Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Blue Reef

Blue Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/fev/2017, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Blue Reef...

Imagem


Data de montagem: 8 de Outubro de 2016

Aquário:
- 80cm x 40cm x 40cm (CxLxA) – Aprox. 100L liquidos

Circulação:
- 2x Tunze 6015 – Fluxo de Aprox. 2x 1800l/h

Iluminação:
- Calha T5 Odyssea 4x24W
- Lâmpadas ATI – 2 Blue Plus + 1 Aquablue Special + 1 Coral Plus

Escumador:
- Tunze Doc Skimmer 9004

Reposição:
- TMC V2 Auto Top Up System

Areia e Rocha:
- 50% areia viva Caribe Sea + 50% areia “morta” TMC
- 50% rocha viva + 50% rocha morta

Peixes:
- 1 Ecsenius Bicolor

Corais:
(…)

Invertebrados:
- 1 Strombus
- 2 Turbos

Manutenção:
- TPA 10-15% com água Salinada (RedSea Coral Pro)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 27/fev/2017, 00:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas…

Venho-vos aqui apresentar o meu mini aquário, para ver se consigo resolver alguns dos problemas com que me tenho debatido nos últimos meses. No ano passado tive uns meses a batalhar de forma ingloria contra um surto de dinoflagelados que acabou por levar a melhor. Perdi praticamente tudo e passado um tempo decidi recomeçar novamente do zero, reaproveitando o material já tinha. É um pequeno aquário, longe da qualidade de muitos aquários que podemos encontrar aqui no fórum, mas que se encontra dimensionado às minhas possibilidades/ tempo no atual momento.
Após a montagem e nas semanas que se seguiram, o aquário teve uma evolução considerada “normal”. Passou pela fase mais chata das diatomáceas e algas verdes, mas nada de transcendente. Uma vez que se encontrava aparentemente estável (parâmetros OK), comecei a introduzir faseadamente alguns corais para ver a reação. O 1º a entrar foi uma Milleapora que se adaptou lindamente ao sistema, tinha uma enorme extensão de pólipos, cresceu logo nas primeiras semanas e começava a ganhar cor.
Contudo, nos últimos 2 meses há qualquer coisa no aquário que não está bem e ainda não consegui perceber o que se passa. Começou a apresentar os seguintes sinais/ sintomas:

1º Comecei a notar branqueamento na alga corlina;
2º A Milleapora parou o crescimento e comecei a notar uma retração dos pólipos;
3º Por consequência os consumos de kh pararam, tem-se mantido nos 8,4;
4º Introduzi mais uns SPS, mas estou a ter problemas com branqueamento STN/RTN.

Já realizei os testes convencionais, mas não consegui detectar nada de anormal. PO4 e NO3 indetetável nos testes.
As minhas lâmpadas já estão a necessitar de ser mudadas, já têm mais de 1 ano, mas não acredito que está seja a causa dos problemas no aquário.

Alguma dica/ sugestão?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Voltar para Aquários dos Membros



cron