Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mar/2013, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Nao quer dizer que seja o caso .. ha que eliminar as hipoteses todas antes ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/mar/2013, 21:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Joao Tomas Escreveu:
Paulooliveira Escreveu:
Vou dizer visto que ninguém acerta ...

O aquario nao tinha sido colado com silicone adequado ...
So se descobriu quando se passou tudo pars um palote, e passou-se tambem a resina antifosfatos e eles desapareceram ...

E esta eim !!!

Xiiii...não digas isso que o homem vai ja desmontar o aquario!!! :-

:)) :)) :))

Não vou nada. O meu foi montado pelo Rui da Vidromoldura. Tenho toda a confiança no trabalho!

Aponto mais para estupidez do dono mesmo .... :D

No entanto tenho várias teorias da conspiração:

* Centropyge Bicolor (posso apanhá-lo e pôr na SUMP se fôr preciso)
* Electricidade (tenho vareta de titânio ligada a terra - Não sinto nada, mas se a retirar sinto sempre qq coisa sempre que meto a mão)
* pH sistematicamente baixo (apanho 8.0 - a olho - quando as luzes estão ligadas mas parece-me que estará baixo durante a noite) Ver se consigo medir hoje
* Fosfatos altos - Será por ter começado o aquário com rocha morta?
* Excesso de iluminação (intensidade luminosa) e falta de iluminação ... Sei que parece um contra-senso mas deixem-me explicar: 30% de iluminação (brancos) parece-me bem. Sinto os corais a reagir melhor, mas como ainda tenho o ciclo solar real a sensação que tenho é que tenho 30% de iluminação só em 10% do ciclo solar pelo que terei que aumentar isso para pelo menos 4 horas.

Ver se faço isso esta noite com reprogramação do arduino!

Marco, Hugo ... sei que pH baixo e fosfatos altos tem fácil resolução ... Kalk durante a noite ... Se calhar vou ter que começar a equacionar isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/mar/2013, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Alguma coisa entrou em ciclo de novo...coralina e algas por cima não me soa bem.
introduziste algo novo?
mais rocha? Mudaste layout?
Pode ter havido uma precipitação, como tens o kh?
Só tempo e tpa e isso vai.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 08/mar/2013, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

César Silvério Escreveu:
Quanto à alga coralina acho que tens razão: é bonita para quem gosta, mas em excesso diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; para intervir aqui, recomendo um ouriço pequenino (tipo Diadema setosum bebé), mas quando crescer vais ter que o pôr com dono.

Viva César,

Esta frase deixou-me com um sorriso... o Diadema e o ofiurídeo gigante (baptizado de D. Monstra pelas crianças) cá continuam, o último gosta de camarão gourmet e o primeiro é uma verdadeira máquina de limpar rocha. Estou mesmo muito satisfeito com o ouriço, o aquário onde está é "bare-bottom" (sem areia no fundo) e ele anda sempre de um lado para o outro a raspar qualquer alga que apareça mantendo sempre o aquário muito limpo e de fácil manutenção.

Quando quiser apareça :)

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 08/mar/2013, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim se foi o Rui então esta fora de questão o silicone ...

Quanto a electricidade na água, também tenho e muito ,muita mesmo, a minha santa eheim que faz o retorno deixa passar corrente para a agua ... agora no teu caso era uma questao de medires ...

My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/mar/2013, 23:03

Ricardo Oliveira Escreveu:
Alguma coisa entrou em ciclo de novo...coralina e algas por cima não me soa bem.
introduziste algo novo?

Boas ...

Esta não percebi ... quem disse isso foi o Hugo não fui eu. Eu não tenho algas por cima da coralina.

O meu layout são três pedragulhos ... não há nada para mudar.

Não introduzi nada! só TPA e comida!

Toda a gente diz que tempo e TPA vai ao sítio mas o que é certo é que já lá vão quase 2 meses com TPA semanal de 30l com água do mar (excepto a última porque estava a chover) e não vejo nada de melhoras.

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 23:09

Boas,

Estes eram os parâmetros ontem!

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
PO4: 0,3 (Hanna)
KH: 7.7 (Hanna)
pH: 8 (Salifert)
t: 24.7º
S: 1.026
Mg: 1410

Hoje comprei os testes de nitratos e cálcio e medi tudo de novo:

PO4: 0,3 (Hanna)
pH: 8 (Salifert)
t: 24.9º
S: 1.026
KH: 7.9 (Hanna)
Mg: 1410
CA: 500

Agora expliquem-me uma coisa ...
Epá a sério estou mesmo a passar-me da cabeça. Todos os dias tenho que questionar aquilo que pensava já estar conhecido e assimilado.

Então o KH sobe de um dia para o outro?????? :-o :-o :-o :-o :-o

Então isto não é uma triologia e se uns estão altos os outros deviam estar baixos????? :-o :-o :-o :-o :-o

Como é que é possível ter KH, Mg e Ca altos ao mesmo tempo?????? Pensava que isto era impossível :-o :-o :-o :-o :-o

A somar a isto o valor alto de fosfatos ....

Algo vai muito mal na Dinamarca. Só não sei é o quê!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 23:10

Mas porque raio é que eu tenho sempre que aprender tudo da maneira mais difícil?

Mensagem 08/mar/2013, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Ricardo Oliveira Escreveu:
introduziste algo novo?

Boas ...

Esta não percebi ... quem disse isso foi o Hugo não fui eu. Eu não tenho algas por cima da coralina.

O meu layout são três pedragulhos ... não há nada para mudar.

Não introduzi nada! só TPA e comida!

Toda a gente diz que tempo e TPA vai ao sítio mas o que é certo é que já lá vão quase 2 meses com TPA semanal de 30l com água do mar (excepto a última porque estava a chover) e não vejo nada de melhoras.

Abraços,
Rui

Alguns aquários demoram mais que outros....o meu primeiro aquario devo ter andado ai uns 4meses com fosfatos e corais castanhos
mas não desesperes que isso vai lá com calma
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 08/mar/2013, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui,

O que tens aí alto é apenas o Calcio! O Mg, ok está um bocadinho de nada mas pode andar bem assim...
É perfeitamente normal o Kh estar um bocado mais alto, repara basta teres feito o teste pouco tempo depois da bomba doseadora ter inserido mais Kh...essa subida é minima pode estar apenas associada ao consumo nada mais...
Como já foi falado aqui a tarde toda, deves descobrir qual o problema para gerar tanto fosfato e começa a eliminar uma coisa de cada vez, nao faças tudo ao mesmo tempo senao nunca saberás do que foi, tenta agora reduzir na comida e usa o passador por exemplo.
Para retirares os fosfatos tens uma solução rápida e eficaz...usa uma resina anti fosfato e voilá!!! fica resolvido, só que o problema continua lá e se não cortares o mal pela raiz andarás sempre a ter que andar com anti fosfatos...

Mensagem 08/mar/2013, 23:30

Joao Tomas Escreveu:
Rui,

O que tens aí alto é apenas o Calcio! O Mg, ok está um bocadinho de nada mas pode andar bem assim...
É perfeitamente normal o Kh estar um bocado mais alto, repara basta teres feito o teste pouco tempo depois da bomba doseadora ter inserido mais Kh...essa subida é minima pode estar apenas associada ao consumo nada mais...
Como já foi falado aqui a tarde toda, deves descobrir qual o problema para gerar tanto fosfato e começa a eliminar uma coisa de cada vez, nao faças tudo ao mesmo tempo senao nunca saberás do que foi, tenta agora reduzir na comida e usa o passador por exemplo.
Para retirares os fosfatos tens uma solução rápida e eficaz...usa uma resina anti fosfato e voilá!!! fica resolvido, só que o problema continua lá e se não cortares o mal pela raiz andarás sempre a ter que andar com anti fosfatos...

Mas que bomba doseadora???
Não tenho bombas doseadoras a meter absolutamente nada. Só TPA!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/mar/2013, 23:34

Joao Tomas Escreveu:
Rui,

Mas que bomba doseadora???
Não tenho bombas doseadoras a meter absolutamente nada. Só TPA!

Abraços,
Rui

Ah bom pensava que ja fazias balling... :p
Bem sendo assim e sem metendo nada é muito estranho!!

Mensagem 08/mar/2013, 23:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Paulooliveira Escreveu:
Vou dizer visto que ninguém acerta ...

O aquario nao tinha sido colado com silicone adequado ...
So se descobriu quando se passou tudo pars um palote, e passou-se tambem a resina antifosfatos e eles desapareceram ...

E esta eim !!!

Curiosamente acho que deve acontecer mais vezes do que se pensa, e mais nao digo...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/mar/2013, 23:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Ricardo Rodrigues Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Quanto à alga coralina acho que tens razão: é bonita para quem gosta, mas em excesso diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; para intervir aqui, recomendo um ouriço pequenino (tipo Diadema setosum bebé), mas quando crescer vais ter que o pôr com dono.

Viva César,

Esta frase deixou-me com um sorriso... o Diadema e o ofiurídeo gigante (baptizado de D. Monstra pelas crianças) cá continuam, o último gosta de camarão gourmet e o primeiro é uma verdadeira máquina de limpar rocha. Estou mesmo muito satisfeito com o ouriço, o aquário onde está é "bare-bottom" (sem areia no fundo) e ele anda sempre de um lado para o outro a raspar qualquer alga que apareça mantendo sempre o aquário muito limpo e de fácil manutenção.

Quando quiser apareça :)
Abraço

Olá Ricardo,

Pois também tenho saudades deles, mas estavam demasiado grandes e começavam a derrubar alguns corais.
Quando for para aí, ligo.
Quando vier para aqui, ligue; isto agora está mais, ou menos.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2013, 23:56

Boas :) ,

Hoje estiveram cá em casa o Marco e o João.

Com olho clínico identificaram alguma causas do estado do meu aquário que não estando numa desgraça total ainda não está em condições.

Aliás após uma conversa com o Carlos Mota uma das coisas que fiz foi apanhar o Centropyge Bicolor e metê-lo na SUMP.

De imediato notei uma melhoria geral nos corais.

Carlos desculpa-me mas não tive ainda coragem de apanhar o Stigmatura e o Midas ... deixa lá ver como é que eles se portam!

Entretanto deixei de dar comida congelada e comecei a alimentar menos e isso notou-se nos fosfatos que baixaram de 0.3 para 0.26 mas tal como puderam ver o Marco e o João alimento ainda assim demasiado. Muito mesmo sendo essa uma das possíveis (mais provável) causa do valor de fosfatos alto.

Vou aumentar as TPA semanais para 60litros (20%) com água natural e reduzir para um décimo aquilo que alimento.

Vou colocar à venda também o Bicolor se alguém estiver interessado.

Outra das coisas que o Marco mexeu foi na iluminação puxando-a de novo para os 100% de brancos.
Como as calhas estão agora sem lentes vamos ver como é que se portam os corais.

Com tudo a 100% parece-me um pouco amarelado demais mas como vou complementar com calha violeta vamos ver como fica. Em última análise baixo um pouco os brancos para 90% que fica com uma temperatura de côr para mim mais agradável.

Com as dicas dos mestres vamos ver como é que isto reage agora!

Abraços e muito obrigado por terem cá passado ...
Rui

Mensagem 17/mar/2013, 02:19

Boas :) ,

Hoje estiveram cá em casa o Marco e o João.

Com olho clínico identificaram alguma causas do estado do meu aquário que não estando numa desgraça total ainda não está em condições.

Aliás após uma conversa com o Carlos Mota uma das coisas que fiz foi apanhar o Centropyge Bicolor e metê-lo na SUMP.

De imediato notei uma melhoria geral nos corais.

Carlos desculpa-me mas não tive ainda coragem de apanhar o Stigmatura e o Midas ... deixa lá ver como é que eles se portam!

Entretanto deixei de dar comida congelada e comecei a alimentar menos e isso notou-se nos fosfatos que baixaram de 0.3 para 0.26 mas tal como puderam ver o Marco e o João alimento ainda assim demasiado. Muito mesmo sendo essa uma das possíveis (mais provável) causa do valor de fosfatos alto.

Vou aumentar as TPA semanais para 60litros (20%) com água natural e reduzir para um décimo aquilo que alimento.

Vou colocar à venda também o Bicolor se alguém estiver interessado.

Outra das coisas que o Marco mexeu foi na iluminação puxando-a de novo para os 100% de brancos.
Como as calhas estão agora sem lentes vamos ver como é que se portam os corais.

Com tudo a 100% parece-me um pouco amarelado demais mas como vou complementar com calha violeta vamos ver como fica. Em última análise baixo um pouco os brancos para 90% que fica com uma temperatura de côr para mim mais agradável.

Com as dicas dos mestres vamos ver como é que isto reage agora!

Abraços e muito obrigado por terem cá passado ...
Rui

Boas,

Rui obrigado pela recepção, as minis e os palitos estvam bons que o diga o Marco :D
Bem o teu aquário tem tudo mas mesmo tudo para ter sucesso, tudo muito organizado e planeado. AH e ruidos ZERO!!!! Bem agora percebo porque dizias que a bomba de retorno fazia barulho (eu continuo a achar silenciosa no meu ponto de vista claro :p ) é que tanto o aquário como a sump não fazem put#$ de barulho, impressionante!! com o movel todo aberto, barulho praticamente ZERO!!!

Como falamos e referiste tens que ter a mão mais leve na hora de dar comer, podes até dar dia sim dia não e a iluminação deves deixar ficar nos 100%, não achei muito amarelado mas com os leds violeta vai ficar no ponto!!!

Agora é deixares o sistema maturar por ele proprio sem meter as mãos lá dentro e com o controle de comida mais TPA´s vais ver que daqui a 2 semanas baixas para metade esse valor de fosfatos!! ;)

Força nisso!!!

Mensagem 17/mar/2013, 09:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Não me digam que ele se continua a queixar do barulho!??
Com crianças em casa!! :-@

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/mar/2013, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Abraço
Pedro Ferrer

LOL x2
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 17/mar/2013, 13:05

Joao Tomas Escreveu:

Boas,

Rui obrigado pela recepção, as minis e os palitos estvam bons que o diga o Marco :D
Bem o teu aquário tem tudo mas mesmo tudo para ter sucesso, tudo muito organizado e planeado. AH e ruidos ZERO!!!! Bem agora percebo porque dizias que a bomba de retorno fazia barulho (eu continuo a achar silenciosa no meu ponto de vista claro :p ) é que tanto o aquário como a sump não fazem put#$ de barulho, impressionante!! com o movel todo aberto, barulho praticamente ZERO!!!

Como falamos e referiste tens que ter a mão mais leve na hora de dar comer, podes até dar dia sim dia não e a iluminação deves deixar ficar nos 100%, não achei muito amarelado mas com os leds violeta vai ficar no ponto!!!

Agora é deixares o sistema maturar por ele proprio sem meter as mãos lá dentro e com o controle de comida mais TPA´s vais ver que daqui a 2 semanas baixas para metade esse valor de fosfatos!! ;)

Força nisso!!!

Da próxima vez tenho é que comprar dois pacotes ... :D

Vou à procura daquele artigo que o Marco falou sobre alimentação na Reefkeeping?

Sim, à partida vou mesmo deixar tudo nos 100. Sabes, é uma questão de habituação também. Ao final do dia de ontem já me pareceu mais agradável a temperatura de côr. Acho que com os Violeta vai ficar bem.

Essa do não meter as patas .... bem desde que retirei o areão (PARVO !!!) não voltei a mexer-lhe e vou continuar assim!

Obrigado pela ajuda! ^:)^
Rui

Mensagem 17/mar/2013, 13:06

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Abraço
Pedro Ferrer

Só do escumador ... só do escumador ...
E além disso as crianças de noite dormem ... :D

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros