Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua Mangue - (ver. 6)

Aqua Mangue - (ver. 6)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 26/fev/2020, 09:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Actualização...
O aquário vai muito bem. Algas nem ve-las, alga coralina com fartura e os corais apresentam os primeiros crescimentos. Os mangues todos apresentam crescimento e folhas novas.
Só testo KH 1x por semana após a troca de água, tem estado estável nos 7.5 ;) .

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Macro algas e mangues...

Imagem

Imagem

Imagem

Geral de cima e FTS

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 26/fev/2020, 10:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Marco Madeira, isso está qualquer coisa. Há qualquer coisa nos shallows de magnífico.

Podes dizer onde adquiriu os mangues?

Em relação aos mesmos, li que as raízes são muito fortes, pudendo mesmo perfurar o silicone em busca de sustentabilidade.
Tem alguma ideia, opinião em relação à isto?

Obrigado

Mensagem 26/fev/2020, 10:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Vitor, trata-me por tu por favor.
Obrigado pela critica. Os mangues foram-me fornecidos por um amigo. Mas se não os consegues arranjar em loja, verifica no eBay pois existem alguns fornecedores europeus e facilmente podes mandar vir. A ultima vez que procurei, encontrei alguns fornecedores em Inglaterra, Itália e na Polonia.

Em relação as raizes, são de facto fortes e com as condições certas crescem bastante. Nunca ouvi/li casos de furarem a silicone mas vou estar atento e também ler um pouco sobre o assunto. Obrigado pela observação ;) .

Mensagem 26/fev/2020, 10:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Marco Madeira Escreveu:
Olá Vitor, trata-me por tu por favor.
Obrigado pela critica. Os mangues foram-me fornecidos por um amigo. Mas se não os consegues arranjar em loja, verifica no eBay pois existem alguns fornecedores europeus e facilmente podes mandar vir. A ultima vez que procurei, encontrei alguns fornecedores em Inglaterra, Itália e na Polonia.

Em relação as raizes, são de facto fortes e com as condições certas crescem bastante. Nunca ouvi/li casos de furarem a silicone mas vou estar atento e também ler um pouco sobre o assunto. Obrigado pela observação ;) .


Em tempos tive no aquário, no anterior e não cheguei a verificar esta situação. Nos meus as raízes nunca passaram de fios, género linha de cozer, um ou outro mais grosso.

Depois deixa a tua opinião.

Abraço

Mensagem 06/mar/2020, 20:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Marco,

Ficou muito louco o layout :-c

tens medido PO4 e NO3 ?


Abraço!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 07/mar/2020, 19:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Ricardo,
Não, apenas KH. O resto é a olho.
Mas devem estar ambos baixos pelas cores dos corais e pela ausência de algas. O refúgio e os mangues têm feito um bom trabalho.

Mensagem 03/abr/2020, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
aguardamos actualização =)
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 04/abr/2020, 10:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Tiago e restante malta,
Ficam aqui algumas fotos, tem estado tudo bem e a crescer. Neste momento tem 4 peixes e 4 camarões e mais a equipa de limpeza.

A. Valida Tricolor

Imagem

A. Desalhwi

Imagem

A. Hyacinthus (Red Planet)

Imagem

Lobophylia

Imagem

M. Setosa

Imagem

Montipora "Apple Berry"
Imagem

Montipora - Em Identificação

Imagem

Stombus

Imagem

Pavona Maldivensis
Imagem

A. Tortuosa

Imagem

Foto Geral

Imagem

Foto Geral 2

Imagem

Mensagem 08/abr/2020, 23:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Boa noite Marco,

Antes demais os meus parabéns por tudo pela montagem layout e beleza. O que fiquei fascinado e o facto de nao teres escumador ou melhor teres minimizado a utilização de maquinaria se assim se pode dizer. Recentemente tinha visto um video no youtube de um aqua que se poder partilhar o video aqui assim o farei, que achei de loucos algo muito idêntico ao teu, e olha que este então era so mesmo o aqua com uma ou duas bombas termostato e luz.

Mais uma vez parabéns.

De resto acho que sim não deixem morrer o forum e uma maneira de mantermos info e conteúdo actualizada.

Mensagem 09/abr/2020, 18:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Marco,
força, mete ai. É sempre bom aprender com as montagens de outros.
Eu já tenho um aqua no trabalho assim como dizes. Vai para 3 anos, só 2 bombas e termostato, nem sump tem. E um misto e já está muito equilibrado com uns 6 ou 7 peixes. Com tempo e paciência é exequivel.

Mensagem 09/abr/2020, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Entao ja nao e a tua primeiro experiencia! Sabes é muito tentador começar um projecto desses não agora devido a esta situação que estamos a atravessar mas logo que possivel, isto porque não sendo algo super dispendioso como normalmente é e tendo em conta que mesmo que falte a luz não vai criar aqueles super problemas, acho que sim.

Vou deixar aqui o link. De qualquer forma vai partilhando conteúdo nem que seja em video visto que video é aquela base.

O primeiro adorei.


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Q7zPmWMEQgM&list=PLLCB0AxkjC2lkIqmh55xzLjuJ0GKKK7xS&index=3&t=10s[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fusOpSDws2k&list=PLLCB0AxkjC2lkIqmh55xzLjuJ0GKKK7xS&index=2&t=0s[/youtube]

Mensagem 09/abr/2020, 22:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Já conhecia mas obrigado.
Sim, já é a 2 vez que monto um assim. Aliás pensando bem, é a 3 vez pois o meu primeiro aquario era um nano de 60 litros com um berlin airlift 60 de pedra porosa, não era bem um escumador, :).

Mas sim, com calma e paciencia é bem possivel e com menos custos se é um dos teus problemas. Na altura foi por isso mesmo que montei o nano de 60 litros.

Em relação a faltar a luz... isso não é problema, mesmo com sump.

Mensagem 10/abr/2020, 08:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Calculava que podias conhecer, mas pronto mais algo partilhado.

Pois isso do aqua sem "extras" fasciname, a sua simplicidade. Os custos é algo sim a ponderar visto que ja tive um de 300 litros mais ou menos e um outro de 1000 e queria fazer algo diferente sem ter de gastar montes de dinheiro mas ao mesmo tempo fazer algo bem feito.

Mensagem 16/abr/2020, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Barreiro
Mais um excelente projeto :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Mensagem 17/abr/2020, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 54
Gosto particularmente da aparente simplicidade desta montagem. Muitos parabéns.

Confesso que tentei uma abordagem parecida para o meu aquário, mas como não tenho sump e dependo da rocha para a colónia de bactérias tive que acrescentar mais rocha.

Mensagem 23/abr/2020, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
Muito agradavel
Vais fazer algum tipo de suplementacao?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 26/abr/2020, 10:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bom dia,
Obrigado João Carlos e Aqualtis.
Tiago, não vai levar nenhuns suplementos. Os meus aquários são sempre muito simples, não gosto de suplementar quase nada a não ser o tipico KH, CA e pontualmente Mg.

Aproveito para fazer um update. Adicionei uma kessil das novas e gostei bastante. Tem um pouco mais potencia e os novos canais de violeta, vermelho e verde complementam o que já era uma cor muito bonita, pelo menos para mim.

Adicionei o quinto peixe, tem sido á ordem de 1 peixe por mês mais ou menos (tenho tido mais cuidado pela ausencia de escumador). Tenho agora um YT, um Leopard wrasse, uma dozela Alleni, um folha e blénio bicolor.
Até agora problemas zero, algas zero, continua a ser uma óptima experiencia. Coloco fotos assim que possivel.

Mensagem 07/mai/2020, 10:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pequeno update...

Adicionei mais uns corais novos (fotos em baixo). Adicionei também outra Nero5 e troquei duas Kessil A360W para as novas A360X (um pouco mais de intensidade e mais canais de cor disponiveis para manipulação. Para alem disso permite controlo wifi, e permite fazer o dim até 0, nas antigas só começaca e acabava nos 10%).

Testei o aqua para quase todos os parametros quimicos já que tenho estado apenas de olho no KH.
KH: 7.3
CA: 400
No3: 2
Po4: 0.02
Mg: 1380

Estive também a medir os valores de PAR médios e com apenas 50% de intensidade nas kessil estou com uma média de 160/180 no areão e cerca de 250/300 na rocha. Como os corais tem respondido bem, vou deixar assim como está e apenas trabalhar agora a nivel de cor e o que visualizo ao olhar para o aquário.
Ainda quero explorar um pouco as variações dos canais verde, vermelho e violeta que as novas kessil permitem manipular.

Fotos de seguida:

Nova Acropora Millepora

Imagem

Novo Cálice (em identificação) - Jason Fox Yellow Bandit

Imagem

Leptoseris - Jack O´Lantern

Imagem

Cyphastrea Decadia

Imagem

Blastomussa Vivida

Imagem

Mangues (Tem crescido muito bem)

Imagem

FTS

Imagem

Mensagem 07/mai/2020, 11:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Marco Madeira Escreveu:

FTS

Imagem


Olá Marco,

Fantástico como sempre! Está a ficar mesmo muito bom.

Estou a estudar como implementar o suporte para a iluminação e tenho umas perguntas em relação ao teu suporte. Como é que está feito esse braço? Que tubo é? Está soldado à estrutura, ou optaste por outra solução?

Obrigado.

Um abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 07/mai/2020, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Uma só paralavra BRUTAL, parabens está a ficar qualquer coisa :x

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron