Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros nano mini micro aquário - 50l

nano mini micro aquário - 50l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/set/2012, 15:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Já tenho este aquário desde Janeiro de 2011 mas esteve sempre em muito mau estado, sempre com muitas algas graças a nitratos que vinham da água da torneira (é água do furo), sempre que comprava algum vivo este acabava por morrer, às vezes no dia seguinte. Em Braga também não há loja alguma de aquários de recife (pelo menos eu não encontro), apenas há uma que vai tendo alguma coisinha (peixes), o que não permite uma grande evolução (para além de que me chegou a vender um canthigaster papua, depois de lhe comprar um coral [-( ), e também há o facto de eu ter 17 anos e, por isso, ser-me difícil arranjar dinheiro (mesadas) e ir até ao Porto, para ir a uma loja de aquariofilia marinha.

A coisa começou a ficar melhor quando encontrei a Aqua-station na exposição canina de Braga, em Novembro do ano passado. Agora já não se vê algas nenhumas, mas tenho que povoar o aquário, porque ainda está muito vazio.

Equipamento:
  • Aquário: 60x30x30
  • Escumador: TMC V2Skim 120
  • Iluminação: ATI Aquablue Special e ATI Blue Plus (calha chinoca) + 18 leds (daqueles para os carros)
  • Circulação: Hydor Koralia Nano 900
  • Reposição de água: TUNZE Osmolator Universal
  • Aquecimento: BOYU HT-2100
  • Refrigeração: uma ventoinha pequena

Vivos:
  • 2 Amphiprion Ocellaris
  • 1 Lysmata amboinensis
  • 2 anémonas da costa vermelhas (apanhadas em Esposende)
  • 2 Sinularias castanhas (+frags)
  • 1 Sarcophyton de pólipos verdes (+ frag)
    e bicharocos que não sei de onde surgem :D

10Kg de rocha viva (6+4)

TPAs semanais com água salinada, adição de API Stress Zyme e API Eco Iodine.

Começou assim:

Imagem

Esteve, durante muito tempo, assim:

Imagem

Felizmente agora está melhor:

Hoje o sarco está careca!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já tá! \m/
Editado pela última vez por Armando Queirós em 03/set/2012, 23:06, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Agora as dúvidas...

Esta mancha preta veio na rocha com o coral (já há algum tempo que o comprei), mas agora está a crescer verticalmente... E também vieram a acompanhar aquelas duas bolas verdes, mas essas ainda não cresceram.
Imagem
Imagem

Enquanto esperava que as fotos do post anterior carregassem encontrei, pela 1ª vez, o que penso serem aiptasias. São mesmo?
Imagem
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Armando,

O aquário parece estar a ganhar forma, parabéns; imagino que deve ser difícil em Braga, com pouco dinheiro e apoio, fazer muito melhor.

Quanto às duvidas, a mancha preta parece-me uma esponja fotosintética (preta/verde escura), que é inofensiva e decorativa, mas às vezes tente a espalhar-se pelo aquário; vai acompahando a evolução.

Em relação às outras duas fotos, pela qualidade das mesmas é difícil identificar o intruso, mas à partida, não parecem ser aiptasias; acompanha com atenção e tenta colocar fotos mais explicítas.

Abraço e boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/set/2012, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Pois, as supostas aiptasias são muito pequenas e, por isso, não consigo fotografa-las (a culpa é mais minha do que da câmara), mas vou esperar para ver.

Entretanto fiquei um pouco confuso com outra coisa: os 18 leds azuis (que estão no setup) foram comprados ontem (a principal ideia era para fazer de moonlight, mas acho que dá luz a mais) e quando estão ligados com as T5 desligadas a palhaça fica agressiva e ataca o palhaço. o.O O que será??


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Armando Queirós Escreveu:
Pois, as supostas aiptasias são muito pequenas e, por isso, não consigo fotografa-las (a culpa é mais minha do que da câmara), mas vou esperar para ver.

Entretanto fiquei um pouco confuso com outra coisa: os 18 leds azuis (que estão no setup) foram comprados ontem (a principal ideia era para fazer de moonlight, mas acho que dá luz a mais) e quando estão ligados com as T5 desligadas a palhaça fica agressiva e ataca o palhaço. o.O O que será??


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Olá Armando,

Se calhar o palhaço não gosta de fazer amor com tanta luz e vai daí a palhaça ataca!!! :x :x :x

Fora de brincadeiras, realmente 18 leds para um nano parece muito; tenta tapar (talvez com fita isoladora preta, ou outra coisa), dois terços dos leds, para ver se resulta melhor.

Quanto às supostas aiptasias (que não devem ser), pelo sim pelo não, podes tentar, se a rocha onde estão não tiver muitos buracos nessa zona, tapá-las com cola/resina de colar corais.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/set/2012, 12:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
César Silvério Escreveu:
Armando Queirós Escreveu:
Pois, as supostas aiptasias são muito pequenas e, por isso, não consigo fotografa-las (a culpa é mais minha do que da câmara), mas vou esperar para ver.

Entretanto fiquei um pouco confuso com outra coisa: os 18 leds azuis (que estão no setup) foram comprados ontem (a principal ideia era para fazer de moonlight, mas acho que dá luz a mais) e quando estão ligados com as T5 desligadas a palhaça fica agressiva e ataca o palhaço. o.O O que será??


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Olá Armando,

Se calhar o palhaço não gosta de fazer amor com tanta luz e vai daí a palhaça ataca!!! :x :x :x

Fora de brincadeiras, realmente 18 leds para um nano parece muito; tenta tapar (talvez com fita isoladora preta, ou outra coisa), dois terços dos leds, para ver se resulta melhor.

Quanto às supostas aiptasias (que não devem ser), pelo sim pelo não, podes tentar, se a rocha onde estão não tiver muitos buracos nessa zona, tapá-las com cola/resina de colar corais.

Abraço


Eheh xD

Então parece que vou tapar uns leds.

já agora fica a foto (acho que tem mais iluminação do que na imagem...)
Imagem


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

A bomba de circulação estragou-se... :( Apenas deixou de funcionar!! Alguém sabe o que poderá ser?

Quanto aos 18 leds decidi-me por programa-los para ligar 2h antes das T5 e desligar 2h depois das T5, já que eram demasiado fortes para moonlight.

Ontem comprei uma Caulastrea verde fluorescente na Aqua-station! :D

Para os mais entendidos na matéria: é normal nas fotos tiradas com, apenas, a luz azul ligada, o verde (dos corais) não se notar, já que se nota tanto ao vivo?? Eu tentei aproximar as fotos à realidade com o Photoshop... (devo estar a fazer algo mal com a câmara :-? )

Caulastrea (apenas os 18 leds azuis ligados, sem photoshop)
Imagem

Caulastrea (apenas os 18 leds azuis ligados, com photoshop)
Imagem
Imagem

Geral (apenas os 18 leds azuis ligados, com photoshop)
Imagem

Caulastrea
Imagem

Anémona da costa
Imagem

Geral
Imagem

Já tá! \M/


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Armando Queirós Escreveu:
Pois, as supostas aiptasias são muito pequenas e, por isso, não consigo fotografa-las (a culpa é mais minha do que da câmara), mas vou esperar para ver.

Entretanto fiquei um pouco confuso com outra coisa: os 18 leds azuis (que estão no setup) foram comprados ontem (a principal ideia era para fazer de moonlight, mas acho que dá luz a mais) e quando estão ligados com as T5 desligadas a palhaça fica agressiva e ataca o palhaço. o.O O que será??


Sent from my iPad using Tapatalk HD



Confirmas que com esses Led's fazem os palhaços parecerem pretos? a Verdade é que acontece me o mesmo com os meus LED actinicos...eles nao se reconhecem como sendo da mesma especie e a coisa fica azêda! Apagam se as brancas e vira palhaçada dentro do aquario! ahahah

Mensagem 09/set/2012, 10:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
AlexandreLeite Escreveu:
Armando Queirós Escreveu:
Pois, as supostas aiptasias são muito pequenas e, por isso, não consigo fotografa-las (a culpa é mais minha do que da câmara), mas vou esperar para ver.

Entretanto fiquei um pouco confuso com outra coisa: os 18 leds azuis (que estão no setup) foram comprados ontem (a principal ideia era para fazer de moonlight, mas acho que dá luz a mais) e quando estão ligados com as T5 desligadas a palhaça fica agressiva e ataca o palhaço. o.O O que será??


Sent from my iPad using Tapatalk HD



Confirmas que com esses Led's fazem os palhaços parecerem pretos? a Verdade é que acontece me o mesmo com os meus LED actinicos...eles nao se reconhecem como sendo da mesma especie e a coisa fica azêda! Apagam se as brancas e vira palhaçada dentro do aquario! ahahah


Relmente, se não houver luz externa, eles parecem pretos... Mas será por isso que a fêmea fica meio agressiva? Neste momento não está agressiva, mas tenho muita luz a entrar pela janela, por isso não estão pretos...


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Voltar para Aquários dos Membros



cron