Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RiNuReef 600L

RiNuReef 600L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/set/2017, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Olá a todos,
Como a minha ultima montagem não estava a correr nada bem resolvi recomeçar tudo de novo.
O sistema antigo foi desmontado e só fiquei praticamente com os peixes e alguns corais que de momento se encontram num recipiente de plástico com cerca de 400l de água, com escumador, aquecimento,luz e a reposição.
A rocha do aquário aproveitei só cerca de 8 kg que foi lavada com a máquina de pressão deixada secar e depois metida em água de osmose, a qual foi mudada diariamente durante uma semana, neste momento está na mesma água desde sábado 16.09 e tenho os nitratos a 0.2 teste Salifert e os fosfatos a 0.06 Hanna HI713.
Como tinha de comprar mais rocha optei por comprar Real Reef Rock a qual efectuei o mesmo procedimento com a água de osmose, neste momento a rocha encontra-se toda junta em água de osmose num recipiente com bombas cerca 10000L/H de circulação.
Para já falta-me decidir qual a areia a meter, gostaria de usar ATI fiji white sand mas está dificil de encontrar aqui para os meus lados, aconselham-me alguma em especial?
Neste aquário decidi que só vou usar produtos Aquaforest. (Não tenho experiência com estes produtos mas gosto do que tenho lido acerca deles) :)

Aqui fica o setup do aquário

Aquário: 180x60x60
Sump: 120x40x35
Escumador: Deltec SC 1455
Retorno: Jecod DCS 7000
Iluminação: Vertex ilumina SR1500 com mais três módulos vermelhos e dois UV
Circulação: Maxpect Gyre 250
Controlador de temperatura: Twin Aqua Medic
Aquecimento: 2x300W
Sistema de Reposição: Aqua Medic Aquaniveau dois sensores
Osmose: sistema de 3 pré filtros + membrana +1000ml resina mp20
Bomba doseadora: GHL 4 canais para usar assim que necessário com Balling Aquaforest
Filtro Zeovit easy lift S: aqui penso em meter 2400ml de Bio Fil.(sempre o posso manter mais limpo)apenas uma ideia
Reactor Deltec FR509: para usar com os zeolitos da Aquaforest, carvão activado e removedor de fosfatos 300ml cada com bomba de 1200L/H como recomendado pela aquaforest
Reactor de cálcio Deltec PF501 com controlador PH-201: já tinha de outra montagem por isso fica dentro do móvel caso seja necessário.

Será necessário continuar com a rocha em água de osmose e efectuar mudanças até os valores baixarem a 0, ou com estes valores posso retirar da água? o objectivo é deixar secar para poder iniciar o layout.

Agradecia as vossas opiniões e criticas... o mais sinceras possíveis.

Obrigado a todos, prometo que vou mantendo o tópico actualizado e seguindo os vossos conselhos pois as dúvidas irão surgir. :-\

um abraço

Mensagem 19/set/2017, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
não sei que tipo de corais vais querer manter mas parece-me o escumador muito curto para essa litragem..

Mensagem 19/set/2017, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Olá,

Corais em principio mais á base de SPS, tenho noção que o escumador será um pouco curto, mas agora de inicio fica pois a carga orgânica será pouca, mais tarde tenho que pensar em comprar outro.

um abraço

Mensagem 20/set/2017, 03:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito bem vindo amigo ...

Alguma ajuda em relação aquaforest Fica á vontade para perguntar ...

depois mete umas fotos que o pessoal quer é fotos ..

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/set/2017, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Paulo Oliveira Escreveu:
Muito bem vindo amigo ...

Alguma ajuda em relação aquaforest Fica á vontade para perguntar ...

depois mete umas fotos que o pessoal quer é fotos ..

Aquele Abraço
Olá Paulo,
De momento ando a pesquisar, e a ver vídeos sobre Aquaforest... depois as dúvidas virão com certeza.
quanto a fotos por agora não á grande coisa para ver (está vazio) quando iniciar o layout depois ponho umas fotos para obter algumas opiniões.
hoje retirei as pedras da água de osmose e estiveram todo o dia ao sol, amanhã voltam para a água mais uns dias a ver se os fosfatos ficam a 0.

um Abraço

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Mensagem 22/set/2017, 10:39

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


olá Ricardo

Penso que já tens tudo bem planeado,podia enviar a areia,mas fica muito caro o transporte :(

quanto a rocha eu com esse valores usava,até porque durante o ciclo irás ter valores bem mais altos que isso

quanto aos produtos da aquaforest,penso ser uma boa escolha
é uma marca nova que tem bons produtos,nada de novo
tudo que já existia,mas com um marketing muito agressivo e com muita boa imagem e preço
penso que o único defeito da aquaforest é ter demasiados produtos o que por vez se torna demasiado confuso para um aquariofilista menos experiente


vai atualizando :)


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 22/set/2017, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Olá,
a areia acabei por comprar honten á tarde, não a que queria... vamos ver desta vez optei por um grão mais grosso, a ver se não me arrependo, comprei da aqua medic-bali 2-3mm. mas obrigado na mesma pela disponibilidade, ficaria mais caro os portes do que a areia lol.

A Rocha já tinha posto outra vez na água, como me falta chegar a cola para fazer o layout vou deixá-la mais uns dias, mal penso que não faz.

quanto aos produtos da aquaforest, vou ter que pedir opiniões aqui ao pessoal[WINKING FACE]

um abraço

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Mensagem 23/set/2017, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Fotos... A malta gosta de fotos :)

Mensagem 24/set/2017, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Aqui ficam algumas fotos...


aqui da parte técnica por assim dizer.

Imagem 6888

sump, o espaço livre é para o escumador, que dizem deixo assim ou deveria fazer alguma alteração?
Imagem 6889

aqui a parte da fiarada...com Fácil acesso
Imagem 6890
Imagem 6891

Aqui do lado de fora
Imagem 6892

que dizem para já, algo a modificar para melhor funcionamento??

um abraço

Mensagem 26/set/2017, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Boas,

O Layout está quase pronto agora é só começar a encher...

Qual destas opções me aconselham sabendo que tanto a rocha como a areia esteve tudo em água de osmose.

1- Rocha e areia dentro, encher com água de osmose e quando estiver cheio de água começar a juntar o sal.

2- Rocha, encher com água de osmose, começar a juntar o sal e quando todo o sal estiver dissolvido aspirar possíveis resíduos e por fim meter a areia.

3- Rocha e areia dentro, fazer a água á parte e ir deitando como for fazendo.(não tenho deposito para fazer 600L de uma só vez).

Agradecia uma opinião vossa.

Abraço

Mensagem 26/set/2017, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo Abreu Escreveu:
Boas,

O Layout está quase pronto agora é só começar a encher...

Qual destas opções me aconselham sabendo que tanto a rocha como a areia esteve tudo em água de osmose.

1- Rocha e areia dentro, encher com água de osmose e quando estiver cheio de água começar a juntar o sal.

2- Rocha, encher com água de osmose, começar a juntar o sal e quando todo o sal estiver dissolvido aspirar possíveis resíduos e por fim meter a areia.

3- Rocha e areia dentro, fazer a água á parte e ir deitando como for fazendo.(não tenho deposito para fazer 600L de uma só vez).

Agradecia uma opinião vossa.

Abraço


3 opcao

Mensagem 26/set/2017, 22:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


tambem usaria a 3 opção :) :)


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 27/set/2017, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
e assim será ...

toca a fazer água para os bidões azuis misturar e meter para dentro.... lá para sábado deve estar cheio.

Abraço Imagem

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Mensagem 27/set/2017, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Essa sump está 5 *

Eu optava pela hipótese 3

Cumps
Miguel

Mensagem 01/Oct/2017, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Olá,

Depois de optar pela hipótese 3 como vocês me aconselharam finalmente está cheio e a rodar...
Desde Quarta até Sábado foi sempre a mesma rotina, encher bidões, juntar sal, conferir Salinidade... e água para dentro.
Finalmente ontem (Sábado) consegui por a água a circular pela sump.

Foram adicionados ao reactor 300ml de carvão, 300ml de Zeo Mix e 300ml de Phosphate Minus com um caudal de água efectivo de 850L/h.

No filtro da Zeovit foram adicionados 1500ml de Life Bio Fil com um caudal de água de 480L/h.

Por fim 6 gotas de BioS, de momento é tudo, a única coisa que estou a planear fazer é adicionar 6 gotas de BioS diariamente.

Hoje resolvi fazer testes e deu estes resultados:

NO2-0
NH4-0.25
No3-0
CA-480
MG-1470
KH-8
PO4-0.00
Temp. do água a 25.5 e salinidade a 34.

Ora só ontem a água começou a circular pela sump, mas rochas e areia desde Quarta feira á noite que estavam cobertas de água, deverei contar como o primeiro dia do ciclo já na quarta ou só a partir de ontem.

Estou a achar estranho tenho a água como que cheia de pó ou nevoeiro, o sal que usei foi Aquaforest Probiotic Reef Salt.

Ficam as fotos:
Abraço


Imagem 6896
Imagem 6897

Mensagem 01/Oct/2017, 21:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ..

muito bom .. como tinha-mos falado , deixa isso rolar agora .. 2 semanas de Bio S , e Bio fil , depois das duas semanas dependendo dos valores muda-se a rotina e adiciona-se carvão . mas tudo depende dos valores que tiveres ao fim de duas semanas ... agora o nevoeiro não te chateies com ele .. pode ser bactérias em suspensão , pó da areia , sem stress deixa a coisa rolar ..

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/Oct/2017, 02:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Olá Paulo,
o nevoeiro é mais fácil ser bactérias, pó da areia não me parece, pois foi muito bem lavada gastei cerca de 150l de água de osmose para a lavar...lol
Talvez de ter usado o sal probiotico.
como tu dizes deixar rolar...

Abraco

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Mensagem 12/Oct/2017, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Idade:
Localização: Suiça
Ora aqui ficam algumas fotos do layout...estas foram tiradas dia 07.10, neste momento a água já se encontra cristalina.

entretanto foram efectuadas duas mudanças de água de 120L cada e doseadas 6 gotas BioS diariamente.
Até agora nada de algas, nada de areia castanha e os vidros só necessitei de limpar uma vez... :)

Imagem 6898
Imagem 6899
Imagem 6900
Imagem 6902
por agora mantém os seguintes valores:
NO2-0
NH4-0
No3-0
CA-490
MG-1490
KH-7.4
PO4-0.00
Temp. do água a 25.5 e salinidade a 34.

os valores de CA e Mg estão muito altos para quem não doseia absolutamente nada, amanhã vou comprar novos testes :-\

um abraço

Mensagem 12/Oct/2017, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Ricardo Abreu Escreveu:
Ora aqui ficam algumas fotos do layout...estas foram tiradas dia 07.10, neste momento a água já se encontra cristalina.

entretanto foram efectuadas duas mudanças de água de 120L cada e doseadas 6 gotas BioS diariamente.
Até agora nada de algas, nada de areia castanha e os vidros só necessitei de limpar uma vez... :)

Imagem 6898
Imagem 6899
Imagem 6900
Imagem 6902
por agora mantém os seguintes valores:
NO2-0
NH4-0
No3-0
CA-490
MG-1490
KH-7.4
PO4-0.00
Temp. do água a 25.5 e salinidade a 34.

os valores de CA e Mg estão muito altos para quem não doseia absolutamente nada, amanhã vou comprar novos testes :-\

um abraço
Agora é deixar ciclar, ainda é cedo para aparecerem as algas...
Para já não precisas de fazer testes, deixa fazer o ciclo.
O cálcio e o magnésio e normal uma vez que não tens nada a consumir.

Tens a salinidade alta, de estar a 1025.

Abraço

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 15/Oct/2017, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 11
Idade:
Localização: Setúbal
boas eu também estou com um projecto com as mesmas medidas já só me falta a calha de iluminação e gostei da que tem na foto podia dizer qual o modelo e onde comprou.
Comprimentos
David Jesus

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron