Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Stainless Reef

Stainless Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/ago/2012, 23:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Eu montei uma calha com 2 desses leds num bis95 com 50cm para as tartarugas do meu miudo.
A 1ª montagem foi sem ventilador. O que te posso dizer e que ao fim de 15-20minutos, nao podia tocar no dissipador. Se tivesse deixado ligado assim tinha mesmo queimado os leds. Mesmo com o Bis95 de 50cm, tive que instalar um ventilador. Estamos aqui a falar de 20W em 50cm.

Qd se tem 50graus num dissipador destes, a temperatura da juncao do led ja devera andar pelos 100graus. Desta forma reduzes mt o tempo de vida dos led's, mesmo que não queimem, não dão o seu rendimento correcto.

Ao teres optado por esse perfil, aumentas-te muito a resistencia termica ao led. As principais razões sao:

- expessura do perfil na zona de contacto com o led muito fina.
- ausencia de alhetas para melhor transferencia do calor para o ar.

O 1 ponto faz logo com que, mesmo que nao sintas mt calor no perfil, a temperatura do led esteja mt alta.
Isto pq, nao tens metal suficiente na zona de contacto do led para rapidamente extrair o calor dele.

O 2 ponto, faz com que o perfil todo aqueça mt rapido piorando ainda mais a situação..

Aconcelho-te vivamente a trocar o mais rapidamente possivel esse perfil por um verdadeiro dissipador, mais a mais, pelo que percebi, nem sequer sabes ao certo a corrente de trabalho actual dos leds. Se eles tiverem perto ou mesmo no limite, aquecem mt mesmo.

abraco
Editado pela última vez por Joao Alves em 15/ago/2012, 23:44, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 15/ago/2012, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Quanto á corrente dos leds posso dizer que está com 9v nos branco e 11,2v nos azuis...
Tenho que ver como vou resolver a situaçao...o meu perfil nao aquece assim tanto mas existe a possibilidade da temperatura do dissipador do LED ser elevada... o problema do bis95 seria que tenho que colocar no minimo 3 ventoinhas por cada perfil porque nao há forma de controlar o fluxo de ar :-\

Mensagem 16/ago/2012, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Alexandre.

Isso que indicas é a tensão.

Mas dizes 9V e 11.2V medidos onde? nos terminais dos led's? ou na fonte?

Os azuis, são azul mesmo ou royal blue?

Serão estes? http://www.ebay.com/itm/10W-450nm-452-5nm-Royal-Blue-High-Power-LED-for-Aquarium-/271034409914?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f1ae8e3ba
Imagem

Mensagem 16/ago/2012, 01:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Exacto, tens razao! A tensão foi medida na fonte de alimentaçao...

Os Led's sao exactamente iguais aos do link que apresentaste!
Pelo menos eles afirmam ser Royal blue...

Mensagem 16/ago/2012, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Tens a certeza que as medidas foram essas? Não será 9V nos RB e 11.2V nos White?

Bom, vou assumir que te enganas-te a dar os valores, pq senão isso pode estar bastante mal para os RB.

Mas em todo o caso, é praticamente impossivel prever a corrente nos leds devido à forma que os interligas-te, a não ser que tenhas algures um grafico com Vf(tensão do led) versus If (corrente no led).

Podes empre medir a tensão aos terminais de um led branco e comprar com o meu led.

O meu a 1A, tem aos seus terminais 10.10V. Se tiveres mais que isto, tens mais corrente, se tiveres menos, tens menos corrente.
A 290mA tinha 9.35V aos terminais do led.

Em relação à corrente não te consigo ajudar mais, vou ver se encontro um grafico do led, mas sendo chinoca, duvido...

O concelho de trocares o dissipador, mantêm-se por segurança.

Abraço
Imagem

Mensagem 16/ago/2012, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois,

Agora tambem nao consigo fazer mediçoes....estou no montijo até ao fim da semana!

Já ando a estudar a situaçao do dissipador! vamos ver o que me ocorre....

Mensagem 18/ago/2012, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Esqueci-me disto, podes sempre saber a corrente de uma forma facil e minimamente fiavel.

Como usas-te uma resistência por cada Led, basta medires a tensão aos terminais da resistência, uma ponta do multimetro em cada pata mesmo.

Com a lei de ohm, sabes a corrente por led.

U=R*I

Como R=1 (1ohm), se medires 1V, quer dizer que tens 1A, se medires 0,8V, tens 0,8A ou dito doutra forma, 800mA.

Mede uma resistência dos brancos e outra dos azuis. Com isto ficas a saber o que se passa e se os led's estão no limite ou não.


Abraço
Imagem

Mensagem 18/ago/2012, 12:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Obrigado pelas dicas ;)

Infelizmente electricidade nao é bem a minha praia :-\ apesar de ter tido bastante formação as coisas foram passando...

Se a calha de LED's tivesse motores era bem mais facil pra mim :))

Abraço

Mensagem 18/ago/2012, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Actualização... o movel ja tem portas :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais arrumado qualquer coisa:

Imagem

Desde já peço desculpa pela qualidade das fotos...nao percebo absolutamente nada de fotografia! L-)

Em termos de movel só falta fazer a cover para a calha....mas esta ainda deve demorar pois a mesma vai ser alterada!

Obrigado,

Alexandre Leite

Mensagem 18/ago/2012, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Parabéns pelo trabalho fantástico e muito interessante.
Tudo muito bem planeado desta vez hehehe
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 18/ago/2012, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
João Fernandes Escreveu:
Parabéns pelo trabalho fantástico e muito interessante.
Tudo muito bem planeado desta vez hehehe



Boas João,

muito obrigado pelo teu comentario!
É verdade...demorou, deu bastante dor de cabeça mas resultou e estou motivado!

Mais um mesito a estabilizar e depois é começar a encher de corais! Tenho que marcar uma consulta pro Dr. Carlos Mota la pros finais de Setembro \m/

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem 18/ago/2012, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Ah pois é.. É fazer tudo certinho!!

Nestes lados da Madeira também estou no inicio da água salgada e tenho por cá o Grande Pedro Gomes a me dar umas valentes dicas e então depois dou o salto para um acqua maior e naquilo que quero ter.. :)

Força nesse projecto e continua a postar actualizações
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 18/ago/2012, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois é... a Madeira anda forte na aquariofilia marinha! :)
Por acaso costumo ir varias vezes por ano a Porto Santo....com muita pena minha é me impossivel dar um salto á ilha ao lado para ver essas excelentes referencias da aquariofilia de recife :((

Vou tentar manter o topico actualizado...

Boa sorte tambem no teu projecto ;)

Mensagem 18/ago/2012, 23:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Alexandre, gosto bastante do estilo do movel, branco lacado... muito porreiro! parabéns

O aqua parece estar muito bem :D e a sump... ui grande avanço em relação à outra :p
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 19/ago/2012, 02:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas Pedro,

Sump? aquilo nem era uma sump :-\ acho que nem eu sei bem o que era aquilo...

Eu pessoalmente tambem gostei bastante do resultado final...o movel combina com todo o resto da divisao e finalmente ficou alguma coisa decente!
É sempre bom ler estas palavras vindas de um aquarista de referencia como tu! Valeu :ymblushing:

Vamos ver como evolui o Stainless reef...pelo menos o dono está motivado para fazer um bom trabalho...

Obrigado,

Alexandre Leite

Mensagem 20/ago/2012, 16:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Nova actualização... Primeira TPA feita desde a troca de aquario! Conforme esperado começam a aparecer as primeiras algas e acusando nitratos nos testes! Proximo fim de semana será feita nova TPA...
Depois disso terei que me ausentar por 3 semanas, espero que corra tudo pelo melhor!

Ficam mais algumas fotos, e mais uma vez desculpem a qualidade...

Imagem

Naso Vlamingii
Imagem

Pikntail Trigger-fish
Imagem

Uma geral
Imagem


E uma da sump:
Imagem


Por agora é tudo,

Alexandre Leite

Mensagem 20/ago/2012, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Tá muito porreiro! Esse Naso é lindo!!

Mas se calhar vai ficar grande pa esse aquário! :ymdevil:
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/ago/2012, 22:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois vai Sr. Cesar...

quando o comprei já sabia... :p

Acho que é uma boa desculpa pra depois aumentar o sistema =))

Estou a brincar...mas a brincar a brincar...

Mensagem 20/ago/2012, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
AlexandreLeite Escreveu:
Pois vai Sr. Cesar...

quando o comprei já sabia... :p

Acho que é uma boa desculpa pra depois aumentar o sistema =))

Estou a brincar...mas a brincar a brincar...


Eu já estou numa fase do hobby em que o meu mote é: nunca digas nunca! :D

Mas agora a sério, tá muito porreiro esse aquário. Parabéns!
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/ago/2012, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Pois,

acho que a propria experiencia nos leva a esse lema...
na aquariofilia ja engoli varias vezes os meus "nuncas"! acho que toda gente passa por isso!
Até porque nao é facil investir em equipamentos Top logo á partida e tudo nos parece apenas gadjets desnecessarios e destruidores de orçamentos...mas depois :-?

Mesmo depois de todo o investimento que já fiz sinto que ainda tenho muito caminho para percorrer...Considero que tenho o minimo essencial para ter algum sucesso...mas assim que o aquario começar a ficar populado em termos de corais o problema vai ser por de novo com reactores e bombas peristalticas e etc...

Tenho muito que aprender, mas com tempo e com calma a coisa vai lá!(espero eu)...

Muito obrigado, fico contente por ver que me consideram num bom caminho!
Felizmente hoje em dia disponho de meios como o recife.pt para motivar e a ajuda de todos os membros do mesmo...

Um grande obrigado a todos! :-bd

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron