora já com 1 semana com as primeiras algas:
O que vos parece o layout? Antes de colar tudo, gostava de ouvir feedback apesar de ser uma questao de gosto.
Estou a pensar colocar a ilha do meio mais para trás.
Em relaçao à iluminaçao, acham insuficiente apenas 1 calha? Na teoria achava que era insuficiente mas depois de ver montado nao tenho 100% a certeza... Nos cantos fica naturalmente com mais "sombras" mas o que acham?
Na minha shopping list está - por ordem de prioridades à medida que a carteira permitir - Reator de Kalk para ligar à reposiçao; Escumador (Deltec) ; + uma calha para acompanhar esta (TBC).
Outra duvida que tenho é o refugio. Tenho a ideia pelos sistemas mais "cromos" que tenho visto por aqui que é algo que caiu um bocado em desuso. Para um sistema como o meu, com uma filosofia Keep it simple (Trocas de agua religiosas ; reposiçao com reator de kalk; Bom escumador) acham que faz sentido?
Obrigado a todos e espero que gostem!