Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Odana Reef

Odana Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/mai/2016, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Uma breve edição no equipamento utilizado:

Boas noites a todos!

Chamo-me Jorge Remígio, vivo no Algarve e sou novo pelo fórum (embora já o venha a acompanhar faz algum tempo).

Já tive um Reef tank durante cerca de 7-8 anos (por motivos profissionais tive que suspender o hobby).

Neste momento estou a preparar o meu próximo projecto, o "Odana Reef".

Aqua: 60.45.45
Vidro: 10mm extra claro
Coluna seca (durso - fica no andar abaixo dos quartos, como tal o barulho não incomoda).

Sump: 55.35.40

Iluminação: Ecotech Radion X30w G3 Pro
Escumador: Deltec 1456
Retorno: DC3000
Fluxo: 2x Vortech MP10w QD
Doseadora: Jebao DP-4
Aquecimento: 2x Jaeger 150w (com controlador de temperatura)
Reposição:Autoaqua Smart ATO (tanque de 12 litros)


Penso montar tudo nas próximas duas semanas (agradeço desde já o apoio e ajuda do Amigo Carlos Mota, que tem sido incansável).

Vou utilizar água do mar (vivo pertinho de um local com uma agua magnífica) e alguma rocha Belikan (tenho muita que deixei morrer e era do anterior Aqua).

Irei postar algumas fotos, de forma a partilhar convosco a evolução (e assim receber o vosso fundamentado feedback e conselhos).

Cumprimentos a todos

Até breve

Remígio
Editado pela última vez por JMCR em 15/jun/2016, 13:52, num total de 1 vez.

Mensagem 04/mai/2016, 00:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Bem-vindo Jorge.

Setup com material muito bom. Tudo bem encaminhado para o sucesso.
Como está a rocha? Viva ou morta? Fizeste algum tratamento à rocha antes de a utilizar?

Porquê o nome odana? Fiquei curioso, é um nome um pouco fora do habitual.

Um abraço

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/mai/2016, 08:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Tem umas medidas parecidas com o meu ;). Quanto ao materal penso que fazes-te boas escolhas ;)

Boa sorte com o projecto

Mensagem 04/mai/2016, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Jorge,

Boa sorte para o projeto!
Vou acompanhar...
Tive um nano com dimensões muito parecidas com o meu antigo aqua.
Escolha de material TOP, diria "premium" mesmo. Acho que a nivel de circulação, parece-me que vais ter as duas bombas a funcionar perto do minimo, eu tinha uma Jebao/Jecod (a mais fraca) e uma tunze 6045. Se quiseres poupar uns trocos, podes ir para as tunze que para essa dimensão chegam e sobram. Se já tiveres/se estiveres a pensar já num proximo aquário, então mais vale ires já para a Vortech !

Abraço

Mensagem 04/mai/2016, 09:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Bons dias,

Obrigado a todos pelas boas vindas e pelos comentários!

Optei pelas Vortech pela fiabilidade e estética...quero fazer algo "bonitinho". De qualquer forma já está o material todo comprado.

Não estou a pensar já noutro aquário (claro, claro) fiz este pequeno para que possa dedicar-me a 100% e não seja um peso na minha vida e sim um prazer...aquários vazios aqui em casa só temos um de 250.70.70, um de 129.60.50, um de 90.?.? E um pequenino de uns 35 que é dos meus miúdos eheheheh

A rocha era Belikan do meu anterior Reef (120.60.50), que eu tratei com hipoclorito de sódio durante dois dias, limpei tudo o que era material orgânico que pudesse apodrecer (eu e os miúdos com escovas de dentes ehehehe), depois garanti que ficava livre de químicos, ficou ao sol umas semanas e voltou a ser lavada. Está pronta para ir para o tanque!

Odana...vem da mistura do nome dos meus filhos, Ódin e Dana, que são os meus ajudantes oficiais! Adoram ir recolher água e ir à maré ver a bicharada toda que fica na rocha.

Mais uma vez obrigado pelas boas vindas!!

Abraços

Remígio

Mensagem 07/mai/2016, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Boas tardes a todos!

Comecei ontem de noite a montar o quebra-cabeças...e consegui que fosse um evento Familiar!! Adorei envolver os meus miúdos e a minha Esposa em algo que me deu imenso gozo.

Vou tentar colocar uma foto do resultado (quase) final, por favor perdoem se ficar grande ou pequena.

Bom fim‑de‑semana

Abraços

Remígio

Imagem

Imagem

Mensagem 09/mai/2016, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Gostei mesmo bastante ;) está bem bonito.

Mensagem 09/mai/2016, 06:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Parece-me que o layout está muito alto ... Experimenta retirar as tuas pedras do topo.

E cuidado com esses depósitos para baling. Convém que fiquem abaixo da doseadora e não acima!´

De resto é maravilhoso quando se consegue juntar a família toda à volta deste maravilhoso Hobby!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mai/2016, 09:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Obrigado Hugo!

Obrigado a ti também Rui, as pedras, devido ao ângulo em que fotografei, parece que estão altas mas estão a 20cm da superfície (já tenho um layout planeado faz algum tempo ehehehe). A doseadora não está montada, só está "guardada", não a vou usar nos próximos 3 meses...

Agora resta esperar que o sudoeste acalme e o mar permita que recolha água em condições.

Abraço

Remígio

Mensagem 14/mai/2016, 14:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Boas tardes a todos,

Finalmente o mar reuniu as condições para eu conseguir recolher água e iniciar o ciclo!!!
(Hoje ainda partilho convosco um par de fotos do local onde recolho a água).

Gostava de pedir a vossa ajuda:

O escumador está a injectar micro bolhas pelo tubo de entrada de água.
Tenho o escumador a funcionar ao nível recomendado...já verifiquei e está bem montado...sugestões?

Imagem
Obrigado e bom descanso!

Abraço

Remígio

Mensagem 14/mai/2016, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Tranquilo
Isso depois passa-lhe


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/mai/2016, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Assim espero...não queria nada ter que colocar uma esponja ou uma meia no tubo...

Já agora...o local onde recolho água (algo que faço com grande prazer...embora em seguida sejam centenas de degraus a subir eheheh):

Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 15/mai/2016, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Parece que isto não começou muito bem:)

O escumador continua a enviar uma tremenda quantidade de micro-bolhas para o sistema...já experimentei subir...mas continua...afinal parece que não lhe passa...

Nunca tive nenhum controlador de temperatura, por isso não conheço o método de funcionamento. Será que alguém me diz se é normal que um aquamedic twin, com dois jaeger de 150w, apenas ligue um deles?? Ou deveria ligar os dois ao mesmo tempo até obter a temperatura desejada?

Obrigado!
Abraço e bom fim‑de‑semana

Remígio

Mensagem 15/mai/2016, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
JMCR Escreveu:
Parece que isto não começou muito bem:)

O escumador continua a enviar uma tremenda quantidade de micro-bolhas para o sistema...já experimentei subir...mas continua...afinal parece que não lhe passa...

Nunca tive nenhum controlador de temperatura, por isso não conheço o método de funcionamento. Será que alguém me diz se é normal que um aquamedic twin, com dois jaeger de 150w, apenas ligue um deles?? Ou deveria ligar os dois ao mesmo tempo até obter a temperatura desejada?

Obrigado!
Abraço e bom fim‑de‑semana

Remígio


Boas.

Quanto ao controlador de temperatura nao lhe consigo ajudar,mas quanto ao escumador é preciso é calma que isso passa. As vezes quando dizem que passa nao é numa ou duas horas e as vezes nao é de um dia para o outro, os escumadores por vezes demoram dias ate funcionar em condições.. neste hobbie é preciso é calma..

Cumpr
Carlos resende

Mensagem 15/mai/2016, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Obrigado pelo seu comentário Carlos.
Paciência é algo que não me falta :) desconhecimento também. Os meus escumadores sempre foram os velhinhos Deltec (APF) cujo funcionamento era distinto.
Veremos o que o futuro me reserva. Mais uma vez obrigado

Cumprimentos
Remígio

Mensagem 16/mai/2016, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Um telefonema para o Sr Carlos Mota e o "Mistério do AquaMedic" foi resolvido...foi aqui o ignorante que ligou um dos termostatos ao local onde deveria ter ligado uma qualquer espécie de arrefecimento eheheh "o material tem sempre razão" (mas ter um Sr Mota por perto ajuda muito).

Mensagem 20/mai/2016, 19:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Boas tardes a todos,

Finalmente tive oportunidade e acabei de montar (quase) tudo! Falta chegar a iluminação mas já iniciei o ciclo faz amanhã uma semana.
Tive que abdicar das divisórias da sump, para poder eliminar a maioria das micro-bolhas...
Amanhã 15% de tpa e depois esquecer o aquário durante mais uma semana, até à próxima tpa.

Cumprimentos e bom fim‑de‑semana
Remígio

Imagem
Imagem

Mensagem 15/jun/2016, 14:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Entraram os primeiros habitantes:

2x L Debelius
3x turbos
2x Euphylias
1x zoanthus
1x babylonia spp

Cumprimentos a todos

Remígio

Imagem

Imagem

Mensagem 14/ago/2016, 12:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
JMCR Escreveu:
Assim espero...não queria nada ter que colocar uma esponja ou uma meia no tubo...

Já agora...o local onde recolho água (algo que faço com grande prazer...embora em seguida sejam centenas de degraus a subir eheheh):

Imagem
Imagem
Imagem


Olá JMCR

Porque não compras uma bomba para caravanismo (custa 20paus...são fiáveis).tem uma elevação de 9m e um débito de19l por minuto (a não ser que gostes do exercício)...eu já me deixei disso,com a idade os meus amortecedores ficaram todos fanados por trapezismos dessa espécie.
Um abraço
Jorge Neves


Voltar para Aquários dos Membros



cron