Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/abr/2013, 21:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Rui a calma já esta a dar resultado fico contente por ver que já estas a ter bons resultados :ympeace: :ympeace:

Tenho de te fazer outra visita para ver isso ao vivo e tambem gostava de ficar com umas luzes sobre os leds :-? :-?

Grande abraço e força nisso

Mensagem 02/abr/2013, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Rui

Essa do BIS... malditos transportes!
O controlador está a ficar com óptimo aspecto. Há ideias comuns.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/abr/2013, 00:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
:-bd

Tou a gostar de ver!

Abraço e continua assim!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 03/abr/2013, 00:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Alves Escreveu:
Boas.

Bom, os teus corais, mesmo com pouca luz estão com bom aspecto!

Os meus a desgraça continua...tenho de fazer a bateria de testes para ver às qts ando...

Se quiseres ver isso dos fets durante a semana, podemos tentar combinar um dia à noite, senão a ver se nos alinhamos no fds. ;)

Abraço

Epá ... acho que o teu problema é falta de nutrientes.

Durante a semana para mim vai ser complicado se puderes antes no FDS para mim era mais fácil acho eu ... (tenho que ver com a minha esposa)

Obrigado pela disponibilidade.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/abr/2013, 00:44

Ricardo Maia Escreveu:
Rui a calma já esta a dar resultado fico contente por ver que já estas a ter bons resultados :ympeace: :ympeace:

Tenho de te fazer outra visita para ver isso ao vivo e tambem gostava de ficar com umas luzes sobre os leds :-? :-?

Grande abraço e força nisso

Ainda não há muito para ver mas és sempre bem vindo cá a casa.

Quanto a ficares com uma luzes sobre os leds acredita que tenho aprendido imenso mas depois de todas as burradas não sei se serei a melhor pessoa para te dar "luz" ... :D

Abraços,
Rui

Mensagem 03/abr/2013, 00:49

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui

Essa do BIS... malditos transportes!
O controlador está a ficar com óptimo aspecto. Há ideias comuns.

Abraço
Pedro Ferrer

Epá ... os gajos da BIS Alarmes foram impecáveis e prontificaram-se imediatamente a substituir a peça.
Só que aquilo com um alicate de pontas um pedaço de cartão e alguma paciência foi tudo ao sítio.

Ideias comuns??? é normalíssimo. Sabes que foste a minha inspiração para este tipo de coisas.

A única coisa que fiz desta vez foi mesmo simplificar ao máximo para ter o menos possivel de erros.

Há algumas coisas que faltam fazer agora como as bombas peristálticas e o controlo das tomadas mas tem tempo.

Abraços,
Rui

Mensagem 08/abr/2013, 00:21

Boas :D ,

Temos várias novidades desta vez ...

Os corais estão de dia para dia melhores e já começo a notar crescimento. A gémea do Pedro Torres já mete os pólipos todos de fora, está a clarear e os pólipos são todos azulinhos ...

Entretanto adquiri em segunda mão a um membro aqui do fórum um NAC66 com rotor de agulhas que é uma máquina de tirar porcaria.

Como tinha alguma tempo disponível hoje preparei (segundo sugestão do João Alves) um guia para furação dos BIS. Assim que tinha tudo coladinho e pronto para começar a furar olhei para o lado e os meus filhotes estavam a dormir .... :((

Pensei bem ... deixai os anjos e vamos mas é começar a dessoldar leds e começar a soldar fios novos ... fui à procura de cabo e ..... NÃO HAVIA .... Raios. Que dia desperdiçado que não consegui fazer nada.

Imagem

Imagem

Fui hoje a casa do João Alves (Obrigadão!!!!) que já deve estar farto de me aturar e fomos experimentar uma das calhas com 700mA em cada LED e testando o circuito de PWM com um MOSFET lógico para substituir o que tinha e resolver os problemas das perdas.

A realidade é que não pudemos ter a calha ligada muito tempo por causa da temperatura (ao fim de menos de um minuto já ia nos 42º). No entanto a impressão com que fiquei foi .... IRRA que é MUITA LUZ ... Acho que se retirasse todas as calhas e metesse só uma teria ainda assim mais luz ...

E mesmo depois de todo o trabalho que teve, depois de atrasar o jantar de família ... ainda me deu três MOSFET para as três cores que vou ter montadas.

Com isto e já sem gasolina no carro ainda andei perdido em Sarilhos Grandes até conseguir encontrar a casa do Hugo Figueiredo para ir buscar as ventoínhas que vou montar nos BIS.

A última novidade é que foi aprovada a aquisição da minha casa. Finalmente vou deixar as casas arrendadas e vou viver para Torres Vedras mais precisamente uma casita numa aldeiazita castiça chamada Varatojo.

Com isto ganhei um espaço (por trás da garagem) com 9m por 5m ... 45m2 para fazer o que quiser. Com este espaço todo só para mim e dado que vou fazer lá o escritório não faz sentido ter o aquário na sala.

Imagem

E pronto ... até ao final de Maio devo (tenho que) passar tudo para a casa nova e largar esta.

Acho que chega de novidades para já ... mais concerteza virão ...

Abraços,
Rui

Mensagem 08/abr/2013, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

parabens pela casa! ;)

e não chateas-te nada!

Bom, foi uma agradável surpresa ver esses led's no prego! Gostei tb do comportamento das lentes.

Espero tb que tenha te esclarecido sobre a função dos drivers, pudes-te testemunhar o "throtling" de corrente que ocorre qd não se tem driver!

abraço e boa construção da calha! :D
Imagem

Mensagem 08/abr/2013, 02:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Parabéns pela casa , e parabéns por vires mais para cima :D :D

Quando ai tiveres já não tens desculpa para não vires ver o ReefSpot Mais vezes ;) ;) ...

Quanto ao aquário não ser na sala :-? :-? tenho por experiência própria que aquário que não é visto é um aquário que não é "cuidado" , isto é a minha ideia , não quer dizer que não cuides na mesma , mas penso que na sala tem outro impacto ...

Abração..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/abr/2013, 08:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Rui,

Parabéns pela aquisição, agora já podes meter isso maior :D

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/abr/2013, 08:18

Joao Alves Escreveu:
Espero tb que tenha te esclarecido sobre a função dos drivers, pudes-te testemunhar o "throtling" de corrente que ocorre qd não se tem driver!

Esclarecidíssimo ... Esclarecido também quanto às perdas de tensão e corrente devido às resistências.

Faz lá mas é os drivers de 70V - 700mA!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/abr/2013, 08:30

Paulo Oliveira Escreveu:
Parabéns pela casa , e parabéns por vires mais para cima :D :D

Quando ai tiveres já não tens desculpa para não vires ver o ReefSpot Mais vezes ;) ;) ...

Quanto ao aquário não ser na sala :-? :-? tenho por experiência própria que aquário que não é visto é um aquário que não é "cuidado" , isto é a minha ideia , não quer dizer que não cuides na mesma , mas penso que na sala tem outro impacto ...

Abração..

Boas Paulo,

Essa é a maravilha da coisa. É que vou fazer o meu escritório (actualmente o meu sofá) lá em baixo pelo que vou lá passar no mínimo dos mínimos 8 horas por dia!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/abr/2013, 08:32

Armando Fernandes Escreveu:
Bom dia Rui,

Parabéns pela aquisição, agora já podes meter isso maior :D

1 Abraço,
Armando

Hummmm ....

Nope. Maior não.
Assim como está, está muito bem!

Abraços,
Rui

Mensagem 08/abr/2013, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

... fui à procura de cabo e ..... NÃO HAVIA .... Raios. Que dia desperdiçado que não consegui fazer nada.

Essa do cabo é culpa minha! :p Sorry.

Parabéns pela aquisição da casa . Pena é ficares tão longe .... assim é mais difícil andar-te a melgar :)) .

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 08/abr/2013, 13:21

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

... fui à procura de cabo e ..... NÃO HAVIA .... Raios. Que dia desperdiçado que não consegui fazer nada.

Essa do cabo é culpa minha! :p Sorry.

Parabéns pela aquisição da casa . Pena é ficares tão longe .... assim é mais difícil andar-te a melgar :)) .

Abraço

Epá ... não te preocupes muito com isso.

Dás lá um salto com a família e ainda passam a tarde na piscina!

Abraços,
Rui

Mensagem 14/abr/2013, 13:48

Boas,

Continuando a actualização ...

Já estou em preparação para a mudança. Comprei mais 3 litros de siporax que já estão na SUMP.

O objectivo passa por montar o "alguidar" de 300l com água do mar, 3 dos 6 litros de siporax e um dos três pedragulhos que tenho.

Ir passando para lá tudo o que tenho e remontar o aquário no novo sítio só com Areão para ciclar já no sitio.

Quando o areão estiver ciclado passo tudo para o aquário e o "alguidar" passa a SUMP.

Devagar chegamos lá!

Entretanto continuo com a saga da calha e ontem consegui montar parcialmente uma das calhas e testei ...

14.1V dá um total de 3.4A (ligeiramente abaixo do máximo) e aquilo dá luz para caraças ... Aliás a impressão lá em casa de toda a família é que tenho mais luz em 10 LEDs do que nos 40 que estão neste momento no aquário!

A montagem está a ser refeita calha a calha para não ficar sem luz no aquário ...

Entretanto a quem quiser meter-se nisto do DIY um conselho que dou é ... Invistam num bom ferro de soldar. Comprei um que o meu estava um pouco lixado e que diferença na qualidade da soldadura e no tempo de aquecimento ...

Cada calha leva 80 furos ... como tem que ser alargados para ficar perfeitinho .... 160 furos .... como depois os fios não passam ainda preciso de alargar mais 40 deles para um magnífico total de 200 furos ... QUE SECA !!!! :(( :(( :((

E ainda falta ... 8 furos para as ventoinhas que tem que ir sendo alagados ou seja 32 furos e mais 2 para os MOSFETs

Ficam umas fotos ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ver se depois meto umas imagens da calha ligada e do aquário antes e depois !!!

Abraços,
Rui

Mensagem 14/abr/2013, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Sim senhor, está aí um primor de furação.

Torna-se evidente que tens mais jeito e paciência que eu!! =)) =)) =))

Continua! ;)
Imagem

Mensagem 14/abr/2013, 21:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Fogo,

Realmente gabo-te a dedicação.

Ás vezes acho que gostas mais de estar sempre a fazer qualquer coisa nova do que propriamente da aquariofilia :p

Já sabes ilustra bem...

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 14/abr/2013, 22:15

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Furos.... Pois imagina o meu caso... :-B
Sei bem o que isso é!

Mas está um trabalho excelente, parabéns! :ymapplause:

Mete lá fotos disso ligado, masé! ;)

Mensagem 17/abr/2013, 12:21

Boas,

Joao Alves Escreveu:
Sim senhor, está aí um primor de furação.

Torna-se evidente que tens mais jeito e paciência que eu!! =)) =)) =))

Continua! ;)

Não sei porquê não acredito muito nisso!!!

Obrigado por todo o apoio e suporte!

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros