Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Cirurgiões / Tangs

Cirurgiões / Tangs

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 23/nov/2013, 11:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pessoal,
Tenho visto ai algumas calinadas ao longo dos tempos com os cirurgiões. Fiz o upload de um artigo que gosto bastante e contem diversa informação e fotos sobre Cirurgiões. Espero que vos seja util, principalmente na escolha da familia e quantidade dos cirurgiões versus o que o vosso aquário aguenta.
O artigo demorou uma eternidade a fazer a digitalização (115 Mg), mas vai com boa qualidade e com várias fotos de quase todos os cirurgiões que se podem encontrar no mercado.
Sejam responsaveis na escolha desta magnifica familia. Qualquer dia não haverá para venda porque os matamos todos, seja por falta de informação seja por falta de respeito pelas suas necessidades ainda que informados! :-o

Quais manter?
Tamanhos que atinjem na natureza e no aquário?
Doenças?
Alimentação?
Especies?
Quantos posso/devo ter no meu aquário?
Cirurgiões para aquarios Enormes.
Cirurgiões para aquarios Grandes
Cirurgiões para 200 litros

Link do artigo sobre Cirurgiões

Mensagem 23/nov/2013, 12:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É um excelente artigo realmente! Quase que uma bíblia para cirurgiões e aproveitando a deixa do Marco, queria aproveitar para reforçar o perigo para todos que é estes assassínios que se tem visto de cirurgiões!

Aquela ideia do "ahhhh deixa lá tentar meter mais um para ver se resulta!!!" Só é possível porque os peixes são muito baratos, porque se custassem mais 40 ou 50% se calhar já tínhamos muito mais juízo. Veja-se o caso do zanclus por exemplo. É um peixe caro, muito difícil de manter e que muito pouca gente tem! Se custasse o mesmo que um tang toda a gente o tinha e toda a gente o matava!

Por isso temos de tomar tino na escolha e sobretudo no número de tangs que metemos nos nossos aquários e não experimentar porque isso já muitos outros antes de nós fizeram para não ser preciso nós fazê-lo também!



Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 26/nov/2013, 02:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
tive a ler e ta excelente mesmo ;) Obrigado Marco :)

Mensagem 26/nov/2013, 10:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Obrigado Marco!


Por acaso não concordo nada que seja só pelo preço que a malta deixava de comprar este ou aquele peixe, basta-me lembrar a quantidade de Achilles falecidos que conheci!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 27/nov/2013, 17:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Muito bom.. brigado pela partilha..
Se alguém conseguir fazer de outras famílias o pessoal de certeza que agradece..

Cump.
Cump
Rui Silva

Mensagem 27/nov/2013, 20:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Marco,

Obrigado pela partilha. :)

Já que estás com a mão na massa, por acaso não terás uns artigos ou sites para identificação de corais SPS, nomeadamente Acroporas? Ando com dificuldades em identificar correctamente algumas espécies. Recomendas algum artigo, livro, site?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/nov/2013, 23:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

Obrigado pela partilha. :)

Já que estás com a mão na massa, por acaso não terás uns artigos ou sites para identificação de corais SPS, nomeadamente Acroporas? Ando com dificuldades em identificar correctamente algumas espécies. Recomendas algum artigo, livro, site?


Artur,

Ja existe topicos apropriados onde podes colocar
essas duvidas sobre a identificação de especies de SPS !
Não faz sentido algum que seja justamente neste topico, em que o assunto não tem nada haver!!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 28/nov/2013, 13:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

bom dia

tópico limpo por mim :D tenham lá calma que isto é o nosso hoby

chateação arranjamos já muito com o nosso dia a dia :)

se alguém tiver alguma coisa a dizer agradeço Mp directamente para mim (este post meu irá ser apagado nos próximos dias)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 28/nov/2013, 13:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
:-bd
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 28/nov/2013, 15:35, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
:-bd
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 28/nov/2013, 15:36, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 14:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Épa... não sei qual era a pergunta, pelos vistos o Carlos apagou alguma coisa.
Tinha a ver com o que??

Mensagem 28/nov/2013, 14:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Marco,

A minha pergunta era esta... :)

Obrigado pela partilha. :)

Já que estás com a mão na massa, por acaso não terás uns artigos ou sites para identificação de corais SPS, nomeadamente Acroporas? Ando com dificuldades em identificar correctamente algumas espécies. Recomendas algum artigo, livro, site?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 14:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas



Artur

se alguém tiver alguma coisa a dizer agradeço Mp directamente para mim (este post meu irá ser apagado nos próximos dias)


agradeço mp antes de abrir qualquer topico :)




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 28/nov/2013, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Carlos Mota Escreveu:
Artur

se alguém tiver alguma coisa a dizer agradeço Mp directamente para mim (este post meu irá ser apagado nos próximos dias)


agradeço mp antes de abrir qualquer topico :)



Boas Carlos,

Desculpa o tópico ter descambado... pela minha parte vou dar por terminada esta pequena "discussão"... :ympeace:

Abraço ao Ricardo e a todo o pessoal do fórum :ymhug:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/fev/2014, 15:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Depois da resposta do Gil em um outro post aproveito para reforçar a mesma idéia!!

Já falei várias vezes sobre isso, já publiquei este artigo sobre cirurgiões (com litragem recomendada para cada especie) que tinha aqui por casa e passo a vida a mandar "bitaites" nos tópicos sobre isso mas não vale a pena!

Isso é tipo colocar um tubarão num aquário de 300 litros... mas ninguem quer saber!! Aquilles foi o que se viu (Gil tu e outros que são old school, vejam lá o preço deles agora!!)... Lineatus e outros que tal vão a seguir, querem apostar??. A culpa também é das lojas que os vendem sem saber para onde vão ou se o aquário é adequado á especie... muitas das vezes o aqua nem o ciclo terminou.

É engraçado como se tem tanto cuidado com os corais, pois é calcio para aqui, KH para lá, Mg, temperatura e salinidade e outros cuidados mais, e depois com os peixes é sempre á aviar!!... é penoso para os peixes e desculpem a palavra mas no minimo irresponsável e vergunhoso para os logistas e aquariofilistas que fazem isto! Um dia destes não há cirurgiões no mercado , ou no minimo o preço é proibitivo tipo A. aquilles.

Coloquem peixes de acordo com a litragem que lhes é adequada... sejam aquarioflistas responsáveis, logo nós que temos aquários em casa, deviamos ser os mais responsáveis e mais defensores dos Reefs e dos Peixes do que os demais!!

Tenham respeito pelas especies... se não formos nós a dar o exemplo quem vai dar?

Mensagem 28/fev/2014, 17:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

:ymapplause: :ymapplause:

Boas!

Não poderia concordar mais com este post do Marco, acho que sempre existiram pessoas com uma visão mais ambientalista deste hobby, outras que vêem a coisa de uma forma mais leve e despreocupada. (termo soft) :)), ás vezes sem má intenção, mas que não avaliam correctamente o que podem ou não colocar nos seus aquários, ou porque acham que vão descobrir a polvora e reinventar as necessidades de determinado animal ou pelo "logo se vê o que vai acontecer".

Existem ainda aqueles que pura e simplesmente veem estes seres vivos como objectos e se morrer, "há mais de onde estes vieram, é só ir a loja gastar mais uns euros". Infelizmente ainda existem muitos assim (muitos fora dos circuitos dos foruns)...presenciei-o muito recentemente.

Objectivamente são seres vivos que são retirados dos seus habitats naturais, sofrem um stress enorme e passam muitas vezes por condições péssimas de transporte e aquários com água mais poluida que o Rio Trancão e que numa percentagem considerável os leva á morte, não comem durante dias e depois disto tudo ainda são sujeito ao transito fornecedor -> Lojista -> cliente final, vários parametros de agua brutalmente diferentes em poucos dias.

Existe a agravante de não se reproduzirem em cativeiro (exemplo dos cirurgiões e muitas outras espécies de peixes).

pelo que o minimo dos minimos que podemos dar em troca por tudo isto, é oferecer as melhores condições possiveis e adequadas a cada uma das espécies, senão temos condições nem dimensão para os alojar em condições minimimante decentes não compramos!!
No caso do Sohal ou de um Lineatus (pela territorialidade e tamanho), nem um aquario de 1000L chega a essas condições minimas, mesmo que esteja bastante maturado. Nenhum deles individualmente, quanto mais várias especies de cirurgiões em simultaneo.

Esta consciência colectiva ajuda á manutenção de certas espécies não adequadas ao cativeiro, no seu habitat natural, que é o sitio de onde nunca deviam ter saido.

Quem se acha atingido por isto, não levem a questão de uma forma pessoal, é algo que com o tempo e escassez de recursos daqui a uns anos todos vamos pagar , alem de todos os seres vivos que se perdem no processo. Quando um sohal S custar 500 euros ( e vai chegar esse dia em poucos anos), talvez se acabem as experiencias.

Mensagem 01/mar/2014, 16:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

Este foi um dos topicos que mais me chamou a atençao em relaçao aos cirurgioes/tangs e eu sou um dos que cometeu esse erro ao ter 5 tangs em 400litros, neste momento so tenho 4 e tento despachar dois deles. tenho neste momento naso elegans, tenenti, flavensces e voliferum.
Nenhum deles briga mas sei que isso nao dura para sempre e mais breve possivel vou reduzir os de maior porte.

Para os que ainda tenham paciencia de ler este topico sem se sentir os maiores vao ver que vale a pena aprender a respeitar os animais porque tambem eles fazem parte dos recifes e nao sao so os corais que toda a gente se preocupa.

Dou os meus parabens ao Marco Madeira pela iniciativa em proteger os peixes :ymapplause:

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 05/mar/2014, 13:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Pretendendo dar o exemplo e tentando eu não só ser um aquarista responsável mas também transmitir isso aos meus filhos decidi colocar apenas dois cirugiões em 120x70x55cm

A escolha está tomada e para além do meu peixe favorito o triostegus vai ser um japonicus e fecho a loja a peixes grandes.

Depois entrará um grupo de anthias (5 ou 7) e mais um góbio ou coisa que o valha!

Existe no Reefcentral uma figura criada também por um aquarista responsável chamada "Tang Police" e por isso aqui fica também a eleição dessa figura.

Já sei que o Polícia dos Tangs Português (Marco Madeira) aprova .... portanto tá tudo bem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jan/2015, 19:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá a todos
li com atenção este tópico, e agradeço desde logo ao Marco pela partilha e a todos os intervenientes, pelos postes colocados, é sempre bom observar e ler um tópico deste teor, há sempre que aprender todos os dias, e é isso que me deixa feliz.
mais uma vez obrigado, eu tentarei seguir estes e outros ensinamentos.
um abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron