Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Anjos e Borboletas, DSB e SPS coloridos...

Anjos e Borboletas, DSB e SPS coloridos...

Área para publicação e discussão de artigos avançados.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Será possivel ?? Parece que sim...

Belo aquário!!
http://www.advancedaquarist.com/2013/4/ ... =clickthru


Marco,

Obrigado pela partilha ... Belo aquário.

Houve no entanto uma frase que me deixou com a pulga atrás da orelha e claramente o gajo não está a falar de LEDS com lentes senão já tinha queimado tudo ... mas isto:

"My experience with lighting has taught me that as long as you acclimatise your SPS slowly, most of them just can't get enough. "

"A minha experiência com luz ensinou-me que desde que se faça uma aclimatização de SPSs muito lenta, a maior parte deles não consegue ter luz suficiente."

Claro que com lentes nos LEDS esta afirmação não se pode colocar. Tu próprio tens essa experiência com corais e pontas queimadas. Mas pensando bem ... o Mota tb não tem lentes na Vertex ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Hummm,
depende dos corais... alguns respondem muito bem mesmo a altas intensidades de luz mesmo com lentes de 40 graus por exemplo.
As formosas em particular e as staghorns em geral crescem bastante mesmo com altas intensidades e concentrações de luz.

Diria que concordo com essa frase que ele diz... só que com leds a fotoaclimatação ainda tem de ser mais lenta, muito mais lenta, caso contrário o coral stressa bastante, queima e depois branqueia.

Estou a fazer uma experiencia agora com uma A. millepora que adquiri á pouco tempo. O ultimo frag de mille que tive, fiz uma aclimatação de poucos dias e correu mal, acabou por branquear. Esta agora estou a fazer com mais tempo, espero ter sucesso, mas vamos ver no que dá. E estou a falar de um coral que já tive com bastante sucesso e com uma cor lindissima com 400W de HQI... logo, penso que vai aguentar bem 100W de leds, ainda que com lentes.
Acho que é apenas uma questão de fotoaclimatação.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Penso que a aclimatização ideal que se deve fazer na transição de HQI ou T5 para LED é usar um medido PAR uma vez que a olho nú é dificil perceber a intensidade que estamos a dar aos corais e acabamos por errar achando que estamos a dar pouca iluminação e matamos alguns dos corais.

"A minha experiência com luz ensinou-me que desde que se faça uma aclimatização de SPSs muito lenta, a maior parte deles não consegue ter luz suficiente."

Em relação à frase, eu pessoalmente prefiro fazer uma aclimatização lenta e o maximo que pode acontecer é os corais acastanharem, do que fazer uma aclimatizaçao rapida e correr o risco de dar uma luz aos corais acabando por matá-los. Ainda nao tenho a experiencia para afirmar o quer que seja mas é apenas uma opinião em em teoria apenas.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

A interpretação que eu faço é diferente. ...

A ver se me explico:
Assumam que a aclimatização é feita muito lentamente e o coral sobreviveu e está na boa!

Posso ir dando-lhe mais e mais luz que nunca será demais! esta é a minha interpretação do que li!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

A interpretação que eu faço é diferente. ...

A ver se me explico:
Assumam que a aclimatização é feita muito lentamente e o coral sobreviveu e está na boa!

Posso ir dando-lhe mais e mais luz que nunca será demais! esta é a minha interpretação do que li!

Abraços,
Rui


Certo, não estava a ver por esse prisma, assim faz sentido sem duvida!!!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Reparem que o gajo usa duas vezes 400 MH + 8x 54W T5 para um total de 1232W de Luz :-o :-o :-o :-o

Adorava saber quanto é que ele tem de PAR no areão!

Se compararmos algumas instalações de leds houve quem trocasse MH de 400W por 250W de Leds ou seja assim contas de merceeiro muito por alto ele teria que substituir os 1200W por 700W de Leds.

Ou seja o que estou a pensar com isto tudo é que tenho (ou vou ter quando vir o fim a isto) 250W de LEDS e parece-me que na porporção entre o meu aquário e o dele é mais ou menos equivalente.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Reparem que o gajo usa duas vezes 400 MH + 8x 54W T5 para um total de 1232W de Luz :-o :-o :-o :-o

Adorava saber quanto é que ele tem de PAR no areão!

Se compararmos algumas instalações de leds houve quem trocasse MH de 400W por 250W de Leds ou seja assim contas de merceeiro muito por alto ele teria que substituir os 1200W por 700W de Leds.

Ou seja o que estou a pensar com isto tudo é que tenho (ou vou ter quando vir o fim a isto) 250W de LEDS e parece-me que na porporção entre o meu aquário e o dele é mais ou menos equivalente.

Abraços,
Rui


Poupa no gas para fritar ovos :D

Parece que ele da prioridade maxima à iluminação, eu até poderia construir uma teoria na base da iluminação vs nutrientes, mas uma vez que ele afirma que se dá mal com o ULNS nao percebo o sentido da coisa...


Voltar para Artigos