Boas

,
Temos várias novidades desta vez ...
Os corais estão de dia para dia melhores e já começo a notar crescimento. A gémea do Pedro Torres já mete os pólipos todos de fora, está a clarear e os pólipos são todos azulinhos ...
Entretanto adquiri em segunda mão a um membro aqui do fórum um NAC66 com rotor de agulhas que é uma máquina de tirar porcaria.
Como tinha alguma tempo disponível hoje preparei (segundo sugestão do João Alves) um guia para furação dos BIS. Assim que tinha tudo coladinho e pronto para começar a furar olhei para o lado e os meus filhotes estavam a dormir ....
Pensei bem ... deixai os anjos e vamos mas é começar a dessoldar leds e começar a soldar fios novos ... fui à procura de cabo e ..... NÃO HAVIA .... Raios. Que dia desperdiçado que não consegui fazer nada.

Fui hoje a casa do João Alves (Obrigadão!!!!) que já deve estar farto de me aturar e fomos experimentar uma das calhas com 700mA em cada LED e testando o circuito de PWM com um MOSFET lógico para substituir o que tinha e resolver os problemas das perdas.
A realidade é que não pudemos ter a calha ligada muito tempo por causa da temperatura (ao fim de menos de um minuto já ia nos 42º). No entanto a impressão com que fiquei foi .... IRRA que é MUITA LUZ ... Acho que se retirasse todas as calhas e metesse só uma teria ainda assim mais luz ...
E mesmo depois de todo o trabalho que teve, depois de atrasar o jantar de família ... ainda me deu três MOSFET para as três cores que vou ter montadas.
Com isto e já sem gasolina no carro ainda andei perdido em Sarilhos Grandes até conseguir encontrar a casa do Hugo Figueiredo para ir buscar as ventoínhas que vou montar nos BIS.
A última novidade é que foi aprovada a aquisição da minha casa. Finalmente vou deixar as casas arrendadas e vou viver para Torres Vedras mais precisamente uma casita numa aldeiazita castiça chamada Varatojo.
Com isto ganhei um espaço (por trás da garagem) com 9m por 5m ... 45m2 para fazer o que quiser. Com este espaço todo só para mim e dado que vou fazer lá o escritório não faz sentido ter o aquário na sala.

E pronto ... até ao final de Maio devo (tenho que) passar tudo para a casa nova e largar esta.
Acho que chega de novidades para já ... mais concerteza virão ...
Abraços,
Rui