Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Nano Reef - The Cube

Nano Reef - The Cube

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jan/2020, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Olá a todos,

Alguns daqui já me conhecem de outras andanças, outros foruns... Em 2007 iniciei-me na aquariofilia de recife com um aquario de 80x40x45 acho eu.

Constituido por moles apenas (a pouca experiencia nao deu para mais), e alguns peixes.

Penso que fui sucedido, pois tinha um sistema equilibrado sem mortes. No entanto cometi todos os erros possíveis.

Com isso acabei por depois na faculdade deixar de ter tempo para manter o bicho, e decidi que mais valida vender tudo.

Ainda pensei em algo mais "cubo" mas a minha vida levou-me para outros lados e o bicho adormeceu.

Tenho agora a possibilidade de montar um cubo! Pequeno por opção.

Do que andei a ver o Red Sea Max Nano deveria ser a escolha ideal, mas eu quero algo mais personalizado.

Estou a pensar num cubo de 45Lx50Px45A
A profundidade é maior pois pretendo fazer uma coluna seca central, com 3 furos (principal, backup e retorno).

Quero usar o armario para esconder uma sump pequena, para re-utilizar o meu Aquamedic Midiflor que foi comprado em 2006/07 ao Marco Madeira e que ainda o estimo na sua caixa original.
E ao lado da mini sump, quero ter um aquario apenas para aqua de reposição.

Ainda não me meti no sketchup, mas os papeis já têm as medidas todas.

Como estou enferrujado preciso de ajuda.

Como calculo a dimensao dos furos? No meu aquario antigo nao tinha sump e isto foi algo que nunca percebi.



O meu sistema aponto para ser.

Rocha morta
Areia viva uns 3cm
Um ciclo monstruoso de 5 ou 6 meses (acreditem, vai ser mesmo....)
Quando a luzes, ainda nao percebi o que anda de novo no mercado mas, penso que Led's sao uma boa escolha.

Quando a retorno ainda não me debrucei sobre o ideal para um nano mais pequeno
Quando a circulação, penso que uma nanostream faz o trabalho.

Irei depois começar logo desde cedo a reposição com Kalk porque ainda ando a perceber como funciona o metodo de 2way (penso que é assim).

Está criado o tópico, já me sinto até mais motivado!

Abraço a todos

Mensagem 30/jan/2020, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá Luís,

Eu também estou em fase final de planeamento e é sempre bom discutirmos as nossas opções.

Quanto às tuas questões...
Na circulação, acho que duas Tunze Nanostream 6015 (2x 1800Lts/h) são capazes de fazer a festa... Afinal não chegarão a ser 100Lts de água. Ficavas com quase 40x circulação. Se forem só moles e LPS até se calhar é demais. Mas uma também pode ser pouco. :-?
No retorno, vê as Aqua Medic DC Runner. Uma 1.2 ou mesmo uma 2.2 chegarão (1200Lts/h e 2000Lts/h respectivamente). Não são caras.
Na iluminação vê a Aqua Illumination Prime 16HD Reef. Acho que ficarias bem servido. Eu comprei uma Ocean Revive no e-bay, mas a segunda calha em principio será uma Aqua Illumination Hydra 32HD. Parecem-me excelentes pelo que tenho lido e visto no Youtube.

Não consigo é opinar sobre o diâmetro dos furos. Também é algo que ainda não entendo muito. No entanto e pelo que tenho lido é possível que tubagens de 25 (e respectivos passa-muros) cheguem e sobrem para esse aquário. Depois o furo é consoante o passa-muros que tiveres.

Vai partilhando detalhes do projecto!

Abraço e bom projecto!
Bruno Silva.


Voltar para Aquários dos Membros