Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros The Peak

The Peak

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/jul/2016, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora boa tarde a todos!

Apresento-vos esta nova montagem (a minha 2ª nestas lides de água salgada) e tem sensivelmente 2 meses. O nome escolhido (The Peak) tem a ver com uma viagem recente a Hong Kong e o nome vem do ponto mais alto lá do sítio (faz-me lembrar a ilha do lado direito do aquário).

O aquário tem 150x63x60 com uma sump de 120x50x40. Em termos de iluminação tem 2 Ocean Revive t247 nas pontas e uma Maxspect Razor 160W a meio que vai fazendo o amanhecer e anoitecer que as OR não têm. Continuo com o mesmo escumador Deltec 1455 que, até prova em contrário vai cumprindo bem o seu trabalho mesmo com mais água para tratar. Tenho apenas um aqueceder Jagger de 300W ligado ao novo controlador de temperatura Elitech E1000 - estou a tratar de um diy para ventoinhas de PC para arrefecimento / circulação dentro do móvel. Ligado a este controlado estão igualmente as fita sde leds que iluminam o móvel e estão atrás de um sensor de movimento - que dá bastante jeito. A ciculação está a cabo de uma Jecod CP40 e uma Jebao RW8 e o retorno com uma Jecod DCS12000. Todo o sistema é bastante silencioso. Tenho 2 blocos dos maiores de marine pure na sump. O aquário foi monatdo maioritariamente com rocha morta (previamente ciclada) + areia viva. Tenho 3 peixitos e alguns corais simples - mas está td a correr bem sempre com NO3 e PO4 a 0. Já passei por 2 fases de algas: vermelhas e verdes e agora está tudo meio limpo e estou na fase da explosão de pods.

Ficam umas fotos tiradas com telefone:

Uma geral:
Imagem

Ilha da esquerda:
Imagem

Ilha da direita:
Imagem


Espero que gostem!
PG

Mensagem 08/jul/2016, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...
Mais um para acompanhar... gosto muito do layout muitooo mesmo ...

Agora é encher ...

Abraçao e ja ta aqui marcado para seguir amigo ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/jul/2016, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Pedro.
Muito bom aspeto esse layout, boa sorte com essa montagem.
Abc

Mensagem 12/jul/2016, 10:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado pelos comentários amigos! Seguem mais 2 fotos de ontem. Aquário ainda muito vazio mas também não tenho pressa nenhuma :) (tive bastante mais pressa no 1º aquário). Já começa a aparecer alga coralina nas rochas :)


Algumas fotografias de ontem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Bom dia a todos!
PG

Mensagem 12/jul/2016, 10:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Pedro,
Parece-me excelente e um óptimo layout.
Agora é esperar esperar esperar e ir introduzindo peças :)

Acho que fazia mais sentido teres as duas OR na perpendicular ao aquário. Parecem-me estar muito juntas à Central.
E como tens as duas ilhas na Zona das OR's acho que ficarias com mais luz.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/jul/2016, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Pedro,
Parece-me excelente e um óptimo layout.
Agora é esperar esperar esperar e ir introduzindo peças :)

Acho que fazia mais sentido teres as duas OR na perpendicular ao aquário. Parecem-me estar muito juntas à Central.
E como tens as duas ilhas na Zona das OR's acho que ficarias com mais luz.

Abraço.


Viva André! Eu quando as instalei considerei colocá-las dessa forma mas como tinha colocado um varão em cima para pendurar as 3 (eu qdo puder coloco uma foto do varão), acabou por não dar mto jeito para as pendurar assim. As 3 calhas como estão agora dão uma luz que nunca mais acaba por todo o aquário (apesar de pelas fotos não parecer) - inclusivé nas pontas.

Obrigado e um abraço!
PG

Mensagem 05/ago/2016, 14:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Boas!

Está muito porreiro o layout.
Que areia usaste?

Cumps

Mensagem 05/ago/2016, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Vítor Vilas Boas Escreveu:
Boas!

Está muito porreiro o layout.
Que areia usaste?

Cumps


Obrigado Vítor! Usei a live da red sea (pink).

Abraço
PG

Mensagem 08/ago/2016, 17:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora boa tarde a todos! Segue uma pequena atualização do aquário:

Está com cerca de 3 meses e já com alguns corais e peixitos. Desde que foram introduzidos, os corais já apresentam algum crescimento. Tenho notado ultimamente que surgiram alguns focos de cyano em alguns pontos do aquário, mas suponho que seja normal derivado da tenra idade do aquário. Os parametros têm andado bastante razoáveis, apenas faço tpa de cerca de 15/20% de 2 em 2 semanas e balling lite. No3 e Po4 sempre indetectáveis.

A unica coisa menos boa que me aconteceu este fds: tive de pintar a sala onde o aquário se encontra - foi na sexta-feira. Desde então o meu escumador ficou maluco, sempre a transbordar e com imensas micro-bolhas que chegam ao display. Não tive mesmo outra solução que não fosse elvá-lo para conseguir manter o nível estável.. Suponho que terá sido dos gases das tintas (o aquário foi coberto). Deveria ter secalhar desligado o escumador.. enfim. Vivendo e aprendendo. Hj de manhã ainda não estava estável.. vamos ver qto tempo mais demorará. Introduzi carvão no sábado. Não noto nenhum problema nem com os peixes nem com os corais.. as bolhas aparentam não estar a afectá-los. Notei foi q os pontos de menos circulação onde me cresceram as cyanos, aumentaram um pouco. Hoje a ver se aspiro esses pontos e faço testes à água.

Já vos aconteceu estes problemas com os gases das tintas?

Seguem algumas fotos.. peço imensa desculpa pela terrível qualidade.. tiradas com telf e debaixo das luzes azuis.. ficam assim. Mas dá para ver que os corais se encontram bem de saúde, que é o que interessa :) - em algumas das fotos conseguem ver as micro-bolhas..


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

geral:
Imagem

cyanos: :)
Imagem


Espero que gostem, e peço uma vez mais desculpa pela fraca qualidade destas fotografias.

PG

Mensagem 10/ago/2016, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Muito bom o teu aquário Mano :)
Certamente que será um dos mais bonitos do fórum :)

Aquele abraço

Mensagem 11/ago/2016, 09:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Assunção Escreveu:
Muito bom o teu aquário Mano :)
Certamente que será um dos mais bonitos do fórum :)

Aquele abraço



Bom dia caro amigo! Agradeço o comentário mas, com o nível de alguns aquários aqui do fórum, ambos sabemos que dificilmente isso acontecerá ;)

Mto obrigado, abraço e fica uma foto de ontem de um coral mto fotogénico :)

Imagem

PG

Mensagem 11/ago/2016, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Pedro Gama Escreveu:
Carlos Assunção Escreveu:
Muito bom o teu aquário Mano :)
Certamente que será um dos mais bonitos do fórum :)

Aquele abraço



Bom dia caro amigo! Agradeço o comentário mas, com o nível de alguns aquários aqui do fórum, ambos sabemos que dificilmente isso acontecerá ;)

Mto obrigado, abraço e fica uma foto de ontem de um coral mto fotogénico :)

Imagem

PG


Nunca digas nunca :)

Mensagem 13/ago/2016, 00:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Pedro

Está a ficar muito bonito o teu aqua.

Agora digo-te o mesmo que me disseram a mim:

"Eu sei que dá trabalho, mas limpa esse vidro de trás" :D :D :ymsick: :ymsick:

Vais vêr que vale a pena! ;) ;) Até dá a sensação que o aqua fica maior.... Depois é muito fácil manter...

Abraço e continua que está a ficar 5 *.
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 14/ago/2016, 13:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Paulo Cunha Escreveu:
Viva Pedro

Está a ficar muito bonito o teu aqua.

Agora digo-te o mesmo que me disseram a mim:

"Eu sei que dá trabalho, mas limpa esse vidro de trás" :D :D :ymsick: :ymsick:

Vais vêr que vale a pena! ;) ;) Até dá a sensação que o aqua fica maior.... Depois é muito fácil manter...

Abraço e continua que está a ficar 5 *.



Boa tarde

Peço desculpa quanto ao vidro de trás...mas sou de opinião contrária...a não se que o àqua tenha duas frentes.
Um abraço
Jorge Neves

Mensagem 14/ago/2016, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu ja sou do contrario ... vidro limpinho parece outro ... o tempo dos aquarios "sujos" ja passou ...

Abraço e esta muito bom amigo Pedro

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 22/ago/2016, 09:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá mto bom dia a todos! Peço desculpa por só estar a responder agora mas tenho estado fora - uma semanita de vacances (o ppl não stressa com o aqua qdo vai de férias?) Deixo sempre um android qq que esteja lá pra casa a fazer de webcam para conseguir ver o aquário, e 2 dias dp das férias terem começado, descubro que um coral que nunca me tinha caído, já estava caído na areia e passado um dia começo a ver que me faltava agitação à superfície.. chego a casa, reparo que a Jecod CP40 tinha dado o berro (3 meses depois) - fica com um warning a piscar a vermelho no controlador. Contactei a fishstreet (onde comprei) e aparentemente vão enviar-me as "motor parts" - deve ser um stress com alguma série/versão destas bombas pois há mais casos destes online. O que me valeu foi que tinha mais 2 bombas no aquário (rw4 e rw8 - still going strong) pq senão tinha ficado sem nenhuma circulação no aqua. Enfim!
Felizmente, chego a casa e, embora com um ou outro coral caído, todos os corais estavam excelentes. Como o aquário é recente e já estava a começar a ter alguns pontos (a meu ver com menor circulação) com cyanobateria, com menos uma bomba de circulação (ainda por cima a principal).. lá ficou a areia mais manchada de vermelho. Reparo é que é só no areão - as rochas têm apenas algumas (poucas) algas verdes e já bastantes pontos de coralina. Acho que desta vez não me vou preocupar mto com os pontos de cyano na areia - vou deixar andar e ver se se resolve por si! Talvez adicionar alguma equipa de limpeza boa para areões.. agradeço sugestões! Talvez um pepino.. sempre lhes achei piada..

Ainda em relação à circulação: com a falta da CP40, o aquário ficou com mto menos circulação mas reparei que (principalemnte os SPS) ficaram ainda com mais extensão de pólipos.. o que é estranho.. né?

Em relação à limpeza do background.. eu tinha de facto considerado que desta vez iria mantê-lo sempre limpinho e a única coisa que me fez não o limpar foi constatar que não tinha mtas algas e os animais pastavam no background.. assim sendo fui deixando. A minha opinião sobre o background limpo ou não ainda está um pouco dividida - gosto de ver limpinho em alguns aquários, mas tb gosto de ver coberto de coralina em outros. Por agora não limpo, vamos ver daqui a uns meses!

Fica uma foto do pilar - corais a crescerem bem.

Imagem

Abraços e bons dias!
PG

Mensagem 22/ago/2016, 11:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

aqui em casa as ferias são sempre um stress ... tiro sempre 2 semanas seguidas mas interrompidas a meio para vir a casa fazer uma tpa e tratar do aquário ... mas começo a preparar as ferias uns meses antes ... 2 mesitos antes começo a reduzir nos produtos até 0 para que nas ferias não meta nada , fica apenas o alimentador automático a alimentar os peixes e o baling os corais , mas de qualquer das formas este ano fiz 600 km para vir fazer uma tpa manutenção ao aquário e depois voltei para a segunda semana de ferias :D :D :D além de que deixei duas câmaras rotativas e um pc a filmar o aquário :D :D :D e as noites de ferias são sempre passadas a olhar para ele ... enquanto a maria ve tv eu vejo a minha tv ;) ;)

Imagem

em relação ao teu aquário , isso já era aquário para levar uma MP40 , são um descanso amigo , mesmo tenho uma desde 2010 e nunca me deu um único problema , é mesmo um descanso , sei que ai talvez te tirasse estética ao aquário porque não a poderias colocar na coluna onde tens essas , mas ao menos ficavas descansado .. just my 2 cents ...

Vidro do fundo ... na minha opinião e gosto pessoal , adoro ter o vidro limpo , da um ar muito clean ao aquários muito mesmo , mas respeito quem não goste de limpar são opçoes , mas para mim vidro sempre limpo , o meu vidro do fundo é limpo quando os outros ou seja 2 vezes por semana :D :D :D


Aquele Abraço e mete ai mais umas fotos .. ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 24/ago/2016, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Grande Paulo! É verdade que essas Vortechs são grande cena! Aliás.. bom bom era ter td dessa marca.. incluindo as incríveis bombas de retorno novas.. mas são tão caras... tv na próxima montagem ;)

Segue um videozito para verem o estado da nação aos 3 meses. A qualidade é horrível, mas conseguirão ver o aspecto de todos os animais, que é o que interessa! De notar as cyanos no areão que aumentaram exponencialmente desde que a CP40 avariou.. acho q mais semanita menos semanita deve chegar uma nova..



PG

Mensagem 12/set/2016, 10:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Mto bom dia a todos! Atualizando o tópico: Já recebi a minha CP40 nova para substituir a que pifou.. desde logo notei grandes melhorias nas diatomáceas e cyanos. Adicionei igualmente um exemplar de valenciennea sexguttata para ajudar a remexer o areão. Eu acho este peixinho formidável e nem sei como é que eu tive o outro aquário com areia durante 2 anos, sem nunca ter tido 1! É brutal para manter o areão branquinho e tem um comportamento muito engraçado. A única coisa menos boa é que, por ele mexer muito na areia, a água nunca mais esteve límpida como era. Mas.. é algo com o qual eu vivo muito bem. De volta ao aquário está também o meu mandarim que continua muito bem. Adicionei igualmente um ou outro coral e até ver as coisas têm andado bem. No sábado fiz testes e notei o cálcio e o magnésio altos - acho que isto acontece smpre que faço TPA.. pode ser do sal que uso (reefformula): ca 450 / mg 1500 / kh 8.2 / no3 0.2 / po4 0.01

Fica um vídeozito! Espero que gostem!



PG

Mensagem 12/set/2016, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Vialonga
Ta "Fantasmagorico" ... ta com muito bom aspecto na minha humilde opiniao.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron