Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros TMC Signature 45

TMC Signature 45

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/jun/2016, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Gonçalo,
Esse ciclo foi muito rápido. Apenas 20 dias...
Utilizaste alguns produtos?

Muitas vezes somos levados a apressar as coisas com maus resultados, principalmente quando já adicionaste um peixe bastante sensível e caro.

Desejo sinceramente que se aguento porque também adoro esse peixe.

Abraço.

Boas André,

Também espero que corra tudo bem mas nao apressei nada.

Usei rocha morta sem ser curada o que fez a amonia disparar na 1a semana, a areia viva tratou do resto. :) além da rocha visivel no tranque principal, tenho mais na sump e 1.5L de siporax, por isso superficie nao falta para as bactérias. Tenho posto os resultados das analises q tenho feito. Excepto ph e salinidade q estão sempre nos 8.2 e 1025.

Ultimas analises que fiz tinha Amonia e Nitritos a zero e muitos Nitratos.

Depois da ultima TPA de 20% fiquei com os Nitratos a 8ppm.

Estou a preparar a entrada de corais então nesta ultima TPA usei o sal Red Sea Coral Pro para subir os niveis de Cálcio e Magnésio.

Com a entrada da equipa de limpeza e o angel fish anão vou medir amónia e nitritos amanhã para garantir que não tenho surpresas.

Em relação ao à estrela, passou a primeira noite na gruta tímido a espreitar e só se atrevia a sair por breves instantes. Hoje ja anda ca fora a morder as algas da rocha. Deve estar com fome. :)

Abraço

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 28/jun/2016, 00:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Ele continua de boa saude.

Quando lhe dei comida (artemia congelada) provou e mandou for, so passado 5 minutos quando o wavemaker reiniciou e começou a mandar a comida as voltas é que ele se entusiasmou e começou a caçar.

Quando cheguei a casa ao fim do dia tinha o camarão fora da toca, fiquei algo contente pois tem estado escondido mas depois percebi o motivo, o angelfish expulsou-o. Quando ele tentava entrar ele mostrava sinais de agressividade.

Tirando isso, ambos estão cheios de vida.

Imagem

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 29/jun/2016, 14:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Pequeno update, continua tudo de boa saude e bem vivaços.

Amonia: 0
Nitritos: 0

Abraço

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 03/jul/2016, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Hoje é dia de TPA 10%

Amonia:0
Nitritos:0
Nitratos:10

Imagem

Imagem

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 05/jul/2016, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Imagem

Imagem

Imagem



Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 06/jul/2016, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Pequeno update

Um dos palhaços saltou durante a noite... Tenho que arranjar uma tampa. Ja tenho os suportes.

Sabem onde posso comprar uma tampa de acrilico furada à medida?

Outro update é o facto do angelfish andar a mordiscar um dos LPS. Vou tentar dar-lhe mais comida para ver se não tem mesmo motivos. Se mesmo assim continuar com este comportamento tenho que o devolver... :(

Tendo em conta que introduzi os primeiros corais fiz hoje os primeiros testes:

Ca
400ppm

Mg
1140

KH
8

Calcium e Magnésio um pouco baixo tendo em conta que apenas nas duas ultimas tpas usei sal apropriado. Os niveis devem subir com as proximas tpas com red sea coral pro.

Abraço

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 06/jul/2016, 12:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Gonçalo Santos Escreveu:
Pequeno update
Outro update é o facto do angelfish andar a mordiscar um dos LPS. Vou tentar dar-lhe mais comida para ver se não tem mesmo motivos. Se mesmo assim continuar com este comportamento tenho que o devolver... :(


Eu não arriscava muito. Tive em tempos um foxface que também começou a dar umas bicadas nos corais, e a minha ideia foi exatamente igual à tua, vou alimenta-lo mais a ver se para. Acho que só lhe abri o apetite, um dia chego a casa tinha alguns sps todos roídos. Na minha opinião, quando bicam uma vez vão bicar sempre. Mas faz o teste.

Abraço

Mensagem 12/jul/2016, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Ontem foi dia de TPA 15%.

Amonia 0
Nitritos 0
Nitratos 10
PH 8.2
Salinidade 1025

Como podem ver na foto abaixo um dos pés ja foi comido... Vou devolver o Flame dwarf Angelfish à LFS.

Imagem

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 12/jul/2016, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Dos anjos-anão podes tentar o Bispinosus ou o Acanthops ou mesmo o potteri, sendo que os 2 primeiros costumam ser os mais bem comportados com os corais.

O Acanthops pode ser um pouco agressivo.

Com os corais, os flame e restantes espécies é um tiro no escuro.

Mensagem 13/jul/2016, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
O palhaço começou ontem a colonizar!

Imagem

Tenho de arranjar uma casa maior para ele quando o tirar o flame angelfish

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 14/jul/2016, 02:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
:mrgreen:

Imagem

https://youtu.be/pbT9WcdJan8

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 14/jul/2016, 15:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gonçalo,

O palhaço vai provavelmente continuar a stressar a euphyllia e matá-la; mete-o na sump e tenta arranjar outra cama para ele.
Vai ser díficil porque normalmente há um período de adaptação/imunidade às anémonas e palhaço como é pequeno e ainda não ganhou imunidade, vai provavelmente a escolher a euphyllia pois é menos urticante.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/jul/2016, 18:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
Gonçalo,

O palhaço vai provavelmente continuar a stressar a euphyllia e matá-la; mete-o na sump e tenta arranjar outra cama para ele.
Vai ser díficil porque normalmente há um período de adaptação/imunidade às anémonas e palhaço como é pequeno e ainda não ganhou imunidade, vai provavelmente a escolher a euphyllia pois é menos urticante.

Abraço

"It is not uncommon for various specimens of Euphyllia to become substitute homes for clownfishes, especially if there's no suitable anemone present for them to live in. Specimens may not extend their tissues/tentacles as much as usual when a clownfish first decides to "move in", but they typically become accustomed to the activities of such fishes and return to their normal behavior, often in a matter of days."

http://www.advancedaquarist.com/2012/10/corals

Parece que nao ha crise. A euphilia tem estado bem aberta durante o dia.

Hoje foi dia de mais uma TPA 15%. Tenho o PH pouco baixo (8.0). Pode ser pouca oxigenação ou é falta de alcalinidade?

Ph: 8.0
Amonia:0
Nitritos:0
Nitratos:12
PO4:0.2
Ca:400
Mg:1250
KH:7.8



Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 16/jul/2016, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Imagem

Imagem

Imagem

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 17/jul/2016, 11:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
... Espero que tenhas razão!!
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/dez/2016, 21:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa noite nao tens nenhuma actualizaçao do aquario? Estou curioso pois o que vou montar tem algumas caracteristicas semelhantes.

Mensagem 05/dez/2016, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Antonio Santiago Escreveu:
Boa noite nao tens nenhuma actualizaçao do aquario? Estou curioso pois o que vou montar tem algumas caracteristicas semelhantes.


Boas,

A minha presença no forum está bastante apagada, mas o aquário está a bombar. :)

A qualidade das fotos deixa um pouco a desejar mas tenho muitas dificuldades em tirar fotos com estes leds...
Seja com telm ou com a minha maquina, a velocidades altas ve-se as faixas de cores das luzes dos leds, a velocidades baixas menos mas fica tudo estranho...

Bom fazer um resumo de como tem corrido deste o verão.

Tive bastantes problemas com o overflow (ou a falta dele... :p ).
Os problemas foram ruído, falta de caudal e inclusive uma mini inundação...

Neste momento está mais estável mas ainda faz algum ruído.
E sem dúvida o ponto fraco deste aquário.

Bom, neste momento tenho:

2x Amphiprion ocellaris
1x Lysmata amboinensis
1x Lysmata debelius
1x Macropharyngodon bipartitus
1x Ecsenius stigmatura
1x Gramma loreto
4 ou 5 Turbos

Na fauna tenho:
Acropora sp.
Xenia sp.
Fungia repanda
Euphyllia

O Angel Fish anão e os peixes palhaço que começaram morreram todos com o que acho que foi um surto de Marine Ich (Cryptocaryon).

Antes disso tive também um palhaço que saltou fora.

Afectou todos os peixes, depois ficou 1 mês sem peixes, apenas com os turbos e camarões que se safaram para fechar o ciclo do Cryptocaryon.

Desde ai tem corrido tudo bem.

Estou a fazer TPAs semanais de 10-15% com aspiração do fundo.
Os valores estão quase constantes em todas as TPAs:
Ph: 8.2
Nitratos: 8-10
PO4: 0.05
Ca: 390
Mg:1250
KH: 8.6
Salinidade: 1024

Estou agora a tentar subir a salinidade aos poucos para 1025.

Comecei agora a experimentar kalkwasser na agua de reposição para tentar aumentar o Calcio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 05/dez/2016, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Parece estar muito fixe obrigado pela actualizaçao e informaçao. Como conseguiste resolver o problema do overflow o sistema do meu nao é muito diferente infelismente e agora ja vou tar para alterar :( Esse wrasse é lindo!

Mensagem 08/dez/2016, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Antonio Santiago Escreveu:
Parece estar muito fixe obrigado pela actualizaçao e informaçao. Como conseguiste resolver o problema do overflow o sistema do meu nao é muito diferente infelismente e agora ja vou tar para alterar :( Esse wrasse é lindo!

Resolvi com uma torneira para regular o fluxo na sump, por incrível que pareça, com a torneira meia fechada tenho menos ar, ou seja, menos barulho e mais caudal!!

Mas o ideal é ter um overflow...

Deixo-vos a foto da minha fungia favorita
Imagem

Ja tem uns meses no aquário, comprei-a muito bonita, floresceu mas passado uns 2 meses começou a definhar. Perdeu a cor, ficou feia e parecia quase morta. Todos os parâmetros estavam correctos.

Acabei por descobrir que o camarão amboinensis ia sacar a comida mesmo dentro da boca da Fungia. Ou seja apesar de lhe dar comer, estava a morrer à fome.

Agora dou-lhe comida e boca e tenho que esperar que feche a boca para o camarão não lhe sacar a comida.

Abraço



Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 09/dez/2016, 00:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Antes de se apagar

Imagem

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron