Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/abr/2013, 12:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Fogo,

Realmente gabo-te a dedicação.

Ás vezes acho que gostas mais de estar sempre a fazer qualquer coisa nova do que propriamente da aquariofilia :p

Já sabes ilustra bem...

Abraço

Epá ... lá gostar disto mais que aquariofilia isso não sei, mas que tenho que estar sempre a fazer alguma coisa ... isso sim! Acho que paro no dia em que morrer ou então o contrário.

;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/abr/2013, 12:33

Hugo Figueiredo Escreveu:
Furos.... Pois imagina o meu caso... :-B
Sei bem o que isso é!

Mas está um trabalho excelente, parabéns! :ymapplause:

Mete lá fotos disso ligado, masé! ;)

Obrigado Hugo, mas as fotos disto ligado vão ter que esperar ...

Porquê????

Porque aqui o palhaço fez asneira ....

Ou seja tive que furar as alhetas transversalmente não só para aproveitar e unir os BIS mas também para passar fios entre as alhetas que aquilo estava uma grande confusão!

Imagem

Ora 4 alhetas, 10 furos de cada lado, alargados .... mais 160 furos a somar aos 200 para os leds ... com isso mais 16 para as ventoínhas .... portanto esta calha já vai em 376 furos e ainda faltam 8 para os suportes das fontes e 2 para o suporte dos MOSFET!

O problema é que já tudo furadinho e prontinho, fios passados e etc ... vou pegar nos ligadores para fazer as séries e os paralelos quando com a porcaria do x-Acto e uma lâmina nova fiz este lindo serviço:

Imagem

Ou seja ... não consigo descarnar fios, apertar parafusos, nada .... Tenho que esperar que cicatrize agora!

Abraços,
Rui

Mensagem 17/abr/2013, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Epah isso é que é azar, e logo esse dedo que da imenso jeito.
Isso passa a vida a acontecer-me porque tambem descarno cabos e corto borrachas todos os dias e quando corta doi que se farta e agora acabou-se a mao dentro de agua durante uns dias.

Quanto a calha isso ta a ficar catita :D

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 17/abr/2013, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
É o que faz a malta não ter material adequado...

Isso com um alicate de descarnar... não era de falhar... :)

As melhoras!
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/abr/2013, 16:16

Carlos Resende Escreveu:
Epah isso é que é azar, e logo esse dedo que da imenso jeito.
Isso passa a vida a acontecer-me porque tambem descarno cabos e corto borrachas todos os dias e quando corta doi que se farta e agora acabou-se a mao dentro de agua durante uns dias.

Quanto a calha isso ta a ficar catita :D

Cumpr
Carlos Resende

Boas Carlos, pois doi .... e ainda por cima o golpe é mesmo fundo que fartou-se de deitar sangue.

Pedro Ferrer Escreveu:
É o que faz a malta não ter material adequado...

Isso com um alicate de descarnar... não era de falhar... :)

As melhoras!
Abraço
Pedro Ferrer

Pedro,

não sei se é da qualidade mas já tive um alicate de descarnar e nunca me consegui ajeitar com aquilo. para mim é faquinha à moda antiga e pronto. Aproveito que depois do corte torço a protecção para a tirar e o fio fica logo enrroladinho sem espinhas!

Abraços,
Rui

Mensagem 19/abr/2013, 13:54

Boas,

Continuando .... Mesmo com o dedo neste estado e como sou um gajo muito teimoso ontem acabei a primeira calha .... :D

Violetas e brancos.

Imagem

Não reparem na desarrumação da cozinha mas podem ter um ideia de por onde estão os fios todos!
Imagem

Já com as ventoínhas instaladas:
Imagem

E o aquário só com os violetas ligados.
Imagem

A fluorescência dos corais é uma coisa absolutamente incrível!
Imagem

Imagem

Relativamente às diferenças ... Tenho mais luz nesta calha do que nas outras quatro que estão instaladas .... senão vejam !!!

Só com duas brancas e duas azuis montadas da maneira antiga!
Máquina: Samsung Galaxy SII - Abertura: 2.81 - Exposição: 1/17s
Imagem

Só com a calha nova ligada!
Máquina: Samsung Galaxy SII - Abertura: 2.81 - Exposição: 1/33s
Imagem

Com a nova e as antigas ligadas só para ter algum Royal Blue e podem ver também o efeito de shimering que agora é muitíssimo maior!
Imagem

O barulho da ventoínha da fonte de alimentação é que é muito chato e vou ter que a trocar para algo silencioso!

Entretanto consegui tirar fotos que nunca tinha conseguido antes só devido à luz que tenho a mais! Só não consigo é mostrar as cores ... mas que elas estão lá ... isso estão a começar a aparecer!

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 19/abr/2013, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Rui

Quanto às ventoinhas.... já calculava... ventoinhas D92m no teu aqua...ui
Quanto aos Violet, 3 leds já fazem fluorescência de ponta a ponta! Então com 10!...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 19/abr/2013, 14:07

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

Quanto às ventoinhas.... já calculava... ventoinhas D92m no teu aqua...ui
Quanto aos Violet, 3 leds já fazem fluorescência de ponta a ponta! Então com 10!...

Abraço
Pedro Ferrer

Hummm Acho que não me expliquei. As ventoinhas D92 não fazem barulho nenhum ... É só a ventoinha da fonte de alimentação que faz um cagaçal !!!

Abraços,
Rui

Mensagem 19/abr/2013, 14:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas, está com muito bom aspeto ;)

Eu também comprei uma fonte para os meus leds e também tem uma ventoinha que de x em x tempo liga e faz um barulho muito incomodativo. Já tens alguma fonte em vista?

Abraço

João Seguro

Mensagem 19/abr/2013, 14:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Rui... faz o white balance na máquina (se essa der para o fazer) que já consegues tirar boas fotos.... ou então se for do telemovel, coloca aquelas settings que o Paulo e o Pedro disseram que não tem engano, funciona sempre.

Eu sei que alguns dos corais que estão ai não tem essa cor que mostras.. até porque um deles saiu á pouco tempo lá de casa...

Mensagem 19/abr/2013, 15:38

João Seguro Escreveu:
Boas, está com muito bom aspeto ;)

Eu também comprei uma fonte para os meus leds e também tem uma ventoinha que de x em x tempo liga e faz um barulho muito incomodativo. Já tens alguma fonte em vista?

Abraço

João Seguro

Boas João,

Não. A fonte vai ser a mesma. Vou só abrir e trocar a ventoínha!

Abraços,
Rui

Mensagem 19/abr/2013, 15:40

Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui... faz o white balance na máquina (se essa der para o fazer) que já consegues tirar boas fotos.... ou então se for do telemovel, coloca aquelas settings que o Paulo e o Pedro disseram que não tem engano, funciona sempre.

Eu sei que alguns dos corais que estão ai não tem essa cor que mostras.. até porque um deles saiu á pouco tempo lá de casa...

Epá os settings do telefone a única coisa que fiz foi meter o modo Macro e mais nada. Mas vou tentar tirar agora umas fotos com a Canon.

Yep. E já reparaste no crescimento da Pavona? aquela parte de baixo é toda nova!

Abraços,
Rui

Mensagem 19/abr/2013, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
~x(

Porque é que não me lembro dessas coisas o.O

Bem pensado

Mensagem 19/abr/2013, 17:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Olá Rui!

Está no bom caminho sim senhor!

Parece que tens bastante mais luz com a nova calha. No entanto, e para teres mais certeza da diferença tira duas fotos (com as luzes da sala todas apagadas) com a Canon com a abertura, velocidade e iso iguais (as do galaxy estão com velocidades diferentes pelo que eu acho que a diferença entra as fotos vai ser maior).

Abraço e continua assim!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 19/abr/2013, 20:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Ora bom... Assim sim!!! :D

A ventoinha das fontes realmente fazem um cagaçal tremendo. Também já pensei em abrir a fonte, desligar a ventoinha dela e meter uma destas D92 que realmente nem se ouvem... Tenho de pensar seriamente nisso. :-\

Mas isso está com ótimo aspeto Rui, quando meteres as outras iguais a essa, vai ficar um mimo! \:D/

Mensagem 19/abr/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Viva,

Bom trabalho :ymapplause:

E acabamentos o que estas a pensar?

Abç
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 20/abr/2013, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Rui muito bom esta a ficar excelente que grande diy gostas mesmo destas coisas :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Agora faz la como o Sérgio Jacinto e mete tudo direitinho onde arranjar o material e tudo para aqui o teu seguidor começar a meter maos a obra e fazer uma para mim :ympray: :ympray: :ympray:

Grande abraço força nisso e as melhoras para o dedo :-bd

Mensagem 21/abr/2013, 01:25

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Bom trabalho :ymapplause:

E acabamentos o que estas a pensar?

Abç

Boas,

Obrigado Sérgio.

Só uma moldura de acrílico ... a seu tempo!

Ainda tenho tanto trabalho pela frente ...

Abraços,
Rui

Mensagem 21/abr/2013, 01:32

Ricardo Maia Escreveu:
Rui muito bom esta a ficar excelente que grande diy gostas mesmo destas coisas :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Agora faz la como o Sérgio Jacinto e mete tudo direitinho onde arranjar o material e tudo para aqui o teu seguidor começar a meter maos a obra e fazer uma para mim :ympray: :ympray: :ympray:

Grande abraço força nisso e as melhoras para o dedo :-bd

Boas,

Depois de tudo estar montado prometo que faço isso.

Isto porquê? porque esta montagem não é a ideal ... tenho 5 paralelos de 2 leds com resistência e isso não é suficientemente seguro para os LEDS nem eficiênte em termos de consumo energético.

Para isto ficar como deve de ser teria que ter uma série única de 10 leds mas para isso preciso de um driver que faça 70V a 700mA coisa que não existe (a não ser que faças tu) a alternativa é separar em duas séries de 5 leds mas isso implicava neste momento uma fonte nova e 2 drivers de 700mA por cada 10 Leds.

Até arranjas por 5€ um driver da meanwell de 700mA mas precisava de 10 mais a fonte o que neste momento em termos de valores para mim é incomportável!

Vou esperar ... para já fica assim e pronto. Não quero gastar mais dinheiro. Mas depois no fim meto tudo o que fiz e em alternativa o que deveria ser feito para ter os LEDS no seu máximo!

O João Alves tb está a desenvolver um driver que faça 700mA a 70V pelo que dependendo depois do preço logo vejo o que faço!

Abraços,
Rui

Mensagem 09/mai/2013, 18:48

Boas,

Só uns pequenos updates ... pequenos pois com a porcaria do pé engessado não posso fazer quase nada.

O aquário não leva TPA já à duas semanas ... não consigo ir buscar e não consigo fazer a TPA ao pé coxinho ... :p

Inicei finalmente o balling. Com prioridade para a estabilização do KH estou a dosear neste momento 22ml de KH da Fauna Marin diáriamente. Ainda é um processo manual.

Como ainda não montei/programei as bombas que comprei para o arduino e sinceramente estou sem pachorra nenhuma depois de ter tido que desmontar tudo ... optei por mandar vir uma "Marine Color" igual à do Sérgio Jacinto ...

Desta vez fui eu a copiar-te ... :D

Com isto o pH que andava entre os 7.5 e os 7.7 começou a subir lentamente e está neste momento a variar entre os 7.8 e o 8.0

Com a mudança de escumador comecei a ter o problema inverso ao que tinha .... Agora tenho a água demasiado limpa. Ou seja os corais todos a perder côr ... não a branquear ou ficar castanhos mas antes a ficarem pálidos.

Parei o escumador durante dois dias enquanto esperava por algum alimento para corais. Depois de alguma pesquisa optei pelo Reef Energy A e B da RedSea. 2ml diariamente.

Logo na primeira dosagem a extensão de pólipos foi notória.

Encomendei mais resistências para acabar as calhas e ao fim de duas semanas cancelam-me a encomenda. Só consigo encontrar na mouser (obrigado João) mas não me apetece pagar 20€ por 4€ de material e esperar 3 semanas.

Assim lá tive que gastar mais dinheiro e mandar vir os drivers MeanWell LDD-700H e uma fonte 36V - 11A - 400W.
RAIOS !!!! Como eu detesto desperdicar dinheiro!

A escritura da nova casa foi finalmente marcada e tenho imensos planos para aquele espaço sendo que o primeiro é colocar um contentor alimentar que tenho aqui como SUMP e a minha SUMP actual que já está sem vidros passar a aquário para manter o Centropyge Bicolor e o casal de bangaii.

Farto de não fazer nada e dado que tinha aqui dois LEDS de 20W 15/16K para o iluminar, hoje lá os montei!

Imagem

Imagem

Imagem

Agora tenho é que arranjar maneira de fixar as lentes e fazer um "canhão" daquilo ....

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros