Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Peixanário do Alves

Peixanário do Alves

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/jul/2012, 13:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Esta tb não é a melhor montagem, pq sem duvida, nunca tive o aqua tão feio... mas enfim, vai melhorar...espero... :ympray:

Setup do Aquário: Aqua 170x60x60 + Aquamedic Shorty II + aquacare Turbochalk Reactor 2 + Reactor kalk DIY + 8X80WT5 DiY + OR6500 retorno + OceanProp 15000 x 2 e resun 15000 x 1 em circulação.

Após varios azares e uma mudança de casa, tenho o aqua montado à quase 2 anos. Já tenho aqua à 4 ou 5 anos, não sei ao certo. Este recomeço foi atribulado pq teve que ser em cima do joelho para salvar os poucos vivos que tinha da mudança.

Vivos:

Corais SPS:

Pociliopora

Moles:

-Lobophyton
-Sarcophyton
-Ricordeas
-Rodhatis
-Xénias

Peixes:

-Zebrassoma Flavescences
-Zebrassoma Veliferum
-Hepatus
-Maroon clownfish x2
-wrasses x2
-Yellow eyed tang
-Chelmon Rostratus
-Chromis viridis x3

Equipa de limpeza:

- 4 ermitas
- muitos nassários
- 3 Turbos
- 2 Tectus Conus

Fotos:

As novas entradas:

Imagem

Imagem

Fotos gerais:

Luz acabada de ligar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lobophyton SP

Imagem
Imagem

Xénias

Imagem

Imagem

Chelmon

Imagem

Imagem

Maroon

Imagem

Imagem

Strigosos (yellow eyed tang)

Imagem
Imagem
Imagem

Veliferum

Imagem

Sarco, actinódiscus, Rodhactis

Imagem

Hepatus ao fundo

Imagem
Imagem

Imagem

Ricordea

Imagem

Flavescens

Imagem

Imagem

Pociliopora em aparente recuperação

Imagem

Imagem

Imagem

Não me recordo do nome, é um wrasse

Imagem
Imagem
Imagem

Chromis Viridis

Imagem

Panoramico

Imagem

Food time! :D

Imagem
Imagem
Imagem


Bom já chega, espero que gostem.
Editado pela última vez por Joao Alves em 18/jul/2012, 16:53, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 13:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

É preciso é ter calma.
Fazes testes? tens resultados que possas mostrar?

Qual é o teu regime de manutenção?

E ficou mesmo a faltar foi uma geral com luz como deve de ser. A geral que tens vê-se mal ... :-B

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jul/2012, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Rui.

Só o KH tem andado baixo(7 e picos), ainda não tive tempo de ver, mas suspeito que a bomba do reactor de kalk não esteja a funcionar bem.

Tudo o resto está ok.

Desde que começei a colocar aditivos, tem melhorado bastante, os corais estão a abrir mais, principalmente as ricordeas.

Tou a colocar livesnow, outros 2 de alimento para os corais e invertebrados que não me lembra o nome.

Depois tiro uma geral com a iluminação no pico.

Mas a rocha esteve verde, e já perdeu quase tudo disso. Onde não tem coralina, está agora praticamente branca.

A Pociliopora está a aguentar-se, a ver se começa a crescer.

TPA's é o meu defeito, faço mt poucos. Já à cerca de 3 meses que não vê agua nova. b-(
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 15:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

joaocalves Escreveu:

TPA's é o meu defeito, faço mt poucos. Já à cerca de 3 meses que não vê agua nova. b-(


Olá João,

Está visto onde está o principal problema.
Fiquei admirado como alguém como tu, tão dedicado, se descura a fazer TPA's. Principalmente, se o aquário nao esta bem, as trocas de agua são essenciais. Esquece os aditivos.
Ainda para mais, tu que apresentaste topicos tão interessantes sobre iluminação e outros DYI, custa-me acreditar que nao tens paciência para uma tpa 1x por semana ou a cada 15 dias. :) forca nisso



Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 18/jul/2012, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Ricardo.

Tens toda a razão, mas tempo, tem sido mt pouco.

Não pretendo que isto seja uma desculpa, mas é o que tem acontecido.

Por isso começei a meter aditivos, para colmatar o que vai sendo consumido e não reponho em TPA's.

Isto tb se acentua pq inssisto em só colectar agua na maré cheia, o que aperta horários. O facto de não armazenar agua tb contribui, mas sempre preferi não guardar agua, para semrpe que faço o tpa, entrar "viva".

Mas tenho de facto que contrariar esse aspecto. :(
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Bom confirma-se, a bomba do reactor de kalk morreu.

Comprei uma aquabee por ser eixo cerãmico e nem assim, rebentou o plástico do rotor.

Alguem recomenda uma bomba para trabalhar com o Kalk?
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 22:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
joaocalves Escreveu:
Bom confirma-se, a bomba do reactor de kalk morreu.

Comprei uma aquabee por ser eixo cerãmico e nem assim, rebentou o plástico do rotor.

Alguem recomenda uma bomba para trabalhar com o Kalk?



João, já que tens tanto jeito para o DIY porque não alteras esse reactor de Kalk?

Qualquer bomba que ponhas aí vai rebentar.
Se substituires a parte de cima podes montar um motor de bola de espelhos e tens o problema resolvido.

Pois, sem TPA e com aditivos (comidas) estás a sobrecarregar o sistema. Assim as algas nunca mais irão embora.

Mais uma vez com o teu jeito para o DIY e com duas ou três boias de nível, aproveitando o Arduino que tens, porque é que não fazes um sistema de TPA automática?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jul/2012, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Já pensei em altera-lo para vareta, mas não sei se consigo cortar o tubo que tá no meio do reactor, ele é mt estreito para lá conseguir chegar com um serrote. Qt muito, terei que fazer um novo.

Que chamas motor de bola de espelhos? é os mesmos motores dos microondas?

Qt ao TPA, não tenho espaço para um reservatório salgado, e tb não tenho esgoto. A unica solução é ser manual.

Andar a passar tubos de osmose por dentro das tubagens de electricidade não faço, é mt arriscado. #:-s

Mas se calhar, é melhor mesmo ir dar uma volta a alcantara para planear novo reactor... :-s
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 23:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
joaocalves Escreveu:
Já pensei em altera-lo para vareta, mas não sei se consigo cortar o tubo que tá no meio do reactor, ele é mt estreito para lá conseguir chegar com um serrote. Qt muito, terei que fazer um novo.

Que chamas motor de bola de espelhos? é os mesmos motores dos microondas?

Qt ao TPA, não tenho espaço para um reservatório salgado, e tb não tenho esgoto. A unica solução é ser manual.

Andar a passar tubos de osmose por dentro das tubagens de electricidade não faço, é mt arriscado. #:-s

Mas se calhar, é melhor mesmo ir dar uma volta a alcantara para planear novo reactor... :-s


Sim, acho que sim que o motor de microondas é a mesma coisa.
Mas tens vários DIY, nomeadamente um do Pedro Ferrer num forum da concorrência :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jul/2012, 09:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Está com muito melhor aspeto, João!
Do que já foi, está até muito bom e aprece a recueprar bem.

Quanto às TPA's, brevemente terá um visinho para o puxar (e ser puxado) para irem masi vezes. =)) :-@ :-??

Mensagem 19/jul/2012, 11:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Hugo.

Sim, de facto está.

Pois, isso é bom, um puxa o outro! :D

Tenho bomba para esvaziar o mar em poucos minutos! :P

Conforme prometido, segue foto com a calha em full-power:

Imagem

Se repararem, junto à coluna seca, tenho meio chromi a nadar!!! ~x(

A lagosta voltou a fazer das dela.... O incrivel, é que tá vivo o suficiente para não se deixar apanhar, e até come!!!

Consegui uma foto parcial dela, anda mais atrevida agora, e já consegui mesmo avista-la por completo, tá grandita.

Tenho posto camarão congelado na zona dela, a ver se ela larga os peixes pequenos.

Mas ela está literalmente à caça num tunel entre as rochas.

Imagem

Relativamente à calha, tá agora a fazer um ano. Vou tira-la para a limpar, e vou repetir os testes de luz. Vamos ver o que as lampadas perderam em um ano de uso.
Imagem

Mensagem 27/jan/2013, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom, para actualizar este post:

A 9 de setembro tinha feito manutenção à calha após uns maus valores de PAR no areão.

Transcrevo o meu post noutro forum para aqui da altura:
"
Boas!

Bom, passou-se quase um ano após a ultima medição de peformance, chegou a altura de repetir estes testes à calha para se poder avaliar o comportamento das T5 com controlador.

Na altura ficou a duvida se o controlador prelongaria o tempo de vida das lampadas, bom, acho que a partir de hoje isto é uma certeza. Os valores obtidos surpreenderam-me muito.

Aproveitei o "embalamento" do dia de hoje que fiz uma muda de agua de 140ltrs ao aquario para retirar a calha e fazer uma boa limpeza. Tinha sal no reflector e nas lampadas.

À um mês atrás foi-me empretados um seneye que aproveitei para medir o aquario. Qd medi, tinha valores de 150PAR no areão. Achei mt baixo e verifiquei a calha. Foi qd vi que tava com mt sal agarrado. Por isso ignorei a leitura e esperei por um dia para fazer uma limpeza completa à calha e lampadas e medir então a performance.

Avançando então ao objectivo deste post.

Para enquadramento, ficam abaixo as 2 medidas já efectuadas à um ano atrás, uma qd montei a calha, e outra um mês depois.

"
Então, a 08/08/2011 e para enquadramento, tinhamos:

Fora de água:

Superficie -> >50000Lux - >1000PAR

Dentro de água:

Superficie -> 49200Lux - 984PAR
10cm -> 42300Lux - 846PAR
20cm -> 37600Lux - 752PAR
30cm -> 26300Lux - 526PAR
40cm -> 21000Lux - 420PAR
Areão -> 18600Lux - 372PAR


Hoje, 19/09/12 temos:

Fora de água:

Superficie -> 49800Lux - >996PAR

Dentro de água:

Superficie -> 46100Lux - 922PAR
10cm -> 37800Lux - 756PAR
20cm -> 29000Lux - 580PAR
30cm -> 25500Lux - 510PAR
40cm -> 22200Lux - 444PAR
Areão -> 16800Lux - 336PAR
"

Estas foram as medidas registadas com o meu aparelho da Transintruments que mede em LUX. o PAR foi obtido pela formula de aproximação LUX/50.
Na altura foi tb medido com um medidor de PAR mesmo da apogee, e verificou-se que o medidor dava mais, mas perto dos valroes obtidos assim.

Posto isto, seguem medidas retiradas com o Transinstruments à data de hoje. Apenas tirei topo e fundo, era impossivel lembrar-me exactamente onde medi da outra vez as restantes.

Superficie (com o sensor coberto de àgua) - 41000 LUX - 820PAR
Areão - 16600 - 332PAR

Portanto perdeu-se 5100LUX à superficie.

No areão perdeu-se aparentemente só 200LUX. Acho este valor estranho, e penso que tenha a ver com o facto dos meus palhaços estarem constantemente a puxar areão para o vidro da frente. Eu alisei o fundo, mas se calhar mesmo assim o areão está mais alto.

Mas fazendo as contas á superficie, perdeu-se apenas 12% de luz no aqua em 1 ano!!!!!!!!!!!!!! As ATI Blue Plus é dado pelo fabricante 8 meses de vida!!! Passou-se um ano, e ainda tenho esta luz toda!!!

Bom, embora já tenha aqui os dissipadores paar construir a minha calha de led's, parece que vão esperar mais uns meses, só mudo para led's qd tiver que trocar de lampadas! :sbOk5:


Bom, como complemento, e como ainda aqui tenho o seneye, medi com ele tb.

Segue screenshots:

Areão:

Imagem

Superficie com sensor coberto de àgua:

Imagem

"
Editado pela última vez por Joao Alves em 27/jan/2013, 18:09, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 27/jan/2013, 18:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Desde então o aquario melhorou ainda mais em termos de aspeto da rocha e crescimento dos corais.

Fotos de +- Setembro passado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Segue fotos com 1 mês aproximadamente:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O crescimento dos moles, nomeadamente, sarcophyton e lobophyton tem sido enorme. As xénias estão a virar praga.
As ricordeas não param de crescer tb, e rodhactis "idem aspas aspas".

Curiosamente, acho que o GSP e actinodiscus estão a perder....

O sarco está ainda maior, e é o que mais cresce, mas não tenho fotos mesmo actuais. Mas neste momento, já tem tecido constantemente debaixo do areão pq os peixes enterram-no. Está praticamente encostado ao vidro da frente.

E pronto, volta a questão dos SPS....

A pociliopora aparenta um crescimento mt ténue...

Ontém tive o previlégio de receber o nosso amigo César Silvério.

Como ele vinha cá, fiz os testes novamente de calcio, magnésio e KH.

Que a mim deram-me:

kh - 8.8
MG- 1170
CA- 390

Valores mt pouco coerentes para quem tá a utilizar reactor de calcio com media de calcio e magnésio dentro.

O César fez o favor de levar um pouco da minha água para analisar com os testes dele, resultados:

Kh = 8,6 (Hanna Checher)
Ca = 430 (Salifert)
Mg = 1290 (Salifert)
PO4 = 0,00 (Colorimetro Martini)
NO3 = 0,1 (Colorimetro Hanna)

Portanto, presumo que os meus testes não estejam nas melhores condições, ou então a minha vista... :D

Com isto conclui-se que a razão do insucesso não pode ser a qualidade da água, o que leva a apontar à iluminação...

Como as lampadas estão boas, só falta desconfiar do algoritmo de iluminação que estou a utilizar. Provavelmente, tenho mt pouco tempo com potência suficiente para os SPS.

Eu estou a usar uma sinusoide pura com ciclo de 12h, o que faz com que só aproximadamente após 4h de luz, a mesma esteja acima dos 50% de potência, voltando a descer dos 50% de luz outras 4h depois.

Por sugestão do César, alerei o algoritmo de forma a ter mais potência média no ciclo.

Assim, a sinusoide, passou de pura sinusoide a híbrida.

Quer isto dizer que, o arranque é meia sinusoide, ou seja, de 0 a 100% de luz, depois fica a 100% o tempo que determinar, e depois cumpre a restante metade da sinusoide para fazer uma descida gradual da iluminação até 0.

Desta forma consigo subir a potência média.

Para já ficou à mesmo com 12h de ciclo, mas defeni 4h no máximo.

Isto significa que a luz vai subir de 0 a 100% em 4h, em vez das anteriores 6h. Fica depois 4h a 100% e de seguida desce a 0.

Vou deixar isto estar assim 1 ou 2 meses a ver os resultados.

Abraço e mt obrigado ao César pelas dicas e ajuda! ;)
Imagem

Mensagem 27/jan/2013, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
João,

E agora é vir aqui buscar uns frags, que isso com esses parâmetros e mais luz, vai andar de vento em pôpa. :ymapplause: :ymapplause:

Quer trocar a sua água com a minha?? :-$ Os meus fosfatos estão a 0,08 e os nitratos a 1,3. :-

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 27/jan/2013, 23:15

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Está a melhorar a olhos vistos, João! :-bd

Quanto Às Xénias, tenho de aí passar com uma tesoura na mão!!! =))

Mensagem 27/jan/2013, 23:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Está a melhorar a olhos vistos, João! :-bd

Quanto Às Xénias, tenho de aí passar com uma tesoura na mão!!! =))


É só apareceres, preciso mesmo de desbastar, estão a ir para cima do lobophyton. X(

César Silvério Escreveu:
João,

E agora é vir aqui buscar uns frags, que isso com esses parâmetros e mais luz, vai andar de vento em pôpa. :ymapplause: :ymapplause:

Quer trocar a sua água com a minha?? :-$ Os meus fosfatos estão a 0,08 e os nitratos a 1,3. :-

Abraço


Bom, trocar não, mas se quiser, qd eu for à agua, em vez de mandar a que tenho fora, pode cá vir e leva-la! :D :)) =))

César, mt obrigado pela oferta. A ver se consigo uma aberta para aí passar, tenho muita curiosidade em conhecer o seu aquário! ;)


Qt ao aquario ainda, isto é mesmo mt estranho, nunca tive valores tão baixos de ORP, está neste momento a 118....

Tenho para aqui algures um liquido para verificação das sondas de ORP, tenho de a testar para ver se aquilo é mesmo real...

Abraço,

João
Imagem

Mensagem 28/jan/2013, 14:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Está a melhorar a olhos vistos, João! :-bd

Quanto Às Xénias, tenho de aí passar com uma tesoura na mão!!! =))


É só apareceres, preciso mesmo de desbastar, estão a ir para cima do lobophyton. X(

César Silvério Escreveu:
João,

E agora é vir aqui buscar uns frags, que isso com esses parâmetros e mais luz, vai andar de vento em pôpa. :ymapplause: :ymapplause:

Quer trocar a sua água com a minha?? :-$ Os meus fosfatos estão a 0,08 e os nitratos a 1,3. :-

Abraço


Bom, trocar não, mas se quiser, qd eu for à agua, em vez de mandar a que tenho fora, pode cá vir e leva-la! :D :)) =))

César, mt obrigado pela oferta. A ver se consigo uma aberta para aí passar, tenho muita curiosidade em conhecer o seu aquário! ;)


Qt ao aquario ainda, isto é mesmo mt estranho, nunca tive valores tão baixos de ORP, está neste momento a 118....

Tenho para aqui algures um liquido para verificação das sondas de ORP, tenho de a testar para ver se aquilo é mesmo real...

Abraço,

João


Boas João,

Para manteres ou subires valores de ORP podes começar a dosear 1ml de água oxigenada por cada 40l de água diáriamente.

Sem prejuízo dos vivos desde que não mantenhas anémonas.

Relativamente ao ciclo solar ... deves ter aí qq coisa mal pois eu com o ciclo "oficial" e Lat/Lon 0 (sinusoide perfeita) tenho um pouco mais de 6 horas entre os 90 e os 100% de iluminação!

Acho é que tens a tua sinosóide a começar no 0 quando deveria começar no 90º se não estou em erro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jan/2013, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Nao pode ser rui, se tens sinusoide perfeita a 12h, tens de ter o mesmo que eu.

Faz plot da sinusoide para veres.

Qt a agua oxigenada, isso de facto elimina a carga organica, ou limita-se a enganar o ORP?

Sobre os 90graus, esta certo, podes ver no meu codigo, tens la a formula;-)

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 28/jan/2013, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Bom finalmente descobri o porquê de um ORP tão baixo.

A resolução foi extremamente simples!!!

Voltei a mergulhar a sonda dentro de água..... X(


PS:Podem goza à vontade, eu mereço...
Imagem

Mensagem 28/jan/2013, 22:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
ahhhh pois mereces :)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =))

Mas deixa lá, acontece dessas a todos!!! :)) :)) :)) =)) =)) =)) =)) :-B

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron