Boas

,
Deixem lá ver se eu me consigo explicar melhor que pelos visto não o estou a conseguir fazer:
Pedro N Torres Escreveu:
Rui,
Os fosfatos estão mesmo altos (se o teste está correto) e isso pode influenciar negativamente os sps mas tens mesmo de testar o cálcio para teres a certeza do que se passa!
Cálcio, magnésio e kh têm de estar equilibrados para os sps.
Sem teres a certeza que esses parametros estao ok é difícil procurares a razão do problema.
Calma!
Uma coisa de cada vez!
Abraço
Eu tenho imensa calma e paciência neste momento. O PO4 está correcto. Gastei três saquetas do reagente da Hanna de fosfatos para fazer o teste e garantir a fiabilidade do aparelho. Como tenho o de Alkalinidade também usei os 4 frascos.
João Seguro Escreveu:
Boas, sem areia a luz reflecte e é muito mais eficaz. Eu tinha o meu sem areia e pus uma camada fina e a intensidade luminosa levou um corte gigante... Experimenta

Engraçado ... pensava que seria exactamente o contrário!
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,
Eu compraria apenas areia normal. Até pq se andas a fazer TPA com agua do mar ela fica viva num ápice.
De resto tentava fazer o menos mudanças possíveis durante algum tempo para o sistema se equilibrar.
Pq estas chateado da rocha estar a ficar com coralina? Isso é normal e é bom!
Abraço
Isso no dia que acontecer não poderá ser pois não me apetece muito fazer outro ciclo grande. Ou então ciclo a areia à parte mas não tenho espaço para isso pelo menos nesta casa!
Estou a pensar mas não vou fazer absolutamente nada nesta fase. Estou em vista com a compra de uma vivenda e se tudo correr bem vou ter um espaço de 30m2 só para mim pelo que qualquer decisão será adiada até ter essa decisão final!
Armando Fernandes Escreveu:
Ele não se está a chatear com a Rocha, ele está chateado com a situação... lê lá bem a frase da Rocha com alga coralina!! =)
Estou mesmo chateado com alga coralina .... não gosto .... para mim abafam a rocha viva e retiram-lhe muito da sua capacidade de nitrificação!
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Rui,
a minha turbinária só fica com os polipos todos de fora depois das luzes apagarem

Já vi aqui outros relatos do mesmo género. Tenta ver se a tua tem o mesmo comportamento. Isso significará que o aquário até está com bons parâmetros. Depois é dar tempo ao tempo...
A principal coisa que aprendi nos últimos tempos de muitas alterações no meu aqua é que as oscilações são terríveis. Até podes ter os parâmetros fora do "óptimo" e o aquário estar bom, desde que não se cheguem a picos demasiado altos ou baixos.
Mas também concordo com o Artur, isso não me parece nada mal.
Quanto ao excesso de luz... não me parece
Abraço.
AJS
Boas não tem. Durante a noite os corais mantêm-se fechados e retraídos.
Hugo Figueiredo Escreveu:
Ainda nem algas tens/tiveste (a mim vieram depois do boom de coralina) e já queres côr, extensão de pólipos e crescimentos...
Se os parâmetros estão bons, deixa andar!
Não metas nada, não retires nada!
Faz assim: sempre que estiveres a menos de 15cm do aquário, tens de ter as mãos nos bolsos para trtar do aquário!
Havias de ver o meu aquário...
Algas por todo o lado!
Os corais todos castanhos (embora a crescer imenso...)
E eu? Deixo andar e vai melhorando de dia para dia!
Na minha opinião, repito que se os parâmetros estão bem, deixa andar e mexe no aquário só para TPA's!
ahhhh e mãos nos bolsos, não te esqueças!

Hugo .... epá na volta sou eu que não percebo nada disto (o que até admito) mas para mim a coralina é a alga que compete com quase todas as outras. Ou seja se aparecem castanhas ou filamentosas verdes depois da coralina estar instalada é porque alguma coisa não está bem!
Isto foi o que sempre soube e se calhar está errado ... não sei digam-me vocês.
Mas tu próprio dizes .... "Os corais todos castanhos (embora a crescer imenso...)". Eu não vejo os meus crescer.
Não procuro cores nem extensão de pólipos nem sequer crescimentos nesta fase ... o que procuro é saúde!
Mais uma vez será que sou eu que não percebo nada disto? Se calhar sim mas num aquário com cinco meses ter uma montipora digitata sem pólipos minimamente visiveis para mim é sinal de problema. Não quero que eles saltem do coral mas que mostrem a extensão normal!
Marco Madeira Escreveu:
Como o pessoal já disse, Tpas e deixa andar... sem stress, tens de dar tempo ao sistema Rui.
Marco neste momento o meu aquário é o seguinte:
Dentro da sump: bomba de retorno, aquecedores, escumador, três litros de siporax e uma bomba tunze 6025 para manter a sump limpa.
Manutenção: Semanalmente 25 (salinizada) a 30 (água do mar) semanalmente.
As únicas coisas que deito dentro do aquário é: comida para os peixes. Um pouco de artémia (1 quarto de cubo), algas, flakes, pellets e Cyclopeeze.
Falamos disto quando estive em tua casa e é isso que me faz confusão: se tenho PO4 a 0,3 e faço uma TPA de 60l com água do mar espero que o valor de PO4 baixe um pouco (por pouco que seja). Mas o que é facto é que o valor se mantêm. O mesmo com nitratos. Se tenho nitratos a 10 e faço TPA espero que baixem. Não que se mantenham ...
E este é o meu problema. Estou a fazer o que recomendo: TPA e paciência. Nada mais.
E se tu Hugo vês melhoras de dia para dia .... EU NÃO !!!! essa é a minha questão!
Abraços,
Rui