Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Stainless Reef

Stainless Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/ago/2012, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Antes de mais boa tarde a todos :D

Pela primeira vez em 3 anos e uns meses venho apresentar o meu aquario...tambem porque pela primeira vez em 3 anos e uns mese tenho alguma coisa com o minimo de potencial para apresentar :)

Começando pelo inicio, em 2009 montei pela primeira vez um aquario...Muitos erros de iniciante, pouca recolha de informaçao, lojistas interessados em vender tudo e mais alguma coisa e etc...enfim, alguns dos erros da maior parte do pessoal!

Começou tudo mal logo apartir das dimensoes do aquario. 130Cx40Lx60A! 40 cm de largura nao dá para nada...
Depois foi a escolha de matirial, escumador Aquamedic turboflotor 1000 blue, depois seguiu se o multi sl, e só depois acabei por comprar o meu custom reef extreme cone (este foi o meu primeiro escumador a trabalhar em condiçoes)...mais tarde acabei por comprar um ATI powercone 200, que mais tarde irá ser alterado em DIY para este novo aquario.
Circulaçao era feita por bombas sunsun e a fraca iluminaçao 4x54W t5 nunca me deixou manter SPS.

Logo após a montagem:
Imagem

Imagem

Imagem

Um belo exemplo da sucatice da minha sump no aquario antigo:
Imagem


E agora um pouco sobre o novo sistema:
- Aquario 130Cx60Lx60A feito pela CoralSea (notoria a qualidade da colagem :-bd ) (Sao apenas 20Cm mais largos do que no sistema anterior, mas fazem toda a diferença)
-Sump 90cx40lx40a com apenas uma divisoria e quebra bolhas
-Retorno: Eheim 1262
-Escumador: ATI powercone 200 + Customreef extreme cone 200 (bomba aquabee 2000/1)
-Iluminaçao DIY LED 300w (15x10W 12000k + 15x10w Royal blue 460nm)
-Circulaçao: vortech MP40 es
-Aquecimento: 2x TMC v2 200w
-Filterbag no esgoto
-Regua de tomadas Koollight 10 tomadas com fusiveis de 15A

Foto da estrutura do movel:
Imagem

Imagem

Os escumadores:
Imagem

A calha de iluminaçao:
Imagem

Já com o vidro e a tubagem feita:
Imagem

Ja com o Layout e a bicharada toda transferida:

Imagem

Imagem


Lista de Vivos:

-1 Hepatus
-1 Flavescens
-1 Naso elegans
-1 Naso Vlamingi
-1 Salaria
-2 Ocelaris
-1 Pinktail trigger

Corais:
-Varias Euphylias
- Montipora Laranja
- Montipora verde
- Varios zoanthus
- Palithoas Verdes

De futuro pretendo tentar a minha sorte nos SPS's e iniciar metodo balling light...
Adorava receber um feedback daqui da malta do forum e sugestões/criticas serão todas bem-vindas! ;)

Apesar de ter aquario á 3 anos e picos, sou muito iniciado na aquariofilia, a minha sorte é a malta daqui para me ajudar :p

Mensagem 10/ago/2012, 17:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Alexandre,

Agora so te falta tapar o movel e ta com optimo aspecto. Pessoalmente gosto do teu layout, agora é ir enchendo com calma.

Abraço,

Mensagem 10/ago/2012, 18:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Este novo setup parece estar muito porreiro. Realmente mais 20cm de largura vai fazer uma enorme diferença.

Gostei muito de ver a calha DIY, não queres colocar mais umas fotos para percebermos melhor como foi feita?

E que régua de tomadas é essa? Coloca aí mais fotos disso, parece muito porreiro.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/ago/2012, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
ola Alex

grande diferença e evolução, muito bom mesmo :-bd !
falta realmente mais fotos para aprender mais qualquer coisa :- .

um abraço para ti amigo e felicidades para o novo projecto \m/

Fábio Pessoa

Mensagem 10/ago/2012, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boa tarde,

Muito obrigado pelos comentarios!

As portas do movel ja estao lacadas serao montadas amanha...á partida!

A calha da iluminaçao sao 3 reguas de alumino com um furo de 10cm de diametro em cada uma para a ventoinha ajudar a dissipar o calor!
São 15 Leds de 10w brancos e outros 15 royal blue instalados em paralelo e ligados a 2 fontes de alimentaçao de 12vDC 25A (uma para os azuis e outra para os brancos)

Prometo que assim que puder coloco fotos da mesma!


Quanto á regua, é um equipamento utilizado em discotecas para ligar luzes... veja-se como uma extençao multipla com um interruptor e um fusivel para cada tomada... podes ver um equipamento igual ao meu no seguinte link:
http://www.aquario.pt/product/barra-de- ... -para-rack

Cumprimentos,

Alexandre Leite

Mensagem 10/ago/2012, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Fábio Niza Pessoa Escreveu:
ola Alex

grande diferença e evolução, muito bom mesmo :-bd !
falta realmente mais fotos para aprender mais qualquer coisa :- .

um abraço para ti amigo e felicidades para o novo projecto \m/

Fábio Pessoa



Verdade Fábio, parece que finalmente tenho aquario com algum potencial..
Faltam fotos? tu conheces este projecto desde a idealização do mesmo e muitas das nossas partilhas e discussoes estão reflectidas aqui no setup... ;)

Espero que o proximo aquario que monte seja o teu amigo Fábio!

Um abraço e muito obrigado

Mensagem 10/ago/2012, 20:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


gostei :) mais um aquário com potencial,agora é só ir metendo aqui as tuas duvidas ;) acredita que há aqui pessoal com vontade de te ajudar

a primeira vez que vi esses leds de 10W a funcionar gostei bastante,era importante que mostra-ses aqui ao pessaol com montaste essa calha

quem sabe até abrires um topico na secção do diy :-?




:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 10/ago/2012, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Gosto muito do layout.
Mais um aquário que promete!

E é como o pessoal diz, põe aí mais pormenores dessa calha DIY.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 10/ago/2012, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boa noite,

Mais uma vez muito obrigado pelos comentarios! :)

Prometo que assim que puder coloco umas fotos e umas notas sobre a contruçao!
Terei todo o gosto em partilhar...
A passagem de aquario foi feita ontem...de modos que ainda falta dar retques e arrumar bastantes coisas!

Obrigado,

Alexandre Leite

Mensagem 13/ago/2012, 22:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Venho fazer uma pequena actualização do topico do meu aquario e tambem satisfazer a curiosidade do pessoal quanto á rack de tomadas e a iluminaçao de LED's... será mais tarde actualizado o meu topico de DIY da mesma!

Desde já as minhas desculpas pela fraca qualidade das fotos tiradas com o telemovel...infelizmente nao tenho maquina fotografica de jeito mas mais la para a frente será fotografado com uma maquina melhorzita...

Fotos gerais:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sump...com ainda bastante coisa pra arrumar
Imagem


Esta é a tal rack de tomadas de que falei:
Imagem

Parte de tras da rack:
Imagem

Ora vamos entao á iluminaçao...Como foi dito a iluminaçao é constituida por tres reguas rectangulares responsaveis pela dissipaçao de calor, onde estao colados os LED's! Ligados em paralelo a duas fontes de alimentaçao distintas de 12Vdc 25A (uma para os leds azuis e outra para os brancos)

Vamos a fotos!

As calhas já fixas e afastadas devidamente:
Imagem

A parte de baixo da mesma calha:
Imagem

Com os leds já colados:
Imagem

Em fase de ligaçao (8 horas com jantar e testes pelo meio :-t )
Imagem

Imagem

Imagem

Parte de cima onde estao presas as fontes e as ventoinhas dissipadoras:

Imagem

Para já é tudo, espero ter actualizaçoes no proximo fim de semana :)

Espero que gostem, mandem vir as dicas e as criticas...são sempre bem vindas...pro bem ou pro mal :ymdevil:

Mensagem 13/ago/2012, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Olá hummm... este tipo de barra de alumínio em caixa não é nada aconselhável para alem de ser demasiado fino, mesmo com a furacão e as ventoinhas a forçar ar o ar quente vai ter tendência a estar sempre acumulado dentro delas provocando uma má dissipação dos leds ao ponto de que certamente não irão durar muito tempo se estiverem a trabalhar nos seus parâmetros recomendados.

Quais as características técnicas desses leds e como estão ligados? Ou seja que voltagem e amperagem estão a trabalhar?
Tem driver com limitação de corrente, resistência, que tipo de circuito mesmo?

Mensagem 13/ago/2012, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
A barra nao é o mais indicado claramente...o dissipador aquece mas nao atinge nenhuma temperatura de outro mundo...
As ventoinhas sao potentes e ate agora nada de problemas...
os Leds brancos estao a trabalhas a 9v e os azuis a 11v limitados pela propria fonte...contudo utilizei uma resistencia de 1ohm/2w em serie com cada LED!

Pode até vir a dar problemas, mas isto é uma experiencia para mim...o unico senao que possivelmente existe será mesmo o dissipador! :-\ Vamos ver...

Mensagem 13/ago/2012, 22:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Pois esses leds que aparentam ser de 10W tem temperaturas muito altas pois trabalham com muita amperagem, normalmente até ligados ao um vulgar dissipador XPTO de CPU com ventoinha não são muito eficazes.

Outra coisa que parece estar à margem é os 2W da resistência para as amperagens que penso passar, mas sem as características técnicas totais do led não posso opinar, é preciso saber a sua fV (foward voltage) recomendada e a quantos amperes, limites mínimos e máximos de fV@A, etc...

Mensagem 13/ago/2012, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois....na verdade eu nao tenho grandes conhecimentos nesta area! Tambem nao lhe sei dar muitos mais pormenores...
Mas quanto á utilização destas resistencias de 1ohm/2w, posso dizer lhe que me foi dada por um entendido nesta materia ;)

Claro que o meu projecto nao é infilivel nem iria ser eu a descobrir a polvora depois de tanta gente com montes de experiencia o ter tentado fazer...Isto nao passa disso mesmo, um DIY ;;)

O proprio projecto a qualquer altura pode sofrer alteraçoes e um novo projecto para aperfeiçoamentos nunca está fora de hipotese! até agora estou contente com resultado...

Mensagem 13/ago/2012, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Sim, compreendo o teu ponte de vista, só estava a tentar ajudar de forma a ver se tens tudo correctamente ligado e dimensionado, afinal estas coisas mesmo sendo teste ou não ainda são para o caras e na minha opinião para alem de não gostar de ver isso ir por agua abaixo também não deves gostar de deitar dinheiro para o lixo. :(

Mas pronto se não tens informação concreta e dados técnicos não vale a pena estar a inventar/opinar.
Boa sorte com o projecto todo pois o aquario está a ficar com bom aspecto e merece que a calha o consiga acompanhar.

:ymapplause:

Mensagem 13/ago/2012, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Claro, e desde já muito obrigado... ;)
Pra já vou ver como reagem os corais...vou postando por aqui!
Espero poder vir a contar com a sua ajuda e a dos restantes membros :D

Mensagem 14/ago/2012, 20:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Gostava de ter melhores noticias mas pelos vistos tive uma baixa hoje :-s

A minha salaria saltou fora do aquario...alguem conhece uma soluçao pratica para que o mesmo nao volte a acontecer?
Alem das travessas em vidro?

Obrigado,

Alexandre Leite

Mensagem 14/ago/2012, 20:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
AlexandreLeite Escreveu:
A minha salaria saltou fora do aquario...alguem conhece uma soluçao pratica para que o mesmo nao volte a acontecer?
Alem das travessas em vidro?


Boas Alexandre,

No meu reef instalei uma armação em madeira, com uns 25cm de altura. O Chrysus volta e meia salta e dá umas cabeçadas, sinal que a protecção o salvou.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/ago/2012, 21:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Realmente uma das desvantagens de aquário sem travas é o salto dos peixes ... mas se montares um chapéu a tapar a calha de iluminação deverás deixar de ter esse problema.

Agora voltando à calha e desculpa-me por estar a ser chato parece que vais querer ter SPS. Não irás querer ter concerteza um apagão ou uma menor qualidade de leds pelo facto de eles estarem a sobreaquecer.

Coloca aqui as referências dos leds que a malta pesquisa as características e se fôr preciso mandas vir outros dissipadores.

BIS95 está a 16€ o metro em promoção e é concerteza melhor que esse.

A malta só está a tentar ajudar! Inclusive já tens tudo soldado é só tirar de um lado e pôr do outro. Só gastas massa térmica!


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/ago/2012, 23:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois,

A minha ideia para a calha seria apenas um pequeno perfil de acrilico em volta da mesma... gostava de ter um espaço amplo por cima do aqua!

Eu á tempos vi um aquario que tinha tubos fininhos nas esquinas do aqua por onde passavam cedielas finas (tipo fio de pesca)...ou seja... o mesmo efeito das travessas mas feitos com fio de pesca e praticamente invisivel....este fim de semana vou estudar a situação! :-B

Se nao vir forma de o fazer vou ter que apostar na soluçao do Artur...

Quanto aos LED toda a ajuda será agradecida...os meus leds sao iguais a estes:
http://www.ebay.com/itm/10W-Square-1200 ... 337ab8225b

é a pagina que tem mais especificaçoes dos mesmo...

Obrigado,

Alexandre Leite

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron