Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Paradise NanoReef

Paradise NanoReef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/ago/2012, 21:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Boas pessoal,

Sou novo por estas andanças.. Mas depois de muita observação e de adquirir muita (ainda assim extremamente pouca) finalmente decidi lançar-me à água salgada.

Abro este tópico para partilhar e aprender convosco a minha 1ª de muitas experiências de água salgada até chegar onde pretendo..

Então, vamos lá ao setup:

Início do Setup:

04/08/2012

AquaCubic SW XL
Medidas: 45x35x35
1 x NanoBioBox SW 300L/H
2 x Bomba Easy Flux 300L/H
1 x Termostato Tecatlantis 75W
1 x Calha de 152 Led's Lightning System da Aquatlantis

A chegar:

1 x Tunze Turbelle Nanostream 6015
Areão da Nature Ocean's - Bio Activ White Sand 0.5


De momento o Paradise NanoReef já se encontra a ciclar desde o dia 4 de Agosto, como acima referido, e encontra-se sem o areão uma vez que aguardo a chegada do mesmo, mas optei por comprar já areão semi-vivo pronto a utilizar da Nature Ocean's de 0.5 o que me dará um avanço enorme ao ciclo que já está a fazer.
Tenho colocado a pedra dentro do aquário com uma pequena pedra viva e uma outra já semi-ciclada.

A pedra que tenho está em teste de layout, pois logo que tenha tudo vou ver se vai de encontro ao que pretendo.
Relativamente à iluminação vou primeiro testá-la a ver o que dizem os corais e depois logo vejo de será necessário algum upgrade com calhas de leds da TMC.

O Skimmer da Aquatlantis parece-me bem, nos primeiros 2 dias fazia muito barulho e muita oxigenação mas com o trabalhar do mesmo tem vindo a reduzir o barulho e a oxigenação já está normalizada e numa proporção satisfatória. Penso até que aquando colocar a Nanostream da Tunze vou poder retirar uma das bombas de circulação que já vinha no kit do Nano.

Como referi em cima, é uma experiência nova para mim e pretendo neste fórum encontrar muitas opiniões e sugestões de modo a que vá aprendendo, recebendo informação e aos poucos possa começar a pensar no meu aqua reef de pelo menos 250litros.
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 10/ago/2012, 21:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Imagem


Imagem


Imagem


Aqui conseguem ver o equipamento técnico..

Imagem


Imagem


Imagem


A calha de leds..

Imagem


Imagem


Imagem


Uma lateral...
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 10/ago/2012, 22:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Amigo João, está muito porreiro vamos ver isso com areia :D


Abraço
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 10/ago/2012, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Grande Pedro!!! Claro que está com bom aspecto.. seguindo com tua total tutoria.
Muito obrigado amigo. Estou ansioso para colocar a areia e observar todo o seu ciclo e claro pelas primeiras introduções.
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 11/ago/2012, 06:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Continuo é a pensar na escolha da fauna que irei testar..
Gostei da tua escolha Pedro..

Mas vou lançar o desafio de me sugerirem.. a ver o que vou achando e claro aprendendo com as escolhas de quem realmente sabe.. :-bd
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 12/ago/2012, 22:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Acho que já estou a chegar a um consentimento:

1 x Amphiprion percula black
1 x Amphiprion percula red
2 x Periclimenes spp.
1 x Halichoeres chrysus
2 x Thor amboinensis
1 x Lysmata Debelius
1 x Gobie .. a definir ainda.. Provavelmente irei optar por um pack de Gobie + Periclimenes spp.

Qual a vossa opinião ? Claro que isto é para ir introduzindo :)
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 12/ago/2012, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas...

Está muito porreiro , agora é colocar o areao , diz me uma coisa tens as rochas coladas, ou so encaixadas ??

Quanto a escolha de vivos, é sempre uma questão de gosto pessoal , mas ta uma lista porreira, so mudava os perculas para dois iguais, mas é como disse isso é uma questão de gosto pessoal ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/ago/2012, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Boas Paulo Oliveira,

A rocha está colada foi um outro entendido da agua salgada que fez o DIY mas está excelente. Claro que com ideias aqui do nosso Pedro Gomes hehehe :-bd

Já agora que esse assunto veio ao de cima, ando a me perguntar como é que irei colocar e finalizar o lay out.. Não sei se a pedra ficará melhor a 45º ou se direita como está, pois como tem, infelizmente a bio box a ocupar espaço, estava a pensar em aproveitar uma das laterais ao fundo com uma euphylia e uma das outras com mais um pequena rocha que dê para colocar uns frags em condições (claro, que dentro das possibilidade do nano).

Mas... acho que só depois de receber o areão é que vou poder começar a ver lay out e acertar ao ponto!

Quanto às escolhas dos vivos.. percebo.. mas sei que também vou ser entendido.. Aponto questões femininas .. hehehe =)) =)) =))

E como disse acima .. Este é apenas de teste, mais tarde virá um maiorzito, e tenho de levar isto a cabo de aceitação dupla.. A minha aceitação está no papo, a segunda fica garantida com um percula black e um outro red hehehe :- :-

A esta lista de vivos ainda ficará a faltar uns complementos à equipa de limpeza.. mas revelo mais tarde...
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 13/ago/2012, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Sim essas questões femininas sao sempre questões a ter em comta , podem e dãp uma grande ajuda mais tarde ou mais cedo, e assim sendo siga um black e um red :D :D

Quanto ao layout , mete oareão e depois logo vês como gotas mais , mas penso que metia o topo da rocha para baixo , ou e tao metia a rocha em diagonal de traz para a frente, mas daqui é sempre diferente , é sempre mais complicado, por isso faz ao teu gosto, é o mais importante é tu gostares, os corais depois acabam por dar outra vida ao layout ....

Quanto a rocha so perguntei para nao existir o risco de cair e te dar cabo de um vidro .. Mas sabendo de ante mão que o Pedro nao deixa escapar ai nada para esses lados e dá sempre uma mão ao pessoal ...


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 14/ago/2012, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Pois é Paulo,

Aqui com o Pedro não pode correr mal.. é só seguir os conselhos e aprender :ymapplause: :ymapplause:

A pedra está muito bem colada é impossível haver quedas da mesma. O layout estou mesmo ansioso para ter a areia para que tudo se comece a ciclar..

Hoje fiz mais uma TPA e está tudo a postos para receber o areão. A Temperatura já está nos 23º..
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 14/ago/2012, 23:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
João Fernandes Escreveu:
Acho que já estou a chegar a um consentimento:

1 x Amphiprion percula black
1 x Amphiprion percula red
2 x Periclimenes spp.
1 x Halichoeres chrysus
2 x Thor amboinensis
1 x Lysmata Debelius
1 x Gobie .. a definir ainda.. Provavelmente irei optar por um pack de Gobie + Periclimenes spp.

Qual a vossa opinião ? Claro que isto é para ir introduzindo :)



Gostei da selecção !
Mas tenta fazer a introdução dos vivos moderadamente :-bd
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 15/ago/2012, 00:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
João Fernandes Escreveu:
Acho que já estou a chegar a um consentimento:

1 x Amphiprion percula black
1 x Amphiprion percula red
2 x Periclimenes spp.
1 x Halichoeres chrysus
2 x Thor amboinensis
1 x Lysmata Debelius
1 x Gobie .. a definir ainda.. Provavelmente irei optar por um pack de Gobie + Periclimenes spp.



Boas João,

Tendo em conta que o cubo actual terá uma litragem de cerca de 55 litros brutos, acho que um máximo de dois peixes pequenos seria o ideal. Talvez ganhar experiência com esse cubo, por exemplo, com os dois Amphiprion, e mais tarde quando mudares para o aquário de 250 litros, ires adicionando os restantes, espaçadamente. ;)

Dessa lista, o Chrysus é muito bom para controlar pragas de corais, mas não esquecer que ele volta e meia gosta de dar uns saltos pelo que o aquário deverá ter uma protecção contra isso (desde egg-crate a um "chapéu" DIY).

Sobre os Gobies, há umas Valencieneas óptimas (por exemplo a Puellaris) que mastigam e remexem o areão, que é de uma utilidade fantástica.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 15/ago/2012, 00:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Sobre os Gobies, há umas Valencieneas óptimas (por exemplo a Puellaris) que mastigam e remexem o areão, que é de uma utilidade fantástica.


Sim realmente são óptimas sim....mas não para um aquário deste tamanho e muito menos sem estar o aquário maturado,
pois como se sabe essa espécie adora micro fauna!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 15/ago/2012, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Caro Ricardo Prata,

Obrigado pelas palavras animadoras, sim é para ser introduzido progressivamente, numa primeira fase virá o Amphiprion percula black e Halichoeres chrysus, 1 Periclimenes spp e 1 Lysmata Debelius.. mas estes vão ser introduzidos num espaço de algum tempo, pois possuo aquários já maturados para os aclimatizar e depois vou colocando-os no nano :)

Caro Artur Fonseca,

Muito obrigado pelas dicas, sempre aprendendo com quem sabe, os Halichoeres chrysus tem mesmo essa tendência de saltar pelo aquário fora?

Sim este é o grande teste, eu também sei que é mais difícil manter um nano em excelente estado do que um aquário com maior capacidade de litragem mas enquanto vou preparando o seguinte e comprando tudo o que é necessário vou "brincando" com este, vendo o que vou ter pela frente e aprendendo convosco que é a minha grande preocupação. Pois se faço quero fazê-lo bem!
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 15/ago/2012, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
João Fernandes Escreveu:
Caro Ricardo Prata,

Obrigado pelas palavras animadoras, sim é para ser introduzido progressivamente, numa primeira fase virá o Amphiprion percula black e Halichoeres chrysus, 1 Periclimenes spp e 1 Lysmata Debelius.. mas estes vão ser introduzidos num espaço de algum tempo, pois possuo aquários já maturados para os aclimatizar e depois vou colocando-os no nano :)

Caro Artur Fonseca,

Muito obrigado pelas dicas, sempre aprendendo com quem sabe, os Halichoeres chrysus tem mesmo essa tendência de saltar pelo aquário fora?

Sim este é o grande teste, eu também sei que é mais difícil manter um nano em excelente estado do que um aquário com maior capacidade de litragem mas enquanto vou preparando o seguinte e comprando tudo o que é necessário vou "brincando" com este, vendo o que vou ter pela frente e aprendendo convosco que é a minha grande preocupação. Pois se faço quero fazê-lo bem!


João, eu diria que nenhum peixe é tão propenso a saltar como um chrysus. E saltam pelo buraco mais pequeno que possas imaginar.

Quanto ao nano, pareces ter tudo bem planeado.

Na minha opinião, se bem planeado e bem mantido, um nano é bastante fácil de manter. Há certamente menos margem para erros, mas se não desleixares vais ver que se torna relativamente fácil. Tens é de escolher MUITO bem os vivos.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 15/ago/2012, 19:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Obrigadíssimo pelas dicas extremamente úteis..

Que outro peixito acham que poderia colocar no nano ? Não queria fechar o aquário. Tenho tampa mas perde a sua piada de "Clean"...

A ver acho que só trocaria então por um gobie amarelo.. ou tenho outra opção ?

Já fui a mais uma apanha de água para ter aqui tudo pronto para mais uma TPA antes de entrar a areia :ymdaydream:

Para facilitar o trabalho de não ter que andar a programar a ventoinha a um relogio e vendo quando é que fica bom e etc.. Acho que vou seguir um conselho e colocar um termoregulador ligado à ventoinha a ver o efeito, e isso tudo claro antes de entrar vivos :-? :-? :-?
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 15/ago/2012, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Caros amigos,

Na troca do "peixe saltitão" o que acham de:

- Royal Gramma loreto - Tem temperamento para um nano ?
- Ecsenius bicolor
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 18/ago/2012, 09:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Finalmente chegou o material!

Tunze Nanostream a bombar.. Areia a entrar e Bio Mate a ciclar!!
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Imagem


Imagem
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Mensagem 18/ago/2012, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
João Fernandes Escreveu:
Caros amigos,

Na troca do "peixe saltitão" o que acham de:

- Royal Gramma loreto - Tem temperamento para um nano ?
- Ecsenius bicolor


O Gramma é bastante territorial. Pode tronar-se um problema em aquários pequenos. A melhor hipótese é coloca-lo em último lugar.

O bicolor é uma boa escolha.

Tens também outros peixes pequenos como por exemplo o cynctus ou um Amblyeleotris randalli.

Ou então um hawkfish como o typus ou o armatus. (embora estes também possam saltar, mas com menos possiblidade que o chrysus :D )
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/ago/2012, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Humm.. Obrigado amigo,

Gostei aí de uma das sugestões, o Amblyeleotris randalli..
Mas logo vejo com o desenrolar de todo o ciclo e da ambientação dos peixinhos ao nano. Vamos vendo B-)

Logo coloco fotos de uma actualização com "menos pó" hehehe :)) :)) :))
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron