Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Método Eficaz, Rapido e Não Invasivo de Detecção de Cianeto

Método Eficaz, Rapido e Não Invasivo de Detecção de Cianeto

Área para publicação e discussão de artigos avançados.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Foi publicado recentemente um artigo sobre um novo teste de detecção de cianeto nos peixes.

Em muitos locais do mundo ainda se utiliza pesca com o uso de cianeto, o que é bastante lesivo para os nossos animais.

Imagem

Este novo tipo de teste pode vir a reestruturar o comércio da aquariofilia, forçando alguns (ainda que poucos) exportadores e importadores a mudarem o seu esquema de negócio.

O artigo foi mencionado por vários blogs e fóruns um pouco por todo o mundo.

Podem ver aqui um post na Advanced Aquarist - A new, fast, non-lethal method for cyanide detection in marine fish. Is it a game changer?


Ok... e o artigo original foi escrito por quem? Por Portugueses.... pois está claro ;)


Um grupo de investigadores, da Universidade de Aveiro, liderado pelo Ricardo Calado (conhecido por alguns aqui no fórum) publicou recentemente este estudo numa revista científica.

Podem consultar o artigo completo neste link - Excreted Thiocyanate Detects Live Reef Fishes Illegally Collected Using Cyanide—A Non-Invasive and Non-Destructive Testing Approach


Parabéns à Universidade de Aveiro, nomeadamente ao Ricardo Calado e ao Departamento de Biologia.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Em muitos locais do mundo ainda se utiliza pesca com o uso de cianeto, o que é bastante lesivo para os nossos animais.


Os métodos de coleta de peixes controversos nas Filipinas

Cianeto claro!, mas vejam como apanham também os Mandarins =((

Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Confesso que até ver este video desconhecia por completo o metedo de apanha dos peixes.
Esta e a unica forma de o fazer? ou existem outras que nao sejam tao agressivas?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
André Melo Escreveu:
Confesso que até ver este video desconhecia por completo o metedo de apanha dos peixes.
Esta e a unica forma de o fazer? ou existem outras que nao sejam tao agressivas?


Boas,

Um dos aspectos que a TMC refere é ter acordo com pessoal da zona que fazem captura de peixes através de meios éticos. Suponho que mergulhadores com redes. ;)

Este método para detecção de cianeto é uma boa notícia para ver se esses caçadores imbecis que usam cianeto desaparecem do mapa... :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Era bom que este teste fosse acessível a todos os envolvidos.
Mas a verdade é que os peixes subiriam imediatamente de preço...e muito.
Basta ver os peixes de origens, mais "selectas" os preços que atingem.
È tudo muito complicado...se pagarem a um Filipino o que pagam, nos outros locais...ninguém vai para o mar sem equipamento por gosto...é a miséria!
È um alerta com vários destinatários, ...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Carlos,

Há um ditado "por vezes o barato sai caro"... e a mim já me aconteceu, comprar peixes a metade do preço mas depois duraram uma a duas semanas...

É por isso que desde aí tenho tentado adquirir sempre peixes vindos da TMC. Podem ser mais caros do que os que se arranjam por importação directa... mas por outro lado estão habitualmente melhor aclimatizados e a alimentarem-se bem. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva Artur
As coisas não são preto e branco, bons e maus.; e nisto da aquariofilia nós temos parte da culpa do nosso sucesso ou insucesso.
Quero ser claro, já fui muito bem servido na importação directa, na compra a particulares, e nos importadores conceituados. Mas também já tive dissabores...principalmente com espécies mais frágeis, que nunca comprei em importação direta...penso que é dificil comparar cenários diferentes.
Mas quando não há concorrência...
Eh Eh parece que discordo de ti, mas não, também prefiro pagar um pouco mais e saber que as pessoas envolvidas na importação, têm condições e se esforçam por resolver ou evitar problemas, assim sempre que posso
T(enho) M(uito) C(uidado) :)) :)) :))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Carlos Gião Escreveu:

T(enho) M(uito) C(uidado) :)) :)) :))



NIce :ymapplause:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Carlos Gião Escreveu:
Viva
Era bom que este teste fosse acessível a todos os envolvidos.
Mas a verdade é que os peixes subiriam imediatamente de preço...e muito.
Basta ver os peixes de origens, mais "selectas" os preços que atingem.
È tudo muito complicado...se pagarem a um Filipino o que pagam, nos outros locais...ninguém vai para o mar sem equipamento por gosto...é a miséria!
È um alerta com vários destinatários, ...



Olá Carlos.


O "problema" é mesmo esse. Sem generalizar, claro, os peixes mais caros, são normalmente sinónimo de uma colecta direfente. E já foi sendo discutido ao nos últimos tempos que os peixes deveriam ser mais caros, por várias razões, tal como o são na Alemanha, por exemplo...

Mas enfim, não foi por isto que resolvi escrever :) Li os artigos meio na diagonal e não me apercebi se existe algum método fácil e imediato de fazermos o teste em casa, ou até mesmo nas lojas... Aqui há uns tempos, em conversa com o Ricardo Pinto, falei-lhe que iria utilizar carvão vegetal na comida congelada e fazer a experiência, mas ainda não consegui. Acham que é viável? Valerá alguma coisa? Os peixes toleram os carvão vegetal? Se sim, será que o carvão absorve o cianeto aidna existente?


Abraço,
VM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Em relaçao ao metodo de captura ah tempos vi um documentario sobre os povos no mundo, e entao as tribos, e pessoal que vive ao pé de locais onde existem peixes para o comercio é algo demais, nao se trata do metodo que que vai ser usado para a sua captura que vai alterar o preço, porque nesse documentario alem de usarem redes em locais que a agua dava pela cintura, 500 peixes valiam cerca de 10usd.
Ja mergulhei em alguns recifes e posso dizer que existem peixes que nos veem comer a mao, com um simples bocado de pão, entao penso que nao seria muito dificil de os apanharem de forma "correcta".
Isto é exactamente o mesmo que se passa na pesca em Portugal, o pescador é obrigado a vender a sardinha a 0,50 € e na loja(hiper/peixarias) o mesmo peixe esta a venda a partir de 4,50€ . O mal de tudo esta nos intermediarios, Luvas etc.. que é nesseçario para os produtos chegarem ate nos.


Voltar para Artigos



cron