Boas

,
Duas novidades uma boa e outra nem por isso.
A boa é que chegou a minha Rule iL280. Já a testei e aquilo tem muito bom aspecto. Esteve 30minutos a trabalhar e não aqueceu nada. Se bem me recordo a do Sérgio Jacinto só pode trabalhar 15m e depois tem que descansar outros tantos.


Gostei bastante do que vi até agora e estou ansioso por ir buscar água até porque preciso de 60l para fazer uma TPA. Tenho neste momento 4 metros de mangueira e deverá ser suficiente para apanhar água na Ericeira, no Guincho ou em Sesimbra com maré cheia.
Ver se consigo testar isso durante esta semana.
As notícias menos boas são relativamente aos meus LEDs.
Devido a má montagem ou mau dimensionamento o que é certo é que os LEDS estão muito abaixo daquilo que podem fazer em termos luminosos.
Estive a medir o PAR com um Seneye e ia tendo um choque quando percebi que tinha 40 par no chão!
Esteve cá em casa o João Alves (Obrigado João) e estivemos a medir a calha toda para ver porque é que estava só com 40 par. A verdade é que não há nenhum milagre e basta olhar para os gráficos de tensão vs intensidade de corrente para perceber.
Da maneira que está montada a calha e com uma fonte de 12V tenho cerca de 140mA a passar em cada LED. O que dá uma intensidade luminosa de 10% daquilo que o LED da ProLight é capaz.
Se calhar para as Ricordeas que queria manter servia mas para a mudança para SPS não chega muito claramente.
A primeira coisa que fiz, sugerida pelo João foi puxar pela fonte e puxei ao máximo dela que é 13.5V. A diferença de luz foi brutal. Consegui subir de 40 PAR para 151 o que embora sendo muito melhor ainda fica aquém não só daquilo que os LEDs podem fazer mas também do que os corais precisam
Comparando coisas comparáveis
A calha do Hugo Figueiredo tem (nunca esquecendo que ele tem uma coluna de água de 60cm):
TOP: 386
MIDDLE: 265
BOTOM 138
Eu num aquário com uma coluna de água de 35cm tinha já com a fonte puxada:
Sem Lentes e com bombas paradas
TOP: 163
MIDDLE: 130
BOTTOM: 97
Sem Lentes e com bombas em funcionamento
TOP: 162
MIDDLE: 133
BOTTOM: 101
Com lentes ficou em:

Para quem não consegue ver:
TOP: 201
MIDDLE: 181
BOTTOM: 151
A solução de várias possíveis passou pela aquisição de uma fonte de alimentação (consegui no eBay uma usada por 30USD já com portes) que faz 15V - 20A - 320W que me irá permitir com a mesma instalação fazer passar 7V por led e então pô-los a trabalhar a 700mA.
Neste momento e devido a algumas questões pessoais em que os meus filhos serão sempre a minha prioridade não poderei neste momento mandar vir também os BIS95 pois acredito que puxando os leds os perfis de alumínio que tenho não devem aguentar.
Portanto o plano neste momento é quando chegar a fonte ir puxando pelos leds e ir controlando a temperatura do perfil de modo a que os possa pôr ao máximo que o alumínio conseguir aguentar e preferêncialmente retirar as lentes pois sem elas parece-me que tenho uma melhor distribuição de luz.
O Carlos Mota bem que me dizia ... "epá isso com nitratos a 5 e fosfatos a 0.3 nenhum coral morre. Podem estar castanhos mas nada morre"
E eu ainda por cima a pensar que era excesso de luz ... baixa os brancos para 80% ... para 60% ... para 40% ... para 30% ... O QUÊ ???? Os corais ainda estão a encolher-se mais????? bem o melhor mesmo é tirar as lentes ...
O Marco Madeira e o João Tomás estiveram cá ... e diz o Marco ... Humm isso é pouca luz mete aí a 100% ... uma melhoria nos corais mas como os fosfatos ainda estavam a 0.26 pensava que fosse de estarem a baixar.
Ontem, duas horas depois de puxar os LEDs a 6.75V a reacção dos corais foi inacreditável. A extensão de pólipos é demais sendo que alguns nunca os tinham posto de fora.
Vamos ver como isto vai correr. Agora parece-me que finalmente bem encaminhado embora para além deste problema ainda tenho que trocar de escumador que este que tenho é claramente insuficiente para o que quero fazer.
O título deste tópico deveria ser: "PORQUE RAIO É QUE TENHO QUE APRENDER TUDO DA PIOR MANEIRA?"
Abraços,
Rui