Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Macroalgas Vs. Nitratos Vs. Fosfatos

Macroalgas Vs. Nitratos Vs. Fosfatos

Área para publicação e discussão de artigos avançados.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Alguém sabe de algum artigo mais científico (advanced aquarist pela certa) sobre a capacidade das macroalgas em absorver nitratos e fosfatos?

Que absorvem todos sabemos, mas existe alguma coisa mais científica no sentido de dizer que x kilos da macroalga Y retiram, blá blá blá?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Alguém sabe de algum artigo mais científico (advanced aquarist pela certa) sobre a capacidade das macroalgas em absorver nitratos e fosfatos?

Que absorvem todos sabemos, mas existe alguma coisa mais científica no sentido de dizer que x kilos da macroalga Y retiram, blá blá blá?


Penso ser mais uma de muitas opções de retirar nutrientes ao sistema, a quantidade penso vs consumo de NO3 e PO4 não existe uma precisão, se houver nutrientes ela cresce se não houver nutrientes a alga morre. Nem precisas de colocar muita inicialmente, alias até é melhor não colocares para os nutrientes baixarem gradualmente e a alga irá desenvolver-se aumentando dia para dia o seu consumo.
Eu não tenho experiência no uso de macro-algas por isso passo a vez para detalharem melhor o uso desta.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Bom dia Hugo,

De momento não te posso recomendar nenhum artigo mas do que li aqui e acolá é importante haver uma proporção adequada entre a quantidade de macro-alga e o volume de água a filtrar, ou seja o ideal seria existir dois aquário de igual volume, um com macro-alga e outro com corais e peixes. Por outro lado li também algures que num aquário público do Hawai assim que desligaram do sistema de corais os tanques de macro-algas o crescimento dos corais aumentou pelo que se colocou a hipótese de que de alguma forma (competição pelos mesmo nutrientes disponíveis além de nitrato e fosfato) a presença de macro-algas afecta os corais.

Abraço :)
facebook.com/zoacorals


Voltar para Artigos