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reef do isaac

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/nov/2012, 03:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
depois de ler alguns excelentes topicos neste forum acerca de quarentena estou certamente muito mais elucidado do que poderei fazer.
irei certamente montar um aqua de quarentena!
a minha duvida é a seguinte, de momento apenas tenho rocha viva e peixes no aqua, será que posso baixar a salinidade do aquario e efectuar o tratamento dos 20 dias a 1012 de salinidade? faz sentido?
seria transformar o aquario num hospital provisório, é a maneira mais rápida que tenho de actuar contra o ictio, será viavel?


cumprimentos

Mensagem 17/nov/2012, 09:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

sim,é viável e é a melhor coisa a fazer neste caso dado a que não tens corais,nunca, mas nunca uses qualquer produto no aquário principal ,seja de que marca for







;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 17/nov/2012, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Isaac Jorge Escreveu:
depois de ler alguns excelentes topicos neste forum acerca de quarentena estou certamente muito mais elucidado do que poderei fazer.
irei certamente montar um aqua de quarentena!
a minha duvida é a seguinte, de momento apenas tenho rocha viva e peixes no aqua, será que posso baixar a salinidade do aquario e efectuar o tratamento dos 20 dias a 1012 de salinidade? faz sentido?
seria transformar o aquario num hospital provisório, é a maneira mais rápida que tenho de actuar contra o ictio, será viavel?


cumprimentos



Poder, podes, mas vais transformar a rocha viva em rocha morta... e vais ter que fazer novamente o ciclo do aquário.
Arranja uma, ou duas caixas de plástico no AKI, ou baldes de sal, faz as manobras que tiveres que fazer fora do aquário e deixa o aquário sem peixes durante 40/50 dias para ver se te livras do parasita; toma atenção à amónia no aquário de tratamento.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/nov/2012, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas
obrigado pela ajuda
se baixar a salinidade do aqua perco a flora bacteriana que tenho actualmente?
realmente é me impossivel tirar todos os peixes do aqua e mantelos a todos em quarentena, irei so isolar o dejardini por agora visto o leucosternon e o strigosus tarem activos. o leucosternon de ontem para hoje perdeu 60% dos pontos brancos que tinha.
será proveitoso tambem adicionar algumas vitaminas na comida que lhes dou? tipo o garlic ou o vitamarim m da brightwell?
cumprimentos e obrigado por tudo

Mensagem 17/nov/2012, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Isaac Jorge Escreveu:
boas
obrigado pela ajuda
se baixar a salinidade do aqua perco a flora bacteriana que tenho actualmente?
realmente é me impossivel tirar todos os peixes do aqua e mantelos a todos em quarentena, irei so isolar o dejardini por agora visto o leucosternon e o strigosus tarem activos. o leucosternon de ontem para hoje perdeu 60% dos pontos brancos que tinha.
será proveitoso tambem adicionar algumas vitaminas na comida que lhes dou? tipo o garlic ou o vitamarim m da brightwell?
cumprimentos e obrigado por tudo



Isaac,

Baixa a salinidade para 1.018, duma só vez; penso que mais que isto é arriscado.
Trata os peixes mais afectados com um banho de água doce, à mesma temperatura e ph do aquário (água de osmose + uma pitada de bicarbonato de sódio), durante o tempo que eles aguentarem( 10 min chega; se palhaços 15) e depois trata-os com hipossalinidade (1.012), ou cobre, mas fora do aquário, na tal caixa.

Dá vitaminas e sobretudo suplementa com alho, mas dá pouca comida e tem cuidado com a amónia e os nitritos.
Claro que se for preciso fazer TPAs à caixa (e vai ser por causa da amónia), não deves usar água do aquário, pois está contaminada.

Mais não sei... espero ter ajudado, mas já devias ter agido, agora se calhar é tarde...
A quarentena evita/diminui, muitos destes problemas!!!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/nov/2012, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Isaac,

Qual a temperatura do reef?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 18/nov/2012, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Isaac Jorge Escreveu:
boas
obrigado pela ajuda
se baixar a salinidade do aqua perco a flora bacteriana que tenho actualmente?
realmente é me impossivel tirar todos os peixes do aqua e mantelos a todos em quarentena, irei so isolar o dejardini por agora visto o leucosternon e o strigosus tarem activos. o leucosternon de ontem para hoje perdeu 60% dos pontos brancos que tinha.
será proveitoso tambem adicionar algumas vitaminas na comida que lhes dou? tipo o garlic ou o vitamarim m da brightwell?
cumprimentos e obrigado por tudo


Boas

Alguns factos sobre a doença que acho que podem ajudar ... Este texto está no site reefcorner e pertence ao William Lee Birch.
http://wwwl.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=132474

(InÍcio de citação)
Marine Ich (Cryptocaryon irritans) atenção, onde vc lê MI quer dizer (Marine Ich) Ictio Marinho
Um dos demônios do aquarista marinho. Assim, muitos artigos foram escritos sobre ele. Muitos são longas ou em várias partes. Muito se sabe sobre esta doença de peixes marinhos por causa dos muitos $ $ $ colocado em pesquisa da piscicultura e da aquicultura. Descoberto pela primeira vez (ou a melhor palavra é "percebido") em 1800 e mais tarde mais entendido em 1900, nós aprendemos sobre tudo o que há para saber sobre este parasita em 2000.
Eu não quero escrever um longo post sobre Marine Ich (MI), mas o leitor, no mais breve espaço possível, deve saber algumas verdades. O aquarista "vê algo 'e depois' palpites ', como o que isso significa e assim começa uma nova rodada de boatos. É quase um tipo de voodoo. É mais fácil ouvir um rumor de uma breve declaração absoluta, então é ler e compreender os resultados de décadas de estudos e experimentos. É mais fácil tentar tomar atalhos com esta doença, acreditando que o parasita é capaz fazer coisas ou morrer de coisas que simplesmente não consegue, então é para fazer o trabalho de matá-lo, controlá-la, ou impedi-lo pelos meios que são conhecidos para o trabalho.
É hora de separar os rumores dos fatos e das observações subjetivas (que começam os boatos) de reais estudos científicos. Em forma de bala, aqui está o que é conhecido:
Vida e Visuais:
1, o parasita tem vários "estágios" no seu ciclo de vida. Cisto no aquário (geralmente em substrato, decoração, parede, equipamentos ou rocha) rupturas em livre de parasitas que toca de natação em peixes, crescer em um nódulo visível branco que está 'grávido' com mais parasitas, que geralmente cai do peixe para formar um cisto que começa o ciclo novamente.
2. Só em um momento um ser humano pode ver este parasita a olho nu, é quando ele está 'grávido' no peixe e formou um nódulo branco. (A mancha branca é do tamanho de um grão de sal ou açúcar).
3. Parasitas que ficam no peixe não são visíveis até o segundo estagio.
4. O ciclo pode ser concluído em menos de 7 dias, mas geralmente dentro de 24 dias, mas pode ir até 72 dias. A Literatura geralmente cita um numero de dias, mas 72 dias é raro; em 99,9% dos casos é de 60 dias.
5. Este não é o mesmo parasita de água doce, Ich multifilis (Ichthyophthirius), mas foi nomeado após ele, Isto leva aquaristas de água doce para pensar as coisas erradas sobre Ictio Marinho, somando-se os mitos e boatos.
6. MI não é muito sensível às mudanças de temperatura. Ou seja, o aumento da temperatura não vai diminuir significativamente o tempo de ciclo de vida. Isso não é verdade com o de água doce Ich (que é onde esse boato de elevar a temperatura em um aquário marinho com MI vem).
7. MI pode viver e se reproduzir em temperaturas tão baixas como 10° e tão alto quanto 35° . Assim, as temperaturas que mataria MI primeiro iria matar ou estressar gravemente os peixes marinhos tropicais.
8. Manchas aparecem depois desaparecem como MI atravessa o seu ciclo. Remember 2. Este "ato de desaparecimento" é o que leva aquaristas desinformados a crer que os peixes estão curados. Esta é a coisa mais estúpida que um aquarista pode pensar sobre esse parasita!
9. Parasite gosta de ficar nas brânquias do peixe. O tecido tem mais água que passa por ele, e por isso há um aumento na chance de o parasita na forma natante chegar a branquia. Esta é uma razão para a respiração acelerada (mais de 80-90 engole em um minuto) é um dos sintomas de possível infecção.
10. O parasita escava o peixe, abaixo da camada mucosa e na pele. (É por isso que peixes limpadores e camarão limpador não podem chegar a ele a fim de removê-los do peixe). A coisa mais estúpida segundo um aquarista pode pensar: Eu vou comprar um camarão limpador ou um Neon goby para remover e comer o parasita. Estes limpadores não conseguem comer e limpar o peixe dos parasditas.
11. Parasita é transmitido em água (livre de natação e estágios de cisto), ou pela entrada de um peixe infectado (inclusive um que parece saudável, causa numero 9.). Isto significa que a água ou outro peixe de aquário pode transmitir a doença para outro aquário.
12. O parasita pode infectar os peixes ósseos, incluindo as enguias, tubarões e raias, embora muitas espécies de peixes, como Mandarins têm uma boa resistência à MI, eles ainda podem ser infectadas e podem abrigar ou transportar o parasita. Invertebrados, caramujos, caranguejos, corais, plantas, etc não são afetados ou infectados pelo MI, mas o MI pode ser levado na água, conchas, etc
13. Não existe um estágio dormente por MI. O parasita não pode esperar por outro hospedeiro. Ela deve passar por seu ciclo. Dr. Burgess registrou que no estágio de cisto, ele descobriu o maior ciclo de cisto existente pode durar 60 dias antes de liberar os parasitas de natação livre. Isso é raro, mas possível.
14. Isso é interessante: Se nenhum MI novo é introduzido num aquário infectado, o MI já que continua a percorrer as várias gerações até cerca de 10 a 11 meses quando o MI tem "desgastado-se" e torna-se menos infecciosa. Um tanque pode ser livre de uma infestação de MI se nunca é exposta a novos parasitas MI por mais 11 meses.
Tratamentos:
1. Hiposalinidade - Usando um refratômetro, mantenha salinidade na 11ppt para 12ppt até 4 semanas após o último ponto que foi visto. Melhor (para usar a salinidade, mas se você usar a gravidade específica, que equivale a cerca de 1,008-1,009 sp. Gr. Unidades). Depois elevar a salinidade lentamente e observar os peixes durante 4 semanas. É Difícil de controlar o pH e qualidade da água durante o tratamento. Este é o tratamento menos estressante para os peixes.
2. Tratamento de cobre - Siga as recomendações de medicação. Pode ser eficaz em 2 a 4 semanas de tratamento. Após o tratamento, remover todo o cobre e observar os peixes durante 4 semanas. O cobre é um veneno para os peixes e cria um certo estresse. O peixe pode parar de comer. Ver final deste post para outras coisas que podem dar errado.
3 .. Método de transferência - O peixe é transferido do tanque para o tanque de separar os cistos dos peixes que caem e dos estágios de natação do parasita. Dois tanques hospital são necessários para executar este tratamento. O peixe é salientada por ter que manter movendo-o entre estes tanques hospital.
4. Os tres itens acima são os mais conhecidos. Outros produtos químicos vai matar o parasita MI, mas apenas em condições especiais (não é bom para os peixes) ou em experimentos de laboratório (não usar peixe marinho). Alguns produtos químicos só matar alguns dos organismos, deixando os outros escapar da morte para continuar a se multiplicar e infectar.
5. Não é qualquer um dos tratamentos pode ser feito em um tanque de exibição com a rocha viva. Deve ser feito em um aquário hospital ou tanque de quarentena. A hiposalinidade e ao tratamento de cobre mataria invertebrados, rocha viva, e outros peixes marinhos. Substratos e carbonatos vão interferir com um tratamento de cobre.
6. Nos conhecidos remédios "reef-safe" muitos aquaristas dizem que um determinado remédio funciona, quando na verdade o peixe adquiriu uma imunidade ou uma defesa contra o parasita. É fácil para qualquer fabricante de ter feito um estudo independente sobre a eficácia do "reef-safe" remédio, mas porque não. . .
7. Camarão Limpador e Wrasses não são conhecidos por pegar esses parasitas dos peixes. (Ver 10. Supra).
8. Banhos de água doce podem matar alguns dos parasitas no / do peixe, mas não todos eles, porque muitos dos parasitas são protegidos pela pele do peixe e da camada mucosa. (Ver 10. Supra).
9. No mergulho pode se livrar destes parasitas por causa principalmente de 10. acima.
10. Deixe esses peixes no aquário (sem qualquer adição de água salgada proveniente de outro local por exemplo, a água do tanque ou outro sistema - use apenas água destilada ou RO / DI para evaporação e recém-feitos, não contaminado água salgada para mudanças de água), sem contaminação de reservatórios infectados, adições de RV, etc) por pelo menos 8 semanas eo tanque estará livre de MI. Este "período de espera" tem mais de 99,9% de chance de sucesso.
11. Nunca combinar um tratamento de cobre com um tratamento hiposalinidade. Em soluções hiposaline, o cobre pode ser letal para os peixes marinhos. Ao utilizar determinados medicamentos cobre complexado, como Cupramine, os dois podem ser usados juntos. No entanto eu recomendo fortemente, mesmo fazendo isso. Durante um tratamento hyposalinity, é difícil controlar o pH. A capacidade tampão da água é muito fraca, então as mudanças de pH são muito fáceis. Na presença de um medicamento de cobre, uma súbita queda no pH pode causar intoxicação de cobre no peixe. Escolha um ou outro, dependendo de qualquer um que você pode escolher; escolha de cobre se o peixe tem um caso avançado; escolha hiposalinidade sempre que tiver tempo, paciência e atenção para dar.
Defesa e Imunidade:
1. Revestimento mucoso do peixe pode fornecer alguma proteção contra o parasita. O revestimento mucoso é o local onde alguns peixes desenvolve imunidade.
2. Quando cai a temperatura da água o revestimento mucoso dos peixes marinhos é frequentemente reduzido ou perdido, é por isso que às vezes MI torna-se visível no corpo do peixe depois de uma queda súbita de temperatura. Isso significou, no entanto, que a doença estava presente e viva no aquário, contaminando os peixes sem o aquarista ter tido conhecimento do mesmo.
3. Sem peixe, não importa quão boa a sua defesa é, pode deixar de ser infectado. Um peixe saudável pode ser igualmente infectados como um peixe doente ou estressado. O que acontece é o aquaristas vê um ou mais peixes com a doença e não assume nenhuma ação porque são vistos os outros peixes do aquário que eles são "livres de doenças." NÃO. Aquaristas não pode sempre ver os parasitas. Veja acima do topo, 2., 3. E 9. Todos os peixes em um tanque infectado requerem tratamento.
4. Um fraco, estressado, ou peixe doente vai morrer mais cedo do que um peixe saudável, mas há mais probabilidade de se infectar do que os peixes saudáveis.
5. Um peixe que sobrevive a um ataque pode desenvolver proteínas no revestimento mucoso que ajudarão a afastar o parasita (este é um tipo de resposta imune). Um peixe imune normalmente não mostram estar infectado. Infelizmente. . . (ver 6. abaixo). . .
6. Um peixe imunológico não ficou imune. Separado da doença por mês, o peixe uma vez imunológico pode tornar-se MI infectados. OU se enfraquece a imunidade, o peixe vai ser atacado.
7. Imunização parece funcionar, mas não acessível ou susceptíveis à disposição do hobby para muitas décadas mais. Os materiais de imunização são difíceis de fazer, caro e lento para produzir. Imunização normalmente só funciona durante vários meses em um trecho.
Mitos subjetiva e não subjetiva observações, reclamações e comum
1. Alguns Tangs parecem mais sensíveis. VERDADEIRO. Seu revestimento mucoso são reduzidos em espessura e composição. Eles nadam até 25 quilômetros por dia no oceano em busca de alimento por isso talvez a Mãe Natureza lhes proporcionava isso como um meio de "escapar".
2. Ela vai embora por conta própria. Falso. Visíveis apenas em uma fase, se é no corpo ou barbatana do peixe. É o ciclo de vida. Se ele foi visto uma vez, então ele não tenha ido embora - não é apenas visível para o aquarista.
3. Ele vai embora com um "reef-safe" remédio. Falso. Esta é uma das maiores e mais "perigosos" do deturpações no hobby. O aquarista pensa que tudo está bem quando não é. O que normalmente acontece é que o parasita que matou os peixes que vai matar e os restantes têm desenvolvido uma resistência ou imunidade. O parasita é ainda no aquário, possivelmente contaminando as brânquias dos peixes onde não pode ser visto.
4. Ele tinha ido embora, em seguida quando um peixe novo é adicionado ele está lá novamente. Não é verdade. Veja 3. Ele não tinha ido embora ou o peixe de novo trouxe a doença com ele. Uma nova adição a um aquário pode ser o estresse que desencadeia o outro peixe para reduzir a sua defesa ou imunidade, o que permitirá ao parasita estourar ao ponto onde a infecção é agora visível para o aquarista.
5. O peixe viveu o último surto, em seguida, morreu durante o surto de segunda ou subsequente. Pode ser verdade. O peixe tinha uma resistência ou imunidade que perdeu.
6. Foi diagnosticada com precisão como manchas MI, depois nunca mais apareceu. Não foi MI ou o peixe rapidamente desenvolveu uma imunidade imediata ou resistência, ou o peixe ainda está infectado nas brânquias.
7. MI pode "pendurar em torno de 'quase despercebida, com apenas um corpo no local agora e depois, porque muitas vezes reside apenas nas brânquias. VERDADEIRO. So 'ele se foi "depois" foi aqui "é muito improvável.
8. Os aquários sempre tem MI. Falso. MI podem ser mantidos fora de um aquário. Só quarentena todos os peixes e não deixe nenhum sem quarentena entrar no aquário. Após a manutenção de milhares de peixes marinhos, aquários minha casa ter sido livre de MI, desde 1970.
9. Peixes têm sempre MI. Falso. Na natureza, muitas vezes mostram até 30% infectados (ou mais), mas o peixe selvagem sobreviver infecções secundárias. No reservatório o parasita pode florescer '. No tanque os peixes não podem fugir. A combinação de florescer e não escapar irá superar os peixes. Na captação e transporte do pescado pode compartilhar a doença e, portanto, muitos selvagens capturados peixes de aquário marinho têm esse parasita, mas não todos.
10. Like 9. um peixe não pode ser feito para se livrar totalmente do MI. Falso. Todos os peixes marinhos podem ser curados e se livrar de qualquer infecção MI.
11. Basta alimentar os peixes bem e / ou alimentá-lo com alho e tudo ficará bem. Falso. Eu comparo esta abordagem a esta: "Vovó tem pneumonia. Vamos mante-la em sua casa, em vez de levá-la ao hospital. Nós vamos alimentá-la bem com o caldo de galinha e vitaminas." Nutrição, alimentos, vitaminas, etc não curar um peixe contaminado. Um peixe está doente infectado e está sendo torturado pela coceira e desconforto. Pode sair-se bem e obter resistência ou imunidade (veja acima), mas quando você se sentar confortavelmente em sua casa, o peixe está sendo forçado por ter de lutar com um parasita. Não deixe isso acontecer com os peixes. Curá-lo!
12. A nova cura foi descoberta. Improvável. Se o aquariofilista pensa ter encontrado uma nova cura, então, que pesquisou e testado independentemente. É fácil e barato. Se é tão bom como os acima de 3 então a profissionais veterinários, aquários públicos e privados, piscicultura, e vou usá-lo. O aquarista precisa manter a perspectiva de como devastador o parasita é, não é apenas para o Hobbysta, mas para toda a indústria de criação de peixes. Qualquer nova forma de tratamento que seja 100% se tornam manchetes na hora!
13. Se o MI nem sempre pode ser detectado, então por que se preocupar com um processo de quarentena? Nos confins de uma quarentena por não menos de 6 semanas, o parasita MI irá tornar-se conhecido porque o peixe está enfraquecido e os peixes não podem ficar longe de ser re-infectados, multiplicando parasitas MI. Em outras palavras, o processo de quarentena instiga um desabroxar do parasita que vai torná-la visível para o aquarista.
14. Todos os nódulos brancos caem do peixe e passam à fase de cisto. Falso. Foi descoberto que, em raras ocasiões (por que não sei) o nódulo branco irá enquistar e romper enquanto ainda está sobre o peixe.
15. UV e / OU Ozônio mata MI. O ozônio não mata todos os parasitas que passam pela unidade, nem a água tratada com ozônio vai matar os parasitas. UV só mata os parasitas que passam pela unidade. Nem todos os parasitas MI irá passar através da unidade, assim que o UV não vai se livrar de um aquário de MI. A UV pode ajudar a evitar um desabroxar dos parasitas no entanto, e assim ajudar no seu controle. UV não é uma cura nem uma medida preventiva para MI.
16. Manchas são MI. Falso. Provavelmente uma das causas mais problemático para os boatos e mitos informações na aquariofilia está assumindo o lugar é Marine Ich quando ela pode ser uma outra dúzia de outros parasitas ou condições (por exemplo, espinha-como a reação à infecção) que se parecem com Marinho ich. A mis-diagnóstico é frequentemente a causa de dívidas do que curada MI, quando os peixes não têm MI para começar.
17. Minhas lojas quarentenam seus peixes durante 2 semanas e eu só compro quando tenho certeza de que eles são saudáveis e livres de MI. Você já foi a leitura do acima? A 2 semanas não é tempo suficiente. Foi a 2 semanas em isolamento ou a água do peixe misturado com água e outros peixes de? Vendo que não está acreditando, né? lojas e funcionários não têm tempo de observar de perto e estudar os peixes têm em estoque, para um total de 6 semanas. A verdade está lá fora. . . Não confie em ninguém.
POR FAVOR, NÃO espalhe boatos! (Fim de citação)

Na minha modesta opinião, a melhor forma de lidar com esta doença é estabilidade do aquário, variedade na alimentação e um aquário de quarentena.
Cumpts
Editado pela última vez por Vitor Teixeira em 19/nov/2012, 00:44, num total de 1 vez.

Mensagem 18/nov/2012, 03:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas pessoal
hoje so cheguei agora a casa do emprego por isso so amanha vou agir.
irei baixar a salinidade do aqua para 1018 e irei quarentenar o dejardini tratando o com hipossalinidade e medicamento para flukes e worms.
espero ir ainda a tempo, mais tarde com a evolução irei ver como agir com o leucosternon uma vez que tenho medo de o
juntar os 2 no aqua de quarentena pois este só tem 20l.
se conseguir apanhar os palhaços e os chromis tb os vou colocar na quarentena apesar de aparentemente estarem impecáveis .
realmente so o dejardini e o leucosternon e que apresentam sintomas, a restante população( 2 chromis, 2 ocellaris, 1 strigosus e 1 valenciana sexgutata) estão impecaveis e comem bem.
vamos ver como corre
vou dando noticias dos acontecimentos

cumprimentos e muito obrigado

Mensagem 18/nov/2012, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas pessoal.

montei o aqua de quarentena 18lt foi o que consegui com o espaço disponivel que tenho.
comprei tb da prodibio os medicamentos spot&velvets e o worms&parasites e o garlic power da brightwell para enrriquecer a comida.
tenho algumas duvidas.
o meu plano e colocar o aqua de quarentena a 1018 e baixar gradualmente para 1012 para tratar o dejardini. posteriormente aumentar a salinidade gradualmente e tratar com o worms&parasites.
no aqua principal estava a pensar baixar a salinidade para os 1020 e fazer o tratamento spots&velvets uma vez que este é reef safe e para alem disso eu so tenho peixes e rocha viva no aqua.
os peixes apesar de ainda não ter feito nada apresentam sinais de melhoras, poucos pontos brancos e apenas o dejardini esta mais ofegante e alimenta-se pouco.
que acham que deva fazer ?

cumprimentos

Mensagem 19/nov/2012, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Isaac Jorge Escreveu:
boas pessoal.

montei o aqua de quarentena 18lt foi o que consegui com o espaço disponivel que tenho.
comprei tb da prodibio os medicamentos spot&velvets e o worms&parasites e o garlic power da brightwell para enrriquecer a comida.
tenho algumas duvidas.
o meu plano e colocar o aqua de quarentena a 1018 e baixar gradualmente para 1012 para tratar o dejardini. posteriormente aumentar a salinidade gradualmente e tratar com o worms&parasites.
no aqua principal estava a pensar baixar a salinidade para os 1020 e fazer o tratamento spots&velvets uma vez que este é reef safe e para alem disso eu so tenho peixes e rocha viva no aqua.
os peixes apesar de ainda não ter feito nada apresentam sinais de melhoras, poucos pontos brancos e apenas o dejardini esta mais ofegante e alimenta-se pouco.
que acham que deva fazer ?

cumprimentos


Boas

1º Não existe nenhum medicamento reef safe para o tratamento do ictío.Se existisse já toda agente sabia e quem o descobrir/inventar, de certeza ficará rico $-).

2º Se o medicamento diz que é reef safe, infelizmente não vai fazer nada contra o ictío [-x

3º Como foi explicado anteriormente, o ictío apresenta várias fases e uma delas dá a sensação de que as pintas estão a desaparecer, mas o que acontece é que o parasita se libertou do peixe e essas pintas brancas desaparecem também até nova infecção reaparecer.

Cumpts

Mensagem 20/nov/2012, 01:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Isto das doenças na agua salgada e ainda mais complicado de tratar :S A maioria dos medicamentos nao da para utilizar como num agua doce directamente dentro do tanque de modo a tratar tudo....

Eu até tinha receio de fazer algum tratamento... Boa sorte e que consigas salvar os teus animais :-bd

Mensagem 20/nov/2012, 01:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas

de momento tenho o aqua principal a 1021 e o de quarentena a 1014.
o dejardini está a aguentar-se mas está muito debilitado, tenho medo que não se safe.
quanto aos tratamentos da prodibio não consigo ver reviews nenhuns na net, gostava de recolher mais informação antes de iniciar mas tb não quero demorar muito a agir no aqua principal, se não fizer nada tenho medo de perder os peixes todos.
por favor deêm a vossa opinião sobre o que fazer.

cumprimentos

Mensagem 20/nov/2012, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
O teu aquário tem uma grande variação de temperatura ao longo do dia ?
Editado pela última vez por Hugo Rafael em 20/nov/2012, 03:13, num total de 1 vez.

Mensagem 20/nov/2012, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas

não a temperatura está sempre nos 25 certinha.

cumprimentos

Mensagem 20/nov/2012, 03:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Normalmente o ictio ocorre por variações bruscas de temperatura e tambem muito stress do peixe. Mas as mudanças de temperatura bruscar julgo serem a principal causa para essa doença aparecer.

Sobe a temperatura da agua gradualmente até aos 28 graus e aumenta a circulação para dar uma ajuda com o oxigénio.

Sinceramente é a unica ajuda que te posso dar porque de medicação de salgados nada percebo e cada vez que leio alguns dos tratamentos e sempre um risco coisa que na agua doce é bem mais soft.

Boa sorte e vai dando noticias.

Mensagem 20/nov/2012, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Hugo Rafael Escreveu:
Normalmente o ictio ocorre por variações bruscas de temperatura e tambem muito stress do peixe. Mas as mudanças de temperatura bruscar julgo serem a principal causa para essa doença aparecer.

Sobe a temperatura da agua gradualmente até aos 28 graus e aumenta a circulação para dar uma ajuda com o oxigénio.

Sinceramente é a unica ajuda que te posso dar porque de medicação de salgados nada percebo e cada vez que leio alguns dos tratamentos e sempre um risco coisa que na agua doce é bem mais soft.

Boa sorte e vai dando noticias.


Boas
Aumentar a temperatura só vai acelerar o ciclo do parasita, diminuir o nível de oxigenio na água [-x. Isso só resulta no caso dos aquários de água doce, uma vez que é isso mesmo que queremos pois assim os medicamentos que adicionamos na água vão actuar muito mais rápido.

Uma vez que não tens corais, baixa a salinidade do aquário principal para 1009(mede com refratómetro e ) e mantem assim durante 2 meses. Não retires os peixes que isso ainda os faz stressar mais. Adiciona alho esmagado á comida e deixa absorver. Alimenta várias vezes ao dia(4 pelo menos) e em pequenas quantidades. O alho apesar de não combater o ictío , ajuda no reforço do sistema imunológico do peixe.

Controla a temperatura , os nitritos e a amónia e faz pequenas mudanças de água se necessário e não andes sempre a mexer no aquário. Podes adicionar bactérias para ajudar.

Passado esse tempo, verifica se já não existe marcas do parasita e espera mais 2 semanas, Após isso, sobe a salinidade lentamente como já disseram.

E tenho um Dijardini junto com um http://imageshack.us/f/18/fotouww.jpg/ que nunca chegou ao ponto deste, mas de vez em quando lá aparece com os pontos brancos e o Dejardini ou outro peixe foi afectado. O que eu faço e só reforçar o alimento, dar algas nóri e esperar. Isso é suficiente para que o próprio peixe recupere. Eu sei que o parasita não vai desparecer nunca do aquário, a não ser que desmonte tudo, desinfecte e trate os peixe com cobre( esta pode ser a tua forma de acabar com a doença), mas tento atenuar esta situação também com o ozono no escumador. Por isso é tão importante o aquário de quarentena antes de colocar qualquer peixe no aquário principal.

Ps.Não adianta tratar os peixes num aquário de quarentena se o parasita continua no aquário principal ;)
Boa sorte

Cumpts

Mensagem 20/nov/2012, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Não falei em diminuir o nivel de oxigénio e sim aumentar...

Como disse a experiencia em agua salgada e pouca, mas já não é a primeira vez que vou lendo para aumentar a temperatura do aquário que ajuda a que o parasita morra.

Mensagem 20/nov/2012, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Hugo Rafael Escreveu:
Não falei em diminuir o nivel de oxigénio e sim aumentar...

Como disse a experiencia em agua salgada e pouca, mas já não é a primeira vez que vou lendo para aumentar a temperatura do aquário que ajuda a que o parasita morra.


Boas
Ao aumentar a temperatura da água, estás a diminuir o teor de oxigénio. Peço desculpa mas em vez de ter colocado uma "e" coloquei uma virgula. Devia ter ficado assim... "Aumentar a temperatura só vai acelerar o ciclo do parasita e diminuir o nível de oxigénio na água". ;)

Em todo o caso o parasita de água salgada(Cryptocaryon irritans) não é igual ao de a água doce(Ichthyophthririus multifiliis ).

Cumpts

Mensagem 21/nov/2012, 01:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Isaac Jorge Escreveu:
não a temperatura está sempre nos 25 certinha.


Boas,

Nesse caso a temperatura está boa B-) Perguntei porque com a temperatura elevada (> 25ºC) o parasita reproduz-se mais rapidamente e ataca mais os peixes.

A dica do Hugo Rafael aplica-se para os aquários de água doce. Nos reefs essa dica só iria favorecer o cryptocarion. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
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Mensagem 21/nov/2012, 09:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Obrigado pelos esclarecimentos Vitor ;)

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