Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Provocar alteração na cor dos sps

Provocar alteração na cor dos sps

Área para publicação e discussão de artigos avançados.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
A questão é simples. A alteração de cor dos SPS deve a...
Como optimizar as cores sem recorrer a quimicos tipo zeovits?
E ainda dentro do mesmo sistema constatamos alterações de cores para corais da mesma mãe a que se devem estas alterações?
Corais selvagens entram no nosso sistema mudam de cor... a que se deve, nutrientes , luz excesso ou défice?
Um coral amarelo fica verde ???


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Já resposta nas tuas perguntas!

A qualidade da agua, a iluminação e a circulação são os fatores chave para as cores diferentes dos corais!

Cores mais carregadas indicam materia organica....fosfatos e nitratos!

Podes fazer frags de um coral mae e colar em vários pontos do teu aqua e iras reparar que as suas cores e crescimento irão ficar diferentes!Como esses frags estão sujeitos a uma iluminação e circuação diferente, não vão ficar iguais....ou até podem ficar!

Depois entramos nos elementos essencias da agua salgada....calcio,magnesio,potassio,ferro,iodo....etc...todos eles importantes!

Já agora...a cor amarela quase não existe nos corais....é mais um verde deslavado, por falta de nutrientes....a concentração de algas(zooxantelas) fica menor, logo o coral mais claro!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
De facto é verdade que a quantidade de luz, tipo de circulação ou, resumindo, o local onde se posiciona determinado coral num aquário, ainda que proveniente de uma mesma colónia, pode alterar o seu aspecto tanto na cor como na forma.

No entanto acho que para avançar esta discussão é preciso diferenciar o tipo de influencia que estas condições do meio têm na coloração e formação dos corais da de outros agentes como são o excesso de nutrientes, luz de baixa qualidade, oligoelementos insuficientes ou qualquer outro que resulte de negligência nossa.

Nesta perspectiva não me parece possível discutir e comparar casos em que o coral altera de cor ou forma porque é muito mau posicionado ou porque o aquário e as condições são tão desastrosas que é impossível mantê-lo minimamente saudável com casos que surgem em aquários absolutamente saudáveis.
Algumas das reacções na coloração e forma que Vocês descreveram devem-se somente a fracas condições no aquário ou stress permanente, portanto, parece-me que estas não interessam para a discussão.
Pelo contrário é interessante pensar e reflectir como dominar ou antecipar o que acontecerá a um determinado coral, proveniente de uma mesma colónia de um aquário saudável se o colocar no local A, B ou C desse mesmo aquário.
Isto creio que dá pano para mangas. E penso que só dominando quais as condições óptimas para cada espécie de coral, como as replicar em aquário e, mais dificil ainda, como é que privando ou oferencendo ao coral cada uma delas, exercemos tal influência no meio que conseguimos obter determinada coloração ou formação. Bem, acho que pouco se sabe.....mas é um bom tema.

O método zeovit será o que mais se aproxima desta tentativa de manipulação da coloração dos corais, mas está ainda muito longe do que escrevi em cima. Provavelmente até nem é comparável já que o método assenta numa filosofia de redução drástica de nutrientes por via de químicos e os resultados na coloração são diferentes daquilo que se passa na natureza.
Para mim era bastante mais interessante saber como dominar e prever estes resultados em sistemas "normais" saudáveis sem recorrer a excesso de químicos, trabalhando, ao contrário, com factores como a circulação, optimização de luminosidade, alimentação, corte, etc.

Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Pelo contrário é interessante pensar e reflectir como dominar ou antecipar o que acontecerá a um determinado coral, proveniente de uma mesma colónia de um aquário saudável se o colocar no local A, B ou C desse mesmo aquário.
Isto creio que dá pano para mangas. E penso que só dominando quais as condições óptimas para cada espécie de coral, como as replicar em aquário e, mais dificil ainda, como é que privando ou oferencendo ao coral cada uma delas, exercemos tal influência no meio que conseguimos obter determinada coloração ou formação. Bem, acho que pouco se sabe.....mas é um bom tema.

natureza.
Para mim era bastante mais interessante saber como dominar e prever estes resultados em sistemas "normais" saudáveis sem recorrer a excesso de químicos, trabalhando, ao contrário, com factores como a circulação, optimização de luminosidade, alimentação, corte, etc.

Abraço,[/quote]

Bom dia paulo. Era aqui que queria chegar.
Numa tentativa de juntar experiências dos resultados que conseguimos.
Para tentar chegar aos valor de nitratos ideais para manter uma millepora rosa e a partir de que valores começou a ficar avermelhada. Em que valor mostrou as zonas de crescimento com cores diferentes.
A partir de que valores é a enchinata (no nosso aqua) deixou de ficar beje com pontas azuis e começou a ficar esverdeada.
Se é melhor manter os nitratos e fosfatos a zero ou não subi-los para x ou y.
Quem fala em nitratos fala em tolerâncias de KH e cálcio.
Até que ponto uma espécie tolerou nosso aqua determinadas variações de nitratos fosfatos kh ca mg.
Tentarmos estabelecer um padrão por espécie das reações que cada uma desenvolve.
Claro que não temos todas as espécies de acroporas ou milleporas nos nossos aquas. Mas como somos alguns que mantêm corais em ambientes saudáveis. acho que era uma discussão engraçada. E benéfica pois sabíamos que para manter aquelas cores de determinado coral tínhamos que ter determinados valores que iriam alterar as cores de outra espécie.
Como cada um lá chega zeovitando ou não, isso deve ser discutido. Acho importante sabermos como cada espécie reagiu a excesso ou defeito de um parâmetro.
Um Abraço.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!


Cores mais carregadas indicam materia organica....fosfatos e nitratos!

O que falo é a partir de que valores constamos que isso aconteceu para espécie A e para a espécie B aconteceu logo a partir do valor Z de determinado parâmetro

Podes fazer frags de um coral mae e colar em vários pontos do teu aqua e iras reparar que as suas cores e crescimento irão ficar diferentes!Como esses frags estão sujeitos a uma iluminação e circuação diferente, não vão ficar iguais....ou até podem ficar!

Mais uma vês a partilha. No meu aqua que tenho HQI 400w ou T5 com as lampadas xyz e o coral foi colocado a 30cm de profundidade na coluna de agua. com HQI 400w ou T5 com as lampadas xyz para um aqua de 200x70. notei que com estes valores aconteceu esta ou aquela variação neste e naquela especie.


Já agora...a cor amarela quase não existe nos corais....é mais um verde deslavado, por falta de nutrientes....a concentração de algas(zooxantelas) fica menor, logo o coral mais claro!


O Pedro o amarelo existe quer em acroporas quer em turbinarias. Estás a esquecer algumas especies. Na turbinaria reniformis ou na peltata. Mas até isso é um assunto para se falar. podemos gostar de atingir esse estado num determinado coral, e ficamos a saber que alguém já o conseguiu com determinados parâmetros.

O objectivo é a partilha de acontecimentos sob determinados factores. Porque cada aqua é diferente. por este ou aquele factor e tudo isso influencia os crescimentos e as cores dos corais.

Um abraço.


Voltar para Artigos