Fórum Aquariofilia Marinha Propagação de Corais & Aquacultura Como determinar o sexo dos Banggai

Como determinar o sexo dos Banggai

Um fórum para discutir técnicas de propagação de corais e de criação de peixes.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Encontrei um tópico interessante sobre como distinguir o sexo de um Pteragon kauderni (aka Banggai). Este é um dos mais peixes mais populares no hobby, mas confesso que não sabia como distinguir machos de fêmeas. =)) .... sempre a aprender!

Não sei quanto a vocês, mas penso que esta informação pode ser útil. Se alguém souber mais algum método, por favor, coloque aqui também.

Método "Oríficio".


A informação original foi encontrada nos seguintes links

Marine Breeding Initiative Forum - How to sex Banggai

Advanced Aquarist - How to determine the sex of banggai

Primeiro de tudo, alimentar muito bem os peixes. Quanto maior a barriga do peixe, mais fácil se torna a observação destas características. Em seguida, observe atentamente ao longo da barriga do peixe, entre as duas barbatanas pélvicas / ventral e a barbatana anal. Nesse local, pode constatar a presença de um ou dois orifícios. Estas aberturas são muito pequenas, branco e em forma de cone ou triangular. Os machos têm dois orifícios, e as fêmeas apenas um. Também foi descrito que as fêmeas quando estão perto de desovar, esta abertura torna-se mais proeminente/inchada.


Banggai Macho

Imagem
Macho: Note os dois orifícios (no interior do círculo verde)

Banggai Fêmea

Imagem
Fêmea: Neste caso apenas um orifício é visível (no interior do círculo verde)

Outra dúvida que tenho, e dado que muitos de vocês adquiriram banggais juvenis, a partir de que "idade" se começam a notar estas caracaterísticas?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá Ricardo
Existe outra forma de "sexar" estes peixes e já publiquei isso há vários anos e inclusive tentei obter autorização para traduzir mas só um dos autores a concedeu, podes ver aqui na página 8 deste manual específico para a reprodução de Cardinais Banggai

em alternativa podes sempre espreitar para dentro da roupa interior :-? 8-} :ymparty:

Sugeria que este manual fosse colocado aqui numa biblioteca ... um dia destes o elo (link) deixa de funcionar e perde-se o acesso ... fica a sugestão
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Existe um método infalível... para qualquer espécie de ser vivo...

Colocamos os peixes num aquário com pelo menos duas frentes. Numa das frentes colocamos uma televisão a transmitir um clássico de futebol... na outra televisão, noutra frente, colocámos na novela da noite...

Basta aguardar uns segundos e os peixes que estiverem na frente a ver a bola, e os peixes que estiverem na outra frente a ver a novela, são respectivamente machos e fêmeas... ;) :D =))
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:
Localização: Rio Meao
Artur Fonseca Escreveu:
Existe um método infalível... para qualquer espécie de ser vivo...

Colocamos os peixes num aquário com pelo menos duas frentes. Numa das frentes colocamos uma televisão a transmitir um clássico de futebol... na outra televisão, noutra frente, colocámos na novela da noite...

Basta aguardar uns segundos e os peixes que estiverem na frente a ver a bola, e os peixes que estiverem na outra frente a ver a novela, são respectivamente machos e fêmeas... ;) :D =))



Não funçiona ~x(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Ricardo Pinto
Também já postei estas fotos noutro forum e penso de facto que essa forma é a mais correcta de verificar o sexo dos Bangai. O link que o Pedro Nuno indicou é muito bom eu também já o tinha lido através de um post dele noutro forum, serviu para me dar algumas ideias na criação dos meus Bangai.
penso que com o hábito fui-me habituando a reconhecer o macho da fêmea pelo aspecto e pela abertura e inclinação das duas barras pretas que separam a barriga, bom mas não posso assegurar uma certeza absoluta, por isso nunca divulguei.
mas de facto as fotos são bastante ilucidativas .
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva,

Já conhecia. Esse artigo é óptimo. Tem sido assim que distingo os bangais. Tinha um casal reprodutor mas o meu macho morreu depois de uma encubação quase seguida.

Se alguém tiver um macho eu compro!

Abç
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boa tarde

O macho do meu casal permanece sempre no mesmo sitio do aquário, tem o maxilar dilatado e o casal por diversas vezes "tremem"/ "vibram" um ao lado do outro, é os sinais caracteristicos que terão uma postura correcto ? Ou poderá ser ainda o ritual de acasalamento ? Se sim é normal que aconteça num tão rápido (estão juntos á 2 meses) e num aquario recente ?

Acresce que já não o vejo comer a alguns dias.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Gil Miguel
sim o mais certo é o macho estar a incubar, esse ritual embora surja no inicio do acasalamento um ou dois dias antes da femea colocar os ovos para o macho incubar, porém é normal vê-los depois também com algumas tremuras.
o facto de estarem apenas há dois meses não é impeditivo, quando eles se aceitam sem agressividade isso acontece, eu tenho feito algumas experiencias e já tive um casal com uma postura que se conheceram apenas um mês.
também já tive a experiencia negativa de ter uma femea que matou o macho quando o meti no aquário com ela, enfim não sendo uma ciência exata acaba por se aprender sempre algo com as diferentes atitudes que tomam.
neste momento tenho quatro casais com posturas mais ou menos regulares, mas com atitudes e comportamento diferentes.
tenho um casal que ao fim de 25 dias liberta os filhotes e tenho outro casal mais velho que ao fim de um mês tenho de ser eu a abaná-lo para lhe tirar os filhos, também este casal é o que tira mais filhotes que os outros normalmente os outros tiram cerca de trinta e picos, e este mais de cinquenta, tenho recorrer ao Paint depois de os fotografar para os poder contar.
desculpem este longo texto mas, gosto de partilhar convosco aquilo que vou sabendo e aprendendo.
um abraço a todos
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boa noite António

Obrigado pela partilha de conhecimentos, é bom aprender com quem sabe :) eu nesta matéria estou a zeros!!

Em tantos anos de salgados deve ser a primeira postura que acontece nos meus aquários.

Gostaria ainda de colocar outra questão, o casal está no aquário comunitário, qualquer tentativa de captura deverá resultar na perda dos ovos, correcto?

Qual será a melhor opção para tentar salvar nem que seja uma pequena parte desta postura?

A ideia final seria transferi-los para o Refúgio, não sei é qual será o timing correcto.

Obrigado!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá bom dia
bom depende um pouco dos machos nem todos têm o mesmo comportamento, eu tenho um dos quatro casais no comunitário, de principio meti-os lá sem intenção de criação, pois já tinha três casais separados para o efeito, então quando verifiquei que o macho estava com ovos, esperei que a iluminação apagasse e, apenas com a moonligth acesa desligo a circulação e, com a rede grande apanho-o sem stressar o peixe e meto dentro da rede um copo grande ou outro recipiente onde caço o peixe sem o deixar sem água e depois coloco-o noutro aquário sossegado.
atenção das duas vezes que o tentei transportar na rede para o outro aquário o macho abortou, penso que pelo stress causado pela falta de água embora por pouco tempo.
noutro fórum tenho um tópico "Espaço Bangai" onde tenho vários relatos.
também tenho um macho que me deixa apanhar á mão sem stressar, eles de facto têm comportamentos diferentes, mas dá muito gozo, não desista, se um dia vier para estes lados gostava muito de que me visitasse
abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Os meu casal, penso que seja casal, agora anda nisto:

http://s1257.photobucket.com/user/rjpf/ ... 8.mp4.html

Penso que seja um ritual de acasalamento, mas o cardinal que se encontra parado não parece muito interessado no outro. O outro bem anda de um lado para o outro e treme, mas não parece ser do agrado do outro.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas António

Vou seguir as suas dicas e vêr no que dá :).

Quanto á visita terei todo o prazer em ir chatea-lo um bocadinho num futuro próximo!

Antonio Afonso Escreveu:
Olá bom dia
bom depende um pouco dos machos nem todos têm o mesmo comportamento, eu tenho um dos quatro casais no comunitário, de principio meti-os lá sem intenção de criação, pois já tinha três casais separados para o efeito, então quando verifiquei que o macho estava com ovos, esperei que a iluminação apagasse e, apenas com a moonligth acesa desligo a circulação e, com a rede grande apanho-o sem stressar o peixe e meto dentro da rede um copo grande ou outro recipiente onde caço o peixe sem o deixar sem água e depois coloco-o noutro aquário sossegado.
atenção das duas vezes que o tentei transportar na rede para o outro aquário o macho abortou, penso que pelo stress causado pela falta de água embora por pouco tempo.
noutro fórum tenho um tópico "Espaço Bangai" onde tenho vários relatos.
também tenho um macho que me deixa apanhar á mão sem stressar, eles de facto têm comportamentos diferentes, mas dá muito gozo, não desista, se um dia vier para estes lados gostava muito de que me visitasse
abraço


Voltar para Propagação de Corais & Aquacultura



cron