Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros CarcavelosReef1

CarcavelosReef1

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/nov/2016, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Bom dia a todos,

iniciei-me nos salgados há cerca de 2 anos com uma adaptação de um aquário de agua doce de 90l.

Cedo vi que se queria ter corais com cores vibrantes tinha que mudar de iluminação, adicionar uma sump, comprar escumador, reactor, doseadora, etc, etc, tudo isto para ter um "aquário de sonho"...

Ainda consegui aguentar-me durante 1 aninho com o aquário que tinha, mas durante todo esse tempo estive sempre a "magicar" como seria fazer o aquário perfeito (para mim), sempre com ideias e com um caderninho de apontamento para tomar notas e fazer esquiços com medidas, equipamentos a comprar, espécies de coral e peixes a considerar.., enfim acho que percebem bem a ideia que quero transmitir pois todos já passámos por isso.

Ao fim de um ano lá decidi que ir fazer o upgrade. Este upgrade ia ter um grande impacto em casa pois idealizei substituir uma parede que divide a sala do hall pelo aquário.

Bem e assim foi, a 1ª fase foi 1 semana de inferno com as obras (deitar parede abaixo, pó, pó, mais pó, limpar, e depois foi limpar e limpar), mas lá ficou feito o trabalho.
A 2ª fase consistiu na colocação da estrutura onde assenta o aquário, a colocação do aquário e também na colocação de uma estrutura agarrada ao tecto para tapar a iluminação e tudo o resto.

O aquário tem uma dimensões de 110x50x60, leva cerca de 300l, a a sump leva cerca de 100l.

A verdade é que ficou excelente e tem um efeito lindíssimo lá em casa.

Como uma imagem vale por mil palavras, aqui vão umas fotografias do que foi feito e do resultado final.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 03/nov/2016, 12:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
parece ter ficado muito porreiro..

Mensagem 03/nov/2016, 12:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Está com muito bom aspecto. Mas a malta quer mais detalhes ... equipamento, rotinas de manutenção, lista de vivos, etc.

Posso só pedir-te que nos indiques o teu primeiro e último nome para que se possa proceder à alteração do username? Aqui no recife.pt a malta usa toda os nomes reais em vez de nicks.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/nov/2016, 13:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boas

Ok não sabia, Nuno Lima.

Sim, a ideia de participar neste forúm é essa mesma, de falar um pouco sobre equipamentos, problemas que tivemos e como os resolvemos, problemas que estamos a ter e ainda não resolvemos :( etc etc

Logo à noite adiciono equipamentos, vivos, manutenção e mais algumas histórias e ideias.

Na oportunidade, gostava de saber se há maneira de colocar diretamente as fotos ao longo do texto?

Obrigado.

Mensagem 03/nov/2016, 13:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
nmalima Escreveu:
Boas

Ok não sabia, Nuno Lima.

Sim, a ideia de participar neste forúm é essa mesma, de falar um pouco sobre equipamentos, problemas que tivemos e como os resolvemos, problemas que estamos a ter e ainda não resolvemos :( etc etc

Logo à noite adiciono equipamentos, vivos, manutenção e mais algumas histórias e ideias.

Na oportunidade, gostava de saber se há maneira de colocar diretamente as fotos ao longo do texto?

Obrigado.


Boas Nuno,

Parece-me que já existe outro Nuno Lima no fórum. Dás por favor uma inicial de um nome do meio?

Entretanto já te corrigi as fotos

É muito simples tens que colocar [ IMG] endereço da foto [ /IMG] ... se editares o teu primeiro post vês rápidamente o que eu fiz.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/nov/2016, 13:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Muito Obrigado Rui

Pode ser Nuno Miguel Lima.

Abraço a todos

Mensagem 03/nov/2016, 14:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
bem vindo ...

um aquario da outra vida a uma casa ... é a minha opiniao ...

esta muito porreiro o teu aquario amigo ...

abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/nov/2016, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Então aqui vai, de equipamento tenho instalado:
Calha TMC V2 IlumenAir 900
Escumador Bubble Magus NAC 7
Bomba circulação MaxSpect Gyre XF130
Bomba Jecod DCS 3000 (para o reactor)
Bomba Jecod DCS 5000 (sump/Aquario)
Doseadora Jecod DP-4s
Termostato 300watts
Reactor D-D com all-in-one biopellets (que por sinal não estou nada satisfeito com estas pellets).

Relativamente aos vivos neste momento tenho:
1 – Zebrasoma flavescens
1 - Gramma loreto
3 - Amphiprion ocellaris
2 - Pterapogon kauderni
4 - Chromis viridis
1- Nemateleotris magnifica
1 - Pseudochromis fridmani
1 - Pseudocheilinus hexataenia
4 - Pseudanthias squamipinnis
1 - Labroides dimidiatus
1 – halichoeres leucoxanthus
2 –Lysmatas Amboinensis

De corais não quero falar disso – tive um crash no aquário a semana passada e perdi os SPS todos que tinha, só me restam moles x_x x_x x_x X( X( X(

Mensagem 03/nov/2016, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Miguel,
Bem vindo ao forum e parabéns pela montagem. Parece que está tudo a correr bem, exceptuando o tal crash que falas.
A que se deveu?
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 03/nov/2016, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa Tarde André


Às vezes fazemos coisas que nos arrependemos e pensando nem sabemos porque as fizemos... :ymblushing:

Tudo começou quando mudei de marca dos testes que fazia. Sempre usei as da API e com valores de nitrados entre os 5 e 15, que face aos vivos que tenho não me parecia nada mal, quando acabou passei a usar salifert e foi aí que começou o GRANDE erro.

Obtive valores de nitrados de 30, que passaram a 50 ppm. A primeira coisa que fiz foi começar a fazer maiores TPAs cada semana 100 litros e aspirar a areia de 15 em 15 dias. Mesmo assim passado 1 mes (teoricamente já com 100% de agua mudada - não é bem assim, mas enfim) continuava tudo na mesma. Independentemente destes valores todos os corais estavam bem e coloridos.

Como pensei que devia baixar os nitratos decidi colocar mais biopellets, tinha no reator as all-in-one (de cor avermelhada), mas para colocar mais quantidade tive que comprar das "novas" (que são amarelas). Para não as misturar resolvi retirar as que tinha (avermelhadas) e colocar novas (amarelas).

Como o aquário já estava "habituado" às biopelllets coloquei um pouco mais da quantidade que tinha - de modo a baixar os nitratos - e foi aí que "tudo mudou".

Tive um boom de bactérias que fez passar os nitratos para 10 ppm - GRAVE - queda muito acentuada.
Também constatei que estas novas biopellets libertam muito "pó" amarelo da sua desagregação, ao ponto de ficar a sump cheia de pó e ir para o aquário e ficar com algumas zonas cobertas de amarelo.

Esse boom de bactérias e a queda repentina de nitratos levou ao crash do aquário - todo os corais duros morreram :(

Neste momento estou a estabilizar os parâmetros e quero mudar de biopellets (estou a pensar nas da Blau) de modo a acabar com o pó amarelo na sump e aquário.

Moral da história, não podemos olhar só para os valores obtidos, temos de ver como se está a comportar o sistema e ir com calma.

Também vou adicionar um pequeno refúgio na sump para macroalgas.

Mensagem 03/nov/2016, 22:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Nuno

Um aqua com 3 frentes é sempre outra coisa .

Lamento a perda dos sps, mas nada que não se resolva com calma.

Fazes tpas com água natural ou salinada??

Abraço e o melhor para esse lindo reef.
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 04/nov/2016, 12:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Sim sem dúvida temos mais área de observação. Mas reduz a colocação de rocha, i.e., não podemos encostar a rocha num dos lados.

As mudanças de água que faço é com água de osmose + sal. TPAs de 45 litros 1x por semana.

Mensagem 21/jan/2017, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Olá Nuno,

Mais um tópico a seguir sem duvida ! Belo aqua do estilo "peninsula" ! Gosto muito. Novidades no aqua ?
Um abraço !

Mensagem 23/jan/2017, 10:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Bom Dia
Estou a necessitar comprar testes e estava a pensar em Salifert pois em vários tópicos aparecem com serem dos mais fiáveis
Esta variação de valores que levou ás decisões de se alterar o que parecia estabilizado para uma situação de crash que explicação terá?

Afinal os Salifert não são assim tão fiáveis ? Ou foi só essa embalagem especifica? Chegou a conclusões ?




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 23/jan/2017, 15:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa Tarde

Acho que os testes de Salifert são muito bons. O problema que tive foi que antes de usar estes usei outra marca que ao que parece sub-avaliava os nitratos.

Depois do crash que tive acho que não devemos olhar para os números só como números, também é importante ver como está o sistema.

Eu fiz o grande erro de olhar logo para os números (ppm altos de nitratos) e comecei logo a tratar de baixar os nitratos... e deu asneira da grossa...

se os nitratos estão a 10 ou 15 ppm e o sistema está ok, para quê mexer? Bem essa é a minha opinião.

Neste momento retirei o meu reactor e estou a experimentar as Bacto Balls da Fauna Marin. Ver tópico viewtopic.php?f=5&t=7051

Mensagem 23/jan/2017, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Nuno Miguel Lima Escreveu:
Eu fiz o grande erro de olhar logo para os números (ppm altos de nitratos) e comecei logo a tratar de baixar os nitratos... e deu asneira da grossa...

se os nitratos estão a 10 ou 15 ppm e o sistema está ok, para quê mexer? Bem essa é a minha opinião.



Partilho desta opinião, contudo o problema não está em mexer, está em querer corrigir os valores o mais rápido possível... e isso sim, dá asneira da grossa. Já conheci aquários com nitratos elevados (50ppm) e que metiam inveja a alguns com os nitratos a zero. O importante é manter o equilíbrio. As alterações devem ser feitas de forma gradual para que o sistema se adapte.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/jan/2017, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Partilho 100% a tua opinião.

Quando me referi "mexer" estava a referir-me a fazê-lo rapidamente... foi o "GRANDE ERRO".
Temos que aprender com os erros que fazemos.


Voltar para Aquários dos Membros



cron