Boas

,
O ano passado terminou mal. Com a morte do meu Pai e morte da minha Tia uma semana depois o tempo foi de desleixo para o aquário.
Na realidade parece que tenho algum problema em controlar o aquário também. Estive imenso tempo com fosfatos a 0.00 (hanna checker) e nitratos a 0 (salifert) sem limpar escumador, sem trocar filter bag e sem fazer TPA alimentando imenso quer os peixes quer os corais para tentar subir estes valores.
O certo é que de um dia para o outro a coisa descambou de forma dramática e eu sem tempo ou motivação para fazer fosse o que fosse.
Quase que de um dia para o outro tive um pico de fosfatos e nitratos que deram origem a um Boom de algas. O que por seu lado até que foi bom pois como cresceram desmesuradamente foram-me controlando os nutrientes no aquário e os corais aguentaram-se bem.
Por outro lado o facto de ter uma SUMP aberta não me permite ter uma afinação do escumador muito precisa e acho que isso também me estava a prejudicar.
No entanto se hoje estou na aquariofilia muito se deve ao meu Pai que desde muito tenra idade (8 anos) me incutiu o gosto por este hobby.
Assim, decidido a honrar a memória do meu Pai decidi que o aquário deveria tomar definitivamente outro rumo.
Estive um dia desde as 19:00h até às 4.00h do dia seguinte a limpar o aquário, fazer TPA, limpar SUMP, escumador, tudo.
Tirando uma Stag Azul, a Efflo, a lokani e uma stylophora rosa tudo o resto se parece aguentar. Talvez ainda venha a perder também uma Red Dragon mas ainda não é certo e espero que ela recupere.
Ora estando eu descontente com o escumador decidi comprar um ATI PowerCone 250IS e influênciado a arranjar um método que consiga controlar e perceber melhor o jogo de nutrientes decidi começar também o método Zeovit completo e para isso também vem a caminho um Vertex RX-Z de 1.5l
Outra coisa era o areão. Como tinha areão de 1mm de tamanho e ganhando ele muita alga e sujidade voltei também à minha ideia inicial de ter areão "sugar size" portanto o areão também será todo trocado sendo que o actual já se encontra todo no lixo. O objectivo é ter uma camada muito fina de substracto. Não mais que meio centímetro.
O novo irá a ciclar primeiro em água de osmose para libertação de fosfatos e depois em água do mar antes de dar entrada no aquário.
Os peixes .... não sei o que se passou. Num instante perdi quase todos os peixes que tinha: palhaços, triostegus, lineatus, stigmatura, randalli .... não sei o que se passou mas foi uma razia. Quando retirava os peixes mortos não lhes vias rasgões, mazelas, algodão, pontos brancos ... absolutamente nada. Não sei e continuo sem saber o que se passou.
Certo é que adquiri alguns peixes e com o método de TTM só para aclimatização os que lá estão vão engordando e já limparam a alga que permanecia quase toda.
Deixo-vos algumas fotos para perceberem a dimensão da coisa.
Estado inicial:

No processo de limpeza:

Já limpo excepto as rochas que os peixes já trataram de limpar:

Entupi três filter bag na limpeza:

Como vou começar com zeovit e a conselho do Alexander retirei três dos seis litros de siporax que tinha e aproveitei para arrumar direitinho para que não se suje tanto:

SUMP limpinha. Ainda não foi substituida pois tenho que finalizar a parte eléctrica e a tubagem toda.

No dia seguinte - Hoje está incomparávelmente melhor. Ver se consigo mais tarde tirar uma foto de jeito.

A rocha como ficou. Não escovei até porque a alga não saia mas os peixes sem alga para comer no chão trataram do resto.

A SUMP nova e o aquário de 1.5m. Nesta fase estavam a ser esvaziados depois da limpeza aos vidros.

E a SUMP limpinha mas que vai ser substituida:

Pronto. Fica também o relato não só dos bons momentos mas também dos maus ... Eu aprendi alguma coisa com isto e espero que mais possam aprender com os meus erros e não os repetir.
Abraços,
Rui