Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros SamTiago Reef 700 L

SamTiago Reef 700 L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/mar/2013, 02:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Curto muito os teusccavalos marinhos!
São fantásticos!
Onde arranjaste?
Estão sozinhos ou esta algum peixe a fazer companhia?

Abraço e continua!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 05/mar/2013, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Luis M Carrilho Escreveu:
Ricardo Oliveira Escreveu:
Armando Fernandes Escreveu:
Oi Luís,

O problema não é a areia, é o que está por baixo dela... e acredita que quando fores cortar o EggCrate, vais levantar a porcaria toda que está debaixo dele, ou seja, podes ter graves problemas nos parâmetros da água... cuidado com isso.

Sim concordo.
Mas retira mesmo porque só vai acumular sujidade e vai ser difícil
sinfonares.
Esse aquario já tem quanto tempo???


Boas Ricardo

O aquário está quase a fazer um ano, está mais que maturado. O único problema ê uma alga que apareceu na RV e que preciso de arranjar uns turbos mexicanos para limpar isso mas está dificil de arranjar....
Ricardo estou a pensar fazer esta operação tirando areia toda depois cortar com alicate a eggcrate sem tirar nem vivos nem rocha. Haverá algum problema em relação a esta operação? Ou existe uma solução melhor??


Solução melhor acho que não existe.
Tens duas opções:
Ou retiras a areia toda, lavas bem lavada e colocas de novo, mas a maturação do aquario vai sofrer porque vais ciclar a areia
de novo.
Ou retiras só a que está encostada a rocha de maneira a que possas cortar com alicate e depois vais levantando o resto do eggcrate, sem mexer muito a areia, muito devagar....o problemas são umas enzimas perigosas que são libertadas na coluna de agua.

Ia mais para a primeira. Com um tubo largo aspiras a areia quando fizeres tpa.
Nota que a agua que sai com a areia vai ser escura e é para o esgoto, numa só tpa acho que não a retiras toda.
Lava bem a areia podes colocar um pouco de lixivia para ficar branquinha mas depois passa por 2 ou 3 aguas novas muito bem.
coloca carvão activo para absorver as enzimas.

Se não tiveres para esse trabalho faz só o corte no eggcrate e retira muito devagar, coloca carvão activo e faz tpa a seguir
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 05/mar/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Pedro N Torres Escreveu:
Curto muito os teusccavalos marinhos!
São fantásticos!
Onde arranjaste?
Estão sozinhos ou esta algum peixe a fazer companhia?

Abraço e continua!


Obrigado pelo comentário. Arranjei eles através da TMC e neste momento estão só os cavalos marinhos, não estou a pensar colocar qualquer peixe com eles.
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 07/mar/2013, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Boas a todos

Hoje foi dia de teste e os parametros actuais são:

PH - 8
Temp - 25,3
Salinidade - 1024
KH - 7,7
CA - 400
MG - 1380
PO4 - 0,03
NO3 - 25
K - 310

Tenho que voltar a colocar o sistema de GFO a trabalhar para baixar os nitratos e fosfatos.... E talvez desligar a bomba do Mg para baixar um pouco o valor.
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 16/mar/2013, 18:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
EM RECONSTRUÇÂO
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2017, 09:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Bom dia pessoal

Estou de volta depois de estar desaparecido durante 3 anos. Neste período mudei de casa e não comecei mais cedo a nova aventura pois vivemos num país de burocracias e tive perto de 20 meses à espera da licença de utilização. Agora já posso fazer as coisas como quero sem chatices!!!!!

Nesta nova aventura houve algumas alterações de forma corrigir os erros da última montagem:

  • Anular as bombas de circulação na zona dos cavalos marinhos. Tive muitos problemas pois os cavalos marinhos agarravam-se ás bombas e depois ficavam feridos e acabavam por morrer. Assim no aqua dos cavalos marinhos vou colocar 2 tubos furados, deste o topo até quase ao fundo do aqua e desta forma proporcionar um movimento suave aos cavalos marinhos.

  • Aumentar a zona de queda do aqua dos cavalos marinhos (um pente maior) pois como tinha pouca movimentação, a superfície ficava muito suja e desta forma espero eliminar a "sujidade superficial".

  • Anular todas as bombas na sump e colocar somente 1 DC12000 que vai ligar a todo o sistema incluíndo o escumador (vou tentar). Assim penso poupar alguns €€€€ na electricidade e também diminuir o aquecimento da aqua na sump no verão.

  • Toda a maquinaria e a sump vão ficar no exterior na casa numa espécie bancada com um armário que vai ser construído brevemente. Com isto pretendo ter menos humidade dentro de casa e que as manutenções do aqua sejam mais limpas senão a Maria dá cabo da minha cabeça...

Bom aqui vai o setup do meu novo sistema:

Remontagem: Janeiro 2020
Aquário: 120 (C)x 60 (A)x 60 (L) cm
Aqua de cavalos marinhos[/color]: 30 (C)x 80 (A)x 60(L) cm
Volume:432 + 144 + 160 litros
Sump: 100 (C) x 40 (A) x 40 (L) cm + depósito de agua de osmose
Escumador: Schuran 200
RV: +/- 20 kg
Aquecimento: 300W x 2
Iluminação: 1 calha de leds
Circulação: 1 WP 40 + RW 15 + bomba de retorno DC15000
Sistema de reposição: Bomba com sensor marca branca da bubble maggus
Controlador de Temperatura: É um controlador de temperatura electrónico da marca dixel que tem uma sonda para a temperatura e que no verão estará ligado a várias ventoinhas de PC.
Controlador de humidade: Vai estar ligado a um extractor quando atingir valores anormais (um caso a pensar!!!)
Ar Condicionado: Já existente. Moro no Algarve e por isso no verão é necessário manter a casa fresquinha.
Bomba Doseadora: Bubble Magus BM-T01 para fornecer os nutrientes necessários mas ainda não sei qual o sistema a usar.
Ozonizador: TMC V²O³Zone Ozone Generator.
UV: TMC Vecton2 600.
Diversos filtros fluidizados: Para colocar carvão activo, pellets e talvez GFO se necessário.


Aqui vai algumas fotos para regalarem o olho...


Imagem


Imagem

Nova queda do aqua dos cavalos marinhos

Imagem

Agora já podem comentar e criticar esta nova remontagem...
Editado pela última vez por Luis M Carrilho em 01/fev/2021, 15:40, num total de 6 vezes.
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 24/jan/2018, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas,

Há novidades?

Mensagem 02/fev/2021, 13:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Bom dia pessoal

Depois de algumas peripécias, finalmente está terminada a zona de máquinas/sump. Aqui vão algumas fotos...


Depois de colocados os azulejos ficou com este aspecto

Imagem

A seguir foi toda forrada com roofmate

Imagem
Um abraço

Luis M Carrilho

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros